sábado, 15 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - EVOC 20 Filterbank


EVOC 20 Filterbank

EVOC 20 Filterbank – visão geral

O EVOC 20 Filterbank se constitui de dois bancos de filtros formante. O sinal entrante passa através de dois bancos de filtros em paralelo. Cada banco possui faders de nível para até 20 bandas de frequências, o que permite controlar de forma independente o nível de cada uma dessas bandas. Quando ajustamos o nível do fader no mínimo suprimimos completamente os formantes na banda em questão. Podemos controlar a posição das bandas de filtro com o parâmetro Formant Shift. Também podemos aplicar crossfade entre dois bancos de filtro.

A interface do EVOC 20 Filterbank está dividia em três principais seções: a seção dos parâmetros Formant Filter que fica no meio, a seção de parâmetros Modulation que fica embaixo, e a seção de parâmetros Output que fica no lado direito.



  • Parâmetros Formant Filter: Controlam as bandas de frequência em dois bancos de filtros — o superior, azul, banco de filtro A, e o inferior, verde, banco de filtro B.
  • Parâmetros Modulation: Controlam como os parâmetros Formant Filter são modulados.
  • Parâmetros Output: Controlam o nível geral e o pan geral do EVOC 20 Filterbank.

O que são formantes?

Um formante é um pico no espectro de frequência de um som. No contexto das vozes humanas, formantes são o componente chave que permite que os seres humanos consigam distinguir entre diferentes sons de vogais, baseando-se unicamente nas frequências desses sons. Formantes na fala e no canto humano são produzidos pelo trato vocal, com a maioria dos sons de vogais, contendo quatro ou mais formantes.

EVOC 20 Filterbank Formant Filter

Os parâmetros desta seção nos possibilitam controlar precisamente o nível e a frequência dos filtros.


Formant Filter - parâmetros

  • Parâmetros High e Low: Arrastamos para determinar as frequências mais baixas e mais altas, constituindo assim uma faixa que será passada através dos bancos de filtros. As frequências que estiverem fora da abrangência dessa faixa serão cortadas.
    • O comprimento da barra azul horizontal na parte superior representa o intervalo de frequência. A alças nas extremidades esquerda e direita da barra azul definem os valores de baixa frequência e alta frequência, respectivamente. Podemos mover toda a faixa de frequência, arrastando a barra azul.

      Também podemos arrastar no campo numérico que estão abaixo da barra azul para ajustar os valores de frequência separadamente.
  • Faders Frequency: Arrastamos para configurar o nível de cada banda de frequência no banco de filtro A — os faders azuis — ou no filtro B — os faders verdes. Também podemos criar rapidamente curvas de níveis complexas arrastando horizontalmente, ou ¨desenhando¨ através das linhas e faders.
  • Botão Formant Shift: Giramos este botão para mover todas as bandas tanto no banco de filtro de cima como no de baixo no espectro de frequências.

Nota: O uso de Formant Shift pode resultar em geração de frequências de ressonância não desejadas quando usamos ajustes altos em Resonance.

  • Campo de valor Bands: Arrastamos para configurar a quantidade de bandas de frequência — até no máximo 20 — em cada banco de filtro.
  • Botão Lowest: Usamos para alternar a banda de filtro mais baixa entre as operações de bandpass (passa-banda) ou highpass (passa-altas). No modo bandpass, as frequências acima e abaixo da banda mais baixa são ignoradas. No modo highpass, todas as frequências abaixo da banda mais baixa são filtradas.
  • Botão Highest: Usamos para alternar a banda mais alta entre as operações bandpass e lowpass. No modo bandpass, as frequências acima e abaixo da banda mais alta são ignoradas. No modo lowpass, todas as frequências acima da banda mais alta são filtradas.
  • Botão Resonance: Giramos para determinar a característica sonora base para ambos os bancos de filtro. Ajustes altos em Resonance enfatizam a frequência central de cada banda e resulta numa sonoridade mais áspera, com característica de muito brilho. Ajustes baixos resultam numa sonoridade mais suave.

  • Botões Boost A e Boost B: Giramos para configurar a quantidade de aumento – ou corte – aplicada nas bandas de frequência nos bancos de filtro A ou B. Podemos usar esses botões para compensar a redução no volume que é causada pela atenuação do nível de uma ou mais bandas. Se usarmos Boost A e Boost B para configurar o relacionamento de mixagem entre os níveis dos bancos de filtro, podemos usar o Fade AB (veja abaixo) para alterar o colorido tonal, mas não os níveis.
  • Menu Slope: Aqui escolhemos a quantidade de atenuação aplicada em todos os filtros de todos os bancos de filtro. Podemos escolher 1, que suaviza o som por 6 dB/oitava, ou 2, que dá brilho no som por 12 dB/oitava.
  • Controle Fade AB: Arrastamos para aplicar crossfade entre os bancos de filtro A e B. Na posição mais acima, somente o banco A fica audível, na posição mais baixa, somente o banco B fica audível. Em uma posição mediana, os sinais passam através de ambos bancos, de forma mixada.

EVOC 20 Filterbank - modulação

A seção modulation contém dois LFOs. Os parâmetros Shift LFO à esquerda controlam o parâmetro Formant Shift, e os parâmetros Fade LFO à direita controlam o parâmetro Fade AB.




Parâmetros de modulação

  • Controle Shift LFO Intensity: Arrastamos para configurar a quantidade de modulação Formant Shift do Shift LFO.
  • Botões e campos Rate: Giramos para configurar a velocidade de modulação. Valores 1a esquerda são sincronizados com o andamento do projeto e incluem valores de compasso, valores de quiálteras, e assim por diante. Valores à direita não são sincronizados, são livres, e são mostrados em hertz — ciclos por segundo.

Nota: O fato de podermos usar valores de compassos sincronizados pode ser aproveitado para realizar deslocamentos de formantes em um trecho de percussão com duração de um compasso, por exemplo. De forma alternativa, podemos realizar o mesmo deslocamento de formante em todas quiálteras de colcheia dentro de um mesmo trecho. Ambos métodos podem gerar resultados muito interessantes.

  • Botões Waveform: Usamos para para configurar o tipo de forma de onda a ser usado pelo Shift LFO (coluna da esquerda) ou Fade LFO (coluna da direita). Podemos escolher as seguintes formas de onda para cada LFO:
    • Triangle
    • Falling and rising sawtooth
    • Square up and down around zero (bipolar, good for trills)
    • Square up from zero (unipolar, good for changing between two definable pitches)
    • Random stepped waveform (S&H)
    • Smoothed random waveform
  • Controle Fade LFO Intensity: Arrastamos para controlar a quantidade de modulação fade AB do Fade LFO.

Dica: As modulações LFO são a chave para obter efeitos muito interessantes. Configurando os dois completamente diferentes ou configurando como sendo complementares curvas de filtro em ambos os bancos de filtros. Podemos usar um material rítmico, como um loop de bateria como sendo um sinal de entrada, e criar modulações sincronizadas com o andamento, com taxas diferentes para cada LFO. Além disso, podemos experimentar inserir um efeito de delay sincronizado com o andamento, como um Tape Delay - após o EVOC 20 para produzir polirritmias únicas.

EVOC 20 Filterbank – parâmetros de saída

Os parâmetros de saída possibilitam controlar o nível geral e a largura estéreo. A seção output também possui um circuito de distorção (overdrive).

 Output - parâmetros

  • Botão Overdrive: Usamos para ligar e desligar o circuito de distorção.

Nota: Para ouvir o efeito de distorção, é necessário aumentar o nível de um ou de ambos bancos de filtro.

  • Controle Level: Arrastamos para configurar o volume do sinal na saída.
  • Menu Stereo Mode: Aqui escolhemos o modo input/output.
    • No modo s/s (estéreo input/estéreo output), os canais esquerdo e direito são processados por bancos de filtro separados.
    • No modo m/s (mono input/estéreo output), o sinal de entrada estéreo é primeiramente somado ao mono antes de ser roteado para os bancos de filtro.
  • Botão Stereo Width: Giramos para distribuir os sinais de saída das bandas de filtro no campo estéreo.
    • Na posição 0 à esquerda, as saídas de todas as bandas são centralizadas.
    • Na posição central, em cima, as saídas de todas as bandas ascendem da esquerda para a direita.
    • Na posição cheia, à direita, as bandas são mandadas para os canais esquerdo e direito de forma alternada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.