terça-feira, 19 de abril de 2011

Educação Musical - Os benefícios para as crianças



A força da música é de tal forma grande, que provoca profundas emoções nos seres humanos - é tocada nos casamentos para nos dar alegria, em filmes de terror e de guerra par

a induzir medo ou suspense, em casa para provocar felicida

de a qual irá gerar descontracção, alivio do stress e funciona como uma forma de terapêutica - já foi demonstrado que a ligação entre a música, o corpo e a alma melhora a sua saúde tanto física como a nível mental.


A aptidão para trabalhos de grupos, comunicação,auto-estima, pensamento criativo, atitudes mais calmas, imaginação, disciplina e hábitos de estudo,podem ser aprendidos e refinados através do estudo da música. Deve-se ter em conta que as crianças mais novas estão altamente receptivas e sensíveis ao ritmo e ao velocidade de uma música. Uma das melhores formas para uma criança aprender a sua língua materna é através da música, ou seja,podemos e devemos utilizar a música como um dos meios para fornecer educação às crianças, para aumentar as suas capacidades, quer na sociedade quer nas suas vidas,  aumentando a probabilidade sucesso pessoal.

A música faz parte da nossa sociedade assim como de todas as comunidades.

Em todas as culturas humanas, a música é utilizada como um meio de fazer avançar ideias e ideais. O estudo de artes oferece às crianças uma vista sobre outras culturas e fomenta a empatia em relação a outros povos. Este desenvolvimento de compaixão em oposição ao desenvolvimento de atitudes de ganância e egoísmo, que resultam num respeito mútuo entre diferentes sociedades, promove pontes entre diferentes culturas

A música tem um valor importante na nossa economia - cria postos de trabalhos, aumenta o turismo e fomenta o crescimento dos negócios, directa ou indirectamente relacionados com a área. O estudo da música desenvolve aptidões necessárias no local de trabalho tal como o trabalho de equipa e disciplina - durante uma performance musical, todos os intervenientes precisam de trabalhar em conjunto para conseguirem criar o som que desejam atingir e para conseguir isto é necessário treinar regularmente. A música favorece o trabalho e o "fazer" em oposição à observação passiva - são também estes os valores fomentados pelas entidades patronais.

Devido às propriedades de relaxamento, calmantes e de cura da música, o envolvimento com ela ajuda a fortalecer as melhores atitudes - mais optimismo em relação ao futuro, menos actividades não produtivas,menor recurso ao álcool , tabaco e drogas ilícitas e o desejo de desenvolvimento de capacidades individuais.


A música necessita de certas capacidades como as de estudo, de comunicação assim como cognitivas e assim que estas são aprendidas e desenvolvidas, irão expandir as potencialidades do aluno noutras áreas académicas o que irá ajudar a torná-lo um melhor aluno.

A disciplina que provém da música, especialmente a que surge de trabalhos em grupo, ajudam o aluno a trabalhar mais eficientemente no ambiente escolar, sem requerer a atitudes violentas ou inapropriadas.

Foram efectuados muitos estudos sobre o efeito da música no cérebro. Alguns cientistas afirmam que as crianças que estão expostas à música ou que toquem um instrumento, obtêm por norma melhores resultados do que as restantes.

Pesquisas recentes sugerem que as crianças expostas à música beneficiam também de uma aprendizagem de leitura mais prematura, um QI mais elevado e um maior desenvolvimento de certas partes do cérebro.

Pode-se demonstrar que a inteligência de uma criança pode aumentar através da instrução musical - uma ligação entre a música e a inteligência visual (a capacidade de percepcionar o mundo correctamente e de formar imagens mentais de objectos) ajuda as pessoas a visualizar e a imaginar soluções. Istoajuda a resolver os problemas de uma forma criativa e é crucial no tipo de raciocínio necessário na resolução de problemas matemáticos e até tarefas do dia-a-dia.


Além do desenvolvimento mental, o estudo da música pode também suportar o desenvolvimento físico do cérebro - foi indicado que o treino musical, desenvolve fisicamente partes do cérebro que estão relacionadas com o processamento de linguagem e da razão e podem mesmo criar circuitos internos no cérebro em modos específicos. A memória pode ser aperfeiçoada através da ligação entre músicas conhecidas com objectos, por exemplo: recordações e emoções antigas podem ser activadas através de informação áudio.

Idealmente queremos que as nossas crianças experimentem sucesso ao longo das suas vidas. Os benefícios da exposição à música, podem ser psicológicos, espirituais e físicos assim como criar o desafio de dar sentido à vida e um sentimento de uma vida preenchida. Desejamos também que elas atinjam um estado de desenvolvimento mais elevado - ao participar no estudo da música as crianças desenvolvem auto expressão que irá resultar num aumento da auto estima, que no final irá ajudar-nos a ter sucesso perante os desafios referidos anteriormente.

A música é um instrumento poderoso e como foi referido anteriormente pode melhorar e enriquecer todas as pessoas.

Artigo original:

Edward Droscher

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.