segunda-feira, 18 de abril de 2011

Como liberar os direitos autorais de um CD

por Paulo Bandeira

Em 2001, após algum tempo cantando nas noites de Salvador BA, resolvi gravar um CD. Achei por bem que este CD deveria possuir qualidade profissional, prensado por uma empresa de reconhecida capacidade, com repertório consagrado e de alto nível e, principalmente, pagando os direitos autorais das diversas músicas.

Inicialmente fiz a seleção do repertório e procurei um estúdio profissional de qualidade. Iniciadas as gravações comecei a procurar quem detinha os direitos de cada música. Encontrei diversas dificuldades. Sendo assim,  tentei encontrar algum profissional que realizasse este serviço ou pelo menos prestasse assessoria nas liberações dos direitos. 




O CONTO DAS LIBERAÇÕES !!!

Uma funcionária do estúdio onde meu CD estava sendo masterizado (Solu-SP),  indicou-me o Sr. Carlos Braga da CB Records (Aracaju- SE) como sendo a pessoa ideal para resolver o meu problema das liberações. Nesta ocasião ele me pediu R$ 3.800,00 (três mil e oitocentos reais) para a devida liberação de direitos das 14 músicas constantes no repertório. Mais tarde,  fui procurado pela SONOPRESS - SP, onde meu CD foi prensado, para ser informado de que as liberações do Carlos Braga eram falsas e de que ele já era um conhecido estelionatário do ramo. A funcionária que me indicou o estelionatário Carlos Braga foi sumariamente demitida.

Ainda meio tonto com o golpe sofrido resolvi partir para resolver o "Mistério das Liberações", por conta própria, assumindo todos os riscos, pois dessa forma saberia que não seria lesado novamente.

Pessoas do meio musical informaram-me  que o melhor caminho seria o ECAD (Escritório Central de Arrecadação de Direitos Autorais). No ECAD de Salvador não consegui obter nenhuma informação, no entanto seus funcionários me encaminharam para o ECAD do Rio de Janeiro. Realmente, lá consegui saber quais editoras detinham os direitos das músicas. Sendo assim,  fui atrás das diversas editoras e comprovei que algumas músicas já não pertenciam mais às editoras indicadas pelo ECAD, e sim a outras editoras. Mais tarde comprovei outro problema; uma simples música como ''Coisas do Brasil (Guilherme Arantes e Nelson Motta)" pertence a três editoras diferentes, ou seja: Warner (50%), EMI(30%)  e Sony(20%). Outra dificuldade encontrada: no caso de músicas com mais de um autor, um pede "X" e seu parceiro pede "Y". Outro caso interessante: músicas em que um autor libera, mas o outro não.

No final da minha "Via Crucis" tive que retirar duas músicas do repertório inicialmente previsto, pagar R$ 9.800,00 aos verdadeiros detentores dos direitos, (valor bem superior ao que foi pago ao estelionatário), valor este válido para 3.000 cópias e atrasar em alguns meses o lançamento do CD.

Hoje sei perfeitamente como liberar os direitos de qualquer música, e sei também que não existem profissionais que prestem essa assessoria corretamente aos interessados. Assim, resolvi prestar esse tipo de serviço tão carente no meio da produção musical desse nosso país. E posso adiantar alguns conselhos:


  • Só gaste em arranjos, ensaios e gravações, após ter certeza de que a música será liberada e quanto custará.
  • Mande prensar inicialmente 1.000 cópias - quantidade mínima exigida pelas editoras.
  • O custo médio de liberação de uma música para cada 1.000 cópias prensadas é de R$ 350,00 a R$ 600,00.
  • O prazo médio para as músicas serem liberadas após a comprovação do pagamento das liberações é de 15 dias.

Finalmente:

  • se você não quiser cair no conto que caí
  • não ser acordado por um policial ou oficial de justiça à beira da sua cama
  • evitar centenas de ligações interurbanas em horário comercial para as editoras
  • evitar e-mails mil
  • filas em bancos , aborrecimentos, contratempos, formulários,
  • poder vender seu CD em lojas especializadas
  • obter código de barras etc
  • obter informações de melhores custos para confecção de capas, encartes, masterização e prensagem, 


PROCUREM-ME através do suporte da MUSICAUDIO.

Antes que eu esqueça! Se você quiser saber como ficou o meu CD, ele está em

http://www.paulobandeira.com.br

 
PAULO BANDEIRA
MILITAR DA RESERVA DO EXÉRCITO
MÚSICO-CANTOR

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.