sábado, 25 de janeiro de 2014

Logic Pro X - Channel EQ

Channel EQ - Visão Geral

Germano Lins

O Channel EQ é um equalizador multibanda muito versátil. Ele possui oito bandas de frequências (dois filtros - um passa-baixas e um passa-altas), dois filtros high shelving, e quatro bandas paramétricas bem flexíveis. Também possui um analisador Fast Fourier Transform (FFT) que apresenta as alterações realizadas na curva de frequência do sinal em tempo real, o que possibilita observar quais faixas de frequência necessitam ajustes.

Usamos o Channel EQ para modelar a sonoridade de uma trilha individualmente, ou de todo um arquivo de áudio, ou ainda para modelar a tonalidade da mixagem geral (a soma de todas as trilhas). Os controles do analisador e do display gráfico facilitam em muito a alteração e observação que estão sendo realizadas no sinal em tempo real.

Dica:  Os parâmetros do Channel EQ e do Linear Phase EQ são idênticos, o que possibilita o intercâmbio (cópias) de seus ajustes. No Logic Pro X, quando substituímos um Channel EQ por um Linear Phase EQ, (ou vice-versa) no mesmo slot de inserção de efeitos, os ajustes atuais do EQ substituído são automaticamente transferidos para o EQ que o substitui.


Channel EQ - A janela

O lado esquerdo da janela do Channel EQ contém os controles Gain (ganho) e do Analyzer. A área central da janela é composta do display gráfico da curva de equalização e dos parâmetros de modelagem de cada banda de equalização.



















Channel EQ - parâmetros
  • Controle e campo Master Gain: Arrastamos esse controle para determinar o nível geral do sinal na saída. Usamos ele depois de dar ganho ou atenuar individualmente as bandas de frequência.
  • Botão Analyzer: Liga/desliga o analisador.
  • Botão Pre/Post EQ: Determina se o analisador deve mostrar a curva de frequências antes ou depois da equalização ser aplicada. Isso quando o analisador está ligado, obviamente.
  • Menu Resolution: Neste menu escolhemos a resolução (precisão) do analisador. As opções disponíveis são:  low (1024 points) (baixa), medium (2048 points) (média), e high (4096 points) (alta). Devemos considerar que quanto maior for a precisão, maior será a carga de processamento na CPU.
  • Botões Band On/Off: Cada botão liga/desligada sua banda correspondente. Cada botão indica o tipo de filtro a ser aplicado:
    • Band 1 é um filtro highpass (passa-altas). Serve para cortar as frequências subgraves e graves que estão à esquerda da frequência de corte. 
    • Band 2 é um filtro low shelving. Atua nas frequências subgraves e graves a partir da frequência de corte.
    • Band 3 a 6 são filtros paramétricos. Servem para aumentar ou cortar as frequências que estão em torno da frequência de corte. O alcance do entrono é dado pelo parâmetro Q (quanto maior, menor (mais estreita) será a faixa a ser atingida).
    • Band 7 é um filtro high shelving. Atua nas frequências mais a partir da frequência de corte.
    • Band 8 é um filtro lowpass (passa-baixas).
  • Display gráfico: Apresenta a curva atual de cada banda de equalização. A escala é mostrada em dB.
    • Arrastamos horizontalmente na parte do display que compreende cada banda para ajustar a frequência fundamental (corte) de cada banda.
    • Arrastamos verticalmente na parte do display que compreende cada banda para ajustar o ganho de cada banda (exceto nas banda 1 e 8). O display reflete as alterações imediatamente.
    • Arrastamos o ponto de cada banda para ajustar o fator Q. É mostrado um Q quando posicionamos o ponteiro do mouse sobre um ponto.
  • Campos Frequency: Arrastamos nesse campo para ajustar a frequência fundamental de cada banda.
  • Campos Gain/Slope: Arrastamos nesses campos para ajustar a quantidade de ganho de cada banda. Nas banda 1 e 8, o arrasto altera a inclinação do filtro.
  • Campos Q: Arrastamos nesses campos para ajustar o fator Q ou ressonância de cada banda , ou seja, a largura da faixa das frequências que serão afetadas.

Nota:  O parâmetro Q da banda 1 e da banda 8 é inócuo quando o slope está configurado em 6 dB/Oct. Quando o parâmetro Q está ajustado em um valor extremamente alto (100, por exemplo), esses filtros somente afetam uma faixa de frequências muito estreita, e portanto pode ser usado como um filtro notch, um filtro de corte.
  • Botão Link: Ativa o recurso Gain-Q coupling, que ajusta automaticamente o Q (a largura de banda) quando aumentamos ou diminuímos o ganho de qualquer banda, para dessa forma preservar a intensidade da largura de banda da curva em formato sino.
  • Botões Analyzer Mode (área de parâmetros extendida): Clicamos para escolher entre o modo Peak ou RMS.
  • Controle e campo Analyzer Decay (área de parâmetros extendida): Arrastamos esse controle para definir a taxa de decaimento (em dB por segundo) da curva do Analyzer (decaimento de pico em modo Peak ou decaimento em média quando em modo RMS).
  • Menu Gain-Q Couple Strength (área de parâmetros extendida): Aqui escolhemos a quantidade de acoplamento Gain-Q. As opções disponíveis são:
    • Strong: Preserva a maior parte da largura de banda percebida.
    • Light or medium: Permite algumas alterações como aumentar ou diminuir o ganho.
    • Asymmetric: Este ajuste apresenta um acoplamento mais forte para valores de ganho negativos do que para valores positivos, então a largura de banda é mais percebida e preservada quando cortamos, ao invés de dar ganho.
Nota:  Se aplicarmos automação em um parâmetro Q com um ajuste de acoplamento Gain-Q diferente, o valor atual de Q fica diferente do valor que foi gravado com a automação.

Channel EQ - Dicas de uso

A forma de usar o Channel EQ depende do material de áudio e do resultado que se pretende. Uma das utilizações mais comuns e muito útil é: Ajustar o Channel EQ em resposta flat (nenhum ganho ou corte nas frequências), ligar o analisador, e reproduzir o sinal de áudio. Daí podemos observar no display gráfico de curva quais partes do espectro de freqüência têm picos freqüentes e quais partes do espectro estão em um nível baixo. Devemos prestar atenção onde o sinal distorce ou clipa (clipping), ocorrendo isso, usamos o display gráfico ou os controles de parâmetros para ajustar e corrigir essas discrepâncias nas bandas de frequências.

Podemos reduzir ou até eliminar frequências não desejadas, e podemos aumentar as frequências que estão muito baixas de forma a deixá-las mais pronunciadas. Ajustamos a frequência central das bandas 2 a 7 de forma a afetar uma frequência específica — podendo ser um ganho em uma frequência que seja o tom da música, ou um corte em uma frequência que destoa do contexto, ou mesmo ruídos de ambientes. Ao mesmo tempo, alteramos o parâmetro Q de forma que o corte ou ganho atue somente numa estreita faixa de frequências.

Cada banda no equalizador possui uma cor diferente que a identifica no display gráfico. Podemos ajustar a frequência de uma banda graficamente, bastando para isso arrastar horizontalmente. E arrastamos verticalmente para ajustar a quantidade de ganho da determinada banda de frequências. Nas bandas 1 e 8, os valores slope somente podem ser alterados na área de parâmetros abaixo do display gráfico. Cada banda possui um ponto pivot (um ponto de controle) que fica posicionado bem na frequência central da banda; podemos ajustar a largura da banda arrastando este ponto para cima ou para baixo.

Também podemos ajustar a escala em decibéis do display gráfico, bastando para isso arrastar verticalmente ou a margem esquerda ou a margem direita do display, onde a escala em dB aparece. Mas só podemos fazer isso quando o analisador está desligado. Quando o analisador está ligado, ao arrastarmos sobre a margem esquerda ajustamos a escala dB linearmente, e quando arrastamos verticalmente sobre a margem direita ajustamos a escala do analisador em dB.

Para aumentar a resolução do display de curva de EQ em torno da linha 0, arrastamos a escala dB, que está no lado esquerdo, para cima. Quando arrastamos para baixo diminuímos a resolução.

Channel EQ Analyzer

O analisador faz uso de um processo matemático chamado Fast Fourier Transform (FFT) para conseguir dar em tempo real a curva de todas as frequências que compõem o sinal entrante no EQ. Isso é sobreposto a qualquer curva de EQ que tenhamos ajustado. A curva do analisador usa a mesma escala que as curvas de EQ, o que facilita o reconhecimento de importantes frequências no sinal de áudio entrante. Essa característica também simplifica as tarefas de ajustes na curva de EQ para aumentar ou diminuir níveis das frequências ou faixas de frequências.

As bandas derivadas da análise FFT são escalonadas logaritmicamente - existindo então mais bandas nas oitavas mais altas do que nas oitavas mais baixas.

Assim que o analisador é ativado, podemos alterar o escalonamento com o parâmetro Analyzer Top que se encontra à direita do display gráfico. A área visível representa a faixa dinâmica de 60 dB. Arrastamos verticalmente para ajustar o valor entre +20 dB e −80 dB. O display do analisador é sempre dB linear.

Nota:  Resoluções muito altas no analisador requerem mais poder de processamento do computador. Resoluções muito altas somente são necessárias quando tentamos obter uma análise muito precisa das frequências muito baixas, por exemplo. Devemos sempre manter o analisador desligado ou fechar a janela do equalizador depois de realizarmos os ajustes nos parâmetros do equalizador, para dessa forma economizar recursos do processador principal do computador.

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