segunda-feira, 21 de janeiro de 2019

Como gravar áudio em qualquer dispositivo não importando o sistema operacional

Você toca ou já tocou muitos tipos de áudio no computador. Mas, você já teve a necessidade de gravar esse áudio? Embora possa parecer inútil, existem várias boas razões para gravar o som que sai do computador, tablet ou smartphone.

Quem sabe você está precisando adicionar uma trilha sonora em um podcast ou gravar um screencast com áudio no seu computador. Bem, seja qual for o motivo, vou mostrar como gravar o áudio do seu computador, tablet ou smartphone, independentemente do sistema operacional que o dispositivo utilize.

MacOS

Por muito tempo o aplicativo gratuito Soundflower foi a melhor maneira de capturar áudio do sistema em um Mac para que pudesse ser enviado para um editor de áudio, como o Audacity, por exemplo. Infelizmente, o Soundflower mudou de mãos em 2014 e, as atualizações passaram a ficar raras.

Você pode usar a versão atual do Soundflower, mas recomendo testar o Loopback. Ele é desenvolvido pela mesma equipe do Soundflower e recebe atualizações regulares. A versão gratuita fornece funcionalidade completa, mas degrada em qualidade após 20 minutos. Para gravação básica, isso é mais que o suficiente, a não ser que você queira gravar uma sinfonia. A versão Pro custa US $ 99.



Abra o Loopback e ele o orientará na criação de um dispositivo de áudio virtual. Ele chama esse dispositivo de áudio virtual de Loopback Audio e permite extrair o áudio de qualquer aplicativo e enviá-lo para outro. Você verá esse novo dispositivo virtual disponível no FaceTime, Skype, Preferências do Sistema e em outros aplicativos voltados para áudio.
Depois de ter esse novo canal, baixe o Audacity, caso ainda não o tenha instalado e o abra. Clique no ícone do alto-falante na barra de menus e selecione Loopback Audio como o dispositivo de saída. Em seguida, no Audacity, clique no menu suspenso ao lado do ícone do microfone e selecione Loopback Audio. Quando você clica no botão Gravar, o Audacity começa a gravar o áudio vindo do sistema. Clique em Parar quando terminar e, em seguida, clique em Arquivo> Exportar para salvá-lo como um arquivo de áudio.

Como selecionamos o virtual loopback como saída, por padrão não iremos ouvir. Isso pode dificultar a obtenção de registros precisos. Para ouvir normalmente, temos que abrir o Loopback e marcar o dispositivo de monitoração de áudio para que possamos acompanhar o que está sendo gravado.

Windows

No Windows, já existe um canal de gravação integrado que mixa todo o áudio do sistema. Estou falando do Stereo Mix e, é muito fácil de usar, porém não está ativado por padrão nas versões mais recentes do Windows. Alguns sistemas modernos nem o possuem.

Para verificar se a opção existe no seu Windows, clique com o botão direito do mouse no ícone de som na barra de tarefas e escolha Recording Devices/Dispositivos de gravação. Procure a opção Stereo Mix. Caso não esteja aparecendo, clique com o botão direito do mouse no espaço vazio e certifique-se que a opção Show Disable Devices/Mostrar dispositivos desativados esteja marcada. Se aparecer depois disso, clique com o botão direito do mouse em Stereo Mix e escolha Enable para que possa ser usada.
Caso a opção não apareça, os drivers de áudio podem não ser compatíveis. Devemos ver se existem atualizações de driver e então tentamos novamente. Caso o computador não possua a opção Stereo Mix, ainda temos o nosso velho e bom Audacity.

Gravando com Audacity

Para gravar o áudio com ou sem Stereo Mix, podemos usar o programa de áudio gratuito Audacity. Instale-o e abra o programa. Procure o ícone do microfone acima da área de reprodução. Configure no menu suspenso Stereo Mix, caso o computador o possua.
Se você não fizer isso, altere o menu à esquerda do microfone (que provavelmente deverá estar mostrando MME) para o Windows WASAPI. Este é um recurso do Audacity que executa a mesma função do Stereo Mix, mas tem a vantagem de ter uma qualidade mais clara, já que a captura é toda digital.
Escolha o dispositivo de saída que você está usando no ícone de alto-falantes e defina o menu do microfone para corresponder a isso, como Speakers (loopback) or Headphones (loopback), de acordo com o dispositivo de saída de áudio principal.

Agora, clique no botão Gravar e o Audacity começará a gravar os sons que o computador fizer. Você deve testar isso com alguns segundos de áudio antes de gravar de verdade, caso algo não funcione corretamente. Ao terminar, clique em Stop, ajuste o áudio, se necessário, e o exporte através do comando File > Export usando o tipo de arquivo de sua escolha.

Linux

Você pode usar o método semelhante do Audacity para gravar áudio do sistema no Linux, porém existe um pequeno utilitário muito mais fácil. Ele se chama Audio Recorder e você o instala inserindo os seguintes comandos em uma janela do Terminal:

sudo add-apt-repository ppa:audio-recorder/ppa
sudo apt-get update && sudo apt-get install audio-recorder

Uma vez instalado, o aplicativo é muito simples de usar. Expanda o cabeçalhoAudio Settings e certifique-se que Source corresponda ao seu dispositivo de saída normal. Selecione o formato de áudio favorito e especifique um nome de arquivo, se desejar, e clique em Start Recording para capturar todo o som do seu computador. Você também pode adicionar um temporizador se quiser terminar em um determinado horário.

Android

No Android, o AZ Screen Recorder é um dos melhores aplicativos para gravação de vídeo gratuitamente. Mas também pode gravar áudio do sistema e é fácil de usar. Faça o download e instale o aplicativo e inicie-o para começar. Você verá uma bolha na lateral da tela. Toque nela e clique no ícone de engrenagem de configurações para ajustar as suas opções.

Por padrão, o aplicativo não grava nenhum som. Ele também explica que, desde o Android 5.0 Lollipop, o Google não oferece uma opção para gravar apenas o áudio do sistema. Sendo assim, a a única opção para gravar o áudio do telefone é através do microfone. No meu Moto G5, soou bem, pois o microfone está ao lado do alto-falante, mas pode variar de acordo com o smartphone.



Nas opções, role para baixo até Record Audio e verifique se o controle deslizante está ativado. Você não precisa alterar nenhuma das configurações de vídeo, pois o que importa é somente o áudio. Deixe o aplicativo e clique no balão AZ ao lado da tela novamente. Toque no ícone de vídeo vermelho para iniciar a gravação de áudio, faça o que você precisa, deslize a barra de notificação para baixo e pressione Stop para visualizar e salvar a gravação.

Como o aplicativo está gravando pelo microfone, verifique se não há ruído de fundo ou se ele aparece na gravação. Quando terminar, transfira o vídeo para o computador, extraia o áudio do arquivo de vídeo e pronto!

IOS

Embora isso não surpreenda ninguém, não há como gravar o áudio do sistema em um iPhone sem usar outro dispositivo. Existia um aplicativo chamado Vidyo que permitia fazer isso, porém ele já foi removido da App Store.

Existe uma forma de pegarmos o áudio do iPhone, se tivermos um Mac à disposição. Usando o QuickTime Player, podemos pegar o vídeo e o áudio de um iPhone. Conectamos o iPhone no Mac via cabo USB e abrimos o QuickTime Player. Vamos em File> New Movie Recording.




Veremos um player com controles de gravação. Clicamos na pequena seta ao lado do botão Record e verificamos se o iPhone está selecionado sob os cabeçalhos da câmera e do microfone. Veremos a tela do iPhone na janela de gravação, então clicamos no botão "Record" quando estivermos prontos para começar.

Controlamos o telefone através do computador para gravar o áudio desejado. Uma vez feito isso, paramos o vídeo para que possamos salvá-lo e exportar o áudio usando o VLC.

Agora, se não tivermos um Mac à disposição, o X-Mirage realiza uma função semelhante no Windows, mas custa US $ 16 por cada licença. O Apowersoft Phone Manager tem um conjunto de recursos comparáveis sem custo. 

Este e outros artigos você encontra em:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.