segunda-feira, 16 de março de 2015

Conceitos e Técnicas de Mixagem em áudio - Efeitos - Moduladores

2.5 Introdução aos moduladores

2.5.1 Phaser/Flanger

Quando um avião está passando podemos ouvir sua chegada e o som provocado por ele vai subindo de tom de acordo com a sua aproximação, ao passar por nós e se distanciar a tonalidade do som
produzido por ele volta a cair. Este efeito é conhecido como Doppler.

Imagine agora que você um delay muito "estreito" de cerca de 10 ms, mas que pode ser variado utilizando um modulador a partir de 0 ms até 10 ms e novamente a 0 ms, etc, seguindo adiante e para trás de acordo com o sinal original. Quando o delay é incrementado , o deslocamento de fase se incrementa e o efeito doppler provocará que o som soe com um tom mais baixo, de forma parecida a um avião que está se aproximando, e quando a modulação é decrescida com tempos de delays mais curtos , o deslocamento de fase provocará a subida da tonalidade, de forma parecida ao mesmo avião se afastando.

Este é o clássico som do phaser. O efeito foi originalmente criado com ondas curtas de rádios, onde um receptor recolhia um sinal que vinha de outro lugar e outro sinal cuja recepção era mais larga, e quando somava-se os dois sinais de forma conjunta no receptor , se somavam e subtraiam mutuamente causando um deslocamento de fase ou o efeito conhecido como "Comb Filter", que cria um efeito de varredura de tonalidade que agora associamos ao phaser,e por esta razão assim é
chamado este efeito. Os phasers alteram as relações de fase no som, utilizando recursos de deslocamento de deslocamento de fase. Os flangers são pertecem a mesma classe de efeitos, salvo que os flangers utilizam circuitos de deslocamento de tempo para obter o efeito. Os moduladores possuem os seguintes controles:




  • Delay: Que ajusta a quantidade de atraso desejado.
  • Depth: Que ajusta a quantidade de controle do modulador sobre o delay.
  • Rate: Que ajusta a velocidade de oscilação do modulador.
  • Feedback: Que é muito parecido com o controle "feedback" dos delays de fita, enviando o sinal de novo ao processo.
  • Shape: Que ajusta a onda aplicada pelo modulador, por exemplo, sinusoidal, triangular, etc.


2.5.2 As unidades de Chorus

Se incrementarmos os delays da zona de 0 a 10 ms até os 60-80 ms e continuarmos modulando os delays, obteremos os efeito de chorus.

A guitarra desta trilha possui o som clássico de guitarra com chorus e foi criada utilizando o clássico Roland Dimension D; na verdade, utilizamos duas unidades. As frequências de modulação são normalmente mais rápidas que o phaser, mas a profundidade é muito menor, dessa forma apresentando uma sutil diferença. Se observarmos os controles de uma unidade de chorus veremos os mesmos controles do efeito de phaser:

Delay - Depth - Rate - Feedback - Shape. O delay de um chorus pode ser ajustado no andamento da trilha, se o andamento for de 120 bpm, as semicolcheias se encontram em 125 ms, e podemos comprovar subdivisões de 62.5 ms e 31.25 ms. Realmente marcam a diferença.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.