Logic
Pro – Compressão Paralela Multibanda
Germano
Lins
Como
configurar o Logic Pro
Siga
as instruções a seguir ¨ao pé da letra¨ e as coisas irão
funcionar perfeitamente.
Antes
de mais nada precisamos ter a certeza de que a compensação de
atraso de plug-in esteja ativada no Logic. Se não estiver, teremos
problemas de fase.
Logic
Pro > Preferences > Audio>General >
Plug-in Delay > Compensation > All
O
que é necessário:
1
trilha de áudio
1
canal auxiliar (bus)
1
saída principal (normalmente chamada de Output 1-2)
Tome como referência a figura a seguir:
Como
fazer
Carregue
o arquivo com a mixagem estéreo que deseja aplicar compressão na
uma trilha de áudio.
Abra
um Envio (send) no canal de áudio para enviar ao Bus 1, e envie (0.0
dB). O atalho de teclado para isso é manter pressionada a tecla
Option e clicar no botão giratório (knob) send.
Isso irá criar automaticamente um canal Aux 1 com um Bus 1 em sua entrada, caso já não tenha sido criado em sua configuração.
Agora
aplique os plug-ins de masterização que forem necessários, tais
como equalizador e compressão de banda única na trilha de áudio, e
não no Aux. Não aplique nenhum limiter na trilha de áudio e nem
toque no fader de volume a não ser que o modo de envio (send) tenha
sido configurado em pre-fader, ao invés post-fader, que é o padrão.
Caso queira usar um limiter ele deverá ser inserido no canal Output 1-2, já que é neste canal onde o sinal processado e o sinal paralelo irão se encontrar, e o limiter deve ser aplicado na soma dos sinais.
Abra
o Multipressor no canal Aux 1 e carregue esta pré-configuração
(preset):
Depois de baixar e descompactar o arquivo, coloque-o neste local:
HD
> Users > YourUserName > Library >
Application Support > Logic > Plug-In
Settings > Multipressor
Eis os ajustes:
Threshold:
-48 dBFS ou menos
Durante
este tipo de compressão precisamos de redução de ganho constante e
necessitamos que o compressor reaja nas passagens muito baixas.
Ratio: 2:1
A
taxa de compressão deve ser bem baixa, embora possamos experimentar
ajustes diferentes para conseguir efeitos mais radicais.
Peak/RMS: 0 ms
O
segredo deste truque é comprimir violentamente os transientes, por
isso é preciso que o compressor reaja aos picos.
Attack: 0 ms
A
mesma explicação anterior.
Release: 300 ms ou acima
Ajuste
curto aqui resultará em pumping, e não é isso o que
queremos. Portanto, vamos usar um tempo de release de 300 ms a até
alguns segundos.
Tempos
de release curtos = compressão mais óbvia, porém com mais efeitos
(especialmente nas frequências altas)
Tempos
de release longos = menos compressão, e menos efeitos
Podemos
definir o tempo de release individualmente por banda, ou seja, mais
longos para as frequências sub e muito altas. As altas frequências
pulando não chega a ser um problema com o Logic Multipressor.
Gain Make-up por banda
Como
ponto de partida, não precisamos mexer nos ganhos make-up. Mas se
você sentir que o sinal paralelo precisa contribuir mais em uma área
especial de frequência, aqui é o lugar de fazer isso. Como estamos
levantando um sinal fortemente comprimido numa determinada faixa
específica que soa muito diferente da equalizada, isso não deixa de
ser uma boa solução alternativa.
Outras funções
Não
use autogain nem expander. Lookahead não é necessário para esta
tarefa, de forma que podemos deixar ele em 0 ms (precisamos
iniciar/interromper a reprodução para resetar a compensação de
atraso causada pela função lookahead caso a utilizemos).
Quantidade de sinal paralelo
Usamos
o fader de volume do canal Aux 1 para ajustar a quantidade de sinal
comprimido paralelamente pelo compressor multibanda que desejamos
adicionar no sinal sem processamento. Um ajuste normal aqui seria em
torno de 15 a 25% da quantidade do sinal original. Mas, use os seus
ouvidos para regular isso.
Como aplicar fades e alterar volume
Como
dito anteriormente: não devemos mexer no fader de volume da trilha
de áudio, pois isso afeta a entrada dinâmica do sinal paralelo. Se
por alguma razão tivermos que ajustar o nível deste canal, primeiro
devemos configurar o modo de envio (send) em pre.
Se
for necessário criar um fade-in ou fade-out no master, devemos fazer
isso automatizando o volume do canal Output, já que ele contém o
sinal processado e o sinal paralelo.
O que é compressão paralela?
A
compressão paralela é frequentemente utilizada durante a mixagem
para engordar canais, especialmente baterias. Ela também pode ser
usada em vocais para aumentar a plenitude e trazer detalhes sem
artefatos pumping de compressão.
A
compressão paralela também é usada durante a masterização, uma
vez que - ao contrário de compressão normal – ela pode aumentar
as passagens de baixo nível, mantendo mais da dinâmica original
durante as passagens mais altas.
A
compressão paralela não substitui a compressão normal, ela deve
ser usada para detalhes.
Compressão Multibanda Paralela
Compressão
Multibanda Paralela tem os mesmos princípios da compressão de banda
única. No entanto, soam diferentes devido às bandas separadas. A
compressão multibanda paralela também funciona um pouco como um
potenciador sonoro inteligente por causa da psicoacústica (como o
cérebro humano interpreta especialmente as bandas de baixa e alta
frequência em relação à percepção de intensidade). Este truque
não é possível, da mesma forma, com a compressão de banda única
em paralelo, mesmo quando utilizado em combinação com um
equalizador.
Treine... experimente... e tire suas conclusões !!!
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