3 - Use o EQ para criar perspectivas em sua mixagem. Uma vez que a mixagem é pensada para criar sensações ao ouvinte, não é estranho pensar que existem planos onde os instrumentos são organizados, de tal forma que pode-se identificar a posição deles num contexto visual. Exemplo: Pense em um fotógrafo que propositadamente faz objetos fora de foco para destacar o assunto .
4 - Às vezes o botão de mute é o equalizador mais eficaz. Se algo não está funcionando, não está soando como você imaginou e mesmo equalizando ele não se encaixa na mix como você espera, é melhor reavaliar o arranjo e perguntar a sí mesmo se esse instrumento realmente pertence à mistura. Lembre-se: nem todos os elementos têm de estar jogando o tempo todo, um arranjo interessante evolui e muda ao longo da música.
5 - Geralmente, atenuar uma região é melhor do que aumentá-la.
6 - Esteja atento aos instrumentos que atuam nas baixas frequências. Lembre-se que elas tem um comprimento de onda maior do que as de alta e levam mais tempo para desenvolver, em última análise, ocupará muito espaço na sua mixagem, por isso é comum a cortar agressivamente as baixas usando um filtro passa altas (HPF) , canais e instrumentos que não ocupam essa região. Muitas mixagens soam mal por não terem sido trabalhado corretamente as baixas. Graves embolados é um problema muito comum e distribuir corretamente as frequências aos instrumentos dessa região, é a chave para obter uma mixagem limpa e com graves definidos.
7 – Certifique-se de respeitar as características de cada instrumento. Não da maneira onde não pode ser usado a criatividade para criar um novo timbre, quando digo “respeitar” quero mostrar que os instrumentos atuam em uma faixa de frequência, ou seja, nada adianta aumentar uma região que o instrumento não responde. Dica: use um analizador de espectro para visualizar o “range” de freqüência que o instrumento atua, mas lembre-se que ele não é um substituto do seu ouvido!
9 - Diferentes tipos de música e ritmos tem abordagens diferentes quanto a equalização. Esteja por dentro do estilo que vai mixar, busque uma referência, ESCUTE!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.