sábado, 15 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - Filtros - AutoFilter


Os filtros do Logic Pro X – visão geral
Os filtros são usados para enfatizar ou suprimir frequências no sinal de áudio, o que resulta em uma alteração na tonalidade do áudio.
O Logic Pro X contém uma variedade de efeitos baseados em filtros avançados que podemos usar para modificar o áudio de uma forma criativa. Esses efeitos são mais frequentemente usados para alterar radicalmente o espectro de frequência de um som ou de uma mixagem.

Nota: Equalizadores (EQs) são tipos especiais de filtros. Não são utilizados normalmente como ¨efeitos”, porém são as ferramentas para refinar o espectro de frequências de um som ou mixagem.

AutoFilter

AutoFilter – visão geral

O AutoFilter (Filtro Automático) é um efeito de filtro versátil com várias características únicas. Podemos usá-lo para criar efeitos de sintetizador analógico, ou como uma ferramenta criativa de design sonoro.
O efeito funciona através da análise dos níveis de sinal de entrada através da utilização de um parâmetro de limite. Qualquer nível de sinal que ultrapasse o limiar é usado como um gatilho para um envelope ADSR moldado em um estilo sintetizador ou um LFO (oscilador de baixa frequência). Essas fontes de controle são utilizadas para modular a dinâmica do ponto de corte do filtro.
O filtro automático permite que escolhamos entre os diferentes tipos de filtro e formas, controlar a quantidade de ressonância, adicionar distorção para obter sons mais agressivos, e misturar o sinal original e seco, com o sinal processado.

As áreas de parâmetros principais da janela do AutoFilter são a Threshold, Envelope, LFO, Filter, Distortion, e Output.

  • Controle Threshold: Configura o nível de entrada, que se excedido, dispara o envelope ou LFO que irá dinamicamente modular a frquência de corte do filtro.
  • Parâmetros Envelope: Define como a frequência de corte do filtro será modulada no tempo.
  • Parâmetros LFO: Definem como a frequência de corte do filtro é modulada pelo LFO.
  • Parâmetros Filter: Controlam a tonalidade do som filtrado.
  • Parâmetros Distortion: Distorce o sinal tanto antes como depois do filtro.
  • Parâmetros Output: Ajusta o nível do sinal não processado e do sinal processado.

AutoFilter threshold

O parâmetro Threshold analisa o nível do sinal entrante. Caso o nível do sinal exceda o nível threshold configurado, o envelope e o LFO são redisparados.

Nota: O redisparamento do envelope ou LFO somente ocorre se o botão Retrigger estiver ativado.

Usamos o envelope e o LFO para modular a frequência de corte do filtro.

AutoFilter envelope

O envelope é usado para formatar o filtro cutoff. Quando o sinal entrante excede o nível de threshold configurado, o envelope é disparado.

Parâmetros de envelope

  • Botão e campo Attack: Giramos o botão para configurar o tempo de ataque para o envelope.
  • Botão e campo Decay: Giramos o botão para configurar o tempo de decaimento do envelope.
  • Botão e campo Sustain: Giramos o botão para configurar o tempo de sustentação do envelope. Caso o sinal entrante caia abaixo do nível threshold antes da fase de sustentação do envelope, a fase de decaimento é disparada.
  • Botão e campo Release: Giramos o botão para configurar o tempo de decaimento do envelope. Isso é disparado assim que o sinal entrante caia abaixo do nível threshold.
  • Botão e campo Dynamic: Giramos o botão para determinar a quantidade de modulação do sinal entrante. Podemos modular o valor de pico do envelope variando esse controle.
  • Botão e campo Cutoff Mod.: Arrastamos para determinar o impacto do envelope na frequência de corte do filtro.

AutoFilter LFO

O LFO é usado como uma fonte de modulação do filtro de corte.


Parâmetros LFO

  • Controle e campo Coarse Rate: Arrastamos para determinar a velocidade da modulação LFO. Usamos para configurar a frequência LFO em hertz.

Nota: As etiquetas mostradas no botão Rate, controle deslizante e campo são alteradas quando ativamos Beat Sync. Somente o botão e campo Rate ficam disponíveis.
  • Botão Fine Rate: Giramos para configurar a modulação LFO. Usamos para dar um ajuste fino na frequência LFO.
  • Botão Beat Sync: Ligamos para sincronizar o LFO com o andamento do projeto. Podemos escolher entre valores de compasso, quiálteras, e mais alguns usando o botão e campo Rate.
  • Botão e campo Phase: Giramos para configurar o relacionamento de fase entre a taxa do LFO e o andamento do projeto — quando Beat Sync está ativado. Este parâmetro fica indisponível quando Beat Sync está desativado.
  • Botão e campo Decay/Delay: Giramos para configurar o tempo em que o LFO sai de zero até o seu valor máximo.
  • Botão e campo Rate Mod.: Giramos para configurar a frequência LFO, independentemente do nível do sinal entrante. Normalmente quando o sinal entrante excede o nível threshold, a largura da modulação do LFO aumenta de 0 até o valor Rate Mod.. Este parâmetro permite que alteremos esse comportamento.
  • Botão e campo Stereo Phase: Giramos para configurar o relacionamento de fase das modulações LFO entre dois canais (somente estéreo).
  • Controle e campo Cutoff Mod.: Arrastamos para determinar o impacto do LFO na frequência de corte.
  • Botão Retrigger: Giramos para iniciar a forma de onda LFO em zero toda vez que o nível threshold for excedido.
  • Botões Waveform: Clicamos para selecionar a forma da forma de onda do LFO: dente de serra descendente, dente de serra ascendente, triangular, pulso de onda, ou randômica.
  • Controle e campo Pulse Width: Arrastamos para alterar a curva da forma de onda selecionada.

AutoFilter filter

Os parâmetros Filter permitem que formatemos precisamente a tonalidade.

Parâmetros Filter

  • Botão e campo Cutoff: Giramos para configurar a frequência de corte do filtro. As frequências altas são atenuadas enquanto que as frequências baixas passam através de um filtro lowpass (passa-baixas). O inverso é um filtro highpass (passa-altas). Quando State Variable Filter está configurado no modo bandpass (BP), o filtro de corte determina a frequência central da banda de frequências como a banda que irá passar.
  • Botão e campo Resonance: Giramos para aumentar ou cortar sinais na banda de frequências. Valores muito altos filtram a oscilação inicial na frequência de corte. Essa oscilação inerente ocorre antes que o valor máximo Resonance seja encontrado.
  • Controle e campo Fatness: Arratamos para aumentar o nível de baixas frequências. Quando configuramos Fatness em seu valor máximo, o ajuste Resonance não causa nenhum efeitos nas frequências abaixo da frequência de corte. Este parâmetro é utilizado para compensar o enfraquecimento do sinal causado pelos altos valores de ressonância, quando usando o modo de filtro lowpass.
  • Botões State Variable Filter: Alterna a filtragem entre os modos highpass (HP), bandpass (BP), ou lowpass (LP).
  • Botões 4-Pole Lowpass Filter: Clicamos para configurar o formato do filtro lowpass em 6, 12, 18, ou 24 dB por oitava.

Nota: Quando clicamos em um desses botões escolhemos automaticamente o filtro e formato (LP),
substituindo assim qualquer botão State Variable Filter que esteja ativado.

AutoFilter distortion

Os parâmetros Distortion são usados para distorcer a filtragem na entrada e saída. Os módulos de distorção na entrada e saída são idênticos, apenas diferem em seu posicionamento no fluxo do sinal — antes e depois do filtro, respectivamente — o que resulta em dissimulações sonoras diferentes.



Parâmetros Distortion

  • Botão e campo Input: Giramos para configurar a quantidade de distorção aplicada antes do processo de filtragem do sinal.
  • Botão e campo Output: Giramos para configurar a quantidade de distorção aplicada depois do processo de filtragem no sinal.

AutoFilter output

Os parâmetros Output são usados para configurar o equilíbrio entre o sinal processado e o não processado.


Parâmetros Output

  • Controle e campo Dry Signal: Arrastamos para configurar a quantidade do sinal original, sem processamento, que é adicionado no sinal filtrado.
  • Controle e campo Main Out: Arrastamos para configurar o nível geral. Isso permite que compensemos os níveis muito altos causados pelo uso da distorção ou pelo próprio processo de filtragem.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.