Dicas
para mixar bumbo de bateria
1. Devemos começar as mixagens pelo bumbo
da bateria.2. A frequência fundamental do bumbo geralmente está próxima de 60Hz e a dos harmônicos, perto de 4KHz.
¨O principal requisito para começar uma mixagem é conhecer as frequências de cada instrumento¨.
4. O grave, encontramos perto de 60Hz, já o ataque, perto de 4KHz.
Devemos lembrar que as frequências variam de acordo com o tamanho do bumbo, microfone utilizado para captar, etc. Mas, em um bom bumbo captado encontramos essas características mencionadas.
A grande dificuldade é conseguir deixar o bumbo em sintonia com o contrabaixo. Fazendo com que eles soem como um único instrumento, sendo o bumbo responsável pelo ataque e brilho, e o baixo sendo responsável pela ressonância.
Os dois instrumentos estão na mesma região de frequência, daí a grande dificuldade.
Porém, como na mixagem não ficamos presos em apenas determinada região de frequência, …
5. Podemos deixar o corpo do bumbo em 60Hz e o baixo trabalhando em 100Hz, (sempre de acordo com o que a música precisa).
É óbvio que o baixo tem que ter essa frequência de 60Hz, pois é aí que está seu corpo, mas podemos fazer com que ele trabalhe numa frequência mais acima, ou seja, em 100Hz.
6. Cortamos no bumbo as frequências acima de 8 kHz, de forma a atenuar o vazamento do hi-hat.
7. Se for necessário, inserimos um compressor para deixar o bumbo mais denso.
Eis algumas dicas de ajustes. Mas isso não é uma ¨receita de bolo¨, utilize como ponto de partida.
Equalização
+3dB em 60Hz
-5dB em 290Hz
+4dB em 4kHz
Compressão
Ratio: 4:1
Attack: 4ms
Release: 250ms
Threshold: Não reduzir mais que 8db.
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