sábado, 8 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - Vocal Transformer

Logic Pro X - Vocal Transformer

Visão Geral

O Vocal Transformer pode ser usado para transportar a afinação de uma linha de vocal, para aumentar ou diminuir o alcance de uma melodia, ou até mesmo para reduzi-la à uma única nota espelhando as diversas afinações de uma melodia.



Não importa como alteremos as notas da melodia, as partes constituintes do sinal (formantes) permanecerão as mesmas.

Podemos alterar os formantes de forma independente, o que significa que podemos transformar uma trilha de vocal em uma voz de Mickey Mouse, mantendo a afinação original. Formantes são ênfases característicos de determinadas faixas de frequência. Eles são estáticos e não se alteram com o passo. Os formantes são responsáveis ​​pelo timbre específico de uma dada voz humana.

O Vocal Transformer é adequado para efeitos vocais extremos. Os melhores resultados são obtidos com sinais monofônicos, incluindo trilhas de instrumentos monofônicos. Ele não foi projetado para vozes polifônicas, como um coro.

O Vocal Transformer possui os seguintes parâmetros:

  • Botão e campo Pitch: Giramos o botão para determinar a quantidade de transporte aplicada no sinal de entrada.
  • Botão Robotize: Liga/desliga o modo Robotize. Este modo é usado para aumentar, diminuir, ou espelhar a melodia.
  • Controle e campo Pitch Base: Somente disponível no modo Robotize. Arrastamos o controle para transportar a nota de acordo com o parâmetro Tracking.
  • Controle, campo e botões Tracking: Disponível somente quando o modo Robotize está ativado. Arrastamos para controlar como a melodia será alterada.
  • Controle e campo Mix: Arrastamos o controle para definir a taxa de nível entre os sinais original e processado.
  • Botão e campo Formant: Giramos o botão para deslocar os formantes do sinal de entrada.
  • Controle e campo Glide (área de parâmetros estendida): Arrastamos o controle para determinar as todas de tempo do vocal, permitindo deslocar transições para determinar o valor Pitch.
  • Controle e campo Grain Size (área de parâmetros estendida): O algoritmo do Vocal Transformer é baseado em síntese granular. O parâmetro Grain Size permite que configuremos o tamanho dos grãos e como eles afetam a precisão do processo. Devemos testar para achar o melhor ajuste. Tente Auto primeiro.
  • Menu Formants (área de parâmetros estendida): Aqui escolhemos como o Vocal Transform processa os formantes.
    • Process always: Todos os formantes são processados.
    • Keep unvoiced formants: Somente os formantes de voz são processados. Isso retém sibilância numa performance vocal e produz uma transformação mais natural.
  • Controle e campo Detune (área de parâmetros estendida): Arrastemos o controle para desafinar o sinal de entrada pelo valor configurado.

Usando os parâmetros Pitch e Formant

  • Para transportar a afinação do sinal para cima ou para baixo: Giramos o botão Pitch. Os ajustes são feitos em semitons. As afinações entrantes são  indicadas por uma linha vertical abaixo do campo PitchBase.
Transportes de 5a acima (Pitch = +7), 4a abaixo (Pitch = −5), ou por uma oitava (Pitch = ±12) são os intervalos mais utilizados em harmonia.


  • Assim que o parâmetro Pitch é alterado, observamos que os formantes não são alterados.
O parâmetro Pitch é usado para alterar a afinação de uma voz, e não a sua característica. Caso ajustemos valores de Pitch negativos em uma voz de soprano, podemos transformar essa voz em mezzo soprano ou contralto sem alterar a característica da cantora.

  • Para deslocar os formantes — ou alterá-los de forma independente — da afinação: Giramos o botão Formant. Caso ajustemos este parâmetro em valores positivos, a voz do cantor ou cantora poderá se transformar numa voz de Mickey Mouse. Ao alterarmos este parâmetro para baixo, podemos transformar a voz do cantor ou cantora numa voz de Darth Vader.
Dica:  Se ajustarmos Pitch em 0 semitones, Mix em 50%, e Formant em +1 (como modo Robotize desligado), conseguimos colocar mais um cantor ou cantora próximo ao cantor ou cantora original. Os dois cantando à mesma voz, num dueto. Esta dobra de vozes é útil em muitos casos.

Usando o modo Robotize

1. Clique no botão Robotize para ligar o modo Robotize. Neste modo o Vocal Tranformer pode aumentar ou diminuir a melodia.

Podemos controlar a intensidade desta distorção com o parâmetro Tracking.

2. Clique em um dos seguintes botões para imediatamente ajustar o controle Tracking em um dos ajustes mais utilizados:

  • Botão −1: Ajusta o controle em −100%. Todos os intervalos são espelhados.
  • Botão 0: Ajusta o controle em 0%. Dando resultados interessantes em materiais de mesma afinação. Valores baixos transformam uma melodia em uma locução.
  • Botão 1: Ajusta o controle em 100%. A faixa da melodia é mantida. Valores altos aumentam, e baixos diminuem, a melodia.
  • Botão 2: Ajusta o controle em 200%. Os intervalos são dobrados.
O parâmetro Pitch Base é usado para transportar a nota que o parâmetro Tracking está seguindo. Por exemplo, com Tracking ajustado em 0%, ta afinação da nota falada é transportada para o valor base de afinação escolhido.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.