quinta-feira, 12 de março de 2015

Como Gravar Guitarras Elétricas

Autor: Tamaba, 

traduzido por Germano Lins


Como encarar uma sessão de gravação com guitarras

Uma técnica comum para gravar a guitarra limpa é fazer isso por linha, isto significa passar a guitarra por uma caixa de injeção (para adaptar a impedância) e mandá-la à mesa, e depois ao gravador ou, caso não se possua mesa, direto ao gravador (um computador, por exemplo).
Esta técnica tem suas vantagens e suas desvantagens. O bom é que não se precisa de um amplificador, não se precisa de um microfone e não se preciso do entorno acústico especial para captar bem o sinal. Oruim é que seguramente não soará como soou no ensaio. Este detalhe pode ser solucionado (ao menos parcialmente) se intercalarmos entre a guitarra e o gravador um equalizador e um compressor, ou, se não tivermos estes efeitos à mão, podemos gravar sem eles e depois colocar na mixagem.
No entanto, a técnica tradicional é a de conectar a guitarra em um amplificador (usando a distorção deste ou intercalando um pedal de distorção) e colocar um microfone frente ao amplificador. Algumas variantes de microfonação para esta técnica é centralizar o microfone no meio do cone do amplificador e aproximá-lo bem da tela do equipamento para conseguir um som grave e profundo, ou afastá-lo para ir perdendo graves e ganhando efeito de reverberação natural do ambiente onde estejam o equipamento e o microfone.


Caso possua 3 microfones, você pode colocar um bem próximo do centro, os outros dois mais afastados e separados para que tomem diferentes reverberações do ambiente e depois, na mixagem, posicionar um à esquerda, e outro à direita e o que está próximo do amplificador no meio. Esta técnica também pode ser utilizada nos equipamentos com 2 amplificadores e mais recomendada ainda nos equipamentos estéreo.

Amplificadores

Existe uma grande variedade de amplificadores: de válvulas, transistorizados, alguns combinam válvulas e transistores... mas para conseguir uma boa distorçãop, todos os guitarristas estão de acordo que um bom amplificador de válvulas é o melhor. Isto se deve ao som clássico de distorção harmônica produzida pela saturação das válvulas, algo difícil de simular com efeitos digitais.
Existem dois tipos de equipamentos; o combo, com um altofalante integrado na caixa, e o composto por cabeçote e uma caixa de altofalantes independente. Os mais comuns são os de altofalantes de 12 polegadas. Dois destes são utilizados nos modelos de combos AC30 da Vox e Fender Twin Reverb. E 4 destos (Celestion) são os que vão dentro da clássica caixa Marshall acompanhados por seu respectivo cabeçote.

Um erro muito comum cometido pelos guitarristas é levar seu muro Marshall (um exemplo de potência) para o estúdio no momento da gravação, mas depois da passagem de som se depara com um técnico que baixa o volume para 1 ou 1,5, porque senão estoura o microfone. E o resultado é que o equipamento não soa nem um pouco parecido nesse volume. Então muitas vezes o mais recomendável para ganhar espaço, ter volume e conseguir uma boa distorção, é utilizar um equipamento pequeno à todo volume e não um grande à meio volume do total, o importante é o som que será captado pelo microfone e não a vibração do prédio...

Durante a gravação
É muito importante ter tudo preparado para o momento de entrar no estúdio. Um problema comum que surge aos guitarristas de bandas com uma só guitarra é que sempre ouvirão essa banda com uma só guitarra (tanto nos ensaios como em shows ao vivo) e no momento de gravar, grava-se várias guitarras.

Até aí tudo bem, mas o problema surge quando terminam de gravar a guitarra que sempre tocam e tentam inventar outras com ponteios e arranjos de estúdio. Com isso se perde tempo e geralmente se dá em um mal resultado musical, com arranjos improvisados ou guitarras que se repetem sem sentido (e que com certeza farão perder tempo na mixagem, imagine ... mixar dez canais de guitarra). Por isso, é importante planificar todas as guitarras que serão gravadas antes de ir para o estúdio, e tê-las bem ensaiadas.

Para planificá-las considere alguns aspectos sonoros: fazer duas tomadas de uma mesma guitarra base pode resultar interessante se o desejo é que a base soe densa e compacta (geralmente com bases distorcidas) é conveniente fazer várias tomadas, tocando exatamente o mesmo e com o mesmo som. Mas se o objetivo é ter bases com variações musicais de cada guitarra é melhor que seja feita uma variação no som de cada tomada para que no momento da mixagem os arranjos de cada uma possam ser distinguidos. Isto pode ser feito de várias formas:

  • Diferentes equipamentos para cada tomada
  • Diferentes efeitos
  • Diferentes microfones
  • Diferente combinação de microfones
  • Diferentes guitarras
  • Diferentes inversões de acordes
  • Diferentes afinações


Algumas destas técnicas podem ser realizadas diretamente enquanto se toca uma só tomada. Por exemplo, dividindo o sinal com um direct box e enviando para dois equipamentos distintos, ou uma saída da caixa direta para um equipamento e a outra por linha, ou pondo no mesmo equipamento diferentes tipos de microfones. Também podemos, ao mesmo tempo em que estamos gravando a tomada, gravar o som acústico das cordas da guitarra com um microfone (ou dois, em estéreo, um no captador e o outro no décimo-segundo traste aproximadamente, ou os dois no meio, um apontando para as cordas graves e o outro para as agudas).

Mixando

As guitarras elétricas têm um amplo espectro de frequências (e as distorcidas mais ainda), o que torna necessário tratá-las com muito cuidado na mixagem para não mascarar instrumentos que atuem na mesma zona de frequências, como teclados, pianos, vozes, dobras e etc... Para conseguir isso isso faça uso de equalizadores e também da sensação estéreo.

Leve em conta que os instrumentos de uma mixagem podem ser separado por volume, tonalidade, timbre e espacialmente. Por isso, caso tenha gravado duas guitarras iguais, arme a base paneando uma à esquerda e outra à direita. Isto lhe dará uma boa imagem estéreo e lhe deixará livre o centro para colocar um ponteio ou uma voz. Caso tenha gravado uma só guitarra e agora ficou com vontade de ter várias, não se preocupe, mande a guitarra para diferentes equipamentos, posicione um microfone e volte a gravar em um outro canal. Desta forma você pode conseguir diferentes sons de guitarra no momento da mixagem. Também podemos dobrar uma guitarra aplicando-lhe um pequeno delay, ou manando a guitarra original para um lado e a mesma, com a fase de sinal invertida, para outro lado.

Caso depois de tudo isso a sua guitarra continue não soando bem, comece a pensar em trocar o guitarrista, que afinal de contas, é o mais importante disso tudo!

Copyright 2006 by MUSICAUDIO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.