terça-feira, 19 de abril de 2011

Introdução ao Autotune


Poucos programas revolucionaram tanto a forma de processar áudio como o Auto Tune. Aparentemente simples, usada corretamente, é uma ferramenta de valor incalculável na hora de afinar vozes e outros instrumentos solo.


Por sua expressividade e pela grande quantidade de matizes que apresenta, a voz é um dos elementos mais complexos de gravar numa canção. Antes da existência do Auto Tune, as gravações vocais eram sessões intermináveis em que se faziam centenas de tomadas, que se arrastavam por vários dias chegando ao esgotamento de todo o equipamento e sobretudo, do/a vocalista na busca da afinação perfeita de cada palavra. A Antares revolucionou tudo isso com o Auto Tune, um corretor de afinação inicialmente voltado para a voz. Aparentemente simples, seu correto manuseio é toda uma arte que reduziu consideravelmente o tempo de gravação de vozes. Neste tutorial veremos os controles disponíveis na versão 3 e suas técnicas básicas.


Funcionamento
O Auto Tune é um corretor de áudio monofônico, portanto não trabalha em modo polifônico. Está disponível em várias versões (DX, VST, TDM, RTAS, etc) multiplataforma. Possui dois modos de funcionamento: automático e gráfico. No modo automático, a correção da afinação é fetia através de uma referência à uma determinada escala dada, selecionável a partir de um menu ou com um controlador MIDI. No modo gráfico, a afinação pode ser "desenhada" através de um gráfico onde se "desenha" a afinação.
A seguir, descreveremos os principais controles do programa no modo automático.


1. Tipo de material (Input Type): Podemos selecionar entre vários tipos de material a afinar. Esta é uma das novidades desta versão, o que nos possibilita afinar também instrumentos monofônicos, como uma flauta, por exemplo.

2. Modo de funcionamento (Correction Mode): Automático e manual. Por padrão o modo automático é o selecionado.

3. Canal de referência (Select Pitch Reference): Nesta versão também podemos processar trilhas em estéreo, utilizando para isso um dos canais como referência da afinação.

4. Nota e escala (Key, Scale): Aqui selecionamos a harmonia da melodia vocal.

5. Aprendizagem da escala por MIDI e disparo de notas por MIDI (Learn Scale from MIDI, Target notes via MIDI): Serve para controlar a afinação e a escala a partir de um controlador MIDI.

6. Reafinação e varredura (Retune, Tracking): Seleciona a velocidade e eficácia da afinação. Quanto mais rápido e preciso for, mais antinatural será o resultado. Geralmente basta utilizar os valores padrão.

7. Desafinação da escala (Scale detune): Justamente o que o nome indica. Ideal para quando a gravação não coincide com a afinação exata.

8. Janela de edição de escala: Permite criar escalas próprias, personalizadas, ou ajustar as existentes.

9. Controle de vibrato: Permite acrescentar vibrato artificialmente.

10. Indicador de alteração de afinação: Quando em preview, apresenta a quantidade de correção que é aplicada a cada momento. No modo gráfico, o programa nos apresenta a curva correspondente à afinação atual  (em vermelho) e permite que desenhemos nosso gráfico (em amarelo). Os controles disponíveis, diferentes dos anteriores, são:


1. Ferramentas: Permite modificar o gráfico da afinação. As opções são: línha, mão, lupa e cursor.

2. Utilitários de edição: Permite modificar um trecho selecionado do gráfico (cortar, copiar e colar) ou desfazer a última edição.

3. Gráficos automáticos: Cria gráficos de afinações de forma automática, ajustando-a à existente ou a partir da harmonia selecionada no modo automático.

4. Modos de reprodução: Possui duas formas de reproduzir o áudio: detectando a afinação ou efetuando correções. Também permite a seleção do número de buffers de reprodução.

5. Uso de cursor: Desabilita o uso de cursores do mouse próprios (somente disponível em algumas versões do programa).

6. Tabuleiro de edição: Apresenta os gráficos e permite a edição e ajuste de suas posições e tamanhos.

A prática
Como um movimento se demonstra andando, faremos uma sessão de demonstração. Para isso, usaremos o Nuendo, que nos permite processar em modo off-line o áudio desejado.
Possuímos um projeto carregado com várias trilhas de áudio (tomadas vocais).


Com a ferramenta de seleção, escolho o que me interessa.


Com o botão direito do mouse abrimos um menu, e em plugin seleciono Auto Tune. Aparecerá a janela do programa em modo Automático.


Uma vez aberto, a primeira coisa que temos a fazer é ajustar a harmonia em que se encontra a canção através das duas listas dispostas para tal finalidade. Uma vez feito isso, passamos a ouvir. O processo de afinação como o Auto Tune se baseia muito em nosso ouvido, portanto, os resultados dependem de nossa capacidade para determinar se o que o Auto Tune nos oferece é o que realmente estamos à procura. Nesse caso, somente falta aplicar o efeito, caso contrário, teremos que processar em modo gráfico.

A edição em modo gráfico é seguramente a característica mais importante do Auto Tune. Seu correto manuseio abre uma gama de possibilidades impressionante. Seguindo nosso exemplo, vamos processar de forma gráfica a afinação do fragmento selecionado.


Para isso, abrimos o editor gráfico, clicamos em Track Pitch e depois em preview, dessa forma é criado um gráfico correspondente à afinação real do trecho e alterará automaticamente para o modo Correct Pitch, onde reproduzirá o trecho corrigido, caso tenhamos feito alguma alteração. Neste momento temos três opções:

1. Clicar em Make Curve, o que criará uma curva ajustada à original.

2. Make Auto, criará uma curva ajustando-a à harmonia selecionada no modo automático.

3. Desenhar com as ferramentas de linha a afinação que desejamos para cada fragmento. Neste caso, temos que selecionar Make Auto e logo após corrigir à mão as zonas que consideramos oportunas.


Truques
Ataques e decaimentos: A voz humana nunca ataca e solta as notas de forma perfeita. Caso evite ajustar essas zonas você terá a tomada mais natural.
Vibratos indesejados: Selecione somente o trecho do vibrato e trace uma linha reta na nota adequada. Ajuste o Retune em um valor menor (em torno de 10). Ouça o resultado e vá variando o Retune até que soe o mais natural possível.

Notas mal atacadas: Selecione a parte do ataque e trace uma linha com a nota do ataque e ajuste o Retune em um valor pequeno.
Efeito “Cher”: Apesar do efeito original ter sido feito com um Talkbox e um Nord Lead, caso peguemos uma tomada de áudio e ajustemos o Retune e Tracking no mínimo, obteremos este efeito que se tornou uma praga nas gravações da atualidade.
Instrumentos desafinados: O Auto Tune pode ser utilizado em outros materiais que não sejam constituídos de vozes. Não tenha medo de afinar instrumentos de sopro, corda ou mesmo um baixo. A única  condição para isso é que o instrumento seja monofônico.
Nota: Para todos os truques funcionarem corretamente é necessário ter a harmonia e o tipo de fonte bem escolhidos. Ou seja, algum conhecimento de teoria musical aqui é imprescindível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.