domingo, 22 de março de 2015

UBUNTU STUDIO - Quem trabalha com áudio, vídeo ou gŕaficos tem que conhecer


Resultado de imagem para ubuntu studioDurante a instalação, é possível escolher o foco desejado para o PC, seja para imagens, vídeos ou músicas. Para os audiófilos, o ponto forte está no JACK, um servidor de áudio que permite interligar as ferramentas de produção de som, de uma forma parecida com o poderoso software comercial Reason. 


Resultado de imagem para ubuntu studio
Feito para quem trabalha com multimídia, essa variante não oficial do Ubuntu inclui montes de pacotes voltados para mexer em fotos, editar áudio e vídeo e compor músicas. é uma das poucas versões que vem em DVD, dado o número de programas incluídos. 



Resultado de imagem para ubuntu studio

Para edição multitrack, o software escolhido é o Ardour, um pacote bastante respeitado e que implementa recursos de programas como SoundForge e ProTools. 



Para imagens, o foco fica no GIMP, para edição, e no Inkscape, para desenho. Quem quiser editar objetos tridimensionais também conta com o Blender e o Ubutnu Studio também inclui o Scribus, para criação de páginas e impressos. Já para vídeos, os principais pacotes são o Open Movie Editor e o FFMPEG. Tudo isso, claro, pode ser instalado de forma independente no Ubuntu tradicional, mas a versão Studio é uma boa para evitar o download separado e contar com um sistema prontinho para a criação multimídia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.