terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - Plug-ins para afinação

Plug-ins para afinação do Logic Pro X

Plug-ins de afinação - Visão Geral

O Logic Pro X possui plug-ins específicos para transporte e correção de afinação de sinais de áudio. Esses plug-ins também podem ser usados para a criação de trechos uníssonos ou ligeiramente mais espessos, ou até para criar harmonia com vozes.

Podemos definir uma escala para corrigir automaticamente algumas, não todas, notas de uma performance de vocal, por exemplo. Isso nos permite aperfeiçoar de uma forma bastante efetiva um take de vocal que esteja desafinado.

Também podemos usar os plug-ins de correção de afinação de uma forma criativa, modificando todas as notas de uma determinada afinação ou determinado tom em particular.


Pitch Correction

Pitch Correction - Visão Geral

Usamos o Pitch Correction para corrigir a afinação de sinais de áudio recebidos. Entoação inadequada é um problema comum com canais de vocal, por exemplo. Os artefatos sonoros que podem ser introduzidos pelo processo de afinação são mínimos e estão quase não aparecem quando realizamos correções moderadas.

O Pitch Correction trabalha acelerando a velocidade de reprodução do áudio, combinando o sinal de entrada (vocal cantado) com a nota corretamente afinada. Se estivermos tentando corrigir intervalos maiores, podemos criar efeitos especiais. Articulações naturais da performance, tais como ruídos de respiração, são preservadas.


Qualquer escala pode ser definida como uma referência de afinação (tecnicamente falando, isso é conhecido como uma grade de quantização de afinação). As notas desafinadas são corrigidas de acordo com essa escala.


O plug-in Pitch Correction pode ser totalmente automatizado. Isso significa que podemos automatizar os parâmetros de escala e de nota raiz para acompanhar a harmonia musical do projeto. Dependendo da precisão da entoação original,  a definição do tom adequado com o parâmetro de escala pode ser o suficiente. Entoações menos precisas podem precisar de mais alterações significativas com a escala e com os parâmetros de raiz.

Nota: Gravações polifônicas, como corais, e sinais muito percussivos com trechos ruidosos proeminentes não podem ser corrigidos para uma afinação específica. No entanto, podemos experimentar o plug-in em alguns sons de bateria e percussão como congas que costumam produzir resultados bem interessantes.


Pitch Correction - Parâmetros

  • Botão Use Global Tuning: Ligamos para usar a afinação do projeto no processo de correção de afinação. Desligamos para usar o parâmetro Ref. Pitch como referência de afinação.
  • Botões Normal e low: Usamos esses botões para determinar a faixa de afinação a ser analisada (as notas que necessitam de correção de afinação).
  • Campo Ref. Pitch: Arrastamos nesse campa para configurar uma referência de afinação em centésimos (com relação à nota raiz).
  • Menu Root: Aqui escolhemos a nota raiz da escala.
  • Menu Scale: Aqui determinamos uma grade quantização de afinação.
  • Teclado: Clicamos em uma nota para excluí-la da escala de afinação (grade de quantização de afinação). Isso faz com que as correções de nota sejam forçadas para a nota que estiver mais próxima na escala.
  • Botões Byp(ass): Usamos esses botões para excluir as notas correspondentes do processo de correção de afinação. Em outras palavras, todas as notas que coincidirem com esta afinação não terão sua afinação corrigida.
  • Botão Bypass All: Usamos este boão para comparar o sinal com afinação corrigido com o sinal não corrigido ou para alterações automáticas de afinação.
  • Botões Show input e show output: Usamos esses botões para que a afinação da nota entrante ou do sinal de saída seja mostrada, respectivamente, nas notas do teclado.
  • Display Correction Amount: Indica a quantidade de alteração de afinação que está ocorrendo. Um marcador vermelho indicada a quantidade média de correção sobre um determinado período de tempo. Podemos usar o display para verificar e otimizar a entoação vocal do cantor durante uma sessão de gravação.
  • Controle e campo Response: Com este controle determinamos o tempo de resposta da correção de afinação. Os cantores costumam usar portamento e outras técnicas. Se determinarmos um valor Response muito alto, portamentos corretos podem ser transformados em glissandos em semitons. Caso determinemos um valor Response muito baixo, a correção de afinação pode não acontecer em tempo hábil. O ajuste ótimo deste parâmetro depende do estilo do cantor, do andamento da música, da existência ou não de vibrato, e da precisão da performance original. 
  • Controle e campo Detune: Usamos este controle para desafinar o sinal de saída por um determinado valor.

Grade de quantização do Pitch Correction


Usamos os botões “normal” e “low” para determinar a faixa de afinação que desejamos analisar para as notas que precisam ter sua afinação corrigida. Normal é a faixa padrão e funciona bem com a maioria dos materiais de áudio. Low deve ser usado somente em materiais de áudio que possuam baixas frequências (abaixo de 100 Hz), que são muito difíceis de ter a afinação detectada. Esses parâmetros não afetam a sonoridade; são simples opções de otimização para o processo de detecção de afinação.

No menu Scale podemos escolher diferentes grades de quantização de afinação. A grade padrão é a chromatic.

A escala de usuário é aquela determinada pelos ajustes manuais realizados no teclado da interface do plug-in.

Se não tivermos a certeza os intervalos usados em uma determinada escala, escolhemos a escala no menu Scale e observamos o teclado na interface do plug-in. Podemos alterar qualquer nota na escala escolhida clicando nas teclas do teclado. Qualquer ajuste realizado substitui o ajuste anteriormente feito.

Somente podemos ter uma escala de usuário por projeto, no entanto, podemos criar várias escalas de usuário e salvá-las como arquivos de configuração para o plug-in Pitch Correction.



Dica:  A escala drone usa um intervalo de 5a. como grade de quantização. Uma única escala para definir uma única nota.

Nenhuma dessas escalas se destina a resultar em cantos realísticos, mas podemos utilizá-las para criar efeitos bem interessantes.

Escolhemos a nota raiz da escala no menu Root. Podemos transportar livremente para escalas maiores de menores que estão nomeadas depois dos acordes.

Nota:  Se escolhermos usar “scale” ou “chromatic” no menu Scale, as opções do menu Root ficam indisponíveis.

Excluir notas do processo de correção de afinação

Podemos usar o teclado na tela do plug-in para excluir notas do processo de correção de afinação.

Quando abrimos o plug-in pela primeira vez, todas as notas da escala cromática ficam selecionadas. Isso significa que cada nota de entrada é alterada para se ajustar ao mais próximo semitom da escala cromática. Caso a entoação do cantor seja ruim, isso poderá levar à uma análise correta para identifcar as notas consequentemente levando à uma correção errada ou indesejada. Por exemplo, o cantor pode ter tido a intenção de cantar uma nota Mi, no entanto a a entoação ficou mais próxima de um Ré #. Caso um Ré # não seja desejado na melodia, a tecla referente à nota Ré # pode ser desativada no teclado. Dessa forma a correção da nota será feita para um Mi.



NoteOs ajustes realizados no teclado da tela do Pitch Correction são válidos para todas as oitavas.

Ignorando temporariamente notas na escala

Para excluir notas do processo de correção, clicamos nos pequenos botões bypass (“byp”) que estão acima e abaixo das teclas.

Isso é muito útil no caso de blue notes. As blue notes  são notas que variam em afinação, como por exemplo uma nota terça menor em um acorde maior, o que dificulta em muito a sua identificação.

Cantores de blues abusam dessa característica, o que cria tensões muito interessantes entre as escalas.

A utilização dos botões bypass permitem a exclusão de determinadas notas do processo de correção de afinação.

Dica: Veremos que muitas vezes é melhor corrigir apenas as notas de maior gravidade harmônica. Por exemplo, escolhemos "sus4" no menu Scale, e definimos a nota raiz para coincidir com o tom do projeto. Isso limita a correção para a nota principal, o quarto e o quinto intervalos da escala raiz. Ligamos os botões bypass de todas as outras notas e apenas as notas mais importantes e significativas para a harmonia serão corrigidas, enquanto que todas as outras permanecerão intocadas.

Ignorar temporariamente todas as correções de afinação

Nem todos os materiais de áudio podem ser corrigidos de forma eficiente com o Pitch Correction. em alguns casos, será necessário utilizar outros recursos do Logic Pro X para efetuar tais correções. Quando isso acontecer clicamos no botão bypass all do Pitch Correction.


Usar referência de para correção de afinação

Ativamos o botão Use Global Tuning para usar as configurações de afinação do do programa host para o processo de correção de afinação. Isso certifica que todas as partes de soft synth e vocal ficarão corretamente afinadas.

Caso Use Global Tuning esteja desativado, podemos usar o campo Ref. Pitch para ajustar a afinação de referência com a nota raiz.

Como um exemplo de como Ref. Pitch pode ser efetivo, devemos considerar que a entoação de um linha de vocal nunca é precisa em toda uma música. Usamos o Ref. Pitch para atribuir esse comportamento na entrada do processo de detecção de afinação o que fará que a correção da afinação também conterá alguns desvios de centésimos. Isso permite que a correção de afinação fique mais precisa.

NotaAfinações diferentes do ajuste de instrumento de software podem vir a ser interessantes quando queremos corrigir individualmente as notas de cantores de um coro. Se todas as vozes são individualmente e perfeitamente corrigida para o mesmo passo, o efeito coro é parcialmente perdida. Você pode evitar isso, (de) ajuste as correções passo individualmente.

Configurar a afinação de referência do programa host

Realize uma das seguintes ações:

  • No Logic Pro: Para determinar uma afinação de de referência para todos os softsynths use o comando File > Project Settings > Tuning.
  • No MainStage: Para determinar uma afinação de referência para todos os softsynths, use o comando MainStage > Preferences > Tuning, depois clique na aba General.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.