sábado, 15 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - Noise Gate

Noise Gate

Noise Gate - visão geral

O Noise Gate é o dispositivo mais utilizado para suprimir ruídos não desejados quando o nível do sinal está muito baixo. Podemos usá-lo para retirar ruídos de fundo, vazamentos de outras fontes sonoras, e várias outras coisas.

O Noise Gate trabalha permitindo que os sinais acima do nível estabelecido em threshold passem sem obstáculos, reduzindo os sinais que estejam abaixo do nível de trheshold. Isso efetivamente remove partes de baixo nível do sinal, permitindo que só fiquem as partes desejadas do áudio.

 

 

 

 

 

 

 

 

Noise Gate - parâmetros

  • Campo e controle Threshold: Arrastamos para configurar o nível threshold. Os sinais que estiverem abaixo desse nível serão reduzidos.
  • Campo e controle Reduction: Arrastamos para determinar a quantidade de redução do sinal.
  • Campo e botão Attack: Giramos o botão para configurar o tempo que o noise gate levará para atuar depois que o sinal ultrapassar o nível threshold estabelecido.
  • Campo e botão Hold: Giramos o botão para configurar o tempo que noise gate se mantém aberto após o nível do sinal ficar abaixo do nível estabelecido em threshold.
  • Campo e botão Release: Giramos o botão para configurar o tempo que o gate permanecerá atenuando no máximo após o sinal cair abaixo do nível estabelecido em threshold.
  • Campo e controle Hysteresis: Arrastamos o controle para configurar a diferença (em decibéis) entre os valores threshold abertos e fechados do noise gate. Isso evita que o gate seja aberto e fechado rapidamente.
  • Controle e campo Lookahead: Arrastamos para configurar a antecipação da análise que o Noise Gate efetua no sinal entrante, o que permite ao efeito responder mais rapidamente aos níveis de pico de sinal.
  • Botão Monitor: Ligamos para ouvir o sinal side-chain, incluindo o efeito dos filtros High Cut e Low Cut.
  • Controle e campo High Cut: Arrastamos para configurar a frequência de corte do filtro corta-altas do sinal side-chain.
  • Controle e campo Low Cut: Arrastamos para configurar a frequência de corte do do filtro corta-baixas do sinal side-chain signal.

Nota:  Quando nenhum side chain externo está selecionado, o sinal entrante é usado como side chain.


Usando o Noise Gate

Na maioria das situações, a configuração do controle Reduction em um valor mais baixo possível assegura que sons abaixo do nível estabelecido em threshold sejam completamente suprimidos. Ajustando Reduction em valores altos atenua sons de baixo nível, mas ainda lhes é permitido passar. Também podemos usar o Reduction para aumentar o sinal em até 20 dB, o que é útil para alguns tipos de efeitos.

O botões Attack, Hold e Release modificam a resposta dinâmica do Noise Gate. Se desejarmos que o gate seja aberto de forma muito rápida em sinais de percussão, como baterias, regulamos o botão Attack em um valor bem baixo. No caso de sons com ataques lentos, tais como pads, strings ou algo do gênero, regulamos o Attack em valores mais altos. Da mesma forma, quando trabalhamos com sinais que se dissipam gradualmente ou que possuam resquícios de reverb, definimos um valor mais alto no botão Release, o que irá permitir que o sinal desapareça de forma mais natural.

O botão Hold determina a quantidade mínima de tempo que o gate permanece aberto. Usamos este botão para evitar alterações abruptas no nível do sinal, chamadas de chattering.

O controle deslizante Hysteresis nos dá uma outra opção para a prevenção de chattering, sem a necessidade de definir um tempo mínimo de espera. Utilizamos este botão para definir a faixa entre os thresholds de abrir e fechar o gate. Isso é útil quando o nível de sinal fica em torno do nível de Threshold, fazendo com que o Noise Gate ligue e desligue repetidamente, produzindo o efeito chattering indesejável. O controle deslizante Hysteresis define essencialmente que o Gate seja aberto no nível Threshold e que permaneça aberto até o nivel cair abaixo de outro, mais baixo, nível. Contanto que a diferença entre estes dois valores seja suficientemente grande para acomodar o nível de flutuação do sinal de entrada, de noise gate para que funcione sem a criação de chattering. Esse valor é sempre negativo. Geralmente, -6 dB é um bom ajuste para começar.

Em algumas situações, podemos achar que o nível do sinal que desejamos manter e o nível do sinal de ruído estejam muito próximos, o que torna difícil separá-los. Por exemplo, quando estamos gravando um kit de bateria e usando Noise Gate para isolar o som da caixa, o som do hi-hat também poderá abrir o gate. Para remediar esta situação, usamos os controles de side-chain para isolar o sinal disparador desejado com os filtros High Cut e Low Cut filters.

Importante: O sinal de side-chain é usado apenas como um detector/gatilho nesta situação. Os filtros são usados ​​para isolar sinais de disparo particulares na fonte side-chaineles não têm nenhuma influência sobre o fechamento do sinal de áudio que está sendo encaminhado através do Noise Gate.

Usando os filtros side-chain

  1. Clique no botão Monitor para ouvir como os filtros High Cut e Low Cut estão afetando o sinal entrante que irá disparar o noise gate.
  2. Arraste o controle High Cut para configurar as frequências altas. Os sinais disparadores acima serão filtrados.
  3. Arraste o controle Low Cut para configurar as frequências baixas. Os sinais disparadores abaixo serão filtrados.
Os filtros somente permitem que picos de sinal muito altos passem. No exemplo acima do kit de bateria, podemos remover o sinal de hi-hat, que está nas frequências altas, com o filtro High Cut, permitindo assim que somente o sinal da caixa passe. Devemos desligar a monitoração para facilitar o encontro de um nível threshold mais adequado.



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - Multipressor

Multipressor - Visão Geral

O Multipressor (abreviatura de multiband compressor) é uma ferramenta de masterização de áudio bastante versátil. Ele divide o sinal entrante em diferentes bandas de frequências - em até quatro - o que permite a compressão de forma independente de cada banda. Após a compressão ser aplicada, as bandas são combinadas em um único sinal de de saída.

A vantagem de comprimir diferentes bandas de frequência separadamente é que permite comprimir mais aquelas bandas que mais precisam e de comprimir menos, ou não comprimir aquelas que precisam de menos compressão, ou não precisam.

Devido ao uso de taxas de compressão mais elevadas em bandas de frequências específicas, com o Multipressor podemos conseguir um volume médio, sem causar artefatos sonoros.
Elevar o nível geral do volume pode resultar em um aumento correspondente no nível de ruído existente. Cada banda de frequências apresenta expansão para baixo, o que nos permite reduzir ou até mesmo suprimir esse ruído.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - Vocal Transformer

Logic Pro X - Vocal Transformer

Visão Geral

O Vocal Transformer pode ser usado para transportar a afinação de uma linha de vocal, para aumentar ou diminuir o alcance de uma melodia, ou até mesmo para reduzi-la à uma única nota espelhando as diversas afinações de uma melodia.



Não importa como alteremos as notas da melodia, as partes constituintes do sinal (formantes) permanecerão as mesmas.

Podemos alterar os formantes de forma independente, o que significa que podemos transformar uma trilha de vocal em uma voz de Mickey Mouse, mantendo a afinação original. Formantes são ênfases característicos de determinadas faixas de frequência. Eles são estáticos e não se alteram com o passo. Os formantes são responsáveis ​​pelo timbre específico de uma dada voz humana.

O Vocal Transformer é adequado para efeitos vocais extremos. Os melhores resultados são obtidos com sinais monofônicos, incluindo trilhas de instrumentos monofônicos. Ele não foi projetado para vozes polifônicas, como um coro.

O Vocal Transformer possui os seguintes parâmetros:

  • Botão e campo Pitch: Giramos o botão para determinar a quantidade de transporte aplicada no sinal de entrada.
  • Botão Robotize: Liga/desliga o modo Robotize. Este modo é usado para aumentar, diminuir, ou espelhar a melodia.
  • Controle e campo Pitch Base: Somente disponível no modo Robotize. Arrastamos o controle para transportar a nota de acordo com o parâmetro Tracking.
  • Controle, campo e botões Tracking: Disponível somente quando o modo Robotize está ativado. Arrastamos para controlar como a melodia será alterada.
  • Controle e campo Mix: Arrastamos o controle para definir a taxa de nível entre os sinais original e processado.
  • Botão e campo Formant: Giramos o botão para deslocar os formantes do sinal de entrada.
  • Controle e campo Glide (área de parâmetros estendida): Arrastamos o controle para determinar as todas de tempo do vocal, permitindo deslocar transições para determinar o valor Pitch.
  • Controle e campo Grain Size (área de parâmetros estendida): O algoritmo do Vocal Transformer é baseado em síntese granular. O parâmetro Grain Size permite que configuremos o tamanho dos grãos e como eles afetam a precisão do processo. Devemos testar para achar o melhor ajuste. Tente Auto primeiro.
  • Menu Formants (área de parâmetros estendida): Aqui escolhemos como o Vocal Transform processa os formantes.
    • Process always: Todos os formantes são processados.
    • Keep unvoiced formants: Somente os formantes de voz são processados. Isso retém sibilância numa performance vocal e produz uma transformação mais natural.
  • Controle e campo Detune (área de parâmetros estendida): Arrastemos o controle para desafinar o sinal de entrada pelo valor configurado.

Usando os parâmetros Pitch e Formant

  • Para transportar a afinação do sinal para cima ou para baixo: Giramos o botão Pitch. Os ajustes são feitos em semitons. As afinações entrantes são  indicadas por uma linha vertical abaixo do campo PitchBase.
Transportes de 5a acima (Pitch = +7), 4a abaixo (Pitch = −5), ou por uma oitava (Pitch = ±12) são os intervalos mais utilizados em harmonia.


  • Assim que o parâmetro Pitch é alterado, observamos que os formantes não são alterados.
O parâmetro Pitch é usado para alterar a afinação de uma voz, e não a sua característica. Caso ajustemos valores de Pitch negativos em uma voz de soprano, podemos transformar essa voz em mezzo soprano ou contralto sem alterar a característica da cantora.

  • Para deslocar os formantes — ou alterá-los de forma independente — da afinação: Giramos o botão Formant. Caso ajustemos este parâmetro em valores positivos, a voz do cantor ou cantora poderá se transformar numa voz de Mickey Mouse. Ao alterarmos este parâmetro para baixo, podemos transformar a voz do cantor ou cantora numa voz de Darth Vader.
Dica:  Se ajustarmos Pitch em 0 semitones, Mix em 50%, e Formant em +1 (como modo Robotize desligado), conseguimos colocar mais um cantor ou cantora próximo ao cantor ou cantora original. Os dois cantando à mesma voz, num dueto. Esta dobra de vozes é útil em muitos casos.

Usando o modo Robotize

1. Clique no botão Robotize para ligar o modo Robotize. Neste modo o Vocal Tranformer pode aumentar ou diminuir a melodia.

Podemos controlar a intensidade desta distorção com o parâmetro Tracking.

2. Clique em um dos seguintes botões para imediatamente ajustar o controle Tracking em um dos ajustes mais utilizados:

  • Botão −1: Ajusta o controle em −100%. Todos os intervalos são espelhados.
  • Botão 0: Ajusta o controle em 0%. Dando resultados interessantes em materiais de mesma afinação. Valores baixos transformam uma melodia em uma locução.
  • Botão 1: Ajusta o controle em 100%. A faixa da melodia é mantida. Valores altos aumentam, e baixos diminuem, a melodia.
  • Botão 2: Ajusta o controle em 200%. Os intervalos são dobrados.
O parâmetro Pitch Base é usado para transportar a nota que o parâmetro Tracking está seguindo. Por exemplo, com Tracking ajustado em 0%, ta afinação da nota falada é transportada para o valor base de afinação escolhido.











Logic Pro X - Plug-ins de afinação - Pitch Shifter

Logic Pro X - Pitch Shifter

Pitch Shifter - Visão Geral

Com o Pitch Shifter temos uma forma simples de combinar uma versão do sinal com afinação alterada com o sinal original. Com este plug-in alcançamos exceletentes resultados.

  • Campo e controle Semi Tones: Arrastamos o controle para determinar a afinação em semitons.
  • Campo e controle Cents: Arrastamos o controle para ajustar a afinação em centésimos de um semitom.
  • Botões Drums, Speech, e Vocals: Aqui escolhemos um dos três algoritmos disponíveis:
    • Drums: Mantém o groove (sentimento rítmico) o sinal fonte.
    • Speech: Fornece um equilíbrio entre os aspectos rítmicos e harmônicos do sinal. Muito bom para ser usado em materiais de locução, rap music, e outros sinais híbridos como uma guitarra ou violão de base rítmica.
    • Vocals: Mantém a entonação do sinal fonte. Bom para ser usado em materiais harmônicos ou melodiosos, como cordas, por exemplo.
  • Campo e controle Mix: Arrastamos o controle para determinar o grau de mistura entre o sinal original e o sinal processado com a afinação.
  • Menu Timing (área de parâmetros estendida): Aqui determinamos o timing derivado:
    • Preset: Segue o algoritmo selecionado.
    • Auto: Analisa o áudio entrante.
    • Manual: Aqui configuramos os ajustes de Delay, Crossfade, e Stereo Link.
Nota:  Os três parâmetros a seguir ficam ativos somente quando Manual está escolhido no menu Timing.

  • Controle e campo Delay (área de parâmetros estendida): Arrastamos o controle para determinar a quantidade de delay aplicada no sinal entrante. Quanto mais baixa a frequência do sinal de entradamais elevado o tempo de atraso deve ser definido — para que o processo de afinação possa ser efetivamente processado.
  • Controle e campo Crossfade (área de parâmetros estendida): Arrastamos o controle para configurar a faixa, expressa como uma porcentagem, do sinal original a ser analisado.
  • Botões Stereo Link (área de parâmetros estendida): Clicamos em Inv. para inverter os sinais estéreo, com o processamento do canal direito sendo aplicado no canal esquerdo, e vice versa. Clicamos em Normal para deixar o sinal como está.


Uso do pitch shift

  1. Para ajustar a quantidade de transporte, ou afinação, arraste o controle Semi Tones.
  2. Para determinar a quantidade de desafinação, arraste o controle Cents.
  3. Para selecionar o algoritmo que melhor se adequa ao material a ser processado, clique em um dos botões: Drums, Speech, ou Vocals.
Caso esteja trabalhando com material que não se encaixe em nenhuma das categorias, faça teste com cada um dos algoritmos (começando com o Speech), e vá comparando os resultados.

Dica:  Enquanto estiver ouvindo e comparando os diferentes ajustes, ajuste temporariamente o parâmetro Mix em 100%.










 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - Plug-ins para afinação

Plug-ins para afinação do Logic Pro X

Plug-ins de afinação - Visão Geral

O Logic Pro X possui plug-ins específicos para transporte e correção de afinação de sinais de áudio. Esses plug-ins também podem ser usados para a criação de trechos uníssonos ou ligeiramente mais espessos, ou até para criar harmonia com vozes.

Podemos definir uma escala para corrigir automaticamente algumas, não todas, notas de uma performance de vocal, por exemplo. Isso nos permite aperfeiçoar de uma forma bastante efetiva um take de vocal que esteja desafinado.

Também podemos usar os plug-ins de correção de afinação de uma forma criativa, modificando todas as notas de uma determinada afinação ou determinado tom em particular.


Pitch Correction

Pitch Correction - Visão Geral

Usamos o Pitch Correction para corrigir a afinação de sinais de áudio recebidos. Entoação inadequada é um problema comum com canais de vocal, por exemplo. Os artefatos sonoros que podem ser introduzidos pelo processo de afinação são mínimos e estão quase não aparecem quando realizamos correções moderadas.

O Pitch Correction trabalha acelerando a velocidade de reprodução do áudio, combinando o sinal de entrada (vocal cantado) com a nota corretamente afinada. Se estivermos tentando corrigir intervalos maiores, podemos criar efeitos especiais. Articulações naturais da performance, tais como ruídos de respiração, são preservadas.


Qualquer escala pode ser definida como uma referência de afinação (tecnicamente falando, isso é conhecido como uma grade de quantização de afinação). As notas desafinadas são corrigidas de acordo com essa escala.


O plug-in Pitch Correction pode ser totalmente automatizado. Isso significa que podemos automatizar os parâmetros de escala e de nota raiz para acompanhar a harmonia musical do projeto. Dependendo da precisão da entoação original,  a definição do tom adequado com o parâmetro de escala pode ser o suficiente. Entoações menos precisas podem precisar de mais alterações significativas com a escala e com os parâmetros de raiz.

Nota: Gravações polifônicas, como corais, e sinais muito percussivos com trechos ruidosos proeminentes não podem ser corrigidos para uma afinação específica. No entanto, podemos experimentar o plug-in em alguns sons de bateria e percussão como congas que costumam produzir resultados bem interessantes.


Pitch Correction - Parâmetros

  • Botão Use Global Tuning: Ligamos para usar a afinação do projeto no processo de correção de afinação. Desligamos para usar o parâmetro Ref. Pitch como referência de afinação.
  • Botões Normal e low: Usamos esses botões para determinar a faixa de afinação a ser analisada (as notas que necessitam de correção de afinação).
  • Campo Ref. Pitch: Arrastamos nesse campa para configurar uma referência de afinação em centésimos (com relação à nota raiz).
  • Menu Root: Aqui escolhemos a nota raiz da escala.
  • Menu Scale: Aqui determinamos uma grade quantização de afinação.
  • Teclado: Clicamos em uma nota para excluí-la da escala de afinação (grade de quantização de afinação). Isso faz com que as correções de nota sejam forçadas para a nota que estiver mais próxima na escala.
  • Botões Byp(ass): Usamos esses botões para excluir as notas correspondentes do processo de correção de afinação. Em outras palavras, todas as notas que coincidirem com esta afinação não terão sua afinação corrigida.
  • Botão Bypass All: Usamos este boão para comparar o sinal com afinação corrigido com o sinal não corrigido ou para alterações automáticas de afinação.
  • Botões Show input e show output: Usamos esses botões para que a afinação da nota entrante ou do sinal de saída seja mostrada, respectivamente, nas notas do teclado.
  • Display Correction Amount: Indica a quantidade de alteração de afinação que está ocorrendo. Um marcador vermelho indicada a quantidade média de correção sobre um determinado período de tempo. Podemos usar o display para verificar e otimizar a entoação vocal do cantor durante uma sessão de gravação.
  • Controle e campo Response: Com este controle determinamos o tempo de resposta da correção de afinação. Os cantores costumam usar portamento e outras técnicas. Se determinarmos um valor Response muito alto, portamentos corretos podem ser transformados em glissandos em semitons. Caso determinemos um valor Response muito baixo, a correção de afinação pode não acontecer em tempo hábil. O ajuste ótimo deste parâmetro depende do estilo do cantor, do andamento da música, da existência ou não de vibrato, e da precisão da performance original. 
  • Controle e campo Detune: Usamos este controle para desafinar o sinal de saída por um determinado valor.

Grade de quantização do Pitch Correction


Usamos os botões “normal” e “low” para determinar a faixa de afinação que desejamos analisar para as notas que precisam ter sua afinação corrigida. Normal é a faixa padrão e funciona bem com a maioria dos materiais de áudio. Low deve ser usado somente em materiais de áudio que possuam baixas frequências (abaixo de 100 Hz), que são muito difíceis de ter a afinação detectada. Esses parâmetros não afetam a sonoridade; são simples opções de otimização para o processo de detecção de afinação.

No menu Scale podemos escolher diferentes grades de quantização de afinação. A grade padrão é a chromatic.

A escala de usuário é aquela determinada pelos ajustes manuais realizados no teclado da interface do plug-in.

Se não tivermos a certeza os intervalos usados em uma determinada escala, escolhemos a escala no menu Scale e observamos o teclado na interface do plug-in. Podemos alterar qualquer nota na escala escolhida clicando nas teclas do teclado. Qualquer ajuste realizado substitui o ajuste anteriormente feito.

Somente podemos ter uma escala de usuário por projeto, no entanto, podemos criar várias escalas de usuário e salvá-las como arquivos de configuração para o plug-in Pitch Correction.



Dica:  A escala drone usa um intervalo de 5a. como grade de quantização. Uma única escala para definir uma única nota.

Nenhuma dessas escalas se destina a resultar em cantos realísticos, mas podemos utilizá-las para criar efeitos bem interessantes.

Escolhemos a nota raiz da escala no menu Root. Podemos transportar livremente para escalas maiores de menores que estão nomeadas depois dos acordes.

Nota:  Se escolhermos usar “scale” ou “chromatic” no menu Scale, as opções do menu Root ficam indisponíveis.

Excluir notas do processo de correção de afinação

Podemos usar o teclado na tela do plug-in para excluir notas do processo de correção de afinação.

Quando abrimos o plug-in pela primeira vez, todas as notas da escala cromática ficam selecionadas. Isso significa que cada nota de entrada é alterada para se ajustar ao mais próximo semitom da escala cromática. Caso a entoação do cantor seja ruim, isso poderá levar à uma análise correta para identifcar as notas consequentemente levando à uma correção errada ou indesejada. Por exemplo, o cantor pode ter tido a intenção de cantar uma nota Mi, no entanto a a entoação ficou mais próxima de um Ré #. Caso um Ré # não seja desejado na melodia, a tecla referente à nota Ré # pode ser desativada no teclado. Dessa forma a correção da nota será feita para um Mi.



NoteOs ajustes realizados no teclado da tela do Pitch Correction são válidos para todas as oitavas.

Ignorando temporariamente notas na escala

Para excluir notas do processo de correção, clicamos nos pequenos botões bypass (“byp”) que estão acima e abaixo das teclas.

Isso é muito útil no caso de blue notes. As blue notes  são notas que variam em afinação, como por exemplo uma nota terça menor em um acorde maior, o que dificulta em muito a sua identificação.

Cantores de blues abusam dessa característica, o que cria tensões muito interessantes entre as escalas.

A utilização dos botões bypass permitem a exclusão de determinadas notas do processo de correção de afinação.

Dica: Veremos que muitas vezes é melhor corrigir apenas as notas de maior gravidade harmônica. Por exemplo, escolhemos "sus4" no menu Scale, e definimos a nota raiz para coincidir com o tom do projeto. Isso limita a correção para a nota principal, o quarto e o quinto intervalos da escala raiz. Ligamos os botões bypass de todas as outras notas e apenas as notas mais importantes e significativas para a harmonia serão corrigidas, enquanto que todas as outras permanecerão intocadas.

Ignorar temporariamente todas as correções de afinação

Nem todos os materiais de áudio podem ser corrigidos de forma eficiente com o Pitch Correction. em alguns casos, será necessário utilizar outros recursos do Logic Pro X para efetuar tais correções. Quando isso acontecer clicamos no botão bypass all do Pitch Correction.


Usar referência de para correção de afinação

Ativamos o botão Use Global Tuning para usar as configurações de afinação do do programa host para o processo de correção de afinação. Isso certifica que todas as partes de soft synth e vocal ficarão corretamente afinadas.

Caso Use Global Tuning esteja desativado, podemos usar o campo Ref. Pitch para ajustar a afinação de referência com a nota raiz.

Como um exemplo de como Ref. Pitch pode ser efetivo, devemos considerar que a entoação de um linha de vocal nunca é precisa em toda uma música. Usamos o Ref. Pitch para atribuir esse comportamento na entrada do processo de detecção de afinação o que fará que a correção da afinação também conterá alguns desvios de centésimos. Isso permite que a correção de afinação fique mais precisa.

NotaAfinações diferentes do ajuste de instrumento de software podem vir a ser interessantes quando queremos corrigir individualmente as notas de cantores de um coro. Se todas as vozes são individualmente e perfeitamente corrigida para o mesmo passo, o efeito coro é parcialmente perdida. Você pode evitar isso, (de) ajuste as correções passo individualmente.

Configurar a afinação de referência do programa host

Realize uma das seguintes ações:

  • No Logic Pro: Para determinar uma afinação de de referência para todos os softsynths use o comando File > Project Settings > Tuning.
  • No MainStage: Para determinar uma afinação de referência para todos os softsynths, use o comando MainStage > Preferences > Tuning, depois clique na aba General.

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Como soa uma bateria em ambientes diferentes, literalmente

Como soa uma bateria em ambientes diferentes, literalmente

Germano Lins

Uma só bateria, um só baterista —Julien Audigier— em vários ambientes de gravação diferentes. Qual o resultado? 
Resposta: Sonoridades completamente diferentes, óbvio. Mas uma coisa é ouvir e outra é ver.
Não existe nenhum truque: no vídeo não foi acrescentado nenhum reverb artificial. O som é o que foi captado em cada ambiente de gravação.
O vídeo foi feito por Vincent Rouffiac, Gérald Massoubre e Lad Agabekov para o site francês Wikidrummers, um site voltado aos bateristas. Aqui temos o making off do vídeo e podemos comprovar como ele foi feito.

domingo, 26 de janeiro de 2014

Gravando um álbum completo com IPhones

Gravando um álbum completo com iPhones

Germano Lins

Sem entrar em discussões acaloradas, não podemos deixar de negar a praticidade que representa registrar ideias em um dispositivo portátil como um telefone celular. Note que, nesse primeiro momento, não menciono a denominação iPhone, pois o mundo Android já possibilita gravação de áudio com qualidade também.

Lembro de um velho amigo que se negava a mencionar o termo  “gravação digital”. Todo seu equipamento devia ser vintage com válvulas; nada podia ter um conversor AD/DA. O interessante é que ele esquecia da atração que tinha pela sonoridade do seu Digital Delay da Boss.

Enquanto as discussões sobre iPhone/iPad, se valem à pena ou não acontecem, me vem à mente as siglas – código SPARS – que identificava a cadeia de produção utilizada nos lançamentos de vários anos atrás. AAD, ADD, DDD e DAD. As letras identificavam o tipo de equipamento utilizado durante a gravação, mixagem e masterização do álbum.

O desenvolvimento da tecnologia tornou inútil identificar as etapas de produção. Além disso, alguém pode dizer que um álbum soa melhor ou pior simplesmente por saber que foi gravado ou mixado numa determinada console? Existem excelentes álbuns gravados e mixados tanto em consoles analógicas como em digitais.

Enquanto alguns seguem protestando pela utilização de dispositivos móveis na hora de compor, de pré-produzir e mesmo produzir trilhas finalizadas, temos que ser inteligentes e aproveitar as facilidades que a portabilidade nos dá.

A utilização de meios portáteis para produzir música é uma realidade, cego é aquele que não quer ver.

Coisa de uns 2 anos atrás, começou a circular a notícia de um álbum gravado em iPhone utilizando diferentes apps e interfaces. Encontramos mais informações sobre este trabalho aqui.

Caso nada fosse dito sobre o álbum ter sido gravado com iPhones com certeza este álbum seria recebido como qualquer outro álbum, mas ao se saber que foi produzido em celulares da Apple, seguramente, os inimigos da portabilidade aplicada à música não ficaram nada contentes ante tal blasfêmia. Lamentavelmente muita gente ainda ouve com os olhos.

Os meninos (visionários) do One Like Son fizeram um trabalho excelente. Empregando as interfaces GuitarJack e AmpKit Link, e os aplicativos FourTrack, AmpKit+ e MultiTrack DAW, juntamente com recursos como  DropBox – meio através do qual compartilharam trilhas pelos integrantes da banda. O trabalho foi mixado no Cubase (em um computador), empregando o aplicativo AC7 Core Mini para controlar o Cubase.

Ah! Então nem tudo foi feito em iPhones.... Quem disse isso? Eu disse que o álbum foi gravado, e não gravado, mixado e masterizado. Mas, acho que isso é pura questão de tempo.

Alô Djs !!! - Mais um Remix Set gratuto - Arcade Frenzy

Mais um Remix Set gratuto  - Arcade Frenzy


Germano Lins

Antigas baterias eletrônicas, explosões digitais, perfurações de 8 bits, melodias com tantos aliasing que parecem sair das caixas,  sonoridade retrô, lo-fi... e sobretudo, muitos sabores para a sua criatividade. Isso é o que encontramos no Arcade Frenzy, um Traktor Remix Set gratuito
Neste remix set gratuito temos um total de 32 sons (2 programas do Kontrol F1) que passo a detalhar:
  • Na cor vermelha na parte esquerda dos dois programas temos 8 loops de bateria eletrônica.
  • Na cor verde temos 8 loops melódicos no mais puro estilo arcade. No P1 temos 2 grupos de 2 melodias cada um, e no P2 temos um grupo de 4 melodias. 
  • Em laranja temos no P1 4 sons "one-shot" de crédito (o som que ouvíamos nas máquinas quando inseríamos um moeda. Em cor azul no P2 temos 7 sons "one-shot" de disparos e tiros.
  • Em amarelo no P1 existem 2 loops ¨galáticos¨, em cinza tempos no P1 e P2 3 loops de sons abstratos cíclicos.
Este Remix Set tem uma finalidade experimental. São sons que inevitavelmente chamarão a atenção e darão um toque vanguardista frente a um público exigente que demanda originalidade. Obviamente, se utilizado com criatividade e sabiamente. 

Alô DJs !!!! - StartStop, Traktor Remix Set gratuito

StartStop, Traktor Remix Set gratuito

Germano Lins

Eis um Remix Set gratuito e com samples livres de direitos para os usuários do Traktor e Kontrol F1. Seu nome é StartStop e você encontra nele loops criados com sons baterias eletrônicas de modelo 909 e 808, linhas de baixo, melodias e acordes com sons em FM, noise sweepers, e muito mais coisas... O conteúdo exato é :

  • 8 loops e bumbo e bumbo-caixa (vermelhor)
  • 3 loops de percussão, congas, bongos ... (azul)
  • 5 loops de hi-hat aberto e fechado (verde)
  • 6 loops de melodias com sons FM (cinza)
  • 4 loops de baixo (amarelo)
  • 4 sons fx (púrpura)
Baixe esse pacote clicando aqui (35.6 MB).

Logic Pro X - Single-Band EQ

Single-Band EQ

Germano Lins

O Single-band EQ (equalizador de uma banda só) pode ser operado de diversos modos diferentes. Quando escolhemos um equalizador através do menu EQ Mode, os parâmetros abaixo são alterados. Podemos escolher:

  • Low Cut or High Cut Filter: O filtro Low Cut atenua a faixa de frequências que está abaixo da frequência selecionada. O filtro High Cut atenua a faixa de frequências que está acima da frequência selecionada.
  • High Shelf or Low Shelf EQ: Low Shelving EQ somente afeta a faixa de frequências que está abaixo da frequência selecionada. High Shelving EQ afeta somente a faixa de frequências que está acima da frequência selecionada.
  • Parametric EQ: Parametric EQ é um filtro simples com uma frequência central variável. Ele pode ser usado para aumentar ou cortar qualquer banda de frequências no espectro de áudio, atuando em uma faixa larga ou como um filtro notch em uma faixa bem estreita. A faixa simétrica de frquências em ambos lados da frequência central é aumentada ou cortada.

Single-Band EQ - Parâmetros
  • Controle e campo Frequency: Arrastamos esse controle para ajustar a frequência de corte.
  • Controle e campo Gain (somente nos filtros Shelf e Parametric): Arrastamos esse controle para determinar a quantidade de corte ou aumento.
  • Menu Slope (somente filtros Cut): Aqui escolhemos a quantidade de corte, em decibéis por oitava. Quanto maior for o valor, mais pronunciado será o efeito.
  • Controle e campo Q-Factor: Arrastamos esse controle para ajustar a largura da banda.

Logic Pro X - Match EQ

Match EQ - Visão Geral

Germano Lins

Usamos o Match EQ para analisar e armazenar uma média do espectro de frequências de um arquivo de áudio e assim poder usá-la como um template, um modelo de EQ. Essa é uma forma bem prática e rápida de deixar dois arquivos de áudio soando da mesma forma. Pelo menos, esse é o objetivo. Esta técnica é conhecida como fingerprint EQ, onde uma impressão digital sonora de um sinal é aplicada em outro sinal.

O Match EQ permite combinar acusticamente a qualidade tonal ou som geral de diferentes músicas que pretendemos incluir em um álbum, por exemplo. Ou então para dar um determinado colorido originário de qualquer fonte de gravação em nossos projetos.

O Match EQ é um equalizador de aprendizagem que analisa o espectro de frequência de um sinal de áudio, como um arquivo de áudio, um sinal de entrada do canal, ou um template (modelo). A média obtida do espectro de frequências do arquivo de origem (o modelo) e do material atual (que pode ser o projeto inteiro ou trilhas individuais que nele estão contidas) é analisada. Estes dois espectros são então combinados, criando assim uma curva de filtro de EQ.

Esta curva de filtro se adapta à resposta do material atual para coincidir com o modelo de frequência. Antes de aplicar a curva de filtro, podemos modificá-la, aumentando ou cortando qualquer quantidade de frequências ou até mesmo inverter a curva.

O analisador permite comparar visualmente o espectro de frequências do arquivo de origem e a curva resultante, tornando mais fácil a tarefe de corrigir manualmente pontos específicos dentro do espectro.

Nota:  Apesar do Match EQ ter a capacidade de fazer coincidir acusticamente as curvas de frequência de dois sinais de áudio, ele não faz coincidir nenhuma diferença de dinâmica entre os dois sinais.

Match EQ - Parâmetros



  • Botão Analyzer: Liga/desliga o analisador.
  • Botão Pre/Post: Usamos para determinar se o analisador irá analisar o sinal antes (Pre) ou depois (Post) do filtro de EQ ser aplicado.
  • Menu View: Aqui determinamos como as informações serão apresentadas no display. As opções são:
    • Auto: Apresenta a informação da função atual, de acordo com o botão que está ativado abaixo do display gráfico.
    • Template: Apresenta o modelo de curva de frequência aprendida com o arquivo fonte. Isso é mostrado em vermelho.
    • Current Material: Apresenta a curva de frequência do áudio aprendido como sendo o material atual. Isso é mostrado em verde.
    • Filter: Apresenta a curva de filtro criada pelo processo de fazer coincidir o template (modelo) com o material atual. Isso é mostrado em amarelo.
  • Botão View: Determina se curvas separadas são mostradas pelo analisador (L&R para estéreo, All Cha para surround) ou o nível máximo adquirido com a soma dos canais (LR Max para estéreo, Cha Max para surround).

Nota:  Os parâmetros View não ficam disponíveis quando usamos esse equalizador em um canal mono.
  • Botões Select: Aplicam alterações na curva de filtro (que foi criada com o processo de fazer coincidir o modelo com o material atual) em: left (L), right (R), ou ambos canais (L+R).
Nota:  Os parâmetros Select não ficam disponíveis quando usamos esse equalizador em um canal mono.
  • Menu Select (somente Surround): Aqui escolhemos um canal individualmente ou todos os canais. As alterações na curva de filtro afeta o canal escolhido quando um único canal é escolhido.
  • Controle e campo Channel Link: Arrastamos esse controle para refinar os ajustes realizados com os botões Select ou as opções do menu Select.
    • Quando ajustado em 100%, todos os canais (L e R em estéreo, ou todos os canais surround) são representados por uma curva de equalização comum à todos.
    • Quando ajustado em 0%, uma curva de filtro em separado é mostrada em cada canal (escolhidos com os botões Select ou com as opções do menu Select).
    • Ajustes entre 0 e 100% misturam esses valores com as alterações realizadas na curva de filtro de cada canal. O que resultará uma curva híbrida.
Nota:  Os parâmetros Channel Link não ficam disponíveis quando usamos este equalizador em um canal mono.
  • Botões LFE Handling (área de parâmetros extendida): Em instâncias surround, clicamos para processar ou ignorar (bypass) o canal LFE.
  • Display Gráfico: Apresenta a curva de filtro criada pelo processo de fazer coincidir o modelo com o material atual. Podemos editar a curva de filtro (veja Editar a curva de filtro do Match EQ).
  • Botão Template Learn: Inicia/interrompe o processo de aprendizagem do espectro de frequência do arquivo fonte.
  • Botão Current Material Learn: Inicia/interrompe o processo de aprendizagem do espectro de frequências do projeto que queremos fazer coincidir com o arquivo fonte.
  • Botão Current Material Match: Clicamos para fazer coincidir o espectro de frequências do material atual com o modelo.
  • Menu Phase: Alterna os princípio operacionais da curva de filtro.
    • Linear: Evita a alteração da fase do sinal, em decorrência aumenta a latência.
    • Minimal: Altera a fase do sinal (um pouco), com latência reduzida.
    • Minimal, Zero Latency: Não adiciona latência, mas exige um pouco mais da CPU do que as outras opções.
  • Controle e campo Apply: Arrastamos esse controle para determinar o impacto da curva de filtro no sinal.
    • Valores acima de 100% magnificam o efeito.
    • Valores abaixo de 100% reduzem o efeito.
    • Valores negativos (−1% a −100%) invertem os picos da curva de filtro.
    • Valor em 100% não causa impacto na curva de filtro.
  • Controle e campo Smoothing: Arrastamos para determinar a quantidade de suavização da curva de filtro, utilizando uma largura de banda constante em passos de semitons. Valor em 0.0 não causa impacto na curva de filtro. Valor em 1.0 implica em uma largura de banda suave de um semitom. Valor em 4.0 implica em suavização da largura de bande por 4 semitons (terça maior). Valor em 12.0 implica numa largura de banda de uma oitava, e assim por diante.
Nota:  Smoothing não afeta nenhuma alteração manual que tenha sido feita na curva de filtro.
  • Fade Extremes (área de parâmetros extendida): Marcamos esta opção para suavizar a curva de filtro em seus extremos no espectro de frequências.

Usando o Match EQ

A seguir apresento as técnicas mais comuns do Match EQ para coincidir o espectro de frequência de uma mixagem com o espectro de um arquivo de áudio fonte. 

Aprender ou criar um modelo Match EQ

Podemos arrastar um arquivo de áudio para o botão Template Learn ou Current Material Learn para usá-lo como modelo ou material atual, respectivamente. É apresentada uma barra de progresso durante o processo de análise do arquivo. Também podemos carregar uma configuração do Match EQ que tenha sido salva anteriormente, ou então importar os ajustes de uma outra instância do Match EQ que ainda não tenha sido salva através da cópia e colagem.

Realize uma das seguintes ações:
  • Arraste um arquivo de áudio do Finder para cima do botão Template Learn, e selecione o canal fonte como um sidechain.
  • Use o Match EQ no canal fonte e salve a configuração. Importe a configuração salva na instância que deseja do Match EQ.
A curva de filtro é automaticamente alterada a cada vez que um novo modelo ou espectro de material corrente é aprendido  ou carregado quando o botão Match está ativado. Podemos alternar entre a curva de filtro coincidida (e possivelmente escalonada ou manualmente modificada) e uma resposta flat ligando ou desligando o botão Match.

Fazer coincidir a equalização de uma mixagem com a EQ de um arquivo de áudio fonte
  1. No projeto que desejamos fazer coincidir com o arquivo de áudio fonte, inserimos o Match EQ (normalmente no canal Output 1-2).
  2. Arrastamos o arquivo de áudio fonte para cima do botão Template Learn.
  3. Posicionamos o cursor de reprodução no início do projeto de mixagem, clicamos no botão Current Material Learn, e reproduzimos o projeto (o material atual) do início ao fim.
  4. Chegando a reprodução no fim, clicamos em Current Material Match (isso irá desligar automaticamente o botão Current Material Learn).
Quando clicamos em um dos botões Learn, o parâmetro View é definido como Automático e o display gráfico mostra a curva de frequência para a função. Podemos rever qualquer uma das curvas de freqüência quando nenhum arquivo está sendo processado escolhendo uma das outras opções View.

Nota:  Somente um dos botões Learn pode ser ligado por vez. Por exemplo, caso o botão Learn na seção Template esteja ligado e cliquemos no botão Learn da seção Current Material, a análise template é interrompida, e o status atual é usado como modelo espectral, e a análise do áudio entrante (material atual) é inciada.

Menu de contexto de edição de espectro
Este menu possui comandos que podem ser aplicados nos espectros do modelo e do material atual.
  • Control-clique (ou clique-direito) em um dos botões Learn, depois escolha uma das seguintes opções no menu que é apresentado:
    • Clear Current Material Spectrum: Limpa o espectro atual.
    • Copy Current Spectrum: Copia o espectro atual para o Clipboard (isto pode ser feito em qualquer instância do Match EQ do projeto atual).
    • Paste Current Spectrum: Cola o conteúdo do Clipboard na instância atual do Match EQ.
    • Load Current Material Spectrum from setting file: Carrega o espectro de um arquivo de configuração que tenha sido salvo anteriormente.
    • Generate Current Material Spectrum from audio file: Gera um espectro de frequências de um determinado arquivo de áudio escolhido.

Refinar a curva do Match EQ

A cada vez que coincidimos dois sinais de áudio, através de um carregamento ou de uma aprendizado, enquanto Match está ativado ou depois de um novo espectro ter sido carregado, qualquer alteração existente na curva de filtro é descartada e o parâmetro Apply é condifugrado em 100%.

Realize uma das seguintes ações:
  • Arraste o controle Apply para abaixo do valor padrão de 100% para evitar alterações extremas no espectro da mixagem.
  • Arraste o controle Smoothing para ajustar o nível de precisão espectral da curva de EQ gerada, se isso for necessário

Usar EQ coincidida em um canal
O Match EQ cria uma curva de filtro baseada nas diferenças entre o modelo e o material atual. Esta curva é automaticamente compensada nas diferenças de ganho entre o modelo e o material atual, resultando em uma curva EQ em 0 dB. Uma resposta curva de filtro amarela é mostrada no display gráfico, apresentando o espectro médio da mixagem. Esta curva aproxima (espelha) o espectro médio do arquivo de áudio fonte.
  1. Escolha o canal que deseja coincidir no menu Sidechain da janela Match EQ.
  2. Clique no botão Template Learn.
  3. Reproduza o arquivo de áudio fonte do início ao final. Para interromper o processo de aprendizagem, clique no botão Template Learn novamente.
  4. Retorne ao início da mixagem, clique em Current Material Learn, e reproduza a mixagem (o material atual) do início ao fim.
  5. Ao terminar, clique em Current Material Match (isso irá desligar automaticamente o botão Current Material Learn).

Editar a curva de filtro do Match EQ

Podemos editar a curva de filtro no display gráfico ajustando os vários pontos em cada banda. Conforme arrastamos um ponto, o valor atual é mostrado no display gráfico, o que nos permite alterações bem precisas.

Ajustar os valores de curva do Match EQ

Realize uma das seguintes ações:
  • Para deslocar a frequência de pico da banda (em todo o espectro), arraste horizontalmente.
  • Para ajustar o ganho da banda, arraste verticalmente.
  • Para ajustar o fator Q, arraste verticalmente enquanto mantém a tecla Shift pressionada.
  • Para restaurar o ganho em 0 dB, arraste enquanto mantém a tecla Option pressionada.

Nota:  Caso modifiquemos manualmente a curva de filtro, podemos restaurá-la ao seu valor original (flat) arrastando enquanto mantemos a tecla Option pressionada pelo fundo do display do analisador. Clicando enquanto mantemos a tecla Option pressionada no fundo novamente restauramos a curva mais recente.

O fator Q do filtro é determinado (e ajustado) pelas distâncias verticais entre a posição clicada na curva.

Ajustar o fator Q no Match EQ

Realize uma das seguintes ações:
  • Para ajustar o Q em 10, que é o valor máximo (no caso de filtros notch), clique na curva.
  • Para diminuir o valor de Q, clique acima ou abaixo da curva. Quando mais afastado da curva clicar, menor será o valor ajustado (o mínimo é 0.3).

Alterar o intervalo da escala do Match EQ

As cores e os modos das escalas dB à esquerda e à direita da tela são automaticamente adaptadas para a função ativa. Se o analisador estiver ativado, a escala da esquerda exibe o espectro de média no sinal, enquanto que a escala da direita serve como uma referência para os valores de pico do analisador. A gama dinâmica de 60 dB é mostrada por padrão. Caso isso não seja suficientemente preciso para a edição, podemos aumentar o intervalo.

  • Arraste em qualquer escala para ajustar valores acima de +20 dB e −100 dB.

Alterar o ganho do Match EQ com as escalas

  • Arraste em qualquer escala para ajustar o ganho geral da curva de filtro de −30 a +30 dB.
A escala da esquerda — e a da direita, caso o analisador esteja inativo — apresenta os valores da curva de filtro em dB.

sábado, 25 de janeiro de 2014

Logic Pro X - Linear Phase EQ

Linear Phase EQ - Visão Geral

Germano Lins

O equalizador Linear Phase é similar ao Channel EQ, compartilha os mesmos parâmetros e também tem seu layout baseado em oito bandas. Podemos inclusive copiar os ajustes de parâmetros entre os dois equalizadores. No Logic Pro X, se substituirmos o Channel EQ pelo Linear Phase EQ (ou vice versa) no mesmo slot de inserção, os ajustes atuais do Channel EQ são automaticamente transferidos para o Linear Phase EQ.

O Linear Phase EQ utiliza uma tecnologia superior que preserva a fase do sinal de áudio. A coerência da fase é sempre mantida, mesmo quando aplicamos curvas extremas de EQ.

Uma outra diferença entre o Channe, EQ e o Linear Phase EQ é que este último utiliza uma quantidade fixa de recursos da CPU, independentemente da quantidade de bandas que estejam ativadas. O Linear Phase EQ também apresenta mais latência.

Nota:  É recomendado usar o Linear Phase EQ em tarefas de masterização e evitar usá-lo quando estivermos tocando software instruments ao vivo. Talvez possa a vir ser necessário usar o recurso de compensação de latência do Logic Pro X quando formos usar o Linear Phase EQ.

Linear Phase EQ - A janela
O lado esquerdo da janela do equalizador possui os controles Gain e Analyzer. A área central da janela contém o display gráfico e os parâmetros para a moldagem de cada banda de equalização.


Linear Phase EQ - Parâmetros
  • Controle e campo Master Gain: Arrastamos esse controle para determinar o nível geral do sinal na saída. Usamos ele depois de dar ganho ou atenuar individualmente as bandas de frequência.
  • Botão Analyzer: Liga/desliga o analisador.
  • Botão Pre/Post EQ: Determina se o analisador deve mostrar a curva de frequências antes ou depois da equalização ser aplicada. Isso quando o analisador está ligado, obviamente.
  • Menu Resolution: Neste menu escolhemos a resolução (precisão) do analisador. As opções disponíveis são:  low (1024 points) (baixa), medium (2048 points) (média), e high (4096 points) (alta). Devemos considerar que quanto maior for a precisão, maior será a carga de processamento na CPU.
  • Botões Band On/Off: Cada botão liga/desligada sua banda correspondente. Cada botão indica o tipo de filtro a ser aplicado:
    • Band 1 é um filtro highpass (passa-altas). Serve para cortar as frequências subgraves e graves que estão à esquerda da frequência de corte. 
    • Band 2 é um filtro low shelving. Atua nas frequências subgraves e graves a partir da frequência de corte.
    • Band 3 a 6 são filtros paramétricos. Servem para aumentar ou cortar as frequências que estão em torno da frequência de corte. O alcance do entrono é dado pelo parâmetro Q (quanto maior, menor (mais estreita) será a faixa a ser atingida).
    • Band 7 é um filtro high shelving. Atua nas frequências mais a partir da frequência de corte.
    • Band 8 é um filtro lowpass (passa-baixas).
  • Display gráfico: Apresenta a curva atual de cada banda de equalização. A escala é mostrada em dB.
    • Arrastamos horizontalmente na parte do display que compreende cada banda para ajustar a frequência fundamental (corte) de cada banda.
    • Arrastamos verticalmente na parte do display que compreende cada banda para ajustar o ganho de cada banda (exceto nas banda 1 e 8). O display reflete as alterações imediatamente.
    • Arrastamos o ponto de cada banda para ajustar o fator Q. É mostrado um Q quando posicionamos o ponteiro do mouse sobre um ponto.
  • Campos Frequency: Arrastamos nesse campo para ajustar a frequência fundamental de cada banda.
  • Campos Gain/Slope: Arrastamos nesses campos para ajustar a quantidade de ganho de cada banda. Nas banda 1 e 8, o arrasto altera a inclinação do filtro.
  • Campos Q: Arrastamos nesses campos para ajustar o fator Q ou ressonância de cada banda , ou seja, a largura da faixa das frequências que serão afetadas.
    Nota:O parâmetro Q da banda 1 e da banda 8 é inócuo quando o slope está configurado em 6 dB/Oct. Quando o parâmetro Q está ajustado em um valor extremamente alto (100, por exemplo), esses filtros somente afetam uma faixa de frequências muito estreita, e portanto pode ser usado como um filtro notch, um filtro de corte.


    • Botão Link: Ativa o recurso Gain-Q coupling, que ajusta automaticamente o Q (a largura de banda) quando aumentamos ou diminuímos o ganho de qualquer banda, para dessa forma preservar a intensidade da largura de banda da curva em formato sino.
    • Botões Analyzer Mode (área de parâmetros extendida): Clicamos para escolher entre o modo Peak ou RMS.
    • Controle e campo Analyzer Decay (área de parâmetros extendida): Arrastamos esse controle para definir a taxa de decaimento (em dB por segundo) da curva do Analyzer (decaimento de pico em modo Peak ou decaimento em média quando em modo RMS).
    • Menu Gain-Q Couple Strength (área de parâmetros extendida): Aqui escolhemos a quantidade de acoplamento Gain-Q. As opções disponíveis são:
      • Strong: Preserva a maior parte da largura de banda percebida.
      • Light or medium: Permite algumas alterações como aumentar ou diminuir o ganho.
      • Asymmetric: Este ajuste apresenta um acoplamento mais forte para valores de ganho negativos do que para valores positivos, então a largura de banda é mais percebida e preservada quando cortamos, ao invés de dar ganho.
    Nota:  Se aplicarmos automação em um parâmetro Q com um ajuste de acoplamento Gain-Q diferente, o valor atual de Q fica diferente do valor que foi gravado com a automação.

    Linear Phase EQ - Dicas de utilização

    O Linear Phase EQ é muito bom para ser usado como uma ferramenta de masterização inserido no canal Master ou nos canais de saída. A maneira de usar o Linear Phase EQ depende do material de áudio e do resultado que se pretende. Uma forma muito útil de utilizá-lo é:  Ajustar o Linear Phase EQ em resposta flat (sem nenhum ganho ou corte em nenhuma frequência), ligar o analisador e depois reproduzir o sinal de áudio. Dessa forma podemos observar quais as partes do espectro de frequências possuem picos muito altos e quais as partes que estão muito baixas. Devemos também prestar atenção onde o sinal distorce ou clipa, acontecendo isso, usamos o display gráfico ou os controles de parâmetros para ajustar de forma a corrigir as discrepâncias nas bandas de frequência.

    Podemos reduzir ou até eliminar frequências não desejadas, e podemos aumentar as frequências que estão muito baixas de forma a deixá-las mais pronunciadas. Ajustamos a frequência central das bandas 2 a 7 de forma a afetar uma frequência específica — podendo ser um ganho em uma frequência que seja o tom da música, ou um corte em uma frequência que destoa do contexto, ou mesmo ruídos de ambientes. Ao mesmo tempo, alteramos o parâmetro Q de forma que o corte ou ganho atue somente numa estreita faixa de frequências.

    Cada banda no equalizador possui uma cor diferente que a identifica no display gráfico. Podemos ajustar a frequência de uma banda graficamente, bastando para isso arrastar horizontalmente. E arrastamos verticalmente para ajustar a quantidade de ganho da determinada banda de frequências. Nas bandas 1 e 8, os valores slope somente podem ser alterados na área de parâmetros abaixo do display gráfico. Cada banda possui um ponto pivot (um ponto de controle) que fica posicionado bem na frequência central da banda; podemos ajustar a largura da banda arrastando este ponto para cima ou para baixo.

    Também podemos ajustar a escala em decibéis do display gráfico, bastando para isso arrastar verticalmente ou a margem esquerda ou a margem direita do display, onde a escala em dB aparece. Mas só podemos fazer isso quando o analisador está desligado. Quando o analisador está ligado, ao arrastarmos sobre a margem esquerda ajustamos a escala dB linearmente, e quando arrastamos verticalmente sobre a margem direita ajustamos a escala do analisador em dB.

    Para aumentar a resolução do display de curva de EQ em torno da linha 0, arrastamos a escala dB, que está no lado esquerdo, para cima. Quando arrastamos para baixo diminuímos a resolução.

    Linear Phase EQ Analyzer

    O analisador faz uso de um processo matemático chamado Fast Fourier Transform (FFT) para conseguir dar em tempo real a curva de todas as frequências que compõem o sinal entrante no EQ. Isso é sobreposto a qualquer curva de EQ que tenhamos ajustado. A curva do analisador usa a mesma escala que as curvas de EQ, o que facilita o reconhecimento de importantes frequências no sinal de áudio entrante. Essa característica também simplifica as tarefas de ajustes na curva de EQ para aumentar ou diminuir níveis das frequências ou faixas de frequências.

    As bandas derivadas da análise FFT são escalonadas logaritmicamente - existindo então mais bandas nas oitavas mais altas do que nas oitavas mais baixas.

    Assim que o analisador é ativado, podemos alterar o escalonamento com o parâmetro Analyzer Top que se encontra à direita do display gráfico. A área visível representa a faixa dinâmica de 60 dB. Arrastamos verticalmente para ajustar o valor entre +20 dB e −80 dB. O display do analisador é sempre dB linear.

    Nota:  Resoluções muito altas no analisador requerem mais poder de processamento do computador. Resoluções muito altas somente são necessárias quando tentamos obter uma análise muito precisa das frequências muito baixas, por exemplo. Devemos sempre manter o analisador desligado ou fechar a janela do equalizador depois de realizarmos os ajustes nos parâmetros do equalizador, para dessa forma economizar recursos do processador principal do computador.

    Logic Pro X - Channel EQ

    Channel EQ - Visão Geral

    Germano Lins

    O Channel EQ é um equalizador multibanda muito versátil. Ele possui oito bandas de frequências (dois filtros - um passa-baixas e um passa-altas), dois filtros high shelving, e quatro bandas paramétricas bem flexíveis. Também possui um analisador Fast Fourier Transform (FFT) que apresenta as alterações realizadas na curva de frequência do sinal em tempo real, o que possibilita observar quais faixas de frequência necessitam ajustes.

    Usamos o Channel EQ para modelar a sonoridade de uma trilha individualmente, ou de todo um arquivo de áudio, ou ainda para modelar a tonalidade da mixagem geral (a soma de todas as trilhas). Os controles do analisador e do display gráfico facilitam em muito a alteração e observação que estão sendo realizadas no sinal em tempo real.

    Dica:  Os parâmetros do Channel EQ e do Linear Phase EQ são idênticos, o que possibilita o intercâmbio (cópias) de seus ajustes. No Logic Pro X, quando substituímos um Channel EQ por um Linear Phase EQ, (ou vice-versa) no mesmo slot de inserção de efeitos, os ajustes atuais do EQ substituído são automaticamente transferidos para o EQ que o substitui.


    Channel EQ - A janela

    O lado esquerdo da janela do Channel EQ contém os controles Gain (ganho) e do Analyzer. A área central da janela é composta do display gráfico da curva de equalização e dos parâmetros de modelagem de cada banda de equalização.



















    Channel EQ - parâmetros
    • Controle e campo Master Gain: Arrastamos esse controle para determinar o nível geral do sinal na saída. Usamos ele depois de dar ganho ou atenuar individualmente as bandas de frequência.
    • Botão Analyzer: Liga/desliga o analisador.
    • Botão Pre/Post EQ: Determina se o analisador deve mostrar a curva de frequências antes ou depois da equalização ser aplicada. Isso quando o analisador está ligado, obviamente.
    • Menu Resolution: Neste menu escolhemos a resolução (precisão) do analisador. As opções disponíveis são:  low (1024 points) (baixa), medium (2048 points) (média), e high (4096 points) (alta). Devemos considerar que quanto maior for a precisão, maior será a carga de processamento na CPU.
    • Botões Band On/Off: Cada botão liga/desligada sua banda correspondente. Cada botão indica o tipo de filtro a ser aplicado:
      • Band 1 é um filtro highpass (passa-altas). Serve para cortar as frequências subgraves e graves que estão à esquerda da frequência de corte. 
      • Band 2 é um filtro low shelving. Atua nas frequências subgraves e graves a partir da frequência de corte.
      • Band 3 a 6 são filtros paramétricos. Servem para aumentar ou cortar as frequências que estão em torno da frequência de corte. O alcance do entrono é dado pelo parâmetro Q (quanto maior, menor (mais estreita) será a faixa a ser atingida).
      • Band 7 é um filtro high shelving. Atua nas frequências mais a partir da frequência de corte.
      • Band 8 é um filtro lowpass (passa-baixas).
    • Display gráfico: Apresenta a curva atual de cada banda de equalização. A escala é mostrada em dB.
      • Arrastamos horizontalmente na parte do display que compreende cada banda para ajustar a frequência fundamental (corte) de cada banda.
      • Arrastamos verticalmente na parte do display que compreende cada banda para ajustar o ganho de cada banda (exceto nas banda 1 e 8). O display reflete as alterações imediatamente.
      • Arrastamos o ponto de cada banda para ajustar o fator Q. É mostrado um Q quando posicionamos o ponteiro do mouse sobre um ponto.
    • Campos Frequency: Arrastamos nesse campo para ajustar a frequência fundamental de cada banda.
    • Campos Gain/Slope: Arrastamos nesses campos para ajustar a quantidade de ganho de cada banda. Nas banda 1 e 8, o arrasto altera a inclinação do filtro.
    • Campos Q: Arrastamos nesses campos para ajustar o fator Q ou ressonância de cada banda , ou seja, a largura da faixa das frequências que serão afetadas.

    Nota:  O parâmetro Q da banda 1 e da banda 8 é inócuo quando o slope está configurado em 6 dB/Oct. Quando o parâmetro Q está ajustado em um valor extremamente alto (100, por exemplo), esses filtros somente afetam uma faixa de frequências muito estreita, e portanto pode ser usado como um filtro notch, um filtro de corte.
    • Botão Link: Ativa o recurso Gain-Q coupling, que ajusta automaticamente o Q (a largura de banda) quando aumentamos ou diminuímos o ganho de qualquer banda, para dessa forma preservar a intensidade da largura de banda da curva em formato sino.
    • Botões Analyzer Mode (área de parâmetros extendida): Clicamos para escolher entre o modo Peak ou RMS.
    • Controle e campo Analyzer Decay (área de parâmetros extendida): Arrastamos esse controle para definir a taxa de decaimento (em dB por segundo) da curva do Analyzer (decaimento de pico em modo Peak ou decaimento em média quando em modo RMS).
    • Menu Gain-Q Couple Strength (área de parâmetros extendida): Aqui escolhemos a quantidade de acoplamento Gain-Q. As opções disponíveis são:
      • Strong: Preserva a maior parte da largura de banda percebida.
      • Light or medium: Permite algumas alterações como aumentar ou diminuir o ganho.
      • Asymmetric: Este ajuste apresenta um acoplamento mais forte para valores de ganho negativos do que para valores positivos, então a largura de banda é mais percebida e preservada quando cortamos, ao invés de dar ganho.
    Nota:  Se aplicarmos automação em um parâmetro Q com um ajuste de acoplamento Gain-Q diferente, o valor atual de Q fica diferente do valor que foi gravado com a automação.

    Channel EQ - Dicas de uso

    A forma de usar o Channel EQ depende do material de áudio e do resultado que se pretende. Uma das utilizações mais comuns e muito útil é: Ajustar o Channel EQ em resposta flat (nenhum ganho ou corte nas frequências), ligar o analisador, e reproduzir o sinal de áudio. Daí podemos observar no display gráfico de curva quais partes do espectro de freqüência têm picos freqüentes e quais partes do espectro estão em um nível baixo. Devemos prestar atenção onde o sinal distorce ou clipa (clipping), ocorrendo isso, usamos o display gráfico ou os controles de parâmetros para ajustar e corrigir essas discrepâncias nas bandas de frequências.

    Podemos reduzir ou até eliminar frequências não desejadas, e podemos aumentar as frequências que estão muito baixas de forma a deixá-las mais pronunciadas. Ajustamos a frequência central das bandas 2 a 7 de forma a afetar uma frequência específica — podendo ser um ganho em uma frequência que seja o tom da música, ou um corte em uma frequência que destoa do contexto, ou mesmo ruídos de ambientes. Ao mesmo tempo, alteramos o parâmetro Q de forma que o corte ou ganho atue somente numa estreita faixa de frequências.

    Cada banda no equalizador possui uma cor diferente que a identifica no display gráfico. Podemos ajustar a frequência de uma banda graficamente, bastando para isso arrastar horizontalmente. E arrastamos verticalmente para ajustar a quantidade de ganho da determinada banda de frequências. Nas bandas 1 e 8, os valores slope somente podem ser alterados na área de parâmetros abaixo do display gráfico. Cada banda possui um ponto pivot (um ponto de controle) que fica posicionado bem na frequência central da banda; podemos ajustar a largura da banda arrastando este ponto para cima ou para baixo.

    Também podemos ajustar a escala em decibéis do display gráfico, bastando para isso arrastar verticalmente ou a margem esquerda ou a margem direita do display, onde a escala em dB aparece. Mas só podemos fazer isso quando o analisador está desligado. Quando o analisador está ligado, ao arrastarmos sobre a margem esquerda ajustamos a escala dB linearmente, e quando arrastamos verticalmente sobre a margem direita ajustamos a escala do analisador em dB.

    Para aumentar a resolução do display de curva de EQ em torno da linha 0, arrastamos a escala dB, que está no lado esquerdo, para cima. Quando arrastamos para baixo diminuímos a resolução.

    Channel EQ Analyzer

    O analisador faz uso de um processo matemático chamado Fast Fourier Transform (FFT) para conseguir dar em tempo real a curva de todas as frequências que compõem o sinal entrante no EQ. Isso é sobreposto a qualquer curva de EQ que tenhamos ajustado. A curva do analisador usa a mesma escala que as curvas de EQ, o que facilita o reconhecimento de importantes frequências no sinal de áudio entrante. Essa característica também simplifica as tarefas de ajustes na curva de EQ para aumentar ou diminuir níveis das frequências ou faixas de frequências.

    As bandas derivadas da análise FFT são escalonadas logaritmicamente - existindo então mais bandas nas oitavas mais altas do que nas oitavas mais baixas.

    Assim que o analisador é ativado, podemos alterar o escalonamento com o parâmetro Analyzer Top que se encontra à direita do display gráfico. A área visível representa a faixa dinâmica de 60 dB. Arrastamos verticalmente para ajustar o valor entre +20 dB e −80 dB. O display do analisador é sempre dB linear.

    Nota:  Resoluções muito altas no analisador requerem mais poder de processamento do computador. Resoluções muito altas somente são necessárias quando tentamos obter uma análise muito precisa das frequências muito baixas, por exemplo. Devemos sempre manter o analisador desligado ou fechar a janela do equalizador depois de realizarmos os ajustes nos parâmetros do equalizador, para dessa forma economizar recursos do processador principal do computador.

    Equalizadores do Logic Pro X

    Equalizadores - Visão Geral

    Germano Lins

    O equalizador, comumente abreviado como EQ, é um dispositivo que dá forma a um áudio entrante através da alteração do nível de específicas bandas de frequência.

    A equalização é um dos processos mais utilizados, tanto em projetos musicais como em pós-produção para vídeos. Usamos EQ para, de forma sutil ou significativa, moldar a sonoridade de um arquivo de áudio, de um instrumento, de uma performance vocal, ou de um projeto completo com instrumentos e vozes, ajustando frequências específicas ou faixas constituídas de várias frequências vizinhas.

    Os equalizadores são filtros que permitem a certas frequências passarem através dele enquanto ele atua aumentando (boosting) ou diminuindo/cortando (cutting) o nível de outras frequências. Alguns equalizadores podem ser usados em modo “broad-brush”, para evidenciar ou atenuar uma grande faixa de frequências. Já outros equalizadores, particularmente os paramétricos e multibanda, são utilizados para tarefas mais precisas.

    O tipo mais simples de equalizador é o single-band (única banda), com os controles de low cut (corte de graves) e high cut (corte de altas), filtro lowpass (passa-baixas) e filtro highpass (passa-altas), filtro shelving (prateleira), e equalização paramétrica.

    Os equalizadores multibanda, como o Channel EQ ou o Linear Phase EQ do Logic Pro X, combinam diversos filtros em uma única unidade, possibilitando assim o controle de uma faixa bem grande do espectro de frequências. Eles também possibilitam ajustar de forma independente uma determinada frequência, uma largura de banda, e o fator Q de cada banda de frequências, o que nos dá um controle muito preciso na modelagem da sonoridade de qualquer material de áudio fonte, estando esse material constituído de um só instrumento ou voz, ou a mixagem geral de uma música composta de vários elementos e instrumentos.


    sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

    Efeito Compressor do Logic Pro X

    Compressor do Logic Pro X

    Germano Lins

    Compressor - Visão Geral

    Compressor foi projetado para emular a sonoridade e resposta de um dispositivo compressor analógico profissional em hardware. Ele comprime o áudio, reduzindo assim os sons que ultrapassam um determinado nível (threshold), suavizando a dinâmica e aumentando o volume geral — a intensidade sonora percebida.

    A compressão ajuda a revelar partes de uma trilha ou de uma mixagem, evitando que as partes mais suaves fiquem inaudíveis. É, provavelmente, a ferramenta de modelagem de som mais versátil e é amplamente utilizado na mixagem, juntamente com o Equalizador.

    Podemos usar o Compressor em trilhas individuais, como vocal, instrumental, e trilhas de efeitos, bem como podemos usá-lo na mixagem geral. Normalmente inserimos o Compressor diretamente no canal.



    Parâmetros do Compressor

    • Menu Circuit Type: Aqui escolhemos o tipo de circuito emulado pelo Compressor. As opções são: Platinum, Studio or Vintage VCA or FET, e Vintage Opto.
    • Menu Side Chain Detection: Aqui escolhemos o tipo de sinal para exceder ou cair abaixo do nível threshold. Max utiliza o nível máximo de cada sinal side-chained. Sum utiliza a soma de todos os sinais side-chained signals. 

    segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

    Como escolher um software para DJ?

    Muita gente têm a certeza que o seu futuro como DJ está totalmente ligado ao uso de um computador como sendo o centro nervoso do seu setup do dia a dia, inclusive têm muito claro as especificações técnicas que um computador para tal uso deve possuir. Mas o software a ser empregado é a grande dúvida para muitos. Existe o melhor software? Deve-se escolher um software de acordo com alguma característica determinada que irá facilitar o trabalho? Deve-se escolher um software que se adapte melhor à forma de trabalhar? Deve-se escolher um software pelo seu preço? Pode-se testar antes de comprar?