quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Dicas & Truques na captação e gravação de instrumentos musicais (parte 10)

Como gravar vozes

“Um bom ponto de partida para esta técnica é o um 
posicionamento a cerca de 30cm da boca.”

O método mais comum para gravar uma voz humana, qualquer que seja a sua finalidade, é o método da colocação do microfone em frente à boca da pessoa com relativa proximidade. Produtores e
Engenheiros de som referem-se a esta técnica como "in your face" e possui muitas vantagens: som mais íntimo, boa articulação das consoantes, som “up front” ou “leading” e aquele “calor”
proveniente da proximidade. Porém, este método pode trazer algumas desvantagens como: a necessidade de aplicar “de-ess” (métodos automáticos para eliminar os tão indesejados esss’s), a falta de profundidade e a falta de ambiente acústico.


A distância exata entre o microfone e a boca deve ser definida para cada artista. O ponto de partida pode ser a colocação do microfone a cerca de 10 cm da boca, dirigida diretamente para a zona de captação principal. Pode também dar um ângulo de 90 graus ao microfone de forma a suavizar a componente agressiva do som. Vá alternando a distância do microfone em relação a voz - ora mais longe ora mais próximo (cerca de 5cm até 15cm) enquanto o vocalista está a atuar e ouça com atenção o “boost” resultante da proximidade e o seu balanço em relação ao brilho das consoantes. O filtro “pop” deve ser sempre empregado quando se está a fazer uma gravação com muita proximidade da boca.

Colocação do microfone de forma frontal com alguma distância

Uma técnica menos comum, é a colocação do microfone em frente da boca mas com algum distanciamento. A maioria dos microfones não pode ser utilizado para este método devido a falta de uniformidade na resposta fora da zona de captação principal. Caso contrário pode ser excelente para esta técnica, e claro, se o ambiente acústico for bom. A primeira vantagem em usar este método é um tom acústico natural. O equilíbrio entre a voz e o ambiente acústico é definido pela distância da boca e o posicionamento do artista no ambiente acústico. Experimente um reverb curto (0,9ms ou menos). Um bom ponto de partida para esta técnica é um posicionamento cerca de 30cm da boca. Enquanto o artista está a ensaiar vá aproximando e afastando o microfone e ouça com atenção as variações provocadas. Tenha cuidado para não obter um som demasiado “cheio” e disperso, pois será difícil de corrigir depois. Ao juntar um pouco do ambiente acústico à voz, irá obter um som mais natural e quente.

Esta técnica oferece uma profundidade natural à narração e é aplicada em situações em que a voz do artista não está em primeiro plano. Irá reparar que a necessidade de filtros “de-ess” e a necessidade de filtrar as frequências baixas, será menor. O “calor” proveniente da proximidade será substituído pelo timbre do ambiente acústico, o qual é mais raro nas habituais gravações de hoje em dia.

Colocação por cima da cabeça

Por vezes as técnicas que se baseiam no posicionamento frontal da zona de captação principal, quer seja perto, quer seja com distanciamento podem não oferecer os resultados desejados. É aqui que equipes de gravação criativas descobrem novos terrenos. Primeiro irá necessitar de um microfone com uma área de captação extremamente ampla. Esta configuração deverá ser testada se, por exemplo, o vocalista tiver uma respiração muito pesada e/ou “S’s” muito fortes, Se o vocalista fizer um uso muito acentuado do diafragma na sua técnica vocal e produzir muito “corpo” devido ao efeito da proximidade esta técnica também deverá ser utilizada. Não se esqueça que a cabeça humana é um ressoador nasal, experimente agora apontar a zona de captação do microfone para a cavidade nasal, mesmo por cima da sobrancelha. Enquanto o vocalista está a ensaiar vá variando o ângulo em 45o, para cima e para baixo, pode até mesmo apontar o microfone para cima da cabeça, não poderá saber o que resulta melhor sem ter experimentado primeiro. Não acredite que na existência de apenas um método para gravar a voz humana, e que este se baseia em apontar o microfone diretamente para a boca. Se o microfone tiver um bom nível de qualidade e tiver uma resposta uniforme na captação em várias direcções e em várias frequências, toda uma nova forma de gravar pode ser descoberta e utilizada. Pode também posicionar o microfone por cima da cabeça apontado para baixo e longe da boca do vocalista.

Colocação na cavidade abdominal

Outra técnica que poderá utilizar baseia-se no posicionamento do diafragma. Este método não poderá ser utilizado facilmente se a voz estiver envolvida por um conjunto de muitos instrumentos. A razão para isto deve-se ao fato de, se estiver a apontar o microfone para a zona abdominal, causar  interferência com o ambiente acústico que rodeia a voz o que provocará reflexões dos instrumentos que por sua vez irão “manchar” a voz. Comece a gravação com o microfone afastado em cerca de 30cm da boca e do centro da cavidade abdominal. Experimente abrir o ângulo em 45o, para cima e para baixo enquanto que o artista está a ensaiar. Ouça o balanço na articulação das consoantes para as frequências médias-baixas que a cavidade abdominal produz. Por norma, irá encontrar um som mais “encorpado”, do que o obtido utilizando a técnica do posicionamento frontal com proximidade. Uma boa razão para utilizar esta técnica é se por exemplo o vocalista possui um “S” extremamente forte, ou é muito nasal.

Captar e gravar bateria

(continua na próxima postagem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.