Escolhendo o Setup de um Ambiente de Gravações
Depois de adquirir um conjunto básico de equipamentos de gravação, o seu próximo passo é projetar a sala.
Embora a maioria dos iniciantes subestime a importância desse passo, a verdade é que uma sala bem projetada faz toda a diferença e evita muitas futuras dores de cabeça.
Então, para evitar que você fique frustrado, iremos agora analisar um passo a passo completo do processo correto de configuração de uma sala de gravação.
PASSO 1: Escolhendo o Melhor Ambiente
Numa residência normal, você poderá ter 2 ou 3 opções de sala para montar seu estúdio. Caso tenha apenas uma opção, então trabalhe com ela. Caso contrário, você precisará tomar uma decisão.
E, já que algumas salas são melhores para gravação do que outras, eis aqui o que você deve saber para fazer a melhor escolha possível:
As 4 Coisas Principais Que Você Deve Evitar
Escolher uma sala tem menos a ver com encontrar características boas, e mais com evitar as ruins. Particularmente, essas 4:
1. Espaços Pequenos
A regra geral é: quanto maior a sala, melhor.
As salas grandes possuem:
- Mais espaço para vários músicos e…
- Mais espaço para sua coleção sempre crescente de equipamentos e instrumentos, sem falar que a acústica delas é melhor (falaremos mais a respeito desse tópico depois).
2. Barulho
No quotidiano, é fácil esquecer da quantidade de barulho que nos cerca. Mas quando os ruídos são captados por um microfone, eles são amplificados no mínimo 100 vezes.
Todos os itens abaixo são fontes comuns de ruído e podem, facilmente, arruinar suas gravações:
Além de evitar ruídos externos, também é necessário se dar conta que você será, sem sombra de dúvidas, uma fonte de ruído para os outros.
De preferência, procure escolher um espaço perfeitamente silencioso, onde:
Todos os itens abaixo são fontes comuns de ruído e podem, facilmente, arruinar suas gravações:
- carros
- vizinhos
- encanamento
- pássaros
- grilos
- vento
- chuva
Além de evitar ruídos externos, também é necessário se dar conta que você será, sem sombra de dúvidas, uma fonte de ruído para os outros.
De preferência, procure escolher um espaço perfeitamente silencioso, onde:
- você possa fazer quanto barulho desejar
- a qualquer hora do dia.
Mas já que é difícil de existirem salas assim em residências comuns, um certo grau de isolamento acústico poderá ser necessário para que você possa usar o seu ambiente de trabalho tranquilamente.
3. Pisos Não Ideais
Pisos mais rígidos, como concreto, azulejo ou madeira, são ideais para ambientes de gravação.
Ambientes atapetados geralmente causam problemas por dois motivos:
Outro problema ao qual você deve prestar atenção, caso sua residência tenha dois andares, é o barulho excessivo causados por passos. Se possível, prefira as salas do térreo.
3. Pisos Não Ideais
Pisos mais rígidos, como concreto, azulejo ou madeira, são ideais para ambientes de gravação.
Ambientes atapetados geralmente causam problemas por dois motivos:
- Os estúdios geralmente têm muito tráfego pedonal, e os carpetes estragam rapidamente.
- Os tapetes absorvem frequências altas, mas não as baixas, o que prejudica a acústica da sala.
Outro problema ao qual você deve prestar atenção, caso sua residência tenha dois andares, é o barulho excessivo causados por passos. Se possível, prefira as salas do térreo.
Os quartos de residências familiares típicas são mais ou menos assim:
- Pequenos,
- com tetos baixos
- e paredes paralelas, feitas de drywall.
Todas essas características afetam negativamente a acústica.
De preferência, você deve montar seu estúdio numa sala grande, com o teto alto, paredes assimétricas e muitas superfícies irregulares. No entanto, a chance de você ter acesso a uma sala exatamente assim é praticamente nenhuma.
Estúdios profissionais até possuem ambientes assim, mas só porque gastaram muita grana para projetá-los. Você, por outro lado, provavelmente precisará de um meio-termo.
Não espere pela perfeição, apenas escolha a melhor opção que você puder.
Você sempre poderá melhorar a acústica do seu ambiente no futuro através do tratamento acústico (falaremos disso em breve).
Mas se for possível, é melhor usar uma sala com boa acústica natural para não ter tanto trabalho depois.
Você sempre poderá melhorar a acústica do seu ambiente no futuro através do tratamento acústico (falaremos disso em breve).
Mas se for possível, é melhor usar uma sala com boa acústica natural para não ter tanto trabalho depois.
PASSO 2: Arrumando a Sala
Depois de escolher a sala, é chegada a hora de prepará-lo para o projeto.
Então, antes de começarmos a colocar coisas novas dentro dela, vamos tirar tudo que não será usado.
Então, antes de começarmos a colocar coisas novas dentro dela, vamos tirar tudo que não será usado.
- Tire tudo que estiver no chão
- Tire tudo que estiver perto ou pendurado nas paredes
- Remova qualquer objeto que vibre
Se você também pretende utilizar o ambiente como quarto, sala de estar e etc., você pode não conseguir tirar tudo o que está dentro dele, mas qualquer coisa que puder ser removida deve ser removida sem dó.
No capítulo 3 explicamos tudo o que você precisa saber para montar um plano excelente de tratamento acústico, com praticamente qualquer orçamento.
Agora que você tem uma sala vazia, é hora de colocar todas aquelas informações em prática.
Então, instale seu tratamento acústico e retorne quando tiver acabado.
Exemplo Clássico de Pacote:
PASSO 3: Adicionando Tratamento Acústico
No capítulo 3 explicamos tudo o que você precisa saber para montar um plano excelente de tratamento acústico, com praticamente qualquer orçamento.
Agora que você tem uma sala vazia, é hora de colocar todas aquelas informações em prática.
Então, instale seu tratamento acústico e retorne quando tiver acabado.
Exemplo Clássico de Pacote:
- Auralex Roominator – (Amazon/GuitarC/MusiciansF)
PASSO 4: Organizando Sua Estação de Trabalho
Agora que você tem uma sala vazia, com uma acústica excelente, é hora de acrescentar alguns equipamentos.
Já que a sua mesa e a sua cadeira sempre estarão no ponto central de sua sala, faz sentido começar com esses dois itens.
Embora quaisquer mesas e cadeiras que você tenha em casa sirvam, o ideal é que a sua estação de trabalho pareça o mais profissional possível.
Veja as nossas recomendações nesses dois tópicos:
Já que a sua mesa e a sua cadeira sempre estarão no ponto central de sua sala, faz sentido começar com esses dois itens.
Embora quaisquer mesas e cadeiras que você tenha em casa sirvam, o ideal é que a sua estação de trabalho pareça o mais profissional possível.
Veja as nossas recomendações nesses dois tópicos:
- Mesas e Escrivaninhas de Mixagem
- Assentos para Home Studios
- Studio RTA Producer Station – (Amazon/GuitarC/MusiciansF)
- Herman Miller Aeron – (Amazon)
PASSO 5: Organizando Sua Estação de Gravações
Embora os estúdios profissionais tenham o luxo de dispor de várias salas para tarefas diferentes, no seu home studio você provavelmente usará uma sala para tudo o que for necessário.
Então o setup será diferente.
No geral, a ideia é que você tenha duas estações:
Mas não se preocupe, porque há uma solução viável para todas as situações. Vamos começar com esta...
Então o setup será diferente.
No geral, a ideia é que você tenha duas estações:
- Uma mesa/área de mixagem para o engenheiro (da qual já falamos)
- Uma área de gravação para os músicos (da qual iremos falar)
Mas não se preocupe, porque há uma solução viável para todas as situações. Vamos começar com esta...
O Setup SOLO Padrão
Para que um setup “de uma única pessoa” seja eficaz, o que a maioria das pessoas faz é abarrotar os equipamentos na sala, formando um círculo com eles, o que permite que você desempenhe tanto o papel de engenheiro quando o papel de músico, estando em um único local.
Embora esse setup possa funcionar bem, as desvantagens são:
Embora esse setup possa funcionar bem, as desvantagens são:
- O excesso de equipamentos ao seu redor cria reflexões adicionais, que prejudicam a acústica.
- Com o computador estando tão perto dos microfones, o barulho da ventoinha pode vazar na gravação.
O Setup DUPLO Padrão
Para gravar com duas ou mais pessoas no seu estúdio, a estratégia padrão é dividir a sala em duas estações.
Numa extremidade, fica uma estação de trabalho para o engenheiro que inclui a mesa de mixagem, e todos os equipamentos comuns, como interfaces de áudio, monitores de estúdio e etc.
E na outra, uma estação para o músico que inclui os microfones e instrumentos/controladores de MIDI que eles possam usar.
O problema desse setup é que, embora ele funcione bem para gravar várias pessoas, ele não funciona de forma alguma para você gravar sozinho. Porque, para desempenhar o papel de engenheiro e músico, você precisará ir e voltar constantemente de um ambiente para outro, o que não é nada prático.
Então, a seguir, temos uma terceira opção:
Numa extremidade, fica uma estação de trabalho para o engenheiro que inclui a mesa de mixagem, e todos os equipamentos comuns, como interfaces de áudio, monitores de estúdio e etc.
E na outra, uma estação para o músico que inclui os microfones e instrumentos/controladores de MIDI que eles possam usar.
O problema desse setup é que, embora ele funcione bem para gravar várias pessoas, ele não funciona de forma alguma para você gravar sozinho. Porque, para desempenhar o papel de engenheiro e músico, você precisará ir e voltar constantemente de um ambiente para outro, o que não é nada prático.
Então, a seguir, temos uma terceira opção:
O Setup Híbrido
Por fim, o que você busca é um setup que funcione bem com gravações solo e em grupo.
Então, o recomendado aqui é um setup híbrido, o qual lembra intimamente o “duplo”. Com um adicional fundamental:
Na estação 2, você precisará de algum tipo de controle remoto, que pelo menos permita que você pressione gravar, tocar e parar enquanto estiver longe da sua mesa.
Com o passar dos anos, as pessoas tentaram fazer isso funcionar de muitas formas e, até recentemente, todas elas foram terríveis.
As versões iniciais eram dispositivos de hardware independentes, tais como o Frontier Tranzport, que eram difíceis de programar e frustrantes de usar.
Depois, quando os mouses e teclados sem fio ficaram mais sofisticados, alguns começaram a utilizá-los no lugar dos outros dispositivos. Embora eles funcionassem de certa forma, ainda deixavam muito a desejar. Anos mais tarde, alguém finalmente inventou algo realmente decente.
Quando você trabalha sozinho, você passa muito tempo circulando pela sala e na maior parte desse tempo, você está usando fones de ouvido.
O problema é que...
Cabos normais de fones de ouvido são curtos demais para movimentos irrestritos.
E é por isso que recomendamos um cabo de extensão para fones de ouvido com pelo menos 6m de comprimento, tal como este aqui.
Então, o recomendado aqui é um setup híbrido, o qual lembra intimamente o “duplo”. Com um adicional fundamental:
Na estação 2, você precisará de algum tipo de controle remoto, que pelo menos permita que você pressione gravar, tocar e parar enquanto estiver longe da sua mesa.
Com o passar dos anos, as pessoas tentaram fazer isso funcionar de muitas formas e, até recentemente, todas elas foram terríveis.
As versões iniciais eram dispositivos de hardware independentes, tais como o Frontier Tranzport, que eram difíceis de programar e frustrantes de usar.
Depois, quando os mouses e teclados sem fio ficaram mais sofisticados, alguns começaram a utilizá-los no lugar dos outros dispositivos. Embora eles funcionassem de certa forma, ainda deixavam muito a desejar. Anos mais tarde, alguém finalmente inventou algo realmente decente.
O “DAW Remote”
Muito mais sofisticado que um simples controle remoto o aplicativo criado pela Emulab company, conhecido apenas como DAW Remote oferece um nível de funcionalidade sem precedentes, competindo com uma superfície de controle real.
Embora existam outros aplicativos similares, este é, de longe, o melhor.
Embora existam outros aplicativos similares, este é, de longe, o melhor.
- DAW Remote – para iPhones e outros smartphones.
- DAW Remote HD – para iPads e outros tablets.
Com esta ferramenta, você poderá organizar a sua sessão e gravar seus instrumentos de qualquer lugar da sala, tudo por conta própria.
Para montagem, uma ótima ferramenta é o IK Multimedia iKlip Expand. Simplesmente acoplando-o em seu pedestal, você poderá posicionar o seu iPad de forma precisa, exatamente onde desejar.
E o acessório também elimina a necessidade de adicionar pedestais extras em um estúdio lotado.
Para iPhone, confira o iKlip Expand Mini.
1. Cabo de Extensão para Fones de Ouvido
E o acessório também elimina a necessidade de adicionar pedestais extras em um estúdio lotado.
Para iPhone, confira o iKlip Expand Mini.
Outros 3 Acessórios Úteis
Para tornar seu estúdio ainda mais acessível para gravações solo também recomendamos os seguintes itens:1. Cabo de Extensão para Fones de Ouvido
Quando você trabalha sozinho, você passa muito tempo circulando pela sala e na maior parte desse tempo, você está usando fones de ouvido.
O problema é que...
Cabos normais de fones de ouvido são curtos demais para movimentos irrestritos.
E é por isso que recomendamos um cabo de extensão para fones de ouvido com pelo menos 6m de comprimento, tal como este aqui.
2. Um Segundo Monitor de Computador
Uma das partes mais difíceis a respeito de comandar uma sessão com uma DAW remoto é que você não tem o mesmo feedback visual que teria se estivesse sentado na frente do computador.
Mas com uma tela grande e plana pendurada na parede você pode ver claramente o que está acontecendo durante a sua sessão, de qualquer lugar da sala. E isso também pode servir como um ótimo auxílio visual para os outros. A única desvantagem é que essa alternativa custa caro, porque além do monitor e da TV, você também precisará de um desktop com mais de uma saída de vídeo, tal como o Mac Pro.
Mas com uma tela grande e plana pendurada na parede você pode ver claramente o que está acontecendo durante a sua sessão, de qualquer lugar da sala. E isso também pode servir como um ótimo auxílio visual para os outros. A única desvantagem é que essa alternativa custa caro, porque além do monitor e da TV, você também precisará de um desktop com mais de uma saída de vídeo, tal como o Mac Pro.
Acho que todos podemos concordar que, para gravar música sem a ajuda de ninguém você precisa tocar vários instrumentos.
Mas já que poucos de nós possuem instrumentos reais para dar conta de uma música inteira, a solução mais comum é utilizar uma combinação de instrumentos virtuais e controladores MIDI, que além de economizar dinheiro e ocupar menos espaço, possuem recursos de edição da maioria dos instrumentos virtuais são uma ótima maneira de compensar pela falta de habilidade com instrumentos que você não sabe tocar muito bem.
Exemplo Clássico:
Se você não possui muitos equipamentos no momento, então o setup deverá ser bem simples.
Mas já que poucos de nós possuem instrumentos reais para dar conta de uma música inteira, a solução mais comum é utilizar uma combinação de instrumentos virtuais e controladores MIDI, que além de economizar dinheiro e ocupar menos espaço, possuem recursos de edição da maioria dos instrumentos virtuais são uma ótima maneira de compensar pela falta de habilidade com instrumentos que você não sabe tocar muito bem.
Exemplo Clássico:
- Spectrasonics Keyscape – (Amazon)
PASSO 7: Conectando Seus Equipamentos
Agora que você finalizou o layout do seu estúdio, o próximo passo é conectar os seus equipamentos.Se você não possui muitos equipamentos no momento, então o setup deverá ser bem simples.
Porém...
Conforme suas necessidades aumentam com o passar do tempo, a complexidade do seu roteamento também se torna maior.
Para que tudo funcione bem você precisa entender muito bem como todas as peças se encaixam e formam um único sistema funcional.
Nos círculos de gravação, o conceito é conhecido como fluxo de sinal, que simplesmente significa:
O caminho pelo qual um sinal de áudio precisa viajar, através dos equipamentos, do começo ao fim.
Para saber como isso tudo funciona veja:
Conforme suas necessidades aumentam com o passar do tempo, a complexidade do seu roteamento também se torna maior.
Para que tudo funcione bem você precisa entender muito bem como todas as peças se encaixam e formam um único sistema funcional.
https://www.musicaudio.net/manuais_em_portugues.html |
Nos círculos de gravação, o conceito é conhecido como fluxo de sinal, que simplesmente significa:
O caminho pelo qual um sinal de áudio precisa viajar, através dos equipamentos, do começo ao fim.
Para saber como isso tudo funciona veja:
- Fluxo de Sinal de Áudio
Por isso, confira também o seguinte artigo:
Além de uma série de outras coisas de que não iremos falar agora, monitoramento de qualidade só é possível se os monitores estiverem posicionados corretamente. E o posicionamento correto depende de uma ampla combinação de fatores, incluindo:
- Cabos de Áudio
PASSO 8: Posicionando Seus Monitores de Estúdio
Agora que está tudo bonito e arrumado, o passo final para completar esse projeto é ajustar a posição dos monitores. Muitas pessoas acham que, só porque possuem monitores de estúdio caríssimos terão “monitoramento de qualidade” para sempre. Mas a verdade é que elas precisam de muito mais do que isso.Além de uma série de outras coisas de que não iremos falar agora, monitoramento de qualidade só é possível se os monitores estiverem posicionados corretamente. E o posicionamento correto depende de uma ampla combinação de fatores, incluindo:
- A posição da sua cabeça
- A posição das paredes
- A posição do “ponto” de tratamento acústico
- Como Posicionar Seus Monitores de Estúdio Para Obter a Melhor Qualidade Sonora
Por isso, um outro item que você deve considerar são os pedestais para monitores de estúdio. Com altura, ângulo e amplitude completamente ajustáveis, eles permitem que você posicione seus monitores em qualquer lugar.
Para ver quais os recomendados veja:
Para ver quais os recomendados veja:
- Pedestais para Monitores
- Ultimate Support MS-100 – (Amazon/Thomann)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.