terça-feira, 19 de abril de 2011

Como tirar o máximo proveito do seu "iPobre"

Lilian Ferreira

Tudo bem, não é todo mundo que tem um iPod. Seja porque o Brasil tem um dos iPods mais caros do mundo, seja por opção. Mas o melhor para quem não vive sem MP3 é que dá para ser muito feliz com um player sem grife, um simples "iPobre". Softs que você encontra na Web permitem criar playlists automáticas com as músicas que você mais ouve, ajustar o volume e o tamanho dos arquivos e até recuperar dados apagados.


Programas super comuns como o Windows Media Player e Winamp, por exemplo, fazem a sincronização entre as músicas do computador com o seu toca-MP3. Assim, você pode ter no dispositivo portátil as músicas com mais estrelas, as mais ouvidas ou adicionadas ultimamente a cada conexão com o PC. Estes softwares também convertem os arquivos para formatos-padrão dos toca-MP3, ajustam o volume e organizam os arquivos em pastas e playlists.

Para fazer a sincronização do seu "iPobre" com o iTunes você precisa instalar um programa como o iTunes Sync. O iTunes, por padrão, só faz sincronia com o iPod. Com o iTunes Sync, você pode transfirir seus playlists do iTunes para o toca-MP3 toda vez que o conectar ao computador.
  • Veja vídeo tutorial com a sincronização com o iTunes.

Você também pode usar outros programas no seu "iPobre". O Best Flobo MP3 Download Recovery recupera arquivos que foram apagados ou que estão corrompidos no toca-MP3, já o Help Pen envia um e-mail toda vez que o dispositivo é usado em outro computador —o que pode ser bem útil caso você tenha um irmão espertinho, que vive pegando seu toca-MP3 "emprestado", ou então tenha perdido o aparelho. Neste último caso, uma função interessante do soft também pode ajudar: ele exibe informações de contato que você cadastrou no programa, para que a pessoa que tenha encontrado seu "iPobre" possa entrar em contato com você e devolvê-lo (afinal, ainda existem pessoas do bem circulando por aí ;).

É possível ainda reduzir o tamanho dos arquivos com o MP3 Resizer e ajustar o volume com o MP3 Gain. O primeiro recomprime as músicas com uma taxa inferior, o que pode causar perdas na qualidade do som. Já o MP3Gain analisa e ajusta o volume das músicas para que você não tenha que aumentar e abaixar o som toda vez que uma música começa. Ele ainda indica qual é a altura ideal do áudio para não prejudicar a audição. 

Para fazer playlists, você pode usar o Advanced Playlist Builder. Ele copia suas músicas diretamente para o "iPobre" usando sistema drag-and-drop e ainda tem busca e comandos básicos como mover, comparar e copiar. 

Por fim, um programa que permite que seu toca-MP3 toque OGG/Vorbis e Flac e adicione jogos e outros aplicativos é o Rockbox. Com ele, você ajusta parâmetros de áudio, edita tags e adiciona plug-ins de jogos como xadrez, snake e pong e utilitários como relógio e calculadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.