sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - Multipressor

Multipressor - Visão Geral

O Multipressor (abreviatura de multiband compressor) é uma ferramenta de masterização de áudio bastante versátil. Ele divide o sinal entrante em diferentes bandas de frequências - em até quatro - o que permite a compressão de forma independente de cada banda. Após a compressão ser aplicada, as bandas são combinadas em um único sinal de de saída.

A vantagem de comprimir diferentes bandas de frequência separadamente é que permite comprimir mais aquelas bandas que mais precisam e de comprimir menos, ou não comprimir aquelas que precisam de menos compressão, ou não precisam.

Devido ao uso de taxas de compressão mais elevadas em bandas de frequências específicas, com o Multipressor podemos conseguir um volume médio, sem causar artefatos sonoros.
Elevar o nível geral do volume pode resultar em um aumento correspondente no nível de ruído existente. Cada banda de frequências apresenta expansão para baixo, o que nos permite reduzir ou até mesmo suprimir esse ruído.



Expansão para baixo funciona de modo contrário à compressão. Considerando que um compressor comprime a gama de dinâmica dos níveis de volume mais elevados, o expansor para baixo expande a gama dinâmica dos níveis de menor volume. Com a expansão para baixo, o sinal é reduzido em nível quando se desce abaixo do nível threshold. Isso funciona semelhante a um noise gate, porém não cortando o som abruptamente, que desaparece sem problemas como um controle de volume de taxa ajustável.

Multipressor Display - parâmetros

Os parâmetros do Multipressor estão agrupados em três principais áreas:  a parte superior do display gráfico, o conjunto de controles de cada banda de frequência na parte interior, e os parâmetros de saída no lado direito.

Parâmetros do Display
  • Graphic display: Mostra e permite ajustes de frequência e ganho de cada banda de frequência. A quantidade de alteração de ganho de 0dB é indicada por barras azuis. O número da banda aparece no centro da banda ativada. Podemos ajustar cada banda de frequência da seguinte forma:
    • Arrastando a barra horizontal para cima ou para baixo para ajustar o ganho makeup da banda.
    • Arrastando as margens verticais da banda para esquerda ou direita de forma a configurar as frequências crossover, que ajustam a faixa de frequência.
  • Campos Crossover: Arrastamos para configurar a frequência crossover entre as bandas adjacentes.
  • Campos Gain Make-up: Arrastamos para configurar a quantidade de ganho make-up em cada banda.
Parâmetros de Banda de Frequência
  • Campos Compr Thresh (Compression Threshold): Arrastamos para configurar o threshold de compressão da banda selecionada. Ajustando em 0 dB resulta em nenhuma compressão na banda.
  • Campos Compr Ratio (Compression Ratio): Arrastamos para configurar a taxa de compressão da banda selecionada. Ajustando em 1:1 resulta em nenhuma compressão na banda.
  • Campos Expnd Thresh (Expand Threshold): Arrastamos para configurar o threshold de expansão da banda selecionada. Ajustando no valor mínimo (−60 dB) significa que somente os sinais abaixo deste nível serão expandidos.
  • Campos Expnd Ratio (Expand Ratio): Arrastamos para configurar a taxa de expansão da banda selecionada.
  • Campos Expnd Reduction (Expand Reduction): Arrastamos para configurar a quantidade de expansão para baixo da banda selecionada.
  • Campos Peak/RMS: Arrastamos para configurar o menor valor para detecção de picos curtos, ou em valor maior para detecção em modo RMS, em milissegundos.
  • Campos Attack: Arrastamos para configurar o tempo que a compressão levará para acontecer na banda selecionada, depois que o sinal exceder o nível threshold estabelecido.
  • Campos Release: Arrastamos para configurar o tempo que a compressão continuará atuando na banda selecionada depois que o sinal ficar abaixo do nível threshold estabelecido.
  • Botões Band on/off: Liga ou desliga cada banda. Quando ativado, o botão fica iluminado, e a banda correspondente aparece no display gráfico na área acima.
  • Botões Byp(ass): Desabilita temporariamente a banda de frequência selecionada.
  • Botões Solo: Habilita a audição da compressão somente na banda de frequência selecionada.
  • Medidores de nível: A barra à esquerda mostra o nível de entrada, e a barra à direita mostra o sinal de saída.
  • Setas Threshold: Duas setas aparecem à esquerda de cada medidor de nível.
    • Clicamos na seta de cima para ajustar o threshold de compressão (Compr Thresh). 
    • Clicamos na seta de baixo para ajustar o threshold de expansão (Expnd Thresh).

Parâmetros de saída
  • Botão Auto Gain: Liga a referência de todo o sinal processado em 0 dB, aumentando a saída.
  • Campo Lookahead: Arrastamos para determinar como o efeito analisará antecipadamente o sinal entrante, o que permite reações muito rápidas aos picos de volume.
  • Controle Out: Arrastamos para configurar o ganho geral da saída do Multipressor.
  • Medidor de nível: Mostra o nível geral do sinal de saída.

Usando o Multipressor

No display gráfico, as barras azuis mostram as alterações de ganho — não somente a redução de ganho — mas também a compressão padrão. O display de alteração de ganho é um valor composto constituído da redução de ganho, mais a redução de expansão, e mais a compensação de ganho automática, além do ganho make-up.

Parâmetros de compressão
Os parâmetros Compression Threshold e Compression Ratio são a chave para controlar a compressão. Os ajustes mais úteis desses dois parâmetros são um baixo threshold de compressão com uma taxa de compressão também baixa, ou então um threshold de compressão alto com uma taxa de compressão também alta.

Parâmetros de expansão para baixo
Os parâmetros Expansion Threshold, Expansion Ratio, e Expansion Reduction são a chave para controlar a expansão para baixo. Eles determinam a força da expansão aplicada na faixa escolhida.

Parâmetros Peak/RMS e Envelope
Ajustar o parâmetro Peak (0 ms, valor mínimo) e o parâmetro RMS (root mean square −200 ms, valor máximo) depende do tipo do sinal que desejamos comprimir. Um ajuste de detecção Peak curto é melhor para compressões de picos altos e curtos de potência baixa, o que normalmente não ocorre em música. A detecção RMS mede a potência do material de áudio através de um período de tempo e funciona melhor em materiais musicais. Isto se deve ao fato de que o ouvido humano responde à pressão geral do sinal e não aos picos individuais. Um ajuste básico para a maioria das situações é uma posição central.

Parâmetros de saída
O comando Out ajusta o nível geral da saída. Ajustando Lookahead com valores altos quando os campos Peak/RMS estão também com valores altos. Ligamos o Auto Gain para tornar a saída mais alta.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.