sábado, 25 de janeiro de 2014

Equalizadores do Logic Pro X

Equalizadores - Visão Geral

Germano Lins

O equalizador, comumente abreviado como EQ, é um dispositivo que dá forma a um áudio entrante através da alteração do nível de específicas bandas de frequência.

A equalização é um dos processos mais utilizados, tanto em projetos musicais como em pós-produção para vídeos. Usamos EQ para, de forma sutil ou significativa, moldar a sonoridade de um arquivo de áudio, de um instrumento, de uma performance vocal, ou de um projeto completo com instrumentos e vozes, ajustando frequências específicas ou faixas constituídas de várias frequências vizinhas.

Os equalizadores são filtros que permitem a certas frequências passarem através dele enquanto ele atua aumentando (boosting) ou diminuindo/cortando (cutting) o nível de outras frequências. Alguns equalizadores podem ser usados em modo “broad-brush”, para evidenciar ou atenuar uma grande faixa de frequências. Já outros equalizadores, particularmente os paramétricos e multibanda, são utilizados para tarefas mais precisas.

O tipo mais simples de equalizador é o single-band (única banda), com os controles de low cut (corte de graves) e high cut (corte de altas), filtro lowpass (passa-baixas) e filtro highpass (passa-altas), filtro shelving (prateleira), e equalização paramétrica.

Os equalizadores multibanda, como o Channel EQ ou o Linear Phase EQ do Logic Pro X, combinam diversos filtros em uma única unidade, possibilitando assim o controle de uma faixa bem grande do espectro de frequências. Eles também possibilitam ajustar de forma independente uma determinada frequência, uma largura de banda, e o fator Q de cada banda de frequências, o que nos dá um controle muito preciso na modelagem da sonoridade de qualquer material de áudio fonte, estando esse material constituído de um só instrumento ou voz, ou a mixagem geral de uma música composta de vários elementos e instrumentos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.