sábado, 15 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - Noise Gate

Noise Gate

Noise Gate - visão geral

O Noise Gate é o dispositivo mais utilizado para suprimir ruídos não desejados quando o nível do sinal está muito baixo. Podemos usá-lo para retirar ruídos de fundo, vazamentos de outras fontes sonoras, e várias outras coisas.

O Noise Gate trabalha permitindo que os sinais acima do nível estabelecido em threshold passem sem obstáculos, reduzindo os sinais que estejam abaixo do nível de trheshold. Isso efetivamente remove partes de baixo nível do sinal, permitindo que só fiquem as partes desejadas do áudio.

 

 

 

 

 

 

 

 

Noise Gate - parâmetros

  • Campo e controle Threshold: Arrastamos para configurar o nível threshold. Os sinais que estiverem abaixo desse nível serão reduzidos.
  • Campo e controle Reduction: Arrastamos para determinar a quantidade de redução do sinal.
  • Campo e botão Attack: Giramos o botão para configurar o tempo que o noise gate levará para atuar depois que o sinal ultrapassar o nível threshold estabelecido.
  • Campo e botão Hold: Giramos o botão para configurar o tempo que noise gate se mantém aberto após o nível do sinal ficar abaixo do nível estabelecido em threshold.
  • Campo e botão Release: Giramos o botão para configurar o tempo que o gate permanecerá atenuando no máximo após o sinal cair abaixo do nível estabelecido em threshold.
  • Campo e controle Hysteresis: Arrastamos o controle para configurar a diferença (em decibéis) entre os valores threshold abertos e fechados do noise gate. Isso evita que o gate seja aberto e fechado rapidamente.
  • Controle e campo Lookahead: Arrastamos para configurar a antecipação da análise que o Noise Gate efetua no sinal entrante, o que permite ao efeito responder mais rapidamente aos níveis de pico de sinal.
  • Botão Monitor: Ligamos para ouvir o sinal side-chain, incluindo o efeito dos filtros High Cut e Low Cut.
  • Controle e campo High Cut: Arrastamos para configurar a frequência de corte do filtro corta-altas do sinal side-chain.
  • Controle e campo Low Cut: Arrastamos para configurar a frequência de corte do do filtro corta-baixas do sinal side-chain signal.

Nota:  Quando nenhum side chain externo está selecionado, o sinal entrante é usado como side chain.


Usando o Noise Gate

Na maioria das situações, a configuração do controle Reduction em um valor mais baixo possível assegura que sons abaixo do nível estabelecido em threshold sejam completamente suprimidos. Ajustando Reduction em valores altos atenua sons de baixo nível, mas ainda lhes é permitido passar. Também podemos usar o Reduction para aumentar o sinal em até 20 dB, o que é útil para alguns tipos de efeitos.

O botões Attack, Hold e Release modificam a resposta dinâmica do Noise Gate. Se desejarmos que o gate seja aberto de forma muito rápida em sinais de percussão, como baterias, regulamos o botão Attack em um valor bem baixo. No caso de sons com ataques lentos, tais como pads, strings ou algo do gênero, regulamos o Attack em valores mais altos. Da mesma forma, quando trabalhamos com sinais que se dissipam gradualmente ou que possuam resquícios de reverb, definimos um valor mais alto no botão Release, o que irá permitir que o sinal desapareça de forma mais natural.

O botão Hold determina a quantidade mínima de tempo que o gate permanece aberto. Usamos este botão para evitar alterações abruptas no nível do sinal, chamadas de chattering.

O controle deslizante Hysteresis nos dá uma outra opção para a prevenção de chattering, sem a necessidade de definir um tempo mínimo de espera. Utilizamos este botão para definir a faixa entre os thresholds de abrir e fechar o gate. Isso é útil quando o nível de sinal fica em torno do nível de Threshold, fazendo com que o Noise Gate ligue e desligue repetidamente, produzindo o efeito chattering indesejável. O controle deslizante Hysteresis define essencialmente que o Gate seja aberto no nível Threshold e que permaneça aberto até o nivel cair abaixo de outro, mais baixo, nível. Contanto que a diferença entre estes dois valores seja suficientemente grande para acomodar o nível de flutuação do sinal de entrada, de noise gate para que funcione sem a criação de chattering. Esse valor é sempre negativo. Geralmente, -6 dB é um bom ajuste para começar.

Em algumas situações, podemos achar que o nível do sinal que desejamos manter e o nível do sinal de ruído estejam muito próximos, o que torna difícil separá-los. Por exemplo, quando estamos gravando um kit de bateria e usando Noise Gate para isolar o som da caixa, o som do hi-hat também poderá abrir o gate. Para remediar esta situação, usamos os controles de side-chain para isolar o sinal disparador desejado com os filtros High Cut e Low Cut filters.

Importante: O sinal de side-chain é usado apenas como um detector/gatilho nesta situação. Os filtros são usados ​​para isolar sinais de disparo particulares na fonte side-chaineles não têm nenhuma influência sobre o fechamento do sinal de áudio que está sendo encaminhado através do Noise Gate.

Usando os filtros side-chain

  1. Clique no botão Monitor para ouvir como os filtros High Cut e Low Cut estão afetando o sinal entrante que irá disparar o noise gate.
  2. Arraste o controle High Cut para configurar as frequências altas. Os sinais disparadores acima serão filtrados.
  3. Arraste o controle Low Cut para configurar as frequências baixas. Os sinais disparadores abaixo serão filtrados.
Os filtros somente permitem que picos de sinal muito altos passem. No exemplo acima do kit de bateria, podemos remover o sinal de hi-hat, que está nas frequências altas, com o filtro High Cut, permitindo assim que somente o sinal da caixa passe. Devemos desligar a monitoração para facilitar o encontro de um nível threshold mais adequado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.