sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Efeito Compressor do Logic Pro X

Compressor do Logic Pro X

Germano Lins

Compressor - Visão Geral

Compressor foi projetado para emular a sonoridade e resposta de um dispositivo compressor analógico profissional em hardware. Ele comprime o áudio, reduzindo assim os sons que ultrapassam um determinado nível (threshold), suavizando a dinâmica e aumentando o volume geral — a intensidade sonora percebida.

A compressão ajuda a revelar partes de uma trilha ou de uma mixagem, evitando que as partes mais suaves fiquem inaudíveis. É, provavelmente, a ferramenta de modelagem de som mais versátil e é amplamente utilizado na mixagem, juntamente com o Equalizador.

Podemos usar o Compressor em trilhas individuais, como vocal, instrumental, e trilhas de efeitos, bem como podemos usá-lo na mixagem geral. Normalmente inserimos o Compressor diretamente no canal.



Parâmetros do Compressor

  • Menu Circuit Type: Aqui escolhemos o tipo de circuito emulado pelo Compressor. As opções são: Platinum, Studio or Vintage VCA or FET, e Vintage Opto.
  • Menu Side Chain Detection: Aqui escolhemos o tipo de sinal para exceder ou cair abaixo do nível threshold. Max utiliza o nível máximo de cada sinal side-chained. Sum utiliza a soma de todos os sinais side-chained signals. 
    • Caso qualquer um dos canais estéreo exceder ou cair abaixo do nível threshold estabelecido, ambos canais são comprimidos. 
    • Caso a opção Sum esteja escolhida, o nível combinado de ambos os canais deve exceder o nível threshold estabelecido antes que a compressão possa ocorrer.
  • Medidor Gain Reduction: Mostra em tempo real a quantidade de compressão que está sendo aplicada no sinal.
  • Botão e campo Attack: Giramos o botão para configurar o tempo que o Compressor leva para reagir quando o sinal ultrapassa o nível threshold estabelecido.
  • Display da curva de compressão: Mostra a curva de compressão que é criada pela combinação dos valores nos parâmetros Ratio e Knee. A entrada (nível) é mostrada no eixo x (horizontal) e a saída é mostrada no eixo y (vertical).
  • Botão e campo Release: Giramos para determinar o tempo que o Compressor leva para deixar de atuar depois que o nível do sinal cai abaixo do nível de threshold estabelecido.
  • Botão Auto: Ligamos para fazer com que o tempo de release (tempo que o compressor leva para deixar de atuar) seja ajustado dinamicamente ao material de áudio que está sendo processado.
  • Controle e campo Ratio: Arrastamos o controle deslizante para configurar a taxa de compressão — a taxa de redução do sinal quando o nível de threshold estabelecido é excedido.
  • Controle e campo Knee: Arrastamos o controle deslizante para configurar a força da compressão nos níveis que estão próximos do nível de threshold estabelecido. Valores baixos resultam numa compressão severa e imediata (hard knee). Valores altos resultam numa compressão suave (soft knee).
  • Controle e campo Threshold: Arrastamos o controle deslizante para configurar o nível de threshold — sinais que ficarem acima do valor configurado terão seus níveis reduzidos.
  • Botões Peak/RMS: Clicamos para determinar o método de análise do sinal (Peak-Pico ou RMS-Média) quando usamos o circuito Platinum.
  • Controle e campo Gain: Arrastamos o controle deslizante para configurar a quantidade de ganho aplicada na saída do sinal.
  • Menu Auto Gain: Aqui escolhemos um valor para compensar as reduções causadas pela compressão. As opções são: Off (desligado), 0 dB, e −12 dB.
  • Controle e campo Limiter Threshold: Arrastamos o controle para configurar o nível threshold para o limiter.
  • Botão Limiter: Ativa e desativa o limiter integrado.
  • Menu Output Distortion (na área de parâmetros expandida): Aqui determinamos se aplicamos ou não recorte acima de 0 dB, e qual o tipo de recorte. As opções são Off (desligado), Soft (Suave), Hard (Severo), e Clip (Corte).
  • Menu Activity (na área de parâmetros expandida): Liga e desliga o side chain.
  • Menu Mode (na área de parâmetros expandida): Aqui escolhemos o filtro a ser usado no side chain. As opções são: LP (lowpass/passa-baixas), BP (bandpass/passa-banda), HP (highpass/passa-altas), ParEQ (parametric/equalização paramétrica), e HS (high shelving).
  • Controle e campo Frequency (na área de parâmetros expandida): Arrastamos o controle para determinar a frequência central para o filtro side-chain.
  • Controle e campo Q (na área de parâmetros expandida): Arrastemos o controle para determinar a largura da banda de frequências a serem afetadas pelo filtro side-chain filter.
  • Controle e campo Gain (na área de parâmetros expandida): Arrastemos o controle para determinar a quantidade de ganho a ser aplicado no sinal side-chain.
  • Controle e campo Mix (na área de parâmetros expandida): Arrastamos o controle para configurar o balanço entre os sinais sem efeito (fonte), e com efeito.

Utilização do Compressor

A seguir mostrarei como usar efetivamente os principais parâmetros do Compressor.

Compressor Threshold e Ratio

Os parâmetros mais importantes do Compressor são o Threshold e o Ratio. O parâmetro Threshold determina o nível base em decibéis. Os sinais que ultrapassam este nível são reduzidos pela quantidade que está determinada no parâmetro Ratio.

O parâmetro Ratio é uma porcentagem do nível geral; quanto mais o sinal excede o nível determinado em threshold, mais ele é reduzido. Um valor de ratio de  4:1 significa que um aumento de 4 dB na entrada resulta em um aumento na saída de 1 dB, caso o nível do sinal esteja acima do threshold. Por exemplo, com o Threshold ajustado em −20 dB e o Ratio ajustado em 4:1, um pico de −16 dB no sinal (4 dB a mais que o estabelecido no threshold) será reduzido por 3 dB, resultando em um nível de −19 dB na saída.

Envelopes de tempo

Os parâmetros Attack e Release dão forma à resposta dinâmica do Compressor. O parâmetro Attack determina o tempo que o Compressor levará para comprimir o sinal depois que este excede o nível estabelecido no Threshold.

Muitos tipos de sons, como vozes e alguns instrumentos musicais (percussivos), têm no seu ataque a principal característica tímbrica. Quando comprimimos um som com tal característica, devemos ajustar o Attack em níveis elevados para que tenhamos certeza que seus transientes não sejam perdidos ou alterados.

Ao tentar maximizarmos o nível geral de uma mixagem, é melhor definir o parâmetro Attack em um nível menor, porque os valores mais elevados, muitas vezes resultam em nenhuma ou mínima compressão.

O parâmetro Release determina a rapidez com que o sinal é restaurado ao seu nível original depois de cair abaixo do nível estabelecido em Threshold. Definimos um valor maior em Release para atenuar/suavizar as diferenças dinâmicas do sinal. Definimos valores de Release menores se quisermos enfatizar as diferenças dinâmicas.

ImportanteOs resultados das configurações dos parâmetros Attack e Release dependem não só do tipo do material a ser processado, mas também das configurações da taxa de compressão (Ratio) e do que está estabelecido em Threshold.

Compressor Knee

O parâmetro Knee determina se o sinal será comprimido suavemente ou drasticamente, quando este se aproximar do nível estabelecido em Threshold.

Ajustando o Knee em 0 (zero) resulta em nenhuma compressão nos níveis do sinal que caem abaixo do nível estabelecido em Threshold, enquanto que níveis no threshold são comprimidos pela quantidade que está determinada no parâmetro Ratio. Este tipo de ajuste é conhecido como hard knee compression (compressão drástica), o que pode causar transições bruscas e não desejáveis nos sinais que se aproximam do nível estabelecido em Threshold.

Quando aumentamos o valor do parâmetro Knee, aumentamos também a compressão que é aplicada nos sinais que se aproximam do nível estabelecido no Threshold, o que cria transições suaves. Este tipo de ajuste é conhecido como soft knee compression (compressão suave).

Exemplos práticos de utilização

1. Insira o Compressor no canal que deseja comprimir.
2. Ajuste (levante) o nível de Threshold de forma que os picos do sinal fiquem acima deste nível o que fará com que o compressor comece a atuar. 
3. Ajuste o Ratio de acordo com o material a ser comprimido. Baixos elétricos soam bem com 4:1. Baterias com 2:1. Guitarras elétricas soam bam com ajustes entre 2:1 a 6:1 (experimente).
4. O Ratio e o Threshold trabalham em conjunto. Então faça ajustes nos dois parâmetros e observe como tais ajustes afetam a saída.
5. Os parâmetros Attack e Release controlam o modo como o compressor atua. Um valor de Attack alto é útil para sons com ataques repentinos e pronunciados como instrumentos de percussão. Valores de Attack lentos ou baixos são mais aconselháveis para masterização e compressão aplicada em buses ou canais auxiliares.
6. O parâmetro Release afeta a sonoridade do compressor. Tempos de release curtos fazem com que o compressor soe de uma forma drástica, tempos mais longos deixam a sonoridade mais natural.
7. Os controles make-up e output situam o sinal bem no contexto da mixagem sem adicionar nenhum ruído (distorção harmônica) desnecessário.
8. Definir o Knee em Hard ou Soft depende do material a ser processado. Ajustes hard funcionam muito bem para bateria, baixo e percussão. Ajustes soft são mais transparentes e funcionam melhor em vozes e linhas de guitarra ou violão.
9. Look-ahead. Muitos plug-ins de compressores possuem este recurso. Não é o caso do Compressor do Logic. Trata-se de atrasar ligeiramente toda a música para dar ao compressor uma noção do que está por vir. Isso permite ao compressor pegar todos os picos na forma mais suave possível. Muitas vezes faz com que o compressor perca a sua característica, por isso somente deve ser usado quando necessário.

Encare as dicas acima como apenas dicas e não como regras. Sempre tem alguém fazendo justamente o contrário e obtendo excelentes sonoridades. Então, a questão aqui é experimentar.

Uma última dica sobre compressão. Lembre-se que se utilizar compressão no ato da gravação ela não poderá ser desfeita. Portanto, se for usar, se realmente for necessário, use-a com moderação. Melhor usar compressão no momento da mixagem. E mesmo na mixagem, a dosagem deve ser homeopática.

Outros parâmetros do Compressor

Como o Compressor reduz níveis, o volume geral em sua saída é normalmente mais baixo que o nível do sinal de entrada. Podemos ajustar o nível de saída com o controle Gain.

Também podemos usar o parâmetro Auto Gain para compensar a redução de nível causada pela compressão (podemos escolher −12 dB ou 0 dB).

Quando utilizamos o circuito Platinum, o Compressor pode analisar o sinal usando um de dois métodos:  Peak ou root mean square (RMS). Apesar do método Peak ser tecnicamente mais preciso, o método RMS nos dá uma melhor ideia de como as pessoas percebem a intensidade do sinal.

NotaCaso liguemos Auto Gain e RMS simultaneamente, o sinal poderá ficar saturado.

Se alguma distorção for percebida, devemos desligar o Auto Gain e ajustarmos o controle Gain até que a distorção desapareça.

Usando um side chain com o Compressor

A utilização de side chain com um compressor é muito comum. As dinâmicas (alterações de níveis) de um outro canal são usadas como um controle para a compressão. Por exemplo, as dinâmicas de uma bateria podem ser usadas para aplicar uma compressão rítmica, consequentemente dinâmica, em uma guitarra base.

O sinal side-chain somente é usado como um detector ou disparador nesta situação. A fonte side-chain é usada para controlar o compressor, porém o áudio do sinal side-chain não passa (não é afetado) pelo compressor.

  1. Insira o Compressor em um canal.
  2. No cabeçalho da janela do plug-in Compressor, escolha o canal que possui o sinal desejado (a fonte side-chain) no menu Side Chain.
  3. Escolha o método de análise de detecção desejado (Max ou Sum) no menu Chain Detection.
  4. Ajuste os parâmetros do Compressor.

Exemplos para ouvir aplicações de compressão
A seguir apresento um loop de bateria processado com o Compressor usando vários ajustes diferentes. Como os exemplos estão hospedados no SoundCloud.com, basta observar as formas de onda, e já obtemos uma ideia clara do que acontece com o material de áudio após sofrer os vários tipos de compressão.

Aqui temos o material original sem nenhuma compressão aplicada:

Aqui temos o mesmo material com uma compressão aplicada com os seguintes ajustes: Modo Opto com Attack e Release lentos, Ratio em 6:1 e nível de Threshold baixo. Esta é a sonoridade clássica Pumping Sound.
Pumping Sound

Agora temos o mesmo tipo de compressão usado acima, porém com um attack mais rápido:
Pumping com ataque mais rápido


Compressão FET com Ratio em 2:1, Attack e Release médio, e Threshold bem no pico:
Compressão FET

Agora, a mesma compressão acima, porém com Ratio em 3:1. Observe como a sonoridade é esmagada.
Sonoridade esmagada













Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.