quarta-feira, 20 de abril de 2011

Áudio no PC

Nos últimos anos, tem havido lançamentos de muitos produtos de áudio digital para
computadores PC, graças à demanda crescente nessa área. Isso se deve não só ao
barateamento da tecnologia em geral, mas também por causa da evolução da capacidade
de processamento e armazenamento dos computadores, que permitiu a transformação
do computador comum em estúdio digital.

Áudio na Internet - Sonorizando homepages

Entenda os formatos sonoros utilizados na Internet

Desde a sua popularização, a partir de meados da década de 90, a Internet vem se
transformando num imenso canal de difusão de informações sobre os mais variados
assuntos. Algumas das facilidades técnicas oferecidas pela grande rede, sobretudo
recursos gráficos e interatividade, são convidativos para a exploração de novos meios de
divulgação artística e cultural.

Áudio digital - tendências do mercado

O mercado de equipamentos musicais e de áudio vem passando por uma profunda transformação nos últimos 20 anos, sobretudo pela massificação de produtos para gravação e processamento digital. Hoje, com um investimento relativamente baixo, o músico pode ter seu próprio estúdio de pré-produção com equipamentos de alta qualidade.

A popularização desses recursos só foi possível por causa da queda vertiginosa dos preços dos computadores e seus componentes (memórias, discos, etc). Mesmo no Brasil, onde a inflação ainda atinge índices bem superiores aos dos países mais desenvolvidos, os custos por MHz de processamento e MB de memória vêm caindo significativamente a cada ano.

Um obstáculo que ainda atrapalha é o alto custo do software - sobretudo o do sistema operacional, praticamente monopolizado pela Microsoft - e que tem como consequência a proliferação da pirataria. Mas isso é uma outra questão, e não faz parte da abordagem deste artigo.


Digitalização de áudio

Para se transformar um sinal sonoro em sinal digital adequado à manipulação por equipamentos digitais, é necessário convertê-lo da forma analógica (o sinal elétrico de um microfone, por exemplo) para o formato digital, isto é, códigos numéricos que podem ser interpretados por processadores.

Essa transformação é feita pelos conversores A/D (analógico para digital), que fazem inúmeras fotografias (amostragens) do valor do sinal analógico ao longo do tempo, que são codificados em números digitais, armazenados então na memória do equipamento. Após diversos desses valores, tem-se a representação completa do sinal analógico original, sob a forma de números, que podem então ser armazenados nos chips de memória na ordem exata em que foram coletados, que passam a representar numericamente o sinal original. A velocidade com que as amostragens são coletadas é chamada de freqü.ncia de amostragem. Para se reproduzir o sinal armazenado na memória, usa-se o conversor D/A (digital para analógico), que busca na memória os códigos numéricos e, respeitando a sua ordem cronológica, recria o sinal original, ponto por ponto. Para que o sinal seja reconstruído corretamente, é preciso que o conversor D/A recoloque as amostragens ao longo do tempo com a mesma velocidade que foi usada pelo conversor A/D.

Parâmetros básicos de áudio

Relação Sinal/Ruído e Faixa Dinâmica
O parâmetro "relação sinal/ruído" (signal/noise ratio) indica a diferença entre o nível mais alto de sinal que o equipamento pode operar e o nível de ruído existente no aparelho (no caso de mixers e amps, normalmente é ruído térmico; no caso de gravadores de fitas, é o ruído inerente à fita magnética).

Os níveis são medidos em dB (decibel), que é uma medida relativa (baseada numa relação entre dois valores). No caso da relação sinal/ruído, mede-se a intensidade do ruído presente na saída do equipamento, sem sinal na entrada, e depois a intensidade do maior sinal que pode ser aplicado sem distorção. A diferença entre eles é mostrada em decibéis.

Aterramento, ruído e segurança

Informação técnica para usuários de produtos de áudio profissional da Yamaha

O aterramento inadequado pode criar risco mortal. Mesmo que não venha a causar perigo, os “loops de terra” são a causa mais comum de ruído (“hum”) da rede elétrica nos sistemas de áudio. Portanto, é útil aprender sobre aterramento, e usar esse conhecimento.

O que é um loop de terra?
Um loop de terra (“ground loop”) ocorre quando existe mais de um caminho de aterramento entre duas partes do equipamento. O caminho duplo forma o equivalente ao loop de uma antena, que muito eficientemente capta as correntes de interferência. A resistência dos terminais transformam essa corrente em flutuações de voltagem, e por causa disso a referência de terra no sistema deixa de ser estável, e o ruído aparece no sinal.

Amplificadores - Definições

Pre-amp
É o "pré-amplificador", um amplificador de baixa potência usado para condicionar o sinal (normalmente, sinal de microfone) para um nível adequado ao mixer ou amplificador de potência. Os pré-amplificadores (ex: Ashly), geralmente possuem controles de ganho, e eventualmente ajustes de tonalidade (EQ). Existem pré-amplificadores que utilizam circuitos com válvulas (ex: Behringer MIC2200), que dão uma "coloração" diferente ao som. A característica mais importante que deve ter um pré-amplificador diz respeito ao ruído: quanto maior a relação sinal/ruído, melhor.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Kristal Engine


Eis como gravar uma música com vários instrumentos, voz e efeitos, com um programa gratuito. Utilizaremos para isso um excelente software chamado Kristal Engine. 


Hoje em dia, mesmo quem não tem dinheiro sobrando para comprar placas de som e softwares profissionais pode gravar músicas em casa e mostrar para os amigos sem passar vergonha com relação à qualidade técnica. Para isso, basta utilizar uma placa de som de nível médio e um programa de áudio com preço acessível ou mesmo gratuito.

Guia Rápido para novos usuários de Sistemas Linux

WWW.MUSICAUDIO.NET - Guia Rápido para novos: "Guia Rápido para novos usuários de Sistemas GNU/Linux Versão 2.0


A utilização de Sistemas GNU/Linux em PCs Desktops

Nota Legal

Copyright © Sergio Belkin 02/2005, Buenos Aires, Argentina.

Tradução em português Copyright © Germano Lins 11/2005, Salvador, Bahia, Brasil.

A cópia, distribuição deste documento é permitida sob os termos GNU Free Documentation License, Version 1.2 ou qualquer versão posterior publicada pela Free Software Foundation; sendo que a única sessão que não poderá ser modificada é 'Introdução que vale a pena ler'."

Manual de Operação - Rosegarden

WWW.MUSICAUDIO.NET - Manual de Operação - Rosegarden
"Manual de Operação - Rosegarden

Rosegarden

Guia Completo de Operação em Português

Traduzido do original em inglês por Germano Lins

para

MUSICAUDIO"

Tutoriais de Acustica

Tutoriais de Acustica: "Estes tutoriais destinam-se a servir de apoio didático aos cursos na área de Música e Tecnologia do Departamento de Música da ECA-USP. O projeto está em andamento e qualquer contribuição no sentido de melhorar ou ampliar esse material será muito bem-vinda! Exceto quando houver indicação ao contrário, os texto são de autoria de Fernando Iazzetta."

Manual de Referência Kristal Engine

Introdução ao Autotune


Poucos programas revolucionaram tanto a forma de processar áudio como o Auto Tune. Aparentemente simples, usada corretamente, é uma ferramenta de valor incalculável na hora de afinar vozes e outros instrumentos solo.


Por sua expressividade e pela grande quantidade de matizes que apresenta, a voz é um dos elementos mais complexos de gravar numa canção. Antes da existência do Auto Tune, as gravações vocais eram sessões intermináveis em que se faziam centenas de tomadas, que se arrastavam por vários dias chegando ao esgotamento de todo o equipamento e sobretudo, do/a vocalista na busca da afinação perfeita de cada palavra. A Antares revolucionou tudo isso com o Auto Tune, um corretor de afinação inicialmente voltado para a voz. Aparentemente simples, seu correto manuseio é toda uma arte que reduziu consideravelmente o tempo de gravação de vozes. Neste tutorial veremos os controles disponíveis na versão 3 e suas técnicas básicas.

Por que preciso de um Sampler?


Respostas:

Primeiramente, se você é músico ou produtor musical e usa (ou gostaria de usar) seu PC para produções musicais.

Em segundo, se você usa seu PC para karaokê ou ouvir música na Internet.

 Em qualquer desse casos, você usa MIDI - ou deveria usar!

O MIDI se utiliza de sons de instrumentos ?embutidos?  na placa de som de seu computador, para reproduzir timbres dos mais variados instrumentos - como piano, violão, bateria e etc.

Dessa maneira, em uma produção musical, por exemplo, você pode se utilizar de instrumentos eletrônicos, sem precisar ter que gravá-los. Como exemplo, você pode, com a ajuda de um programa específico, compor com o mouse uma trilha de bateria e usar os sons MIDI para reproduzi-la, sem ter que gravar de uma bateria real!

Eliminando ruídos em arquivos de áudio com o Audacity


Todo repórter já passou pela frustração de gravar uma entrevista e, na hora de transcrever, descobrir que há ruído de fundo em excesso ouque o volume está baixo demais. E dá-lhe muita paciência e horas numa sala quietinha com fones no ouvido e  volume no máximo, tentando entender o que foi dito.

Se você usa um gravador digital (se não, tá esperando o quê?), não precisa sofrer mais. Com o Audacity, um software Open Source disponível em versão para Mac, Windows e Linux, você pode processar o áudio e se livrar do ruído, facilitando a transcrição.

Microfones


A palavra microfone vem do vocabulário grego que quer dizer “ Mikros ” , pequeno + “ Phone ”, som.

O Microfone foi inventado por David Hughes no ano de 1878 e é um aparelho que transforma, através de fenômenos diversos (eletrodinâmicos, piezelétricos, eletrostáticos, etc.), as vibrações mecânicas de uma membrana que recebe ondas acústicas em variações de corrente.

Efeitos de Tempo


Como efeitos que envolvem atraso podem ser usados em gravações e mixagens?
Echo, Delay, Chorus, Flanger e Reverb, entre outros, são considerados efeitos de tempo, porque envolvem atraso. 


DELAY
Um delay (atraso,em inglês) produz exatamente o efeito que seu nome sugere: recebe um sinal e aguarda alguns instantes para reproduzi-lo. O resultado é a execução com alguma demora em relação no som original. Funciona como.se fosse um gravado digital, que registre o sinal de entrada e, depois, o reproduze de acordo com o tempo de atraso determinado pelo usuário. Esse intervalo costuma variar, geralmente entre um e mil ms (os intervalos do tempo de atraso são medidos em milissegundos).



Treze Dicas Úteis para Voz

Você pode até saber como equalizar vozes, escolher o microfone que funciona melhor com determinado tipo de voz, mas isto por si só não chega. Estas 13 dicas irão ajudá-lo a melhorar as suas capacidades de processamento de vozes.

1 Arranjos de composição de voz


Imagine que queira criar um trecho de uma música com voz dobrada e para tal gravou trechos das vozes em diferentes trilhas, possibilitando assim a escolha das melhores partes para mais tarde as poder juntar numa única faixa. Infelizmente, para uma pequena frase apenas uma trilha ficará "perfeita", talvez as outras possuam pequenas falhas, ou o cantor(a) acertou em cheio numa e não consegue voltar a duplicar esse momento. Não se preocupe: copie a parte perfeita para a outra trilha, altere um pouco o pitch e depois aplique um delay de 20-35 ms.

Como montar o seu Home Studio


Aqui encontram-se uma variedade de exemplos de como deverá definir e montar o seu Homestudio com um computador, teclado e guitarra. 

Isto é provavelmente o que todas as pessoas querem mesmo saber - como configurar tudo. O problema, do meu ponto de vista, é que na verdade tudo depende do material que possui e do que está a tentar fazer. 

Recebo muitos e-mails de pessoas que me dizem que possuem aquela e a outra componente e não sabem como as ligar convenientemente. A minha resposta é geralmente esta: "Não sei, como pretende ligá-las?". Por exemplo, se possui uma mesa de mistura e um processador de efeitos poderá ligá-las de diferentes maneiras consoante o que deseja fazer - isto aplica-se da mesma forma a componentes (hardware/software) de um computador. Dito isto, existem algumas regras chave que poderá seguir e o que irá ter de fazer é tentar aplicar o que lhe vou mostrar ao seu próprio equipamento. 

Placas de Som e o seu Papel em um Home Studio


Pergunta comum de quem faz música com computador - "Onde é que ligo a minha guitarra"

Tornar o seu humilde computador num estúdio de alta qualidade não traz benefícios nenhuns se não possuir algo onde possa ligar um cabo do tipo jack. 
Se está a pensar em gravação som ao vivo utilizando o seu computador, então deverá pensar em adquirir a placa de som mais adequada para o trabalho.

Uma grande parte dos computadores traz incluída uma placa de som de alguma espécie. Se o seu computador possui colunas e produz beeps e barulhos é porque possui uma placa de som. A maioria dessas placas são desenhadas para jogos, multimídia e reprodução de CD/DVD, e por isso estas não estarão adequadas à gravação áudio de estúdio profissional. De qualquer forma é um ponto de partida e explicar-se-á o equipamento adequado mais adiante.

Noções Básicas de Acústica para Estúdios



É muito comum uma pessoa querer transformar uma sala ou quarto de sua casa num estúdio e achar que para isso basta forrar as paredes com carpete, cortiça ou até mesmo embalagens de ovos. Infelizmente, nem todos compreendem que as soluções acústicas podem até ser simples, mas é preciso entender os fenómenos para encontrar as formas mais adequadas de resolver os problemas.

O objectivo deste artigo é apresentar alguns conceitos básicos e mostrar novas formas de melhorar a acústica de um estúdio. Para questões mais complexas, recomendamos consultar profissionais qualificados.

O formato SFZ

O que é o formato sfz?
 
O sfz é um formato de arquivo que define a forma como se encontra organizada uma coleção de samples.


O objetivo por trás do formato sfz é oferecer uma forma gratuita, simples, minimalista e expansível para poder organizar, distribuir e utilizar samples áudio com a maior qualidade e flexibilidade possível.   

Um arquivo no formato sfz não poder ser reproduzido sem o leitor freeware sfz.

Os criadores da soundware, software e hardware podem criar, utilizar e distribuir arquivos em formato sfz de uma forma gratuita para propósitos gratuitos ou comerciais.

Como gravar um baixo elétrico



Apesar da maioria dos sintetizadores modernos já virem com bons efeitos para guitarras baixo incluídos, não existe nada comparável ao verdadeiro instrumento, desde que seja bem tocado, e que se saiba como gravá-lo. 

Hoje em dia, o baixo tem um papel proeminente em diferentes géneros musicais. O Dub Reaggae não chegaria muito longe sem o baixo, assim como muitos géneros com bastante ritmo, como estilos latinos ou os provenientes da América do Sul. Mesmo até fora destes estilos, o baixo é uma peça fulcral para a sonoridade e para o "felling" de uma música. Um baixo bem tocado e bem gravado é vital para qualquer secção rítmica, e vale a pena o esforço, de forma a obter o som correcto.  

Educação Musical - Os benefícios para as crianças



A força da música é de tal forma grande, que provoca profundas emoções nos seres humanos - é tocada nos casamentos para nos dar alegria, em filmes de terror e de guerra par

a induzir medo ou suspense, em casa para provocar felicida

de a qual irá gerar descontracção, alivio do stress e funciona como uma forma de terapêutica - já foi demonstrado que a ligação entre a música, o corpo e a alma melhora a sua saúde tanto física como a nível mental.

Gravar Baterias


por Paulo Costa

Utilizar samples de bateria nas suas gravações, pode ser mais barato e mais rápido do que usar uma bateria real, mas ainda se notam bastantes diferenças quando é um baterista a tocar numa bateria real.

Para efectuar uma boa gravação deste instrumento é necessário utilizar arte e engenho se quiser capturar um som fidedigno, sem se fazer notar os sons e ruídos indesejados. Além disso, um dos factores importantíssimos é a qualidade e experiência do músico. Por mais bom material e condições que se tenha, nada consegue combater a falta de jeito e inexperiência de um baterista.

A melhor solução é instalar a bateria num ambiente acústico controlado, especialmente configurado para esse efeito, com um bom isolamento, embora possa ser muito útil o baterista poder ver o resto da banda. As opiniões sobre o ambiente acústico ideal diferem: alguns podem querer ter um chão de madeira e paredes de pedra para dar vida ao som, enquanto que outros podem querer ter o chão com carpetes e materiais absorventes para "secar" o som. A melhor acústica vai depender claramente do estilo musical em que se deseja enquadrar a bateria, mas talvez seja melhor preferir um ambiente "morto", pois irá permitir a criação de diferentes acústicas para obter uma grande variedade de sons sem ter a necessidade de recolocar a bateria e os microfones.

Como tirar o máximo proveito do seu "iPobre"

Lilian Ferreira

Tudo bem, não é todo mundo que tem um iPod. Seja porque o Brasil tem um dos iPods mais caros do mundo, seja por opção. Mas o melhor para quem não vive sem MP3 é que dá para ser muito feliz com um player sem grife, um simples "iPobre". Softs que você encontra na Web permitem criar playlists automáticas com as músicas que você mais ouve, ajustar o volume e o tamanho dos arquivos e até recuperar dados apagados.

Gravando Bateria em Casa


Andy Hong,
traduzido e adaptado por Germano Lins


Assim como muitos, tenho um estúdio em casa. Embora eu tenha oportunidade para gravar em estúdio profissionais, eu optei em gravar no conforto de minha casa. Minha casa não possui nenhum tipo de construção especial para estúdio, assim como não possui também o tratamento acústico de um estúdio bem projetado, assim como também não possui o custo de gravação de um estúdio profissional - Junto o útil ao agradável, o fato de trabalhar no conforto de minha própria casa (com uma geladeira abastecida com mais que algumas latas de cervejas baratas, janelas que permitem a entrada do sol, e um alpendre onde de vez em quando me aconchego para descansar). Realmente, estes foram os argumentos que me levaram a ficar em casa.

Mixagem usando a biblioteca de samples Garritan Orchestra

Por Dan Kury,
traduzido e adaptdado por Germano Lins

 
Introdução:

Tenho exercido a profissão de engenheiro de gravação a mais de trinta anos, e ainda aprendo coisas novas a todo momento. Vou tentar lhe dar uma visão do meu jeito de fazer música com computadores. Caso use um Mac, ou um PC, ou ambos, você é o produtor e o engenheiro, e sendo assim, deve possuir bons conhecimentos sobre ambas atividades.

A produção de áudio é um processo crucial no que tange à tornar a sua música realista e agradável aos ouvidos dos outros.Frequentemente, os usuários fazem os ajustes necessários, edições MIDI, aplicam efeitos, e em seguida ignoram a produção de áudio completamente. 


O Essencial:

Em primeiro lugar, o mais importante. Espero que você possua um par de monitores decente em seu home-studio. Caso não possua, perca algum tempo ouvindo os seus CDs favoritos em uma loja de monitores, nela você poderá ouvi-los em diferentes tipos de monitores. Não compre os que têm baixos profundos e freqüências altas muito brilhantes, ao invés disso compre o par de monitores que produza a sonoridade de médias freqüências mais natural, como aquelas do piano, do violão, das cordas, e o mais importante, onde a voz soa melhor. Precisamos de ser capazes de ouvir claramente a parte que estamos trabalhando e sobre como ela se enquadra, ou se encaixa, com as outras peças da música. Mantenha-se longe das grandes lojas de eletrônicos. Dirija-se a uma loja que trabalhe somente com equipamentos profissionais. Normalmente essas lojas são pequenas. Você não vai obter uma sonoridade profissional se mixar em monitores de um mini-system caseiro. Fique logo sabendo que isto tem um custo. Um bom par de monitores profissionais custa em torno de R$ 1.500,00.


O Protocolo MIDI

Autor:
Xabier Blanco
Traduzido por Germano Lins

O MIDI é um grande desconhecido para muitos usuários; aqui iremos tratar de explicar o que é o protocolo MIDI e quais são suas aplicações práticas e criativas.

Noções básicas: a linguagem MIDI
MIDI (Musical Instruments Digital Interface) é a linguagem que utilizam atualmente muitos instrumentos para se comunicar entre si, enviar e receber dados e sincronizar-se. Nasceu dentro o mundo dos sintetizadores como resposta a uma necessidade dos músicos: controlar vários equipamentoscom seus comandos e fazer layers com vários sons entre eles. Os primeiros resultados desta nova tecnologia foram mostrados no North American Music Manufacturers Show de 1983 em Los Angeles. A demonstração consistiu em dois sintetizadores de diferentes fabricantes conectados por MIDI com um par de cabos; o representante de uma dessas empresas tocou em um dos sintetizadores... e o público ficou estarrecido ao ver que os dois teclados soavam juntos! Da mesma forma como dois computadores podem se conectar via modem, dois instrumentos que suportem o protocolo MIDI podem se comunicar. A informação MIDI possui um caráter notadamente musical: se refere a comandos play-stop, ativação de nota, tempo, volume, etc, mesmo que seu uso avançado possibilite muito mais coisas.

Tabela: Relação entre diferentes unidades de tempo


BPMCompassos
Segundos4567891011121314
1660.075.090.0105.0120.0135.0150.0165.0180.0195.0210.0
1756.570.684.798.8112.9127.1141.2155.3169.4183.5197.6
1853.366.780.093.3106.7120.0133.3146.7160.0173.3186.7
1950.563.275.888.4101.1113.7126.3138.9151.6164.2176.8
2048.060.072.084.096.0108.0120.0132.0144.0156.0168.0
Segundos910111213141516171819
2683.192.3101.5110.8120.0129.2138.5147.7156.9166.2175.4
2780.088.997.8106.7115.6124.4133.3142.2151.1160.0168.9
2877.185.794.3102.9111.4120.0128.6137.1145.7154.3162.9
2974.582.891.099.3107.6115.9124.1132.4140.7149.0157.2
3072.080.088.096.0104.0112.0120.0128.0136.0144.0152.0
Segundos1415161718192021222324
3693.3100.0106.7113.3120.0126.7133.3140.0146.7153.3160.0
3790.897.3103.8110.3116.8123.2129.7136.2142.7149.2155.7
3888.494.7101.1107.4113.7120.0126.3132.6138.9145.3151.6
3986.292.398.5104.6110.8116.9123.1129.2135.4141.5147.7
4084.090.096.0102.0108.0114.0120.0126.0132.0138.0144.0

Tabela: Conversão para Delays


BPM
(Tempo)
1/41/81/16
60
61
62
63
64
65
66
67
68
69
70
71
72
73
74
75
76
77
78
79
80
81
82
83
84
85
86
87
88
89
90
91
92
93
94
95
96
97
98
99
100
101
102
103
104
105
106
107
108
109
110
111
112
113
114
115
116
117
118
119
120
121
122
123
124
125
126
127
128
129
130
131
132
133
134
135
136
137
138
139
140
141
142
143
144
145
146
147
148
149
150
151
152
153
154
155
156
157
158
159
160
161
162
163
164
165
166
167
168
169
170
171
172
173
174
175
176
177
178
179
180
1000.00
983.61
967.74
952.38
937.50
923.08
909.09
895.52
882.35
869.57
857.14
845.07
833.33
821.92
810.81
800.00
789.47
779.22
769.23
759.49
750.00
740.74
731.71
722.89
714.29
705.88
697.67
689.66
681.82
674.16
666.67
659.34
652.17
645.16
638.30
631.58
625.00
618.56
612.24
606.06
600.00
594.06
588.24
582.52
576.92
571.43
566.04
560.75
555.56
550.46
545.45
540.54
535.71
530.97
526.32
521.74
517.24
512.82
508.47
504.20
500.00
495.87
491.80
487.80
483.87
480.00
476.19
472.44
468.75
465.12
461.54
458.02
454.55
451.13
447.76
444.44
441.18
437.96
434.78
431.65
428.57
425.53
422.54
419.58
416.67
413.79
410.96
408.16
405.41
402.68
400.00
397.35
394.74
392.16
389.61
387.10
384.62
382.17
379.75
377.36
375.00
372.67
370.37
368.10
365.85
363.64
361.45
359.28
357.14
355.03
352.94
350.88
348.84
346.82
344.83
342.86
340.91
338.98
337.08
335.20
333.33
500.00
491.80
483.87
476.19
468.75
461.54
454.55
447.76
441.18
434.78
428.57
422.54
416.67
410.96
405.41
400.00
394.74
389.61
384.62
379.75
375.00
370.37
365.85
361.45
357.14
352.94
348.84
344.83
340.91
337.08
333.33
329.67
326.09
322.58
319.15
315.79
312.50
309.28
306.12
303.03
300.00
297.03
294.12
291.26
288.46
285.71
283.02
280.37
277.78
275.23
272.73
270.27
267.86
265.49
263.16
260.87
258.62
256.41
254.24
252.10
250.00
247.93
245.90
243.90
241.94
240.00
238.10
236.22
234.38
232.56
230.77
229.01
227.27
225.56
223.88
222.22
220.59
218.98
217.39
215.83
214.29
212.77
211.27
209.79
208.33
206.90
205.48
204.08
202.70
201.34
200.00
198.68
197.37
196.08
194.81
193.55
192.31
191.08
189.87
188.68
187.50
186.34
185.19
184.05
182.93
181.82
180.72
179.64
178.57
177.51
176.47
175.44
174.42
173.41
172.41
171.43
170.45
169.49
168.54
167.60
166.67
250.00
245.90
241.94
238.10
234.38
230.77
227.27
223.88
220.59
217.39
214.29
211.27
208.33
205.48
202.70
200.00
197.37
194.81
192.31
189.87
187.50
185.19
182.93
180.72
178.57
176.47
174.42
172.41
170.45
168.54
166.67
164.84
163.04
161.29
159.57
157.89
156.25
154.64
153.06
151.52
150.00
148.51
147.06
145.63
144.23
142.86
141.51
140.19
138.89
137.61
136.36
135.14
133.93
132.74
131.58
130.43
129.31
128.21
127.12
126.05
125.00
123.97
122.95
121.95
120.97
120.00
119.05
118.11
117.19
116.28
115.38
114.50
113.64
112.78
111.94
111.11
110.29
109.49
108.70
107.91
107.14
106.38
105.63
104.90
104.17
103.45
102.74
102.04
101.35
100.67
100.00
99.34
98.68
98.04
97.40
96.77
96.15
95.54
94.94
94.34
93.75
93.17
92.59
92.02
91.46
90.91
90.36
89.82
89.29
88.76
88.24
87.72
87.21
86.71
86.21
85.71
85.23
84.75
84.27
83.80
83.33

Tabela: Mensagens de controladores MIDI


0Bank select
1Modulation wheel
2Breath control
3Indefinido
4Foot controller
5Portamento time
6Data Entry
7Channel Volume
8Balance
9Indefinido
10Pan
11Expression Controller
12Effect control 1
13Effect control 2
14Indefinido
15Indefinido
16General Purpose Controller #1
17General Purpose Controller #2
18General Purpose Controller #3
19General Purpose Controller #4
20Indefinido
21Indefinido
22Indefinido
23Indefinido
24Indefinido
25Indefinido
26Indefinido
27Indefinido
28Indefinido
29Indefinido
30Indefinido
31Indefinido
32Bank Select
33Modulation wheel
34Breath control
35Indefinido
36Foot controller
37Portamento time
38Data entry
39Channel Volume
40Balance
41Indefinido
42Pan
43Expression Controller
44Effect control 1
45Effect control 2
46Indefinido
47Indefinido
48General Purpose Controller #1
49General Purpose Controller #2
50General Purpose Controller #3
51General Purpose Controller #4
52Indefinido
53Indefinido
54Indefinido
55Indefinido
56Indefinido
57Indefinido
58Indefinido
59Indefinido
60Indefinido
61Indefinido
62Indefinido
63Indefinido
64Damper pedal on/off (Sustain)
65Portamento on/off
66Sustenuto on/off
67Soft pedal on/off
68Legato Footswitch
69Hold 2
70Sound Controller 1 (Sound Variation)
71Sound Controller 2 (Timbre)
72Sound Controller 3 (Release Time)
73Sound Controller 4 (Attack Time)
74Sound Controller 5 (Brightness)
75Sound Controller 6
76Sound Controller 7
77Sound Controller 8
78Sound Controller 9
79Sound Controller 10
80General Purpose Controller #5
81General Purpose Controller #6
82General Purpose Controller #7
83General Purpose Controller #8
84Portamento Control
85Indefinido
86Indefinido
87Indefinido
88Indefinido
89Indefinido
90Indefinido
91Effects 1 Depth
92Effects 2 Depth
93Effects 3 Depth
94Effects 4 Depth
95Effects 5 Depth
96Data entry +1
97Data entry -1
98Non-Registered Parameter Number LSB
99Non-Registered Parameter Number MSB
100Registered Parameter Number LSB
101Registered Parameter Number MSB
102Indefinido
103Indefinido
104Indefinido
105Indefinido
106Indefinido
107Indefinido
108Indefinido
109Indefinido
110Indefinido
111Indefinido
112Indefinido
113Indefinido
114Indefinido
115Indefinido
116Indefinido
117Indefinido
118Indefinido
119Indefinido
120All Sound Off
121Reset All Controllers
122Local control on/off
123All notes off
124Omni mode off (+ all notes off)
125Omni mode on (+ all notes off)
126Poly mode on/off (+ all notes off)
127Poly mode on (incl mono=off +all notes off)