terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Como alterar a ¨cara¨ do Logic Pro X

Alterando o aspecto do Logic Pro X

Germano Lins

A interface gráfica do novo Logic Pro X foi talvez a maior alteração em relação às versões anteriores. Embora muito bem realizada, podemos alterar a sua aparência inteiramente através de temas desenvolvidos por alguns fãs. Vamos ver como se faz isso.














Ableton Live? Não. Por incrível que pareça é o Logic Pro X

Antes de mais nada: devemos fazer um backup do tema original da Apple. Para isso, vamos na pasta de aplicações, clicamos-direito no Logic Pro X, selecionamos ¨Mostrar conteúdo do pacote¨ e fazemos uma cópia da pasta Contents > Frameworks >MAResources.framework. Caso aconteça algo de errado, é só recuperar o back-up.

Aqui não irei explicar como se faz um tema, irei me limitar a explicar como instalar temas desenvolvidos por outras pessoas.

No site LogicXinterfaces podemos obter temas gratuitos. Sem querer perder muito tempo, podemos baixar uma compilação nesta página.

Depois de baixar a compilação, é importante que se mantenham dentro de uma mesma pasta, no mesmo lugar do disco rígido (por exemplo, em Documentos, mas pode ser onde você quiser). Cada tema é uma pasta por si só, mas a ideia é deixar todos os temas juntos dentro de uma outra pasta, dessa forma:


Importante: Não devemos usar acentos nem caracteres especiais ao nomear as pastas, porque o programa que iremos usar não se dá muito bem com o idioma português.

Em seguida, baixamos o programa Logic Theme Switcher, que funciona como instalador de temas, e seguimos esses passos:

  • Rodamos o programa e selecionamos a pasta onde colocamos os temas - nos será perguntado se desejamos deixar essa pasta como padrão. Clicamos em “I agree”.
  • Aparecerá uma lista com os temas que temos instalado. Selecionamos aquele que desejarmos.
  • Depois de algumas operações ("Emptying theme folder" e "Restoring theme folder"), o tema selecionado será carregado.
  • Ao terminar, o Logic Pro X será aberto automaticamente, e já de ¨cara nova¨.
  • Se adicionarmos novos temas na pasta ou alterarmos os nomes das pastas, o programa irá pedir para que seja atualizado.

Por segurança, toda vez que executarmos o Logic Theme Switcher nos será perguntado se queremos recuperar o tema original da Apple; se clicarmos em Reset, o tema da Apple será recuperado, e se deixarmos passar alguns segundos ou clicarmos em Continue, voltaremos para lista de temas para instalar. Em qualquer caso, sempre teremos o backup de MAResources.framework que fizemos antes.

Aviso importante sobre a atualização do Logic 10.0.5Quando atualizamos para Logic 10.0.5 substituímos totalmente o programa, e portanto, também a pasta MAResources.framework da qual falamos antes. Neste caso, temos que excutar alguns comandos através do terminal para que tudo funcione corretmanete com o Logic Theme Switcher. 
O primeiro comando elimina a pasta de backup do Logic Theme Switcher:
  • rm -rf ~/Library/Application\ Support/Logic\ Theme\ Switcher/.defaultBackup
O segundo corrige o gerenciamento do programa:
  • defaults write /Applications/Logic\ Theme\ Switcher.app/Contents/Info.plist launchedEver false
É só copiar, colar e executar ambos comandos na ordem que tudo se resolve.

Pronto. Se você for um daquele que gosta de personalizar seu ambiente de trabalho, uma mina a ser explorada acaba de ser encontrada. Não só existem temas gratuitos, existem também excelentes trabalhos comerciais. A Wtorek tem vários temas excelentes, e custam em torno de 5 euros cada um.

Eis um exemplo:












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.