segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PARA MONTAR UM HOME STUDIO - ESCOLHENDO O SETUP

Escolhendo o Setup de um Ambiente de Gravações

Depois de adquirir um conjunto básico de equipamentos de gravação, o seu próximo passo é projetar a sala.

Embora a maioria dos iniciantes subestime a importância desse passo, a verdade é que uma sala bem projetada faz toda a diferença e evita muitas futuras dores de cabeça. 

Então, para evitar que você fique frustrado, iremos agora analisar um passo a passo completo do processo correto de configuração de uma sala de gravação. 

PASSO 1: Escolhendo o Melhor Ambiente 


Primacoustic London Bass Trap

Numa residência normal, você poderá ter 2 ou 3 opções de sala para montar seu estúdio. Caso tenha apenas uma opção, então trabalhe com ela. Caso contrário, você precisará tomar uma decisão. 

E, já que algumas salas são melhores para gravação do que outras, eis aqui o que você deve saber para fazer a melhor escolha possível: 

As 4 Coisas Principais Que Você Deve Evitar 

Escolher uma sala tem menos a ver com encontrar características boas, e mais com evitar as ruins. Particularmente, essas 4: 

1. Espaços Pequenos 
A regra geral é: quanto maior a sala, melhor. 

As salas grandes possuem: 
  • Mais espaço para vários músicos e… 
  • Mais espaço para sua coleção sempre crescente de equipamentos e instrumentos, sem falar que a acústica delas é melhor (falaremos mais a respeito desse tópico depois).
Embora os iniciantes prefiram a privacidade e o aconchego das salas menores, nosso conselho é que você seja inteligente e escolha uma sala maior. 

2. Barulho 
No quotidiano, é fácil esquecer da quantidade de barulho que nos cerca. Mas quando os ruídos são captados por um microfone, eles são amplificados no mínimo 100 vezes.

Todos os itens abaixo são fontes comuns de ruído e podem, facilmente, arruinar suas gravações:
  • carros
  • vizinhos
  • encanamento 
  • pássaros
  • grilos
  • vento
  • chuva 
Então, preste muita atenção em quais salas são mais barulhentas e escolha as mais silenciosas, que captam menos barulho dos vizinhos.

Além de evitar ruídos externos, também é necessário se dar conta que você será, sem sombra de dúvidas, uma fonte de ruído para os outros.

De preferência, procure escolher um espaço perfeitamente silencioso, onde: 
  • você possa fazer quanto barulho desejar
  • a qualquer hora do dia. 
Mas já que é difícil de existirem salas assim em residências comuns, um certo grau de isolamento acústico poderá ser necessário para que você possa usar o seu ambiente de trabalho tranquilamente.




3. Pisos Não Ideais
Pisos mais rígidos, como concreto, azulejo ou madeira, são ideais para ambientes de gravação.

Ambientes atapetados geralmente causam problemas por dois motivos:
  1. Os estúdios geralmente têm muito tráfego pedonal, e os carpetes estragam rapidamente.
  2. Os tapetes absorvem frequências altas, mas não as baixas, o que prejudica a acústica da sala.
Se e quando você precisar de um carpete, para usar com o kit de bateria, por exemplo, você poderá reservar uma pequena área da sala para colocar um.

Outro problema ao qual você deve prestar atenção, caso sua residência tenha dois andares, é o barulho excessivo causados por passos. Se possível, prefira as salas do térreo.

4. Acústica Ruim 
Os quartos de residências familiares típicas são mais ou menos assim:
  • Pequenos,
  • com tetos baixos
  • e paredes paralelas, feitas de drywall. 

Todas essas características afetam negativamente a acústica.

De preferência, você deve montar seu estúdio numa sala grande, com o teto alto, paredes assimétricas e muitas superfícies irregulares. No entanto, a chance de você ter acesso a uma sala exatamente assim é praticamente nenhuma.

Estúdios profissionais até possuem ambientes assim, mas só porque gastaram muita grana para projetá-los. Você, por outro lado, provavelmente precisará de um meio-termo.

Não espere pela perfeição, apenas escolha a melhor opção que você puder.

Você sempre poderá melhorar a acústica do seu ambiente no futuro através do tratamento acústico (falaremos disso em breve).

Mas se for possível, é melhor usar uma sala com boa acústica natural para não ter tanto trabalho depois.  

PASSO 2: Arrumando a Sala

empty recording room

Depois de escolher a sala, é chegada a hora de prepará-lo para o projeto.

Então, antes de começarmos a colocar coisas novas dentro dela, vamos tirar tudo que não será usado.
  • Tire tudo que estiver no chão
  • Tire tudo que estiver perto ou pendurado nas paredes
  • Remova qualquer objeto que vibre 
Se você também pretende utilizar o ambiente como quarto, sala de estar e etc., você pode não conseguir tirar tudo o que está dentro dele, mas qualquer coisa que puder ser removida deve ser removida sem dó.

PASSO 3: Adicionando Tratamento Acústico

Primacoustic London 12 Room Kit

No capítulo 3 explicamos tudo o que você precisa saber para montar um plano excelente de tratamento acústico, com praticamente qualquer orçamento.

Agora que você tem uma sala vazia, é hora de colocar todas aquelas informações em prática.

Então, instale seu tratamento acústico e retorne quando tiver acabado.

Exemplo Clássico de Pacote:

PASSO 4: Organizando Sua Estação de Trabalho

arrange your setup

Agora que você tem uma sala vazia, com uma acústica excelente, é hora de acrescentar alguns equipamentos.

Já que a sua mesa e a sua cadeira sempre estarão no ponto central de sua sala, faz sentido começar com esses dois itens.

Embora quaisquer mesas e cadeiras que você tenha em casa sirvam, o ideal é que a sua estação de trabalho pareça o mais profissional possível.

Veja as nossas recomendações nesses dois tópicos:
  • Mesas e Escrivaninhas de Mixagem
  • Assentos para Home Studios
Exemplo Clássico de Mesa:
Exemplo Clássico de Cadeira:
  • Herman Miller Aeron – (Amazon)

PASSO 5: Organizando Sua Estação de Gravações

recording station

Embora os estúdios profissionais tenham o luxo de dispor de várias salas para tarefas diferentes, no seu home studio você provavelmente usará uma sala para tudo o que for necessário.

Então o setup será diferente.

No geral, a ideia é que você tenha duas estações:
  1. Uma mesa/área de mixagem para o engenheiro (da qual já falamos)
  2. Uma área de gravação para os músicos (da qual iremos falar) 
O problema é que, um setup que funciona bem para os outros, normalmente não funciona tão bem quando você está gravando sozinho.

Mas não se preocupe, porque há uma solução viável para todas as situações. Vamos começar com esta...

O Setup SOLO Padrão

solo recording setup

Para que um setup “de uma única pessoa” seja eficaz, o que a maioria das pessoas faz é abarrotar os equipamentos na sala, formando um círculo com eles, o que permite que você desempenhe tanto o papel de engenheiro quando o papel de músico, estando em um único local.

Embora esse setup possa funcionar bem, as desvantagens são:
  • O excesso de equipamentos ao seu redor cria reflexões adicionais, que prejudicam a acústica. 
  • Com o computador estando tão perto dos microfones, o barulho da ventoinha pode vazar na gravação. 
O maior problema desse setup é que, ele não funciona com muitas pessoas. Para gravar outros músicos, você precisa reorganizar completamente o seu estúdio, e modificá-lo para que fique mais parecido com algo assim:

O Setup DUPLO Padrão 

dual recording setup

Para gravar com duas ou mais pessoas no seu estúdio, a estratégia padrão é dividir a sala em duas estações.

Numa extremidade, fica uma estação de trabalho para o engenheiro que inclui a mesa de mixagem, e todos os equipamentos comuns, como interfaces de áudio, monitores de estúdio e etc.

E na outra, uma estação para o músico que inclui os microfones e instrumentos/controladores de MIDI que eles possam usar.

O problema desse setup é que, embora ele funcione bem para gravar várias pessoas, ele não funciona de forma alguma para você gravar sozinho. Porque, para desempenhar o papel de engenheiro e músico, você precisará ir e voltar constantemente de um ambiente para outro, o que não é nada prático.

Então, a seguir, temos uma terceira opção: 

O Setup Híbrido

hybrid recording setup

Por fim, o que você busca é um setup que funcione bem com gravações solo e em grupo.

Então, o recomendado aqui é um setup híbrido, o qual lembra intimamente o “duplo”. Com um adicional fundamental:

Na estação 2, você precisará de algum tipo de controle remoto, que pelo menos permita que você pressione gravar, tocar e parar enquanto estiver longe da sua mesa.

Com o passar dos anos, as pessoas tentaram fazer isso funcionar de muitas formas e, até recentemente, todas elas foram terríveis.

As versões iniciais eram dispositivos de hardware independentes, tais como o Frontier Tranzport, que eram difíceis de programar e frustrantes de usar.

Depois, quando os mouses e teclados sem fio ficaram mais sofisticados, alguns começaram a utilizá-los no lugar dos outros dispositivos. Embora eles funcionassem de certa forma, ainda deixavam muito a desejar. Anos mais tarde, alguém finalmente inventou algo realmente decente.

O “DAW Remote”  

DAW Remote HD - DAW remote control

Muito mais sofisticado que um simples controle remoto o aplicativo criado pela Emulab company, conhecido apenas como DAW Remote oferece um nível de funcionalidade sem precedentes, competindo com uma superfície de controle real.

Embora existam outros aplicativos similares, este é, de longe, o melhor.
  • DAW Remote – para iPhones e outros smartphones.
  • DAW Remote HD – para iPads e outros tablets.
IK Multimedia iKlip - DAW remote control mounting system

Com esta ferramenta, você poderá organizar a sua sessão e gravar seus instrumentos de qualquer lugar da sala, tudo por conta própria. 

Para montagem, uma ótima ferramenta é o IK Multimedia iKlip Expand. Simplesmente acoplando-o em seu pedestal, você poderá posicionar o seu iPad de forma precisa, exatamente onde desejar.

E o acessório também elimina a necessidade de adicionar pedestais extras em um estúdio lotado.
Para iPhone, confira o iKlip Expand Mini.

Outros 3 Acessórios Úteis

Para tornar seu estúdio ainda mais acessível para gravações solo também recomendamos os seguintes itens:


1. Cabo de Extensão para Fones de Ouvido
mogami headphone cable

Quando você trabalha sozinho, você passa muito tempo circulando pela sala e na maior parte desse tempo, você está usando fones de ouvido.

O problema é que...

Cabos normais de fones de ouvido são curtos demais para movimentos irrestritos.

E é por isso que recomendamos um cabo de extensão para fones de ouvido com pelo menos 6m de comprimento, tal como este aqui.

NOTA: Ao escolher um cabo de fone de ouvido para este propósito específico, evite os modelos baratos, já que é mais provável que eles crepitem os sons com movimento constante.




2. Um Segundo Monitor de Computador
flat screen tv

Uma das partes mais difíceis a respeito de comandar uma sessão com uma DAW remoto é que você não tem o mesmo feedback visual que teria se estivesse sentado na frente do computador.

Mas com uma tela grande e plana pendurada na parede você pode ver claramente o que está acontecendo durante a sua sessão, de qualquer lugar da sala. E isso também pode servir como um ótimo auxílio visual para os outros. A única desvantagem é que essa alternativa custa caro, porque além do monitor e da TV, você também precisará de um desktop com mais de uma saída de vídeo, tal como o Mac Pro. 

Exemplo Clássico:
  • HP Pavilion Monitor – (Amazon)

3. Instrumentos Virtuais/Controles MIDI

toontrack ezkeys

Acho que todos podemos concordar que, para gravar música sem a ajuda de ninguém você precisa tocar vários instrumentos.

Mas já que poucos de nós possuem instrumentos reais para dar conta de uma música inteira, a solução mais comum é utilizar uma combinação de instrumentos virtuais e controladores MIDI, que além de economizar dinheiro e ocupar menos espaço, possuem recursos de edição da maioria dos instrumentos virtuais são uma ótima maneira de compensar pela falta de habilidade com instrumentos que você não sabe tocar muito bem.

Exemplo Clássico:
  • Spectrasonics Keyscape – (Amazon

PASSO 7: Conectando Seus Equipamentos

Agora que você finalizou o layout do seu estúdio, o próximo passo é conectar os seus equipamentos.

Se você não possui muitos equipamentos no momento, então o setup deverá ser bem simples. 

Porém...

Conforme suas necessidades aumentam com o passar do tempo, a complexidade do seu roteamento também se torna maior.

Para que tudo funcione bem você precisa entender muito bem como todas as peças se encaixam e formam um único sistema funcional.

https://www.musicaudio.net/manuais_em_portugues.html

Nos círculos de gravação, o conceito é conhecido como fluxo de sinal, que simplesmente significa:

O caminho pelo qual um sinal de áudio precisa viajar, através dos equipamentos, do começo ao fim.

Para saber como isso tudo funciona veja:
  • Fluxo de Sinal de Áudio
E depois que você entender isso, você ainda precisará saber quais cabos usar para fazer todas essas conexões.
Por isso, confira também o seguinte artigo:
  • Cabos de Áudio 

PASSO 8: Posicionando Seus Monitores de Estúdio

Agora que está tudo bonito e arrumado, o passo final para completar esse projeto é ajustar a posição dos monitores. Muitas pessoas acham que, só porque possuem monitores de estúdio caríssimos terão “monitoramento de qualidade” para sempre. Mas a verdade é que elas precisam de muito mais do que isso.

Além de uma série de outras coisas de que não iremos falar agora, monitoramento de qualidade só é possível se os monitores estiverem posicionados corretamente. E o posicionamento correto depende de uma ampla combinação de fatores, incluindo:
  • A posição da sua cabeça
  • A posição das paredes
  • A posição do “ponto” de tratamento acústico 
É desnecessário dizer que esse assunto é muito mais complexo do que você imagina. Para ver detalhadamente a forma exata de posicionar os seus monitores, veja o artigo:
  • Como Posicionar Seus Monitores de Estúdio Para Obter a Melhor Qualidade Sonora 
Como você vai descobrir no artigo, o lugar ideal para seus monitores ficarem requer um posicionamento muito preciso, que você pode ou não alcançar colocando-os sobre sua mesa.

Ultimate Support MS100

Por isso, um outro item que você deve considerar são os pedestais para monitores de estúdio. Com altura, ângulo e amplitude completamente ajustáveis, eles permitem que você posicione seus monitores em qualquer lugar.

Para ver quais os recomendados veja:
  • Pedestais para Monitores 
Exemplo Clássico:
  • Ultimate Support MS-100 – (Amazon/Thomann) 

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