Os
filtros do Logic Pro X – visão geral
Os filtros são usados para enfatizar
ou suprimir frequências no sinal de áudio, o que resulta em uma
alteração na tonalidade do áudio.
O Logic Pro X
contém uma variedade de efeitos baseados em filtros avançados que
podemos usar para modificar o áudio de uma forma criativa. Esses
efeitos são mais frequentemente usados
para alterar radicalmente o espectro de frequência
de um som ou de uma mixagem.
Nota: Equalizadores
(EQs) são tipos especiais de filtros. Não são utilizados
normalmente como ¨efeitos”, porém são as ferramentas para
refinar o espectro de frequências de um som ou mixagem.
AutoFilter
AutoFilter – visão geral
O
AutoFilter (Filtro Automático) é um efeito de filtro versátil com
várias características únicas. Podemos usá-lo para criar efeitos
de sintetizador analógico, ou como uma ferramenta criativa de design
sonoro.
O efeito funciona através da análise dos níveis de sinal de entrada através da utilização de um parâmetro de limite. Qualquer nível de sinal que ultrapasse o limiar é usado como um gatilho para um envelope ADSR moldado em um estilo sintetizador ou um LFO (oscilador de baixa frequência). Essas fontes de controle são utilizadas para modular a dinâmica do ponto de corte do filtro.
O filtro automático permite que escolhamos entre os diferentes tipos de filtro e formas, controlar a quantidade de ressonância, adicionar distorção para obter sons mais agressivos, e misturar o sinal original e seco, com o sinal processado.
O efeito funciona através da análise dos níveis de sinal de entrada através da utilização de um parâmetro de limite. Qualquer nível de sinal que ultrapasse o limiar é usado como um gatilho para um envelope ADSR moldado em um estilo sintetizador ou um LFO (oscilador de baixa frequência). Essas fontes de controle são utilizadas para modular a dinâmica do ponto de corte do filtro.
O filtro automático permite que escolhamos entre os diferentes tipos de filtro e formas, controlar a quantidade de ressonância, adicionar distorção para obter sons mais agressivos, e misturar o sinal original e seco, com o sinal processado.
As áreas de parâmetros principais da
janela do AutoFilter são a Threshold, Envelope, LFO, Filter,
Distortion, e
Output.
- Controle Threshold: Configura o nível de entrada, que se excedido, dispara o envelope ou LFO que irá dinamicamente modular a frquência de corte do filtro.
- Parâmetros Envelope: Define como a frequência de corte do filtro será modulada no tempo.
- Parâmetros LFO: Definem como a frequência de corte do filtro é modulada pelo LFO.
- Parâmetros Filter: Controlam a tonalidade do som filtrado.
- Parâmetros Distortion: Distorce o sinal tanto antes como depois do filtro.
- Parâmetros Output: Ajusta o nível do sinal não processado e do sinal processado.
AutoFilter threshold
O parâmetro Threshold analisa o nível
do sinal entrante. Caso o nível do sinal exceda o nível threshold
configurado, o envelope e o LFO são redisparados.
Nota: O
redisparamento do envelope ou LFO somente ocorre se o botão
Retrigger estiver ativado.
AutoFilter envelope
O envelope é usado para formatar o
filtro cutoff. Quando o sinal entrante excede o nível de threshold
configurado, o envelope é disparado.
Parâmetros de envelope
- Botão e campo Attack: Giramos o botão para configurar o tempo de ataque para o envelope.
- Botão e campo Decay: Giramos o botão para configurar o tempo de decaimento do envelope.
- Botão e campo Sustain: Giramos o botão para configurar o tempo de sustentação do envelope. Caso o sinal entrante caia abaixo do nível threshold antes da fase de sustentação do envelope, a fase de decaimento é disparada.
- Botão e campo Release: Giramos o botão para configurar o tempo de decaimento do envelope. Isso é disparado assim que o sinal entrante caia abaixo do nível threshold.
- Botão e campo Dynamic: Giramos o botão para determinar a quantidade de modulação do sinal entrante. Podemos modular o valor de pico do envelope variando esse controle.
- Botão e campo Cutoff Mod.: Arrastamos para determinar o impacto do envelope na frequência de corte do filtro.
AutoFilter LFO
O LFO é usado como uma fonte de
modulação do filtro de corte.
Parâmetros LFO
- Controle e campo Coarse Rate: Arrastamos para determinar a velocidade da modulação LFO. Usamos para configurar a frequência LFO em hertz.
Nota:
As etiquetas mostradas no botão Rate, controle
deslizante e campo são alteradas quando ativamos Beat Sync.
Somente o botão e campo Rate ficam
disponíveis.
- Botão Fine Rate: Giramos para configurar a modulação LFO. Usamos para dar um ajuste fino na frequência LFO.
- Botão Beat Sync: Ligamos para sincronizar o LFO com o andamento do projeto. Podemos escolher entre valores de compasso, quiálteras, e mais alguns usando o botão e campo Rate.
- Botão e campo Phase: Giramos para configurar o relacionamento de fase entre a taxa do LFO e o andamento do projeto — quando Beat Sync está ativado. Este parâmetro fica indisponível quando Beat Sync está desativado.
- Botão e campo Decay/Delay: Giramos para configurar o tempo em que o LFO sai de zero até o seu valor máximo.
- Botão e campo Rate Mod.: Giramos para configurar a frequência LFO, independentemente do nível do sinal entrante. Normalmente quando o sinal entrante excede o nível threshold, a largura da modulação do LFO aumenta de 0 até o valor Rate Mod.. Este parâmetro permite que alteremos esse comportamento.
- Botão e campo Stereo Phase: Giramos para configurar o relacionamento de fase das modulações LFO entre dois canais (somente estéreo).
- Controle e campo Cutoff Mod.: Arrastamos para determinar o impacto do LFO na frequência de corte.
- Botão Retrigger: Giramos para iniciar a forma de onda LFO em zero toda vez que o nível threshold for excedido.
- Botões Waveform: Clicamos para selecionar a forma da forma de onda do LFO: dente de serra descendente, dente de serra ascendente, triangular, pulso de onda, ou randômica.
- Controle e campo Pulse Width: Arrastamos para alterar a curva da forma de onda selecionada.
AutoFilter filter
Os parâmetros Filter permitem que
formatemos precisamente a tonalidade.
Parâmetros Filter
- Botão e campo Cutoff: Giramos para configurar a frequência de corte do filtro. As frequências altas são atenuadas enquanto que as frequências baixas passam através de um filtro lowpass (passa-baixas). O inverso é um filtro highpass (passa-altas). Quando State Variable Filter está configurado no modo bandpass (BP), o filtro de corte determina a frequência central da banda de frequências como a banda que irá passar.
- Botão e campo Resonance: Giramos para aumentar ou cortar sinais na banda de frequências. Valores muito altos filtram a oscilação inicial na frequência de corte. Essa oscilação inerente ocorre antes que o valor máximo Resonance seja encontrado.
- Controle e campo Fatness: Arratamos para aumentar o nível de baixas frequências. Quando configuramos Fatness em seu valor máximo, o ajuste Resonance não causa nenhum efeitos nas frequências abaixo da frequência de corte. Este parâmetro é utilizado para compensar o enfraquecimento do sinal causado pelos altos valores de ressonância, quando usando o modo de filtro lowpass.
- Botões State Variable Filter: Alterna a filtragem entre os modos highpass (HP), bandpass (BP), ou lowpass (LP).
- Botões 4-Pole Lowpass Filter: Clicamos para configurar o formato do filtro lowpass em 6, 12, 18, ou 24 dB por oitava.
Nota: Quando clicamos
em um desses botões escolhemos automaticamente o filtro e formato
(LP),
substituindo assim qualquer botão
State Variable Filter que esteja ativado.
AutoFilter distortion
Os parâmetros Distortion são usados
para distorcer a filtragem na entrada e saída. Os módulos de
distorção na entrada e saída são idênticos, apenas diferem em
seu posicionamento no fluxo do sinal — antes e depois do filtro,
respectivamente — o que resulta em dissimulações sonoras
diferentes.
Parâmetros Distortion
- Botão e campo Input: Giramos para configurar a quantidade de distorção aplicada antes do processo de filtragem do sinal.
- Botão e campo Output: Giramos para configurar a quantidade de distorção aplicada depois do processo de filtragem no sinal.
AutoFilter output
Os parâmetros Output são usados para
configurar o equilíbrio entre o sinal processado e o não
processado.
Parâmetros Output
- Controle e campo Dry Signal: Arrastamos para configurar a quantidade do sinal original, sem processamento, que é adicionado no sinal filtrado.
- Controle e campo Main Out: Arrastamos para configurar o nível geral. Isso permite que compensemos os níveis muito altos causados pelo uso da distorção ou pelo próprio processo de filtragem.
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