domingo, 16 de fevereiro de 2014

LOGIC PRO X - EVOC 20 TrackOscillator (parte 1)

EVOC 20 TrackOscillator (parte 1)

EVOC 20 TrackOscillator – visão geral

O EVOC 20 TrackOscillator é um vocoder com um oscilador de rastreamento de afinação monofônico. O oscilador de rastreamento acompanha, ou segue, o passo de um sinal de entrada monofônica. Caso o o sinal de entrada seja uma melodia vocal cantada, as afinações das notas individuais são acompanhadas e espelhadas, ou reproduzidas, pelo motor de síntese.

O EVOC 20 TrackOscillator possui dois bancos de filtros de formantes, um banco de análise, e um banco de filtros de síntese. Cada um oferece várias opções de entrada.

Podemos capturar uma fonte de sinal de análise usando o áudio que chega à entrada do canal onde o Evoc TrackOscillator 20 é inserido ou por meio de um sinal side-chain de um outro canal.

A fonte de síntese pode ser obtida a partir da entrada de áudio do canal onde o Evoc TrackOscillator 20 está inserido, de um sinal side-chain, ou de um oscilador.

Devido ao fato de podermos selecionar tanto a análise como a síntese de sinais de entrada, o EVOC 20 TrackOscillator não se limita a apenas afinar, podemos também utilizá-lo como efeito incomum de filtros. Por exemplo, podemos filtrar uma gravação orquestral em um canal com ruídos de trem em um outro canal side-chain. Ou podemos usá-lo para processar loops de bateria com sinais side-chain de guitarra rítmica, clavinete e piano.


Vocoder – visão geral

A palavra vocoder é uma abreviação de voice encoder. Um vocoder analisa e transfere a característica sonora do sinal de áudio que chega em sua entrada para análise de geradores de som do sintetizador. O resultado deste processo é ouvido na saída do codificador de voz.

O som clássico de um vocoder usa a fala como sinal de análise e um som de sintetizador como sinal de síntese. Este som foi popularizado no final da década de 1970 e início da década de 1980. Podemos ouvir esse efeito em gravações como “Superman” de Laurie Anderson, “Funkytown” de Lipps Inc., e em várias músicas do Kraftwerk — como “Autobahn”, “Europe Endless¨, “The Robots¨, e “Computer World”. Além desses sons robóticos, o processo vocoder também pode ser visto em vários filmes como Cylons in Battlestar Galactica, sendo o mais famoso, a voz de Darth Vader na saga Star Wars.

Vocoding, como processo, não está limitado à performances vocais. Podemos utilizá-lo em um loop de bateria como análise de sinal para formatar um naipe de cordas.

O analisador de voz e sintetizador de um vocoder são dois bancos de filtros passa-banda. Filtros de banda permitem a uma banda de frequência passar sem ser alterada. As frequências que ficam fora da faixa são cortadas.

Nos plug-ins EVOC 20, esses bancos de filtros são chamados de bancos de análise e bancos de síntese. Cada banco de filtro possui uma quantidade de bandas correspondentes — caso o banco de filtro de análise possua 5 bandas (1, 2, 3, 4, e 5), teremos 5 bandas no banco de filtros de síntese. Band 1 no banco de análise corresponde à banda 1 no banco de síntese, band 2 à band 2, e assim por diante.

O sinal de áudio entrante que chega na entrada de análise passa através do banco de filtro de análise, onde é dividido em duas bandas.

A seguir, um envelope é acoplado em cada banda de filtro. O envelope de cada banda altera o volume na fonte de áudio – ou, mais especificamente, a porção do áudio que foi permitida passar pelo filtro bandpass associado. Dessa forma, o envelope de cada banda gera sinais que são controlados dinamicamente.

Esses controles de sinais são então enviados para o banco de filtros de síntese — onde eles controlar os níveis das bandas de filtro de síntese correspondentes. Isso é feito com os VCA´s nos vocoders analógicos. As alterações de volume nas bandas no banco de filtro de análise são impostas nas bandas correspondentes no banco de filtro de síntese. Essas alterações de nível de filtro são ouvidas como uma reprodução sintetizada o sinal de entrada original — ou com a mistura dos dinais dos dois bancos de filtro.

A interface do EVOC 20 TrackOscillator

O EVOC 20 TrackOscillator está dividido em seções de parâmetros.


  • Analysis In parameters: Determina como o sinal entrante é analisado e usado pelo banco de filtro de análise.
  • U/V Detection parameters: Detecta as partes sem voz do sinal analisado, aumentando a compreensão da parte falada.
  • Synthesis In parameters: Determina como o sinal entrante é usado pelo banco de filtro de síntese.
  • Tracking Oscillator parameters: Determina como a análise do sinal entrante é usada pelo oscilador.
  • Formant Filter parameters: Configura os bancos de filtro de análise e síntese.
  • LFO parameters: Modulata a afinação do oscilador ou o parâmetro Formant Shift.
  • Output parameters: Configura o sinal de saída do EVOC 20 TrackOscillator.

EVOC 20 TrackOscillator – parâmetros analysis in

Os parâmetros da seção Analysis In determinam como o sinal entrante é analisado e usado pelo EVOC 20 TrackOscillator.



Analysis In - parâmetros
  • Attack: Giramos este botão para determinar a velocidade com que cada envelope irá começar a reagir na banda de filtro a qual está acoplado.
  • Release: Giramos este botão para determinar a velocidade com que cada envelope irá deixar de reagir após o sinal cair.
  • Freeze: Ligamos para manter – ou congelar – a análise sonora. Quando está ativado, o banco de filtro de análise ignora a fonte de entrada, e os parâmetros Attack e Release passam a não ter efeito.
  • Bands: Arrastamos nesses campos para configurar a quantidade de bandas de frequências analisadas e como elas são usadas pelo motor de síntese. Podemos usar até 20 bandas.
  • Analysis In: Neste menu escolhemos a fonte do sinal de análise:
    • Track: Usa o sinal de áudio entrante do canal onde o EVOC 20 TrackOscillator está inserido como sinal de análise.
    • SideCh(ain): Usa um sinal de side-chain (de outro canal) como sinal de análise. Escolhemos a fonte side-chain no menu Side Chain que está no canto superior direito da janela do plug-in.

Nota: Caso Side Chain esteja escolhido e não exista nenhum canal Side Chain atribuído, o EVOC 20 TrackOscillator passa ao modo Track.

Usando o EVOC 20 TrackOscillator analysis in

Devemos ser o mais preciso com os parâmetros Analysis In, a fim de atingir o melhor possível na inteligibilidade da fala e no rastreamento mais apurado. Siga estes passos e dicas para obter os melhores resultados.

Configurar os tempos de Attack e Release
  • Gire os botões de Attack e Release para configurar os tempos que melhor resultem na articulação sonora.

Tempos longos resultam em respostas demoradas aos transientes — picos de nível — do sinal entrante analisado. Um tempo longo de ataque em sinais percussivos, como uma sílaba plosiva em uma fala, ou um hi-hat, resultam em um efeito vocoder menos articulado. Devemos ajustar o parâmetro Attack com o valor mais baixo possível afim de obter uma boa articulação.

Tempos longos de release fazem com que os transientes do sinal entrante analisado fiquem perdurando na saída do vocoder. Um tempo de release longo em sinais percussivos, como uma sílaba plosiva ou um hi-hat, resultam em um efeito vocoder menos articulado. Devemos usar tempos de release bem curtos de forma a obtermos mais articulação no efeito. Valores entre 8 e 10 ms costumam ser bons pontos de partida.

Congelar o sinal entrante

  • Clicamos no botão Freeze para reter, ou sustentar, o espectro sonoro do sinal de entrada analisado.

Quando congelamos o sinal de entrada podemos capturar uma característica em particular deste sinal, que então é aplicada como um filtro de forma sustentada na seção Synthesis. Eis alguns exemplos de quando isso é útil:

  • Se estivermos usando um pattern de voz falada como fonte, o botão Freeze pode capturar a fase de ataque ou sobra de uma palavra individual dentro desse pattern — uma vogal, por exemplo.
  • Os cantores não sustentam notas indefinidamente. Para compensar essa limitação humana, usamos o botão Freeze. Caso a síntese do sinal necessite ser sustentada, mas o sinal fonte analisado não – a parte cantada, usamos o botão Freeze para travar os níveis atuais dos formantes da nota cantada, mesmo durante as pausas do canto, entre as palavras de uma frase cantada.

Dica: O parâmetro Freeze pode ser automatizado, o que é útil em muitas situações.

Determinar a quantidade de bandas de filtro

  • Arrastamos no sentido vertical no campo Bands para determinar a quantidade de bandas de frequência.

Quanto maior fora a quantidade de bandas de frequência, maior será a precisão na formatação do som. À medida que a quantidade de bandas é reduzida, a gama de frequências do sinal fonte é dividida em menos bandas, e o som resultante irá ser formado com menos precisão pelo motor de síntese. Uma boa precisão entre fala e canto fica em torno de 10 a 15 bandas.

Dica: Para assegurar o melhor rastreamento de afinação possível, é essencial a utilização de um sinal mono, sem notas sobrepostas, sem acordes. De forma ideal, o sinal deve ser não processado em livre de ruídos de fundo. Se utilizarmos um sinal processado, mesmo com uma pequena quantidade de reverberação, por exemplo, poderão acontecer resultados inesperados ou incomuns. O processamento de um sinal sem uma afinação audível, como um loop de bateria, também proporciona resultados incomuns, mas os artefatos resultantes poderão ser perfeitos para o projeto.

EVOC 20 TrackOscillator U/V – parâmetros de detecção

A fala humana é composta de uma série de sons – sons tonais ou formates – e sons que não são de fala. A principal diferença entre os sons que são de voz e outros que não são é que os sons de voz são produzidos pela vibração das cordas vocais, enquanto que os sons não de voz são produzidos através do bloqueio e restrição do fluxo de ar com os lábios, língua, palato, garganta e laringe.

Caso a fala contenha sons sonoros e mudos é utilizado como sinal de análise de um vocoder, mas o motor de síntese não fará distinção entre sons sonoros e mudos, o resultado soará um pouco fraco. Para evitar este problema, a seção de síntese do vocoder deve produzir sons diferentes para as partes sonoras e mudas do sinal.

EVOC 20 TrackOscillator possui um detector surdo/voz. Este dispositivo detecta as porções não vocalizadas do som no sinal de análise e, em seguida, substitui as partes correspondentes do sinal de síntese com ruído, com uma mistura de ruído e o sinal de sintetizador, ou com o sinal original. Caso o detector de U/V detecta peças sonoras, passa esta informação para a seção de síntese, que usa o sinal de síntese normal para estas porções.


Uma breve descrição dos formantes

Um formante é um pico no espectro de frequências de um som. No contexto da voz humana, os formantes são os componentes chave que fazem com que os humanos consigam distinguir os diferentes sons de vogais — baseando-se puramente na frequência dos sons. Os formantes na fala e no canto humano são produzidos pelo trato vocal, com as vogais contendo quatro ou mais formantes.



U/V detection - parâmetros
  • Sensitivity: Giramos esse botão para determinar como a detecção U/V responde. Giramos para direita para ajustes altos, onde mais das porções sem som do sinal entrante são reconhecidas. Quando usamos ajustes altos, o aumento da sensibilidade dos sons mudos do sinal pode fazer com que o detector U/V tenha mais sinal, incluindo sinais mudos. Sonoramente, este resultado em um som cria um ruído parecido com estática. (A fonte sonora U/V é determinada pelo menu Mode, como o mostrado logo a seguir).
  • Menu Mode: Aqui escolhemos as fontes sonoras usadas para substituir o conteúdo mudo do sinal entrante.
  • Noise: Usa somente ruído para as partes mudas do som.
  • N + Syn (Noise + Synthesizer): Usa ruído e sintetizador para as partes mudas do som.
  • Blend: Usa o sinal de análise depois dele ter passado através de um filtro pass-altas para as partes mudas do som. O parâmetro Sensitivity não afeta quando este ajuste está sendo usado.
  • Level: Giramos este botão para configurar o volume do sinal usado para substituir o conteúdo mudo do sinal entrante.

Importante: Devemos ser cuidadosos com o botão Level, particularmente quando usamos um valor alto de Sensitivity, para evitar sobrecarga interna no EVOC 20 TrackOscillator.



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