segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Logic Pro – Compressão Paralela Multibanda

Logic Pro – Compressão Paralela Multibanda

Germano Lins
Como configurar o Logic Pro
Siga as instruções a seguir ¨ao pé da letra¨ e as coisas irão funcionar perfeitamente.


Antes de mais nada precisamos ter a certeza de que a compensação de atraso de plug-in esteja ativada no Logic. Se não estiver, teremos problemas de fase.
Logic Pro > Preferences > Audio>General > Plug-in Delay > Compensation > All

O que é necessário:
1 trilha de áudio
1 canal auxiliar (bus)
1 saída principal (normalmente chamada de Output 1-2)

Tome como referência a figura a seguir:


Como fazer
Carregue o arquivo com a mixagem estéreo que deseja aplicar compressão na uma trilha de áudio.
Abra um Envio (send) no canal de áudio para enviar ao Bus 1, e envie (0.0 dB). O atalho de teclado para isso é manter pressionada a tecla Option e clicar no botão giratório (knob) send.

Isso irá criar automaticamente um canal Aux 1 com um Bus 1 em sua entrada, caso já não tenha sido criado em sua configuração.
Agora aplique os plug-ins de masterização que forem necessários, tais como equalizador e compressão de banda única na trilha de áudio, e não no Aux. Não aplique nenhum limiter na trilha de áudio e nem toque no fader de volume a não ser que o modo de envio (send) tenha sido configurado em pre-fader, ao invés post-fader, que é o padrão.

Caso queira usar um limiter ele deverá ser inserido no canal Output 1-2, já que é neste canal onde o sinal processado e o sinal paralelo irão se encontrar, e o limiter deve ser aplicado na soma dos sinais.
Abra o Multipressor no canal Aux 1 e carregue esta pré-configuração (preset):


Depois de baixar e descompactar o arquivo, coloque-o neste local:
HD > Users > YourUserName > Library > Application Support > Logic > Plug-In Settings > Multipressor

Eis os ajustes:

Threshold: -48 dBFS ou menos
Durante este tipo de compressão precisamos de redução de ganho constante e necessitamos que o compressor reaja nas passagens muito baixas.

Ratio: 2:1
A taxa de compressão deve ser bem baixa, embora possamos experimentar ajustes diferentes para conseguir efeitos mais radicais.

Peak/RMS: 0 ms
O segredo deste truque é comprimir violentamente os transientes, por isso é preciso que o compressor reaja aos picos.

Attack: 0 ms
A mesma explicação anterior.

Release: 300 ms ou acima
Ajuste curto aqui resultará em pumping, e não é isso o que queremos. Portanto, vamos usar um tempo de release de 300 ms a até alguns segundos.
Tempos de release curtos = compressão mais óbvia, porém com mais efeitos (especialmente nas frequências altas)
Tempos de release longos = menos compressão, e menos efeitos
Podemos definir o tempo de release individualmente por banda, ou seja, mais longos para as frequências sub e muito altas. As altas frequências pulando não chega a ser um problema com o Logic Multipressor.

Gain Make-up por banda
Como ponto de partida, não precisamos mexer nos ganhos make-up. Mas se você sentir que o sinal paralelo precisa contribuir mais em uma área especial de frequência, aqui é o lugar de fazer isso. Como estamos levantando um sinal fortemente comprimido numa determinada faixa específica que soa muito diferente da equalizada, isso não deixa de ser uma boa solução alternativa.

Outras funções
Não use autogain nem expander. Lookahead não é necessário para esta tarefa, de forma que podemos deixar ele em 0 ms (precisamos iniciar/interromper a reprodução para resetar a compensação de atraso causada pela função lookahead caso a utilizemos).

Quantidade de sinal paralelo
Usamos o fader de volume do canal Aux 1 para ajustar a quantidade de sinal comprimido paralelamente pelo compressor multibanda que desejamos adicionar no sinal sem processamento. Um ajuste normal aqui seria em torno de 15 a 25% da quantidade do sinal original. Mas, use os seus ouvidos para regular isso.

Como aplicar fades e alterar volume
Como dito anteriormente: não devemos mexer no fader de volume da trilha de áudio, pois isso afeta a entrada dinâmica do sinal paralelo. Se por alguma razão tivermos que ajustar o nível deste canal, primeiro devemos configurar o modo de envio (send) em pre.
Se for necessário criar um fade-in ou fade-out no master, devemos fazer isso automatizando o volume do canal Output, já que ele contém o sinal processado e o sinal paralelo.

O que é compressão paralela?
A compressão paralela é frequentemente utilizada durante a mixagem para engordar canais, especialmente baterias. Ela também pode ser usada em vocais para aumentar a plenitude e trazer detalhes sem artefatos pumping de compressão.
A compressão paralela também é usada durante a masterização, uma vez que - ao contrário de compressão normal – ela pode aumentar as passagens de baixo nível, mantendo mais da dinâmica original durante as passagens mais altas.
A compressão paralela não substitui a compressão normal, ela deve ser usada para detalhes.

Compressão Multibanda Paralela
Compressão Multibanda Paralela tem os mesmos princípios da compressão de banda única. No entanto, soam diferentes devido às bandas separadas. A compressão multibanda paralela também funciona um pouco como um potenciador sonoro inteligente por causa da psicoacústica (como o cérebro humano interpreta especialmente as bandas de baixa e alta frequência em relação à percepção de intensidade). Este truque não é possível, da mesma forma, com a compressão de banda única em paralelo, mesmo quando utilizado em combinação com um equalizador.



Treine... experimente... e tire suas conclusões !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.