quinta-feira, 12 de março de 2015

Gravando bateria em casa

Andy Hong, traduzido
e adaptado por Germano Lins


Assim como muitos, tenho um estúdio em casa. Embora eu tenha oportunidade para gravar em estúdio profissionais, eu optei em gravar no conforto de minha casa. Minha casa não possui nenhum tipo de construção especial para estúdio, assim como não possui também  o tratamento acústico de um estúdio bem projetado, assim como também não possui o custo de gravação de um estúdio profissional - Junto o útil ao agradável, o fato de trabalhar no conforto de minha própria casa (com uma geladeira abastecida com mais que algumas latas de cervejas baratas, janelas que permitem a entrada do sol, e um alpendre onde de vez em quando me aconchego para descansar). Realmente, estes foram os argumentos que me levaram a ficar em casa.



Ao longo dos anos, meu objetivo foi gravar na minha casa com a qualidade técnica que somente é obtida em estúdios profissionais; nesse caminho descobri técnicas que podem fazer com que a minha modesta sala fique com a sonoridade parecida a de um grande estúdio. Para mim, o som de um "verdadeiro" estúdio versus um estúdio caseiro tem mais a ver com o som ao vivo do que com o custo do equipamento: ou seja, a interação dos instrumentos com a sala e como essa interação é capturada da gravação. E nenhum outro instrumento evidencia isso melhor do que uma bateria.
Uma gravação típica de home studio soa exatamente como se tivesse sido gravada ao vivo, numa sala pequena. Por outro lado, uma bateria gravada em um estúdio profissional tenderá a possuir maior sonoridade - com o ambiente de uma grande sala de monitoração dando vida à bateria.
As dicas que apresento aqui é uma forma de conseguir uma maior sonoridade da bateria sendo justamente gravada na minha humilde casa. Vamos então navegar por essas dicas de passo a passo, por etapas.

Controle a acústica da sua sala.
A grande maioria dos quartos e salas de uma casa é constituída de paredes paralelas, piso e teto também paralelos. Pois bem, as superfícies paralelas tendem a acentuar algumas freqüências enquanto atenuam outras. Para capturar da melhor maneira possível um bom som, temos que reduzir os efeitos prejudiciais da sua sala, devido ao desenho quadrado dela. Podemos gastar muito dinheiro com tratamentos acústicos de ambiente, ou então, usar o que está disponível na nossa casa mesmo.Vamos então seguir a opção mais barata e economizar para gastar com bons microfones, estes sim, imprescindíveis.

Veja o que fiz na minha sala de estar. Estantes com equipamentos, gravadores e outras prateleiras foram colocados nos cantos. Usei um pouco de espuma numa parede. Usei também alguns retalhos de carpete e os coloquei na parede oposta, e para não ficar muito feio cobri com uma cortina. Coloquei um sofá forrado de algodão contra essa parede, o que corta as ressonâncias de freqüências baixas.
Tenha cuidado para não "secar" demais a sua sala.Caso use muita espuma ou muitos tapetes, você ficará com uma "sala morta". As freqüências altas serão absorvidas enquanto que as freqüências baixas ficarão mais retumbantes, deixando o ambiente com uma característica sonora muito grave.
Experimente vários locais para a bateria até encontrar a posição que cause menor ressonância na sala.
Recomendo que comece com o pedal em frente a um móvel qualquer que funcione como um bass-trap. Fazendo isso o mal pior será reduzido - as ressonâncias que normalmente os pequenos ambientes possuem. Estas ressonâncias contribuem para turvar o som dos pequenos ambientes - qualquer coisa que você possa fazer para diminuir essas ressonâncias fará com que o seu ambiente soe menos como uma caixa. No meu caso, o melhor lugar foi posicionar a bateria em frente ao sofá.

Posicionar a bateria em cima de diferentes superfícies não resolve.
Usei um carpete (cujos retalhos estão agora na parede), para colocar a bateria em cima. Ficou um pouco feio, mas protegeu o chão de tacos de madeira contra arranhões que a bateria vai fazendo ao se deslocar quando toco. Além, de claro, evitar que a bateria escorregue.

Um certo dia encontrei um tapete de tamanho perfeito num supermercado aqui perto, custou cerca de R$ 24,00. Diferentemente do carpete, este era bem tecido, e bastante resistente. Acredite, ele causou uma grande diferença na sonoridade da caixa.  . Os microfones passaram a captar a caixa bem melhor.

Caso queira uma superfície mais "brilhante", tente um tratamento localizado. Uma peça de compensado ou madeira colocado abaixo da caixa dá mais "vida" à caixa.

Comece com um bom par de microfones overhead.

Encare os overheads como sendo muito mais que simples microfones para pratos.
Enquanto que os microfones fechados tendem a se concentrar no ataque de cada peça, microfones overheads bem posicionados irão captar mais o "corpo" de todo a bateria, propiciando uma sonoridade ampla, que não se conseguiria com a utilização de microfones fechados apenas.
Prefiro usar os dois microfones overheads para captar a imagem estéreo de toda a bateria e não somente os pratos.

Como regra geral, dois microfones que irão gravar a mesma fonte sonora devem ser posicionados na mesma distância com relação à fonte sonora, isso quando estamos tentando atingir uma fase coerente, mono-compatíveis, e propagação estéreo.Caso contrário, você vai acabar cancelando a fase de algumas freqüências. Lembre-se que o formato de caixa da sua sala tende a acentuar algumas frequências atenuantes.

É por isso que eu prefiro usar meus microfones overheads no padrão XY modificado, com os diafragmas dos dois mics tão próximo quanto for possível. Dessa forma, tudo o que captarem serão de fase coerente: todos os sons chegarão aos microfones ao mesmo tempo. Portanto, o par de microfones não irá contribuir com picos e quedas adicionas à resposta de freqüência da sala.
Você pode variar as quantidades relativas de tambores versus pratos, deslocando o par de mics acima e abaixo ou para frente e para trás, ou apontando os mics mais próximo da bateria ou mais para fora na direção do pratos. Normalmente, eu inicio o posicionando os overheads cerca de 1,8 m acima do solo, diretamente acima da bateria.

Devido ao fato dos overheads serem a base fundamental da sonoridade da bateria, devemos ter os melhores mics e preamps, quanto for possível, para esta tarefa.

Adicionar microfones fechados, próximos, se for necessário.
Quando estiver satisfeito com a sonoridade dos overheads, talvez você queira adicionar mais alguns microfones posicionando-os bem próximos à algum tom individual.

Gosto de usar mics omni para captar o kick e a caixa, especialmente os de condensador com micro-diafragmas da Earthworks. Isto porque os mics omni não apresentam o efeito de proximidade, você pode colocá-los bem próximos à fonte sonora e não se preocupar com picos anti-naturais de baixas e médias freqüências que normalmente ocorrem com outros tipos de microfones.

Atente ao fato de que quantos mais microfones usar, mais fácil poderá acontecer cancelamentos de fase. Talvez seja necessário inverter a fase de alguns microfones individuais ou deslocar um pouco os overheads, aproximando-os ou afastando-os da bateria. Caso esteja usando uma mesa digital de mixagem ou um computador como mecanismo de reprodução, você poderá atrasar um pouquinho as trilhas ou canais das peças que estão sofrendo cancelamento.

Não confie em EQ para definir a sonoridade de seu ambiente de gravação.
Equalizar vários microfones, ou mesmo equalizar apenas um microfone individualmente não surtirá o mesmo efeito do que captar da melhor maneira possível as fontes sonoras. Além disso, um EQ não pode suavizar picos e quedas de um material com sonoridade pobre. Portanto, a não ser que você esteja usando o EQ como um efeito, utilize-o com parcimônia. Se preocupe, em primeiro lugar, com a sonoridade do seu ambiente de gravação. Só depois comece a testar os vários posicionamentos dos microfones para obter a melhor sonoridade.

Use microfones para captar a ambiência da sala. Coloque estes microfones numa outra sala.
Uma configuração típica de posicionamento de microfones em um estúdio profissional envolve o uso de outras salas com microfones, afastadas da bateria, de forma a captar a reverberação natural do ambiente. Muitas vezes, estas salas microfonadas ficam adjacentes, e com paredes confrontadas para captar menos som direto e mais reflexão. Infelizmente, ao utilizar esta técnica em casa normalmente resulta numa menor sonoridade, não melhora nada, só piora. Acaba por acentuar todas as anomalias e, portanto, a característica acústica de uma sala pequena.

Felizmente, as pessoas tendem a ter casas com mais de uma sala. Portanto, é fácil abrir uma porta e colocar no quarto adjacente um microfone. No menu caso específico, uso a cozinha para isso, com as suas paredes em azulejo, que propiciam um reverb natural, tal e qual os equipamentos reverbs mais caros, proporcionando uma grande difusão.Posiciono os microfones em um canto da cozinha, certificando que não exista uma linha de visão direta deste ponto para a bateria através da porta aberta.

Caso precise de um espaço de ressonância ainda maior, faço isso digitalmente, atrasando a mixagem destes microfones por cerca de 10 a 15 ms.

Experimente, teste.
Encare tudo o que foi dito aqui como apenas um ponto de partida. A seguir, explore outras variáveis e tangentes e ultrapasse seus próprios limites.Tente algo novo. Não existem regras. E acima de tudo lembre-se que você não está pagando nada por tudo isso, o que seria bem diferente num estúdio profissional.




A banda Karate: Gavin, Geoff, e Jeff apreciando o conforto da minha sala-estúdio no meio da produção do CD Cancel /  Sing. Normalmente eles não são tão sérios, apenas na frente de uma câmera.

Gavin pilotando a bateria.Observe que a porta que leva à cozinha está aberta, e que o sofá está bem à frente do kick da bateria.

O rack de equipamentos e efeitos, o gravador e os móveis de sala de jantar foram empurrados para um canto da sala, bem próximos à parede, para evitar ao máximo as reflexões e o acúmulo de baixas freqüências. O tapete pesado foi enrolado e colocado no canto da sala e funciona como um bass-trap. Espumas para colchão hospitalar com densidade fina e porosa foram fixadas em três pontos diferentes nas paredes ao redor da sala, para atenuar um pouco as freqüências altas.
 

A bateria fica com uma sonoridade bastante encorpada quando em frente ao sofá.  Ela está acomodada sobre um tapete de tecido, para evitar escorregamentos e arranhões no piso de madeira.

Acima da bateria temos um par de microfones a condensador com cápsulas cardióide AKG C460B. As cápsulas dos microfones são posicionadas num padrão XY modificado para evitar cancelamentos de fase e filtragem.
Um Earthworks TC30K está posicionado a cerca de meia polegada de distância do aro da caixa. Você com certeza irá se surpreender como consigo tirar sons bem naturais posicionando o microfone assim. Ao alterar a altura do microfone ao longo do aro, você pode variar a quantidade da pele de cima versus a pele de baixo no sinal. O espaço existente ao lado do aro é um bom local para captar a "explosão" da caixa. Certifique-se de que a explosão não sopre ar diretamente no diafragma do mic. Um microfone cardióideEarthworks SR69 está posicionado para captar o "slap" da pele de cima. Este slap é muito importante para quando tivermos que utilizar um reverb artificial na mixagem.
Um segundo microfoneEarthworks TC30K é utilizado para a parte frontal do kick.Um pedaço de espuma é colocado entre a borda e a pele do kick para amortecer um pouco.
Um Sennheiser E604 foi posicionado bem próximo a pele do ton 3 (surdo).Apontando o mic bem no centro do tom resulta em mais "explosão", enquanto que o mic mais perto da borda resulta em mais "aro".
Um microfone estéreo ribbon Royer SF - 12 está colocado num canto da cozinha para captar o som ambiente. Sem existir uma linha de visão direta para a bateria, este mic capta menos reverberação de prato e mais reverberação dos tons. Não se preocupe caso não possua um microfone dedicado para esta tarefa. Usei durante muito tempo um SM58 e um Radio Shack PZM com grande sucesso.

Baixe as MP3's do Gavin tocando bateria na sua sala-estúdio
Os três arquivos são mixagens de uma mesma performance, o que os diferencia são os microfones ligados em cada mixagem.
A primeira mixagem usa apenas os overheads. Perceba como consigo que os sejam honestos e diretos. Por outro lado, o kick não é bem captado pelos overheads.
A segunda mixagem adiciona os microfones que estão posicionados próximos às peças aos já existentes overheads.O pedal agora adquiriu corpo, e a caixa e tons têm mais presença.
A terceira mixagem inclui o microfone de ambiência. A bateria soa completa, com todas suas nuances, e ainda adquire uma sensação de espaço.
Todos os arquivos foram mixados sem nenhum EQ e sem qualquer tratamento a não ser o limiter e a conversão para o formato MP3.

Considerações sobre a bateria doGavin
Os tons e kick são de mogno e fabricados pela Leedy em 1961.




Karate
A página oficial da Southern Records disponibiliza algumas faixas do LP/CD Some Boots da banda Karate onde se inclui a música "Ice or Ground?". Esta faixa foi totalmente gravada em minha sala usando as técnicas aqui  descritas.
Visite o site Secret Stars para apreciar algumas fotos das sessões de gravação de Some Boots.  


Victory at Sea
O CD The Good Nightde Victory at Sea também também foi gravado na minha casa usando uma configuração semelhante. Download an MP3 excerpt of the first song on the album: Baixe o MP3 de trechos da primeira música do a´lbum:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.