segunda-feira, 7 de janeiro de 2019

Noise Gates: o que são e como devem ser utilizados

Os Noise Gates começaram a aparecer nos estúdios de gravação nos anos 1970. A Allison Research, que depois foi convertida na Valley People, foi a primeira a produzir noise gates para uso comercial no ano de 1969, o chamado Kepex. Paul Buff, o fundador da Allison Research, o projetou e construiu para uso pessoal no seu estúdio de gravação – Pal Recording Studios - com o objetivo de combater o acúmulo de ruído causado pelo uso de vários canais de fita na hora de realizar overdubs.

O que é um Noise Gate?

Uma de suas principais funções é simplesmente isso: fechar ou reduzir substancialmente o nível de ruído a partir de um determinado limite dado. Por exemplo: o hiss em um amplificador de guitarra, filtragem de vazamentos de hi hat no canal da caixa, ou a respiração de um cantor em um microfone.


Também devemos considerar que os Noise Gates, tanto nas versões em hardware como em software, têm aplicações que vão além de reduzir ruídos não desejados, como alterar o envelope e o tempo de um som para produzir determinados efeitos. 
A maioria dos noise gates também são capazes de funcionar como expansores que somente reduzem o nível dos sons abaixo de um determinado umbral ao invés de cancelá-los completamente. Na verdade, os expansores aumentam a faixa dinâmica e portanto podem ser considerados como o oposto de um compressor.

Entender o funcionamento de um noise gate é muito importante devido ao fato de seus controles e parâmetros serem até certo ponto interativos e se relacionarem entre si,

Principais controles de um Noise Gate


Umbral (Threshold).- Estabelece o nível na entrada sob o qual a porta (gate) irá fechar. Somente a informação acima deste nível poderá passar. Como regra geral e dependendo do ataque, reduzir o umbral irá permitir que a passagem dos elementos mais silenciosos do som seja permitida através do gate.

Ratio.- Também conhecido como. Se ajustarmos muito pouco a faixa resultará em uma pequena quantidade de expansão, enquanto que um ajuste alto irá fazer com que os sons abaixo do umbral desapareçam e fiquem foram de fora por completo. Em geral, um ratio de 10 ou mais é conhecido como "fechar a porta", e abaixo como expansão.

Ataque.- O ataque determina a velocidade em que a porta atua uma vez o sinal ultrapasse o limite do umbral.
Ataque rápido.- Resulta em um reconhecimento imediato do sinal entrante caso se encontre acima do umbral e portanto deixando-o passar.
Ataque lento.- Faz com que o som seja incorporado mais lentamente.

Decaimento (Decay).- Este parâmetro regula a velocidade de decaimento do som até zero, ou então até o nível de ampliação escolhido, depois que o sinal entrante se encontre abaixo do umbral.
Decaimento rápido.- Significa que o sinal decairá ao extremo inferior da faixa selecionada.
Decaimento lento.- Significa que o nível do sinal decairá lentamente ao nível inferior.

Hold.- Controla o tempo que o noise gate permanece aberto antes de ser fechado pela velocidade indicada pelo decaimento, uma vez o som tenha entrado abaixo do umbral. Este parâmetro pode ser útil se um som flutua muito no nível, já que evitará que o noise gate se feche e abra continuadamente (em ambos casos soará estranho). Geralmente devemos configurar o hold bem curto.

O Hold é também o parâmetro chave no chamamos “reverb com gate”. Neste caso, o hold governa o tempo que a porta irá ficar aberta, permitindo que a reverberação continue soando antes que a porta se feche e seja eliminada.

Utilizando Noise Gate

Caso vá utilizar o noise gate para remover algumas características ou aspectos de em som, o recomendado é carregar o noise gate como um efeito de inserção na trilha de áudio individual, mesmo se já estiver seguro de que se esteja obtendo o resultado desejado, já que se grava unicamente a saída do noise gate, ou seja, o sinal já processado. Este processo não pode ser revertido.
Uma outra opção é gravar os dois sinais, tanto o limpo, como o que o que tem o gate aplicado, ou então utilizar o noise gate somente para monitorar ao invés de como um efeito de gravação.

Obviamente, existem outros métodos para se retirar ruído ou sinais não desejados como usar edição simplesmente aplicar um zoom na trilha de áudio e recortar a parte do áudio que gera problemas. No entanto, saber utilizar um noise gate corretamente é muito mais rápido.

Normalmente os noise gates são utilizados para ajudar a isolar os sons individuais dentre de um kit de bateria, por exemplo para reduzir a quantidade de Hi-Hat ou pratos que são captados pelo microfone da caixa.

Ainda que esta técnica esteja caindo em desuso nos estúdios de gravação, nas apresentações ao vivo continua sendo muito utilizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.