segunda-feira, 16 de março de 2015

Conceitos e Técnicas de Mixagem em áudio - Efeitos - Equalização

3 EQUALIZAÇÃO

Enquanto a compressão afeta a faixa dinâmica, a equalização (EQ) controla a faixa de frequências. A faixa de frequências de um som são apresentadas na tabela abaixo e se divide em quatro bandas.


A escala inferior da tabela apresenta as frequências a partir dos 16 Hz até 16 kHz (16.000 Hz). Quando os engenheiros de som falam de médios-altos, se referem a faixa de frequências de 1 kHz a 8 kHz, aproximadamente. A figura abaixo apresenta a típica curva de picos da EQ, ao redor de uma frequência central.


A frequência central está em torno dos 750 Hz e o aumento de ganho ou "Gain Boost" (aumento ou corte) está em torno de 18 dB. O "fator Q" é a largura das frequências afetadas pelo aumento e é medida em oitavas. Um "Q" alto oferece uma curva estreita e um "Q" baixo um curva mais suave.




A figura a seguir representa uma curva de equalização tipo "Shelf" em que as frequências superiores ou inferiores à freqüência central são aumentadas ou cortadas.



Existem duas classes de equalizadores: Paramétricos e Gráficos e cada um pode controlar várias bandas.

3.1 O equalizador gráfico

Este é um exemplo de um equalizador de 10 bandas típico.


Observe que existem tantos faders (botões deslizantes) quanto bandas de frequências e acima e abaixo é apresentada uma escala de frequências. A escala superior indica os dB de ganho ou corte aplicados (podendo ser positivo ou negativo, ou seja, aumento ou redução). Um equalizador gráfico típico não possui nenhum tipo de controle "fator Q", normalmente este já está pré-determinado.

3.2 O equalizador paramétrico

Para que um equalizador possa ser chamado de equalizador paramétrico, este deve possuir um fator "Q" variável e também o centro de frequências variável. Abaixo vemos um exemplo de um equalizador paramétrico:



A figura da esquerda representa o equalizador analógico de uma console de mixagem de alto rendimento e a figura da direita apresenta o equalizador digital típico. O da esquerda, nas frequências agudas (High), apresenta um controle comutável que permite selecionar o tipo de equalizador "peak" / "shelf high". Também existem duas bandas médias com "Q" variável e uma banda grave que pode comutar-se em modos "peak" / "shelf low". A versão digital da direita possui 4 bandas, cada uma com seu próprio centro de frequências, fator "Q" e ganho. A curva resultante final é visualizada para tornar mais fácil a sua operação. As bandas médias da versão analógica se dividem, normalmente, em duas bandas, uma que abrange desde os 100 Hz aos 4 kHz e outra desde os 600 Hz a 15 kHz (tipicamente, no entanto variável, dependendo da mesa de mixagem). Considere que na versão digital, todas as bandas permitem selecionar faixas de frequências de 20 Hz a 20 kHz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.