terça-feira, 29 de janeiro de 2019

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MONTAR UM HOME STUDIO - GRAVAÇÃO DE ÁUDIO

Quando os novatos finalmente concluem o longo e difícil processo de construção dos seus home studios, eles ficam tão orgulhosos de si mesmos que esquecem da parte mais importante do que estão tentando alcançar que é usar o estúdio para gravar músicas.

Na verdade, gravar áudio de forma decente é muito mais difícil do que se possa imaginar.

Isso porque a qualidade de uma gravação tem pouco a ver com o equipamento, e muito a ver com as técnicas empregadas pela pessoa que usa o estúdio.

Isso significa que para criar um trabalho digno, você precisa saber exatamente o que está fazendo.

E iremos abordar isso agora.

Vamos começar falando sobre os princípios básicos fundamentais que todos os novatos devem saber ao tentar realizar a primeira sessão de gravação em seu home studio.

PARTE 1: Técnicas Comuns de Gravação

Se você nunca trabalhou em um estúdio antes, é provável que você não faça ideia da enorme quantidade de passos que são necessários para tirar uma ideia musical da sua cabeça e transformá-la em um arquivo mp3 compartilhável com o mundo.

Então, nestes 6 artigos, mostraremos como isso é feito:

  1. Como Gravar uma Música 
  2. Gravação de Vocais 
  3. Gravação de Instrumentos 
  4. Padrões Polares dos Microfones 
  5. Técnicas de Gravação em Estéreo 
  6. Mixagem com Fones de Ouvido 
Agora vamos olhar mais de perto cada um dos tópicos citados.




1. Como Gravar uma Música

Como você provavelmente já sabe, o processo de gravação musical é complexo. Envolve uma série de passos muito chatos do começo ao fim.

E é muito difícil os iniciantes lembrarem de tantas etapas, e entenderem como tudo se encaixa no cumprimento de um objetivo.

Devido a isso, a seguir, explicaremos, de forma detalhada, os 4 passos básicos da produção musical, que são:
  1. Gravação
  2. Edição
  3. Mixagem
  4. Masterização 
Para descobrir como cada etapa é realizada, veja: 
  • 4 Passos para Gravar uma Música 

2. Gravação de Vocais

Independentemente de estilo musical, a gravação de vocais é uma técnica que todo mundo precisa aprender. Isso porque eles são o elemento da música em que todos os ouvintes prestam atenção.

Mas ao contrário do que ocorre na gravação de outros instrumentos, em que a posição do microfone e a técnica de microfonação está nas mãos do engenheiro, com os vocais, boa parte do controle fica nas mãos do músico. E isso pode ser delicado nos casos em que o vocalista não possui experiência de estúdio.

Por isso, para saber como ajudar os vocalistas que frequentam o seu estúdio a descobrirem seu verdadeiro potencial, veja:
  • Como Gravar Vocais com Mais Qualidade 3. Gravação de Instrumentos 
Depois que os vocais estiverem soando bem, ainda tem todo o resto.

Na música popular, os 4 instrumentos mais comuns que você vai gravar são:
  • Guitarra
  • Contrabaixo
  • Teclados
  • Bateria 
O problema é que os métodos tradicionais de gravação desses instrumentos usados nos estúdios profissionais, nem sempre se aplicam bem aos home studios onde a falta de ferramentas adequadas pode tornar as coisas mais desafiadoras.



Então, para saber como gravar cada um desses instrumentos no seu home studio, utilizando o mínimo de recursos, veja:
  • Gravação de Guitarra, Contrabaixo, Teclados e Bateria 

4. Padrões Polares dos Microfones

Quando você começa a montar seu kit de microfones umas das primeiras coisas que você nota em praticamente todas as descrições é a menção do padrão polar do microfone.

Os 3 termos que você mais vai encontrar são: Cardioide, Bidirecional e Omnidirecional.

Por incrível que pareça, muitos poucos compreendem verdadeiramente o que esses termos significam e como eles devem ser aplicados, isso se souberem da existência deles.

O que é lamentável, porque o padrão polar é uma informação absolutamente crucial, que precisa ser levada em conta sempre que você une quaisquer microfones em qualquer situação de gravação.

Se você errar aqui, sua gravação estará arruinada antes mesmo de você começar. Para saber mais confira:
  • Padrões Polares dos Microfones 

5. Gravação em Estéreo: As 5 Técnicas

Depois que você entendeu os padrões polares de forma detalhada o próximo passo logicamente é aprender mais sobre a arte das gravações em estéreo.

O fato mais triste é que a maioria dos donos dos home studios sequer tentam utilizá-las. Isso pode acontecer porque eles não possuem os equipamentos apropriados, nem o conhecimento, ou porque simplesmente sequer ouviram falar dessas técnicas.

E, como resultado, eles se perguntam por que as suas gravações soam tão amadoras.

Para saber exatamente como você pode utilizar as gravações estéreo para obter um som polido e profissional, confira:
  • Os 5 Métodos de Gravação em Estéreo 

6. Mixagem com Fones de Ouvido

Embora a sabedoria tradicional afirme que a mixagem deve ser feita através dos monitores, atualmente, os músicos independentes trabalham em estúdios montados em ambientes variados, como salas e quartos pequenos, por isso, a mixagem com fones de ouvido tornou-se padrão.

E, embora isso não seja o ideal, a verdade é que ninguém mixaria dessa forma se não houvesse vantagens.

Para descobrir exatamente quais são elas, e como você pode aplicá-las nas suas mixagens, veja:
  • Mixagem com Fones de Ouvido 

PARTE 2: Compreendendo o Som

Conforme você se aprofunda no mundo da gravação de áudio, você começa a notar que consegue ouvir coisas que as outras pessoas não conseguem. E isso acontece porque você começa a entender o que é o som e também começa a entender como nossos ouvidos e cérebro utilizam o som para interpretar o mundo ao nosso redor.

Mas antes dos seus ouvidos poderem realmente compreender esses conceitos, é o seu cérebro que precisa entender como tudo funciona na teoria.

Então, para ajudar a acelerar sua curva de aprendizagem, criamos 4 lições sobre:
  1. Audição Binaural 
  2. Compreendendo os Decibéis 
  3. A Curva de Fletcher Munson 
  4. Áudio Digital 
Agora, vamos dar uma olhada mais de perto em cada uma...

1. Compreendendo a Audição Binaural

Você já se perguntou exatamente por que temos dois ouvidos, ao invés de apenas 1? Ou 3?

Bem, a teoria afirma que, pela evolução, o sistema de “audição binaural“, (sendo que binaural significa “dois ouvidos”) era o mais eficaz em permitir que os humanos e animais percebessem sons de alerta vindos do ambiente que os cerca.

A primeira pergunta que você pode estar fazendo é: ”Como o sistema funciona?“
A segunda pergunta que você deve estar fazendo é: ”Como isso se aplica às minhas músicas?“

Bem, neste artigo irei dar as respostas dessas duas questões.
  • Como os Nossos Ouvidos Percebem a Direção dos Sons 

2. Compreendendo os Decibéis

Mais do que qualquer outro assunto relacionado à gravação musical, o tema “decibéis” é, provavelmente, o mais incompreendido. O que é lamentável, porque nós, como músicos, trabalhamos com eles diariamente, sabendo disso ou não.

Todo mundo acha que entende do tema, mas na realidade quase ninguém entende. Pesquise sobre o tópico e você provavelmente encontrará um montão de equações matemáticas e jargões científicos que soarão pouco sensatos para você. E é por isso que, nesta lição, tiramos um tempo para dividir e explicar isso de forma compreensível.

Quer saber mais?
  • Entenda os Decibéis 

3. Compreendendo a Curva de Fletcher Munson

Se você estiver lendo este artigo, é provável que você nunca tenha ouvido falar do assunto, ou talvez sim, mas não faça ideia do que é ou por que deve se importar com isso.

Mas confie na gente. Conforme você ganha experiência nesse ramo, você vai ouvir esse termo ser mencionado várias e várias vezes.

E, já que você eventualmente vai precisar aprender, por que não fazer isso agora?

Por enquanto, não iremos entrar em detalhes, mas essa curva é basicamente um recurso que nos mostra como o ouvido humano percebe sons de frequências diferentes.

Se você já imagina por que isso é importante, confira este post :

  • Curva de Fletcher Munson 

4. Fundamentos do Áudio Digital

De todas as tecnologias recentes que tornaram as gravações caseiras possíveis a que realmente iniciou tudo foi o Áudio Digital.

Ainda assim, não surpreendentemente, já que o assunto pode ser chato às vezes, pouquíssimas pessoas entendem bem sobre esse tópico tão importante. Sendo assim, mostramos quais são os pontos altos, revelando apenas as partes mais fascinantes relacionadas diretamente à produção musical neste artigo:
  • Guia do Áudio Digital

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.