sábado, 25 de janeiro de 2014

Logic Pro X - Linear Phase EQ

Linear Phase EQ - Visão Geral

Germano Lins

O equalizador Linear Phase é similar ao Channel EQ, compartilha os mesmos parâmetros e também tem seu layout baseado em oito bandas. Podemos inclusive copiar os ajustes de parâmetros entre os dois equalizadores. No Logic Pro X, se substituirmos o Channel EQ pelo Linear Phase EQ (ou vice versa) no mesmo slot de inserção, os ajustes atuais do Channel EQ são automaticamente transferidos para o Linear Phase EQ.

O Linear Phase EQ utiliza uma tecnologia superior que preserva a fase do sinal de áudio. A coerência da fase é sempre mantida, mesmo quando aplicamos curvas extremas de EQ.

Uma outra diferença entre o Channe, EQ e o Linear Phase EQ é que este último utiliza uma quantidade fixa de recursos da CPU, independentemente da quantidade de bandas que estejam ativadas. O Linear Phase EQ também apresenta mais latência.

Nota:  É recomendado usar o Linear Phase EQ em tarefas de masterização e evitar usá-lo quando estivermos tocando software instruments ao vivo. Talvez possa a vir ser necessário usar o recurso de compensação de latência do Logic Pro X quando formos usar o Linear Phase EQ.

Linear Phase EQ - A janela
O lado esquerdo da janela do equalizador possui os controles Gain e Analyzer. A área central da janela contém o display gráfico e os parâmetros para a moldagem de cada banda de equalização.


Linear Phase EQ - Parâmetros
  • Controle e campo Master Gain: Arrastamos esse controle para determinar o nível geral do sinal na saída. Usamos ele depois de dar ganho ou atenuar individualmente as bandas de frequência.
  • Botão Analyzer: Liga/desliga o analisador.
  • Botão Pre/Post EQ: Determina se o analisador deve mostrar a curva de frequências antes ou depois da equalização ser aplicada. Isso quando o analisador está ligado, obviamente.
  • Menu Resolution: Neste menu escolhemos a resolução (precisão) do analisador. As opções disponíveis são:  low (1024 points) (baixa), medium (2048 points) (média), e high (4096 points) (alta). Devemos considerar que quanto maior for a precisão, maior será a carga de processamento na CPU.
  • Botões Band On/Off: Cada botão liga/desligada sua banda correspondente. Cada botão indica o tipo de filtro a ser aplicado:
    • Band 1 é um filtro highpass (passa-altas). Serve para cortar as frequências subgraves e graves que estão à esquerda da frequência de corte. 
    • Band 2 é um filtro low shelving. Atua nas frequências subgraves e graves a partir da frequência de corte.
    • Band 3 a 6 são filtros paramétricos. Servem para aumentar ou cortar as frequências que estão em torno da frequência de corte. O alcance do entrono é dado pelo parâmetro Q (quanto maior, menor (mais estreita) será a faixa a ser atingida).
    • Band 7 é um filtro high shelving. Atua nas frequências mais a partir da frequência de corte.
    • Band 8 é um filtro lowpass (passa-baixas).
  • Display gráfico: Apresenta a curva atual de cada banda de equalização. A escala é mostrada em dB.
    • Arrastamos horizontalmente na parte do display que compreende cada banda para ajustar a frequência fundamental (corte) de cada banda.
    • Arrastamos verticalmente na parte do display que compreende cada banda para ajustar o ganho de cada banda (exceto nas banda 1 e 8). O display reflete as alterações imediatamente.
    • Arrastamos o ponto de cada banda para ajustar o fator Q. É mostrado um Q quando posicionamos o ponteiro do mouse sobre um ponto.
  • Campos Frequency: Arrastamos nesse campo para ajustar a frequência fundamental de cada banda.
  • Campos Gain/Slope: Arrastamos nesses campos para ajustar a quantidade de ganho de cada banda. Nas banda 1 e 8, o arrasto altera a inclinação do filtro.
  • Campos Q: Arrastamos nesses campos para ajustar o fator Q ou ressonância de cada banda , ou seja, a largura da faixa das frequências que serão afetadas.
    Nota:O parâmetro Q da banda 1 e da banda 8 é inócuo quando o slope está configurado em 6 dB/Oct. Quando o parâmetro Q está ajustado em um valor extremamente alto (100, por exemplo), esses filtros somente afetam uma faixa de frequências muito estreita, e portanto pode ser usado como um filtro notch, um filtro de corte.


    • Botão Link: Ativa o recurso Gain-Q coupling, que ajusta automaticamente o Q (a largura de banda) quando aumentamos ou diminuímos o ganho de qualquer banda, para dessa forma preservar a intensidade da largura de banda da curva em formato sino.
    • Botões Analyzer Mode (área de parâmetros extendida): Clicamos para escolher entre o modo Peak ou RMS.
    • Controle e campo Analyzer Decay (área de parâmetros extendida): Arrastamos esse controle para definir a taxa de decaimento (em dB por segundo) da curva do Analyzer (decaimento de pico em modo Peak ou decaimento em média quando em modo RMS).
    • Menu Gain-Q Couple Strength (área de parâmetros extendida): Aqui escolhemos a quantidade de acoplamento Gain-Q. As opções disponíveis são:
      • Strong: Preserva a maior parte da largura de banda percebida.
      • Light or medium: Permite algumas alterações como aumentar ou diminuir o ganho.
      • Asymmetric: Este ajuste apresenta um acoplamento mais forte para valores de ganho negativos do que para valores positivos, então a largura de banda é mais percebida e preservada quando cortamos, ao invés de dar ganho.
    Nota:  Se aplicarmos automação em um parâmetro Q com um ajuste de acoplamento Gain-Q diferente, o valor atual de Q fica diferente do valor que foi gravado com a automação.

    Linear Phase EQ - Dicas de utilização

    O Linear Phase EQ é muito bom para ser usado como uma ferramenta de masterização inserido no canal Master ou nos canais de saída. A maneira de usar o Linear Phase EQ depende do material de áudio e do resultado que se pretende. Uma forma muito útil de utilizá-lo é:  Ajustar o Linear Phase EQ em resposta flat (sem nenhum ganho ou corte em nenhuma frequência), ligar o analisador e depois reproduzir o sinal de áudio. Dessa forma podemos observar quais as partes do espectro de frequências possuem picos muito altos e quais as partes que estão muito baixas. Devemos também prestar atenção onde o sinal distorce ou clipa, acontecendo isso, usamos o display gráfico ou os controles de parâmetros para ajustar de forma a corrigir as discrepâncias nas bandas de frequência.

    Podemos reduzir ou até eliminar frequências não desejadas, e podemos aumentar as frequências que estão muito baixas de forma a deixá-las mais pronunciadas. Ajustamos a frequência central das bandas 2 a 7 de forma a afetar uma frequência específica — podendo ser um ganho em uma frequência que seja o tom da música, ou um corte em uma frequência que destoa do contexto, ou mesmo ruídos de ambientes. Ao mesmo tempo, alteramos o parâmetro Q de forma que o corte ou ganho atue somente numa estreita faixa de frequências.

    Cada banda no equalizador possui uma cor diferente que a identifica no display gráfico. Podemos ajustar a frequência de uma banda graficamente, bastando para isso arrastar horizontalmente. E arrastamos verticalmente para ajustar a quantidade de ganho da determinada banda de frequências. Nas bandas 1 e 8, os valores slope somente podem ser alterados na área de parâmetros abaixo do display gráfico. Cada banda possui um ponto pivot (um ponto de controle) que fica posicionado bem na frequência central da banda; podemos ajustar a largura da banda arrastando este ponto para cima ou para baixo.

    Também podemos ajustar a escala em decibéis do display gráfico, bastando para isso arrastar verticalmente ou a margem esquerda ou a margem direita do display, onde a escala em dB aparece. Mas só podemos fazer isso quando o analisador está desligado. Quando o analisador está ligado, ao arrastarmos sobre a margem esquerda ajustamos a escala dB linearmente, e quando arrastamos verticalmente sobre a margem direita ajustamos a escala do analisador em dB.

    Para aumentar a resolução do display de curva de EQ em torno da linha 0, arrastamos a escala dB, que está no lado esquerdo, para cima. Quando arrastamos para baixo diminuímos a resolução.

    Linear Phase EQ Analyzer

    O analisador faz uso de um processo matemático chamado Fast Fourier Transform (FFT) para conseguir dar em tempo real a curva de todas as frequências que compõem o sinal entrante no EQ. Isso é sobreposto a qualquer curva de EQ que tenhamos ajustado. A curva do analisador usa a mesma escala que as curvas de EQ, o que facilita o reconhecimento de importantes frequências no sinal de áudio entrante. Essa característica também simplifica as tarefas de ajustes na curva de EQ para aumentar ou diminuir níveis das frequências ou faixas de frequências.

    As bandas derivadas da análise FFT são escalonadas logaritmicamente - existindo então mais bandas nas oitavas mais altas do que nas oitavas mais baixas.

    Assim que o analisador é ativado, podemos alterar o escalonamento com o parâmetro Analyzer Top que se encontra à direita do display gráfico. A área visível representa a faixa dinâmica de 60 dB. Arrastamos verticalmente para ajustar o valor entre +20 dB e −80 dB. O display do analisador é sempre dB linear.

    Nota:  Resoluções muito altas no analisador requerem mais poder de processamento do computador. Resoluções muito altas somente são necessárias quando tentamos obter uma análise muito precisa das frequências muito baixas, por exemplo. Devemos sempre manter o analisador desligado ou fechar a janela do equalizador depois de realizarmos os ajustes nos parâmetros do equalizador, para dessa forma economizar recursos do processador principal do computador.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário

    Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.