segunda-feira, 3 de junho de 2013

20 Dicas/truques para Pro Tools

Lista com 20 dicas e truques para o Pro Tools.

 


1. Crie uma sessão modelo de efeitos de forma que você possa carregar rapidamente os seus efeitos send/return. Salve com todos os delays,reverbs e outros plug-ins com as configurações que você costuma usar. Para carregar os efeitos na sua sessão basta ir em File > Import > Session Data.

2. Nomeie suas entradas, saídas e buses auxiliares em Setup > I/O. Isso facilitará o seu fluxo de trabalho. Como alternativa, você também pode renomear clicando-direito no endereçamento (input, output, send) na janela mix.

3. Da mesma forma, nomeie cada trilha antes de começar a gravar. Isto evitará que os arquivos de áudio gerados tenham números e nomes pouco identificáveis.


4. Use Mix groups! Isso é uma excelente forma de economizer tempo. Uma sessão organizada com as trilhas bem agrupadas permite que sejam efetuadas rotinas de mute/solo e edições em partes significantes e coincidentes como baterias, guitarras e back vocals.

5. Remova os arquivos de áudio desnecessários da lista de regiões de áudio. Faça isso frequentemente. Clique em Regions > Select > Unused, Regions > Clear… e depois clique em Remove. Dessa forma o Pro Tools não irá carregar esses arquivos quando a sessão for iniciada.

6. Grave cada tomada em sua própria playlist. Crie uma nova playlist (01) e comece a gravar a tomada 1 nela. De forma que 01 = take 1, 02 = take 2 e assim por diante. Mantenha a playlist original como uma trilha comp.

7. A primeira coisa a fazer quando mixamos é limpar todos os ruídos de todas as trilhas. Aprenda a usar corretamente a função Strip Silence (Edit > Strip Silence) para fazer isso de uma forma bem rápida.

8. Use a facilidade de mostrar/ocultar trilhas para manter a janela de trabalho organizada. Ao invés de deletar trilhas, faça com que fiquem inativas (isso economiza DSP) e as oculte. Nunca se sabe se voltarão a serem utilizadas na sessão.

9. Contente com os resultados? Consolide seus arquivos de áudio e os salve como uma nova sessão! Selecione as trilhas desejadas e/ou um trecho, e use o comando Edit > Consolidate. Besides simplificando assim o processo de exportação do áudio para outras DAWs, além do que, isso aumenta em muito a performance do sistema.

10. Verifique a alocação no disco. Especialmente em Macs, onde podemos colocar o melhor take na lixeira, sem saber! Isso acontece com todo mundo! Imagine ter que explicar ao seu cliente que precisa gravar novamente aquela passagem com performance maravilhosa que sumiu porque a lixeira foi esvaziada.

11. Evite gravar no drive errado. Para isso abra o navegador de área de trabalho em Window > Workspace e, na coluna A (Audio), selecione T para Transferir, P para Reproduzir ou R para Gravar, de acordo com a função de cada drive. Dessa forma o Pro Tools saberá quando você estiver fazendo algo errado por descuido – ele somente irá gravar nos drives que foram especificados.

12. Na maioria dos estúdios profissionais existem regras rígidas de nomenclatura para as sessões e arquivos de áudio. Isso se deve ao fato de que uma boa organização ajuda quando várias pessoas trabalham com os mesmos arquivos, já que elas precisam saber quem trabalhou neles e quando. Mas essa regra é muito útil para quem trabalha sozinho, pois ela facilita a lembrar das coisas! Encontre o melhor método de trabalho para o seu estúdio, e tenha como regra nomear corretamente, com nomes descritivos, os arquivos das sessões. Não deixe de informar datas, tempos, nomes corretos das músicas e do artista.

13. File > Get Info… é uma boa forma de guardar informações pertinentes sobre a sessão. Fazer um pequeno comentário em uma trilha não toma tanto tempo assim.

14. Ctrl+click nos botões de preset de zoom 1-5 para salvar até 5 presets de ampliação.

15. Configure seus plug-in favoritos para que sejam abertos já com os ajustes padrão. Na janela do plug-in, carregue o seu preset ou configuração, clique no botão de seta dupla no canto superior esquerdo e selecione Set As User Default.

16. Para manter os seus plug-ins favoritos na posição mais acima no menu Inserts, Ctrl/Command+clique em seu nome na lista.

17. Necessita efetuar uma edição em um parâmetro que está bloqueado por grupos? Ctrl/Command+Shift+G desativa/ativa todos os grupos.

18. Compare rapidamente a mixagem, antes e depois da atuação dos plug-ins de efeitos. Selecione as trilhas nas quais deseja desativar temporariamente os inserts, então pressione Ctrl+Alt / Command+Option, e clique no insert. Caso clique em um segundo insert, todos os segundos inserts em todas as trilhas selecionadas serão desativados temporariamente (bypass).

19. Pressione Ctrl/Command enquanto estiver editando no modo Grid, para alternar temporariamente ao modo Slip.

20. Certifique-se de estar usando o recurso de cópia de segurança do Pro Tools. Configure-o para salvar automaticamente uma cópia da sessão a cada minuto ou a cada 5 minutos: Setup > Preferences > Operation > Auto Backup.




Para conhecer nossa loja virtual e os nossos produtos - Clique Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.