Andy
Hong, traduzido
e
adaptado por Germano Lins
Assim como muitos, tenho um estúdio em casa. Embora eu tenha
oportunidade para gravar em estúdio profissionais, eu optei em
gravar no conforto de minha casa. Minha casa não possui nenhum
tipo de construção especial para estúdio, assim como não possui
também o tratamento acústico de um estúdio bem projetado,
assim como também não possui o custo de gravação de um estúdio
profissional - Junto o útil ao agradável, o fato de trabalhar no
conforto de minha própria casa (com uma geladeira abastecida com
mais que algumas latas de cervejas baratas, janelas que permitem a
entrada do sol, e um alpendre onde de vez em quando me aconchego para
descansar). Realmente, estes foram os argumentos que me levaram a
ficar em casa.
Ao longo dos anos, meu objetivo foi gravar na minha casa com a
qualidade técnica que somente é obtida em estúdios profissionais;
nesse caminho descobri técnicas que podem fazer com que a minha
modesta sala fique com a sonoridade parecida a de um grande
estúdio. Para mim, o som de um "verdadeiro" estúdio
versus um estúdio caseiro tem mais a ver com o som ao vivo do que
com o custo do equipamento: ou seja, a interação dos instrumentos
com a sala e como essa interação é capturada da gravação. E
nenhum outro instrumento evidencia isso melhor do que uma bateria.
Uma gravação típica de home studio soa exatamente como se
tivesse sido gravada ao vivo, numa sala pequena. Por outro lado,
uma bateria gravada em um estúdio profissional tenderá a possuir
maior sonoridade - com o ambiente de uma grande sala de monitoração
dando vida à bateria.
As dicas que apresento aqui é uma forma de conseguir uma maior
sonoridade da bateria sendo justamente gravada na minha humilde
casa. Vamos então navegar por essas dicas de passo a passo, por
etapas.
Controle a acústica da sua sala.
A grande maioria dos quartos e salas de uma casa é constituída
de paredes paralelas, piso e teto também paralelos. Pois bem,
as superfícies paralelas tendem a acentuar algumas freqüências
enquanto atenuam outras. Para capturar da melhor maneira
possível um bom som, temos que reduzir os efeitos prejudiciais da
sua sala, devido ao desenho quadrado dela. Podemos gastar muito
dinheiro com tratamentos acústicos de ambiente, ou então, usar o
que está disponível na nossa casa mesmo.Vamos então seguir a opção
mais barata e economizar para gastar com bons microfones, estes sim,
imprescindíveis.
Veja o que fiz na minha sala de estar. Estantes com
equipamentos, gravadores e outras prateleiras foram colocados nos
cantos. Usei um pouco de espuma numa parede. Usei também
alguns retalhos de carpete e os coloquei na parede oposta, e para não
ficar muito feio cobri com uma cortina. Coloquei um sofá
forrado de algodão contra essa parede, o que corta as ressonâncias
de freqüências baixas.
Tenha cuidado para não "secar" demais a sua sala.Caso
use muita espuma ou muitos tapetes, você ficará com uma "sala
morta". As freqüências altas serão absorvidas enquanto
que as freqüências baixas ficarão mais retumbantes, deixando o
ambiente com uma característica sonora muito grave.
Experimente vários locais para a bateria até encontrar a posição
que cause menor ressonância na sala.
Recomendo que comece com o pedal em frente a um móvel qualquer
que funcione como um bass-trap. Fazendo
isso o mal pior será reduzido - as ressonâncias que normalmente os
pequenos ambientes possuem. Estas ressonâncias contribuem para
turvar o som dos pequenos ambientes - qualquer coisa que você possa
fazer para diminuir essas ressonâncias fará com que o seu ambiente
soe menos como uma caixa. No meu caso, o melhor lugar foi posicionar a bateria em frente ao
sofá.
Posicionar a bateria em cima de diferentes superfícies não
resolve.
Usei um carpete (cujos retalhos estão agora na parede), para
colocar a bateria em cima. Ficou um pouco feio, mas protegeu o
chão de tacos de madeira contra arranhões que a bateria vai fazendo
ao se deslocar quando toco. Além, de claro, evitar que a bateria
escorregue.
Um certo dia encontrei um tapete de tamanho perfeito num
supermercado aqui perto, custou cerca de R$ 24,00. Diferentemente
do carpete, este era bem tecido, e bastante resistente. Acredite,
ele causou uma grande diferença na sonoridade da caixa. . Os
microfones passaram a captar a caixa bem melhor.
Caso queira uma superfície mais "brilhante", tente um
tratamento localizado. Uma peça de compensado ou madeira
colocado abaixo da caixa dá mais "vida" à caixa.
Comece
com um bom par de microfones overhead.
Encare os overheads como sendo muito mais que simples microfones
para pratos.
Enquanto que os microfones fechados tendem a se concentrar no
ataque de cada peça, microfones overheads bem posicionados irão
captar mais o "corpo" de todo a bateria, propiciando uma
sonoridade ampla, que não se conseguiria com a utilização de
microfones fechados apenas.
Prefiro usar os dois microfones overheads para captar a imagem
estéreo de toda a bateria e não somente os pratos.
Como regra geral, dois microfones que irão gravar a mesma fonte
sonora devem ser posicionados na mesma distância com relação à
fonte sonora, isso quando estamos tentando atingir uma fase coerente,
mono-compatíveis, e propagação estéreo.Caso contrário, você vai
acabar cancelando a fase de algumas freqüências. Lembre-se que
o formato de caixa da sua sala tende a acentuar algumas frequências
atenuantes.
É por isso que eu prefiro usar meus microfones overheads no
padrão XY modificado, com os diafragmas dos dois mics tão próximo
quanto for possível. Dessa forma, tudo o que captarem serão de
fase coerente: todos os sons chegarão aos microfones ao mesmo
tempo. Portanto, o par de microfones não irá contribuir com
picos e quedas adicionas à resposta de freqüência da sala.
Você pode variar as quantidades relativas de tambores versus
pratos, deslocando o par de mics acima e abaixo ou para frente e para
trás, ou apontando os mics mais próximo da bateria ou mais para
fora na direção do pratos. Normalmente, eu inicio o
posicionando os overheads cerca de 1,8 m acima do solo, diretamente
acima da bateria.
Devido ao fato dos overheads serem a base fundamental da
sonoridade da bateria, devemos ter os melhores mics e preamps, quanto
for possível, para esta tarefa.
Adicionar microfones fechados, próximos, se for necessário.
Quando estiver satisfeito com a sonoridade dos overheads, talvez
você queira adicionar mais alguns microfones posicionando-os bem
próximos à algum tom individual.
Gosto de usar mics omni para captar o kick e a caixa,
especialmente os de condensador com micro-diafragmas
da Earthworks. Isto
porque os mics omni não apresentam o efeito de proximidade, você
pode colocá-los bem próximos à fonte sonora e não se preocupar
com picos anti-naturais de baixas e médias freqüências que
normalmente ocorrem com outros tipos de microfones.
Atente ao fato de que quantos mais microfones usar, mais fácil
poderá acontecer cancelamentos de fase. Talvez seja necessário
inverter a fase de alguns microfones individuais ou deslocar um pouco
os overheads, aproximando-os ou afastando-os da bateria. Caso
esteja usando uma mesa digital de mixagem ou um computador como
mecanismo de reprodução, você poderá atrasar um pouquinho as
trilhas ou canais das peças que estão sofrendo cancelamento.
Não confie em EQ para definir a sonoridade de seu ambiente de
gravação.
Equalizar vários microfones, ou mesmo equalizar apenas um
microfone individualmente não surtirá o mesmo efeito do que captar
da melhor maneira possível as fontes sonoras. Além disso, um
EQ não pode suavizar picos e quedas de um material com sonoridade
pobre. Portanto, a não ser que você esteja usando o EQ como um
efeito, utilize-o com parcimônia. Se preocupe, em primeiro
lugar, com a sonoridade do seu ambiente de gravação. Só
depois comece a testar os vários posicionamentos dos microfones para
obter a melhor sonoridade.
Use microfones para captar a ambiência da sala. Coloque
estes microfones numa outra sala.
Uma configuração típica de posicionamento de microfones em um
estúdio profissional envolve o uso de outras salas com microfones,
afastadas da bateria, de forma a captar a reverberação natural do
ambiente. Muitas vezes, estas salas microfonadas ficam
adjacentes, e com paredes confrontadas para captar menos som direto e
mais reflexão. Infelizmente, ao utilizar esta técnica em casa
normalmente resulta numa menor sonoridade, não melhora nada, só
piora. Acaba por acentuar todas as anomalias e, portanto, a
característica acústica de uma sala pequena.
Felizmente, as pessoas tendem a ter casas com mais de uma
sala. Portanto, é fácil abrir uma porta e colocar no quarto
adjacente um microfone. No menu caso específico, uso a cozinha
para isso, com as suas paredes em azulejo, que propiciam um reverb
natural, tal e qual os equipamentos reverbs mais caros,
proporcionando uma grande difusão.Posiciono os microfones em um
canto da cozinha, certificando que não exista uma linha de visão
direta deste ponto para a bateria através da porta aberta.
Caso precise de um espaço de ressonância ainda maior, faço isso
digitalmente, atrasando a mixagem destes microfones por cerca de 10 a
15 ms.
Experimente, teste.
Encare tudo o que foi dito aqui como apenas um ponto de partida. A
seguir, explore outras variáveis e tangentes e ultrapasse seus
próprios limites.Tente algo novo. Não existem regras. E
acima de tudo lembre-se que você não está pagando nada por tudo
isso, o que seria bem diferente num estúdio profissional.
A banda Karate: Gavin, Geoff, e Jeff apreciando o conforto da minha sala-estúdio no meio da produção do CD Cancel / Sing. Normalmente eles não são tão sérios, apenas na frente de uma câmera.
Gavin pilotando
a bateria.Observe
que a porta que leva à cozinha está aberta, e que o sofá está
bem à frente do kick da bateria.
O rack de equipamentos e efeitos, o gravador e os móveis de sala de jantar foram empurrados para um canto da sala, bem próximos à parede, para evitar ao máximo as reflexões e o acúmulo de baixas freqüências. O tapete pesado foi enrolado e colocado no canto da sala e funciona como um bass-trap. Espumas para colchão hospitalar com densidade fina e porosa foram fixadas em três pontos diferentes nas paredes ao redor da sala, para atenuar um pouco as freqüências altas. A bateria fica com uma sonoridade bastante encorpada quando em frente ao sofá. Ela está acomodada sobre um tapete de tecido, para evitar escorregamentos e arranhões no piso de madeira. Acima da bateria temos um par de microfones a condensador com cápsulas cardióide AKG C460B. As cápsulas dos microfones são posicionadas num padrão XY modificado para evitar cancelamentos de fase e filtragem.
Um Earthworks
TC30K está
posicionado a cerca de meia polegada de distância do aro da
caixa. Você com certeza irá se surpreender como consigo
tirar sons bem naturais posicionando o microfone assim. Ao
alterar a altura do microfone ao longo do aro, você pode variar a
quantidade da pele de cima versus a pele de baixo no sinal. O
espaço existente ao lado do aro é um bom local para captar a
"explosão" da caixa. Certifique-se de que a
explosão não sopre ar diretamente no diafragma do mic. Um
microfone cardióideEarthworks
SR69 está
posicionado para captar o "slap" da pele de cima. Este
slap é muito importante para quando tivermos que utilizar um
reverb artificial na mixagem.
Um
segundo microfoneEarthworks
TC30K é
utilizado para a parte frontal do kick.Um pedaço de espuma é
colocado entre a borda e a pele do kick para amortecer um pouco.
Um Sennheiser
E604 foi
posicionado bem próximo a pele do ton 3 (surdo).Apontando o mic
bem no centro do tom resulta em mais "explosão",
enquanto que o mic mais perto da borda resulta em mais "aro".
Um
microfone estéreo ribbon Royer
SF - 12 está
colocado num canto da cozinha para captar o som ambiente. Sem
existir uma linha de visão direta para a bateria, este mic capta
menos reverberação de prato e mais reverberação dos tons. Não
se preocupe caso não possua um microfone dedicado para esta
tarefa. Usei durante muito tempo um SM58 e um Radio Shack PZM
com grande sucesso.
|
Baixe as MP3's do Gavin tocando bateria na sua sala-estúdio
Os
três arquivos são mixagens de uma mesma performance, o que os
diferencia são os microfones ligados em cada mixagem.
A
primeira mixagem usa apenas os overheads. Perceba como consigo que
os sejam honestos e diretos. Por outro lado, o kick não é
bem captado pelos overheads.
A
segunda mixagem adiciona os microfones que estão posicionados
próximos às peças aos já existentes overheads.O pedal agora
adquiriu corpo, e a caixa e tons têm mais presença.
A
terceira mixagem inclui o microfone de ambiência. A bateria
soa completa, com todas suas nuances, e ainda adquire uma sensação
de espaço.
Todos
os arquivos foram mixados sem nenhum EQ e sem qualquer tratamento
a não ser o limiter e a conversão para o formato MP3.
Considerações
sobre a bateria doGavin
Os
tons e kick são de mogno e fabricados pela Leedy em 1961.
Karate
A
página oficial da Southern Records disponibiliza algumas faixas
do LP/CD Some
Boots da
banda Karate onde se inclui a música "Ice or Ground?". Esta
faixa foi totalmente gravada em minha sala usando as técnicas
aqui descritas.
Victory
at Sea
O
CD The
Good Nightde
Victory at Sea também também foi gravado na minha casa usando
uma configuração semelhante. Download an MP3 excerpt of the
first song on the album: Baixe o MP3 de trechos da primeira
música do a´lbum:
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.