terça-feira, 19 de abril de 2011

Efeitos de Tempo


Como efeitos que envolvem atraso podem ser usados em gravações e mixagens?
Echo, Delay, Chorus, Flanger e Reverb, entre outros, são considerados efeitos de tempo, porque envolvem atraso. 


DELAY
Um delay (atraso,em inglês) produz exatamente o efeito que seu nome sugere: recebe um sinal e aguarda alguns instantes para reproduzi-lo. O resultado é a execução com alguma demora em relação no som original. Funciona como.se fosse um gravado digital, que registre o sinal de entrada e, depois, o reproduze de acordo com o tempo de atraso determinado pelo usuário. Esse intervalo costuma variar, geralmente entre um e mil ms (os intervalos do tempo de atraso são medidos em milissegundos).



Até 10ms - Podem ocorrer cancelamentos de sinal e o som ficar mais "magro"

Entre 10 ms e 35 ms... Ocorre a chamada dobra (duplicação do sinal, de modo que o som original seja mais facilmente percebido em relação ao sinal atrasado).

"Efeito HAAS" -Atingindo um atraso (delay) de O a 30 milisegundos, a sensação auditiva obtida é de que a fonte está totalmente desligada. Esse efeito recebe o nome de HAAS. Para que isso aconteça, é preciso que, o equipamento esteja ligado no modo estéreo. Ultrapassando os 30 ms de atraso (delay) o ouvido já é capaz de perceber de onde realmente está sendo gerado o som, diferenciando de qual lado do espectro panorâmico ele está sendo transmitido.

 
Entre 35 ms e 100 ms - Pode "encorpar"o sinal de vocais prolongados ou de instrumentos Musicais como guitarras e sintetizadores. Pode também ser usado para criar o efeito de chorus,ou seja, o de duas ou mais pessoas cantando.Em vozes faladas, no entanto, provocam perda de inteligibilidade. Fonemas como b, d, m, n, q e t tem duração entre, 10 ms e 35ms. Quando "dobrados", ficam indefinidos.

Acima de 100 ms – Permitem um “alargamento" ou "expansão" do som, especialmente entre 150 ms e 300 ms.
Delays simples lambem podem ser configurados para atuarem em loop, criando feedback, isto é. repetições das repetições. Quanto maior o feedback, maior será número de vezes que o sinal será repetido, O excesso de feedback, porém, pode tornar o som indefinido e "opaco".


O delay é capaz de criar o efeito de ampliação do espaço sonoro. Isso acontece porque as reflexões ou repetições iniciais dão ao cérebro uma "pista" a respeito do tamanho do ambiente.


Quando maior o delay, maior será o tamanho do ambiente percebido. Além disso, pela combinação dos sinais atrasados com o som original, os harmônicos de cada parte  somam-se, criando sonoridades interessantes. Outra coisa curiosa: notas desafinadas são "disfarçadas" quando somadas com o sinal atrasado da nota anterior, que esteja na tonalidade correta. Isso' dá "vida" às gravações de vocais e facilita a mixagem com os demais instrumentos. Muitas gravações de vozes utilizam o delay como efeito principal ou mesmo único. É comum esse efeito soar mais "limpo" que o reverb, já. que tem menor tendência para acúmulo, que cria um som "embolado".


Delay bpm
O delay simples está frequentemente associado ao tempo de uma música. É comum que o delay esteja no tempo da colcheia ou da semico1cheia, porém, também pode estar no tempo da semínima ou de alguma triplet subdivision. O delay pode valorizar a expressão de uma música. Um tempo de delay que esteja na colcheia permite suavizar o groove de uma canção. Caso você varie o delay com tempos diferentes, o groove poderá soar mais suave ou agressivo. Experimente! É fácil descobrir o delay, em milissegundos, para a semínima, especialmente quando você está seqüenciado e o valor do tempo em bpm está disponível na tela. Basta dividir 60.000 pelo tempo de sua música (em beats por minuto).
60.000 bpm = delay por beat em milissegundo 

Tempo em Beats por Minuto
Semínima
Colcheia
Semi-Colcheia
Quarter Note
Triplet
Eighth Note
Triplet
20
3,000
1,500
750
2,000
1,000
25
2,400
1,200
600
1,600
800
30
2,000
1,000
500
1,333
667
35
1,714
857
429
1,143
571
40
1,500
750
375
1,000
500
45
1,333
667
333
889
444
50
1,200
600
300
800
400
55
1,091
545
273
727
364
60
1,000
500
250
667
333
65
923
462
231
615
308
70
857
429
214
571
286
75
800
400
200
533
267
80
750
375
188
500
250
85
706
353
176
471
235
90
667
333
167
444
222
95
632
316
158
421
211
100
600
300
150
400
200
105
571
286
143
381
190
110
545
273
136
364
182
115
522
261
130
348
174
120
500
250
125
333
167
125
480
240
120
320
160
130
462
231
115
308
154
135
444
222
111
296
148
140
429
214
107
286
143
145
414
207
103
276
138
150
400
200
100
267
133
155
387
191
97
258
129
160
375
188
94
250
125
165
364
182
91
242
121
170
353
176
88
235
118
175
343
171
86
229
114
180
333
167
83
222
111
185
324
162
81
216
108
190
316
158
79
211
105
195
308
154
77
205
103
200
300
150
75
200
100
205
293
146
73
195
98
210
286
143
71
190
95

DOBRA
Um delay simples com menos de 35 ms é chamado de dobra. O sinal atrasado se combina com o  original, provocando a impressão de duas pessoas ou instrumentos simultâneos. Além disso, em uma mixagem stereo pode-se conseguir efeitos interessantes, endereçando-se o sinal com delay para um canal e o sinal original para o outro. No entanto, dependendo do tempo de delay, a mixagem pode apresentar problemas em mono, em decorrência de desvios de fase. Ao se criar dobras, use números primos para os valores de delay. Os resultados serão melhores, caso a música seja reproduzida em mono. Um número primo só pode ser dividido por um e por ele mesmo. Alguns exemplos: 1, 3, 5, 7, 11, 13, 17, 19, 23, 29, 31, etc.


MODULAÇÃO
O controle de modulação ou LFO (oscilador de baixa freqüência) permite variar continuamente, o tempo do delay. Normalmente, o LFO (ou modulation) é capaz de provocar mudanças entre o valor ajustado do parâmetro delay time e a metade dele e, em seguida, retornar. Á medida que tempo de delay varia, a velocidade do sinal aumenta ou diminui, alterando o pitch, assim como acontece em uma fita magnética que tem sua velocidade aumentada ou reduzida. Essa alteração, no entanto, mão compromete a afinação da voz ou instrumento. Pode, inclusive, suavizar problemas existentes.


É importante atentar para o fato de que, quando a afinação sofre variações (para cima ou para baixo), ocorre mudanças no comprimento das ondas, já que eles são distintos em diferentes freqüências. Quando duas ondas sonoras se combinam, seguindo um mesmo caminho, o sinal é somado a ele mesmo e reforçado. Por outro lado, quando estão fora de fase, o sinal pode ser cancelado em diferentes graus de intensidade. Dessa forma, quando o efeito de modulação aumenta ou diminui o comprimento da onda e o sinal resultante é somado ao original, as duas ondas (do sinal modulado e do original) interagem entre si continuamente, provocando alterações constantes de fase. Essa relação entre eles causa somas e cancelamentos de freqüências variáveis, simulando o som que pode ser ouvido quando vários músicos ou vocalistas apresentam-se juntos. Mesmo que,por exemplo, cada membro de um coro tende, ao máximo, manter-se afinado e no ritmo, o conjunto de cantores estará continuamente alterando a afinação e o tempo. Essas variações agem de forma similar à interação entre o sinal modulado com delay e o original. Assim, os ajustes de chorus em um processador de efeitos simulam o som de um coro real. Por meio da combinação do sinal original com o modulado (com atraso). O controle de velocidade determina o quão rápido ou lento o pitch irá subir e descer. Esas alterações podem ocorrer bem lentamente, levando alguns segundos, ou rapidamente, alterando o pitch várias vezes por segundo.


FLANGE
O efeito de flange é similar ao de variação de fase, com a diferença de que se apresenta mais colocações. O tempo de delay típico em um flange é de cerca de 20 ms. O LFO ou modulation varia o sinal com atraso entre pouco mais de 0 ms e 20 ms continuamente. Essa velocidade também pode ser ajustada. Efeitos de flange costumam funcionar bem em guitarras.


Dica: O tempo do LFO pode estar, de alguma forma, relacionado com o tempo da música. Um ciclo completo do LFO pode, por exemplo, levar o tempo equivalente a um compasso, dos beats ou mesmo dois compassos inteiros.


Germano Lins para MUSICAUDIO

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