Usar distorção na gravação de um baixo
Alguns dos melhores sons de baixo provêm dos amplificadores valvulados e, como todos os guitarristas e baixistas sabem, os amplificadores de válvulas distorcem duma maneira muito musical quando são puxados ao máximo.Um grande número de processadores de estúdio moderno incluem equipamentos a válvulas ou emuladores, com diferentes graus de sucesso, consoante a qualidade do material.
Podemos até arranjar boxes DI a válvulas, como a "Ridge Farm Gás Cooker". Ao utilizar uma destas podemos ainda dar mais potência ao som do baixo sem o tornar obviamente distorcido. Claro que, se quisermos obter o som do baixo "Stranglers", um set apropriado de pedais overdrive pode oferecer bons resultados.
O dispositivo de válvulas ou o emulador na corrente do sinal serão colocados exatamente onde soarem melhor, mas, se quisermos ser mesmo puristas, devemos posicioná-los antes do emulador de colunas, se estivermos utilizando, claro. Isto porque, em um amplificador real, qualquer distorção criada dentro do circuito do amplificador é filtrada pela resposta limitada das colunas.
Se quisermos ter a vida facilitada, alguns pré-amplificadores projetados especificamente para guitarras também funcionam bem para o baixo.
Gravar o baixo usando microfones
Como é claro, existem puristas que se recusam a ligar um baixo numa box DI.
Apesar de podermos utilizar um microfone dinâmico (o qual pode servir para várias finalidades) na gravação do baixo, iremos descobrir que a maioria desses microfones possui uma atenuação considerável para frequências baixas, de forma a compensar o efeito de proximidade quando é utilizado na gravação de perto.
Por causa disto, a não ser que o coloquemos mesmo próximo da fonte sonora, iremos perceber que o som em algumas frequências tenderá a perder potência.
A melhor aposta será utilizar um microfone dinâmico (não-vocal), que possua uma resposta razoável às
frequências baixas, ou então experimentar um daqueles microfones dedicados para baixo/bumbo da bateria, colocando-o entre 15 cm a 30 cm em frente da coluna. Se estivermos a utilizar um amplificador de válvulas, iremos descobrir que não precisamos adicionar compressão ou, pelo menos, não muita, mas, se o amplificador for do tipo "solid-state" e não possuir um compressor incorporado, então será uma boa ideia tentar adicionar pelo menos um pouco de compressão, na tentativa de melhorar o resultado final. A abordagem mais segura neste caso é deixar
a compressao para depois da mixagem, a nao ser que atinja níveis tao graves que gerem distorção.Por causa disto, a não ser que o coloquemos mesmo próximo da fonte sonora, iremos perceber que o som em algumas frequências tenderá a perder potência.
A melhor aposta será utilizar um microfone dinâmico (não-vocal), que possua uma resposta razoável às
Também será uma boa ideia variar a distância a que este é colocado, para obter outros resultados. Devemos tentar ajustar o posicionamento do microfone de forma a obter os melhores resultados possíveis antes de adicionar a equalização. Se conseguirmos deixar a equalização para a mixagem final, iremos deixar as opções em aberto. No final, o que pode soar bem em isolamento (em modo solo) pode não ficar tão bem juntamente com o resto da mixagem.
O melhor de dois mundos
Se realmente quisermos ir mais longe com o som do baixo, devemos tentar combinar um amplificador com microfone incorporado com uma das técnicas de DI que foram mencionadas anteriormente. Esta abordagem combinada é utilizada por muitos profissionais. As fases em que o som é gravado e submetido a uma box DI irão ter um efeito profundo no trabalho final, por isso, possivelmente, teremos de fazer uma inversão de fase em uma das fontes, de forma a obter o melhor resultado possível.Como a equalização pode não ter o mesmo efeito em relação ao som como um todo, devemos tentar equalizar cada fonte individualmente, assim como o seu balanço. Similarmente, se alterarmos a distância entre o microfone e as colunas, também iremos afetar a fase dos sons combinados, por isso esta teoria pode ajudar a ajustar corretamente o resultado final.
Como se pode ver, existem vários métodos de gravação de baixo, no entanto, se quisermos manter as as opções em aberto até a mixagem final, sempre podemos usar uma box DI (flat) para não processar em demasia o som, talvez até combinar com um limitador para que possa detectar e
eliminar qualquer pico excessivo, para de seguida aplicar um dos métodos aqui explicados neste artigo durante a fase de mixagem.
Se tivermos canais suficientes, podemos gravar o som natural e o som processado em canais diferentes. Se tivermos possibilidade, devemos experimentar este método mas, se estivermos gravando diretamente do amplificador, tudo o que precisamos é de uma box DI entre o instrumento e o amplificador (a maioria possui um conector para ligar o áudio) com a box DI ligada a uma entrada livre do gravador.
Os usuários de computador também possuem várias opções quando se fala de tratamento de som. Além da comum compressão e equalização, neste momento existem vários softwares que emulam amplificadores, que podem produzir resultados muito convincentes. A verdadeira beleza de um homestudio é que o músico não está sujeito às mesmas pressões de tempo como num estúdio comercial, por isso pode dar-se ao luxo de experimentar e ver quais os métodos que funcionam melhor para si.
Se tivermos canais suficientes, podemos gravar o som natural e o som processado em canais diferentes. Se tivermos possibilidade, devemos experimentar este método mas, se estivermos gravando diretamente do amplificador, tudo o que precisamos é de uma box DI entre o instrumento e o amplificador (a maioria possui um conector para ligar o áudio) com a box DI ligada a uma entrada livre do gravador.
Os usuários de computador também possuem várias opções quando se fala de tratamento de som. Além da comum compressão e equalização, neste momento existem vários softwares que emulam amplificadores, que podem produzir resultados muito convincentes. A verdadeira beleza de um homestudio é que o músico não está sujeito às mesmas pressões de tempo como num estúdio comercial, por isso pode dar-se ao luxo de experimentar e ver quais os métodos que funcionam melhor para si.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.