terça-feira, 8 de janeiro de 2019

O que considerar quando formos escolher novos monitores?

Por Germano Lins

Monitores

Muita gente compra monitores confiando em reviews ou pela propaganda boca a boca, o que é surpreendente, já que se trata de um item muito pessoal. Neste artigo irei cobrir alguns aspectos que devem ser considerados antes da compra de monitores.

Não escolha determinados monitores porque outros os estão usando

Somente porque o seu engenheiro de áudio favorito utiliza monitores Tannoy Precision 8D isso não significa que esse monitores serão bons para você. Cada um ouve de forma diferente e tem uma experiência auditiva diferente. Além disso, esses monitores poderão não se comportar bem com a acústica do seu espaço, ou podem ser inapropriados para o tipo de música que você faz, e se forem passivos, pode ser que você não tenha o mesmo amplificador que foi utilizado no review de referência, ou seja, eles soarão diferente.

Ouça os monitores antes de comprá-los

Os profissionais são aqueles que levam bastante tempo ouvindo os monitores sob várias circunstâncias e condições antes de decidir a compra. Por que você não pode fazer o mesmo? Talvez você não more em uma cidade que tenha boas lojas de áudio profissional, ou mesmo que essas lojas seja de fácil acesso para você, talvez você não tenha boas relações com alguém que possam fazer uma demonstração personalizada no seu estúdio. Mas essas dificuldades não podem ser motivo para que você não faça a sua avaliação; separe um tempo e vá até a loja de áudio profissional de sua escolha e dedique o tempo que for necessário para ouvir e tirar as suas conclusões.

Algumas considerações importante na hora de avaliar um monitor:

Busque equilíbrio neutro de frequências: verifique se existem frequências exageradas ou atenuadas enquanto ouve um tema musical que você conheça bem. Dê especial atenção na faixa média de frequências —entre 1.5 e 2.5 kHz—, aos pratos de bateria nas frequências altas, nas vozes e guitarras/violões nas frequências médias, no baixo e no bumbo na zona de graves.

Ouça o equilíbrio de frequências em diferentes níveis: os monitores devem manter o equilíbrio em qualquer nível, baixo e alto.

Certifique-se que os monitores soem o bastante alto sem distorcer: certifique-se que ofereçam um nível limpo para as SUAS NECESSIDADES. Muito monitores ativos possuem limiters incorporados que evitam a distorção do altofalante ou amplificador, mas eles também impedem que o sistema soe o mais alto que se possa vir a precisar. Certifique-se de ouvi-los em diferentes níveis de volume para determinar se eles possuam a potência necessária para você, ou se distorcem ou alteram suas características sonoras dramaticamente em diferentes volumes.

Ouça os monitores com uma música que você conheça bem

A única forma de julgar monitores é ouvindo material bem conhecido neles. Isso dará o ponto de referência para julgar qualquer monitor adequadamente. Pode ser uma música que você mesmo gravou e que a conheça por dentro e por fora em toda a sua plenitude, ou então um CD favorita que lhe pareça estar bem gravado. Evite ouvir de forma crítica arquivos MP3 ou streams do Spotify —os streams de alta resolução, tudo bem—, isso porque quanto mais qualidade houver na fonte de reprodução, melhor. Uma fonte de alta qualidade em 24 bit originária de uma gravador pessoal pode ser muito interessante, porque lhe dá uma ideia mais precisa da resposta em frequência do sistema.

Caso os monitores que estão sendo avaliados sejam passivos, não amplificados, leve o seu próprio amplificador, porque a combinação de amplificador e altofalante é uma coisa muito delicada. Um altofalante tem um grau de interdependência com sua fonte de potência muito maior do que muito podem imaginar, e muitos engenheiro dedicam muito tempo na busca do amplificador perfeito para os monitores perfeitos. Felizmente, hoje dia isso já não é um problema sério porque a maioria dos monitores de alta qualidade já vêm com amplificadores incorporados que se adequam perfeitamente aos drivers dos altofalantes.

Dito isso, o certo é que você pode se acostumar com quase qualquer altofalante se o utilizar o suficiente para aprender os seus pontos fortes e fracos. Também ajuda dispor de pontos de referência para compartilhar o som, no carro ou em um player portátil, para depois ajustar as suas mixagens e conseguir que soem bem nesses lugares.

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