Efeitos
1 REVERBERAÇÃO
SAE Institute
Traduzido por
Germano Lins
Imagine alguém cantando em um ambiente espaçoso constituído de chão, paredes e teto de alvenaria. Para onde vai o som? O que o microfone consegue captar?
Cada som emitido pelo cantor é refletido nas paredes, chão e teto, o som emitido pelo cantor alcançará primeiramente o microfone, seguido das primeiras reflexões. Neste caso, a primeira reflexão virá do chão, depois a do teto, já que estas superfícies estão mais próximas, e após
as reflexões das paredes de ambos os lados, e finalmente as reflexões das paredes situadas em frente e atrás do cantor. Estas reflexões não se deterão neste ponto, seguirão seu curso sem cessar. Então virão as reflexões mais distantes, em que o som estará misturado com o som do teto, e o do chão e voltado ao microfone. O tempo que as primeiras reflexões levam para retornar ao microfone é proporcional ao tamanho da sala. O som viaja a 30 cm por milissegundo, considerando que o cantor está posicionado de uma forma equidistante entre as paredes laterais e estas estejam separadas por vinte pés, a primeira reflexão destas paredes será retardada por 20 ms. Caso o cantor esteja posicionado a vinte pés desde a parede do fundo, essas reflexões chegarão ao microfone após 40ms. Logo, as últimas reflexões começarão a chegar, mas graças a elas mesmas, seguirão gerando reflexões até estabelecer um campo reverberante em que nenhuma destas reflexões será distinguível e ocorrerá a verdadeira reverberação.
Como as paredes desta sala são de alvenaria, existirá uma boa reverberação de uns 2.21 segundos (segundo os cálculos de reverberação). Caso as paredes desta sala sejam planas e reflexivas e
não haja nada em sua superfície (ou no teto ou chão) o som será dispersado de forma uniforme. Estas reflexões na própria reverberação irão se misturando umas as outras e decaindo lentamente. Caso as
paredes estejam com revestimento de pedras, as reflexões iriam para todos os lados e haveria uma massa de reflexões distintas. As reflexões seriam mais densas ou difusas e poderíamos afirmar a existência de maior "difusão".
1.1 Portanto, o que é captado pelo microfone?
Um cantor seguido pela reverberação criada na sala de um determinado tamanho e criada pelas primeiras reflexões seguidas das reflexões próximas e posteriores e finalmente o campo
reverberante que chegaria depois do pre-delay e que possuiria uma difusão baixa mas criaria em tempo de reverberação de 2.21 segundos.
E tem mais. Com o cálculo de reverberação podemos calcular o tempo de reverberação para diferentes frequências. A sala anteriormente citada seria como esta:
O tempo de reverberação de 2.21 segundos citado anteriormente, foi produzido com frequências de 1000 Hz enquanto que se fosse com frequências de 250 Hz seria de 3.09 segundos. Em outras palavras, o decay em 250 Hz é maior que o decay em 1000 Hz. Algumas unidades de reverberação e programas oferecem certos controles individuais do tempo de reverberação para as frequências agudas e graves. Outras reverberações permitem aplicar um EQ para incrementar ou reduzir as
frequências agudas ou graves.
Para concluir, um comentário a mais... e estaremos prontos para manusear os programas que criam reverberações, salas, quartos, halls e etc.
Em 120 bmp, um compasso dura 2 segundos, as semicolcheias duram 125 ms, as colcheias 250 ms e as semínimas duram 500 ms. Para mim, estes números soam como bons tempos para pre-delay e tempos de reflexões próximas. Ajustando-se a reverberação a um tempo de 1 segundo, obteremos meio compasso de reverberação. Finalmente, poderemos obter uma reverberação a tempo (com finalidade rítmica). Os termos halls, rooms, etc, que encontramos em qualquer dispositivo de reverberação de hoje em dia (unidades físicas e plug-ins) são originários das salas de reverberação físicas que eram utilizadas antigamente. Se tratava de salas especialmente construídas para a
reverberação. Eram construídas debaixo de salas de gravação como no Abbey Road, em Londres e no Capitol Studios em LA. Eram salas de grandes dimensões desenhadas especialmente para criar um campo reverberante uniforme. Nas mesmas, se colocava um alto-falante (ou dois) junto com um microfone (ou dois) e se ajustava tudo para gravar o som. Eram utilizadas de forma parecida como utilizamos uma unidade de reverberação moderna. Se alimentava o alto-falante e se misturava o
seu som com o som produzido diretamente pela trilha gravada.
Qualquer ambiente pode atuar como sala de reverberação, uma garagem, um hall ou uma caixa d'água. Por exemplo, podemos conseguir uma bela reverberação com um tubo que possua um alto-
falante em um extremo e um microfone no outro. Caso queira experimentar, existem vários meios de se criar uma reverberação, e atualmente, muitos equipamentos de gravação portáteis. Por que não
experimentar gravar a bateria fora de seu local habitual? A reverberação obtida poderá ser especial, e se utilizarmos bons microfones de ambiente poderemos ainda controlá-la.
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