segunda-feira, 16 de março de 2015

Conceitos e Técnicas de Mixagem em áudio - Efeitos - Delay

2 GRAVANDO COM DELAY

2.1 Tape Delay

O primeiro efeito Delay foi criado utilizando-se um gravador de fita. O que se segue é o diagrama da rota da fita em um gravador.



Primeiro, a fita passa pelo cabeçote apagador. Logo depois passa pelo cabeçote de gravação onde se registra o sinal na fita. Finalmente, passa pelo cabeçote de reprodução onde a mesma é reproduzida. O tempo necessário para que a fita passe desde a cabeça de gravação até a cabeça de reprodução determina o Delay. Caso a velocidade do gravador seja rápida, o tempo de Delay será curto, e logicamente quanto mais lento for a velocidade o tempo de Delay será maior. A velocidade da fita é determinada pelo próprio motor do gravador. Lá pelos anos setenta, os fabricantes de gravadores de fita acrescentaram recursos de velocidade variável em seus produtos. A este recurso foi dado o nome de "Varspeed". Com ele podíamos ajustar o tempo de delay, mediante o que estava sendo ouvido, a uma velocidade apropriada. Se pegássemos a saída da cbeça de reprodução e a retornássemos pela entrada do gravador obtínhamos as repetições cíclicas. Como somente era enviada uma pequena quantidade de sinal do primeiro delay, as repetições cíclicas caindo em seu volume, criando o clássico efeito Delay. Este controle se chamava "Feebback", ou seja, realimentação.



Caso estivéssemos utilizando um gravador estéreo, podíamos obter um delay estéreo. Caso utilizássemos um sinal mono , obtínhamos um delay monofônico já que cada canal de delay era o mesmo. Deste modo:


Soava assim!


Como os dois canais possuíam o mesmo sinal, o delay soava em mono, bem no centro.

Introdução ao Delay Digital.

2.2 Delay Digital

O advento do Delay Digital mudo tudo. Podemos introduzir o tempo de delay desejado, mas a característica mais importante é que podemos variar o delay dos canais esquerdo e direito de forma independente. Portanto, caso introduzamos um sinal mono e ajustarmos o canal esquerdo em 500 ms e o direito em 250 ms, e aplicarmos um pouco de realimentação (feedback), obteremos um delay em que o canal esquerdo será diferente do direito: um verdadeiro delay estéreo.


Espero que você tenha compreendido tudo até aqui, pois estou tentando fazer com que você trace sua própria imagem mental dos delays que serão ouvidos. Na parte esquerda, possuímos um delay de 500 ms enquanto que na direita 250 ms. Cada 500 ms, os delays esquerdo e direito serão iguais, e o som será ouvido no centro. O que você acredita que seja estéreo, realmente não o é, o que estamos buscando seria algo como isto:


Ou isto:



Ou então isto!:


A compreensão do que é estéreo e do que é mono é extremamente importante. Mesmo que um som venha da esquerda não quer dizer que este som seja estéreo, pois pode ser que seja simplesmente um sinal mono que esteja somente soando à esquerda. Para termos um sinal realmente estéreo será necessário ajustar o delay esquerdo além de 510 ms e o direito a menos de 490 ms, dessa forma os delays estariam separados por 2ms, deu pra entender?

Caso os dois sons estejam separados por 20 ms ou mais, soarão como dois sinais distintos, esquerdo e direito, estando os dois delays 20 ms separados, soarão como se viessem da esquerda e da direita. 

Tentemos visualizar:


O delay esquerdo será 20 ms posterior a cada delay, mas 4 delays somente somará 80 ms de 510 ms e lembre-se que em relação ao primeiro tempo, o delay começa 10 ms após enquanto que o outro está
20 ms por detrás. Comprove o que estou dizendo em uma trilha de áudio e compreenderá melhor tudo isto.

Outro meio de diferenciar canais é alterar a tonalidade de um canal ou dos dois. O exemplo 3 foi criado com esta técnica, ou seja, a tonalidade de um dos canais foi alterada e mesmo que estejam sendo tocados ao mesmo tempo, parecem estéreo já que soam diferentes.

Este som de delay foi criado usando-se um Delay puramente digital, o Multi-Tap, ao invés de utilizarmos o feedback para criar repetições como na fita analógica, em um Multi-Tap, podemos controlar cada delay. Imaginemos que cada delay seja um "tap", podemos configurar que delay será cada "tap" e podemos incluir efeitos de pan. Este recurso oferece um controle muito mais preciso e extenso dos delays, comparado com um delay com feedback em que cada delay é uma repetição de si mesmo.

Isto tudo pode ser ajustado visualmente através das interfaces gráficas dos diversos programas de delay. Na próxima vez que for utilizar um delay, experimente visualizar a imagem do que ocorre ao invés de somente ouvir.

O som possuirá muito mais profundidade.

2.3 Ajustando o tempo de delay

O ajuste do tempo de delay depende do andamento da trilha que estamos gravando. Caso o tempo seja 120 pulsos por minuto, logicamente haverá 120 pulsos em cada 60 segundos ou 120 pulsos por
60.000 milissegundos o que dá um pulso a cada 500 milissegundos. O que resulta em um compasso quaternário: os tempos são de 500 ms cada, colcheias cada 250 ms e semicolcheias cada 125 ms, etc. 

Como podemos regular um delay sem ter conhecimento do tempo de andamento?

Existem alguns programas como o Beat Calc que efetuam este cálculo automaticamente. Algumas novas unidades de delay e softwares possuem a função "tap" que nos permite pulsar ou introduzir o tempo no dispositivo, ou lançando mão de tabelas impressas. Estas tabelas não somente indicarão os pulsos de 1/2, 1/4, e 1/8, os compassos, etc. Acesse Tabela de Tempo aqui.

2.4 Cálculo rápido do delay

Existe um modo rápido para calcular os delays de uma trilha utilizando um cronômetro que possua leitura de centésimos de segundo.



Reproduza a trilha e comece a contar os tempos. Inicie o cronômetro a tempo e conte 10 tempos e o interrompa no tempo 11. Algo como isto será mostrado no cronômetro:



Dessa forma, um tempo de semínima serão 460 ms, uma colcheia serão 230 ms e uma semicolcheia serão 115 ms, etc. Esta é uma técnica ideal para quem não tem muito tempo para calcular o tempo delay com auxílio de tabelas ou configurações de plugins ou dispositivos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.