terça-feira, 8 de agosto de 2017

Dicas & Truques na captação e gravação de instrumentos musicais (parte 16)

Amplificadores - Algumas Noções

Quando alguém fala em “amplificadores” refere-se normalmente a amplificadores de potência.

Alguns destes aparelhos possuem um pré-amplificador que condiciona o sinal para um nível adequado. Os amplificadores podem também ter controles de tonalidade, balanço (esquerda/direita) e outros recursos adicionais. Alguns têm saídas para 4 altofalantes duplicando assim o canal stereo. Outros ainda, implementam no seu interior decodificadores para AC3 (sistemas 5.1) ou mesmo para sistemas 7.1, tendo saídas para várias caixas acústicas.

No caso dos amplificadores de instrumentos - “combo amplifiers”- a grande maioria é mono e possui um pré-amplificador para ajuste do nível do sinal e da equalização. Alguns destes amplificadores (normalmente de guitarra) possuem válvulas, pois alguns músicos guitarristas preferem um tipo de distorção característica que só a válvula pode oferecer.






Power-Amp 

É um amplificador de potência sem pré-amplificador, só com o estágio de potência. Normalmente utilizado em sonorização de shows e espetáculos (P.A. e amplificação de palco) e também em estúdios. Nestes amplificadores, só existe o controle de volume para cada canal, pois o sinal já vem em nível adequado. Os amplificadores para sonorização têm que ter muita potência, e normalmente são usados em grupos musicais. Os amplificadores de estúdio também chamados de “amplificadores de referência” (Reference Amplifiers) têm como característica principal a resposta “plana” e por isso raramente possuem válvulas.

Amplificadores eletrônicos

O tipo de amplificador mais comum é o eletrônico, normalmente utilizado em transmissores e receptores de rádio e televisão, equipamentos stereo de alta-fidelidade (High-Fidelity - Hi-Fi), PC ́s, guitarras e outros instrumentos musicais elétricos. Os seus componentes principais são dispositivos ativos como válvulas ou transistores.

No Hi-Fi, o amplificador é um aparelho eletrônico que eleva os níveis de tensão dos sinais áudio. O termo amplificador eletrônico é muitas vezes usado para designar o conjunto do pré-amplificador e amplificador de potência ou amplificador integrado.

Pré-amplificador é a seção de um amplificador de áudio que recebe o sinal da fonte sonora, tal como o rádio, leitores de CD’s ou leitor de MP3, e o corrige, entregando na saída um sinal mais forte de forma a ativar o amplificador de potência.

No amplificador de potência, o som fornecido pelo pré-amplificador vai ser fortalecido, para que atinja um nível de impedância e tensão adequado para funcionar nas colunas de som. Um amplificador integrado possui o pré-amplificador e o amplificador de potência juntos no mesmo aparelho.

Amplificadores de válvulas 

No início dos anos do áudio, as válvulas faziam a atividade de dispositivos ativos. Na atualidade ainda são utilizados em aparelhos “high-end” ou topo de gama e em colunas amplificadas para instrumentos (guitarra elétrica). Um amplificador de válvulas geralmente funciona sob altas tensões de alimentação e correntes baixas, o que torna necessário o uso de transformadores de saída para
adequar as impedâncias de saída do amplificador (altas) com as baixas impedâncias dos altofalantes. As válvulas podem ser montadas em topologia Single-End, onde apenas uma válvula amplifica todo o sinal, mas com baixo rendimento (classe A) ou com a topologia Push-Bull onde pares de válvulas são ligadas ao transformador de saída de forma a que cada válvula de cada par amplifique apenas um semi-ciclo (positivo ou negativo) do sinal áudio.

Amplificadores de transistores

Com o aparecimento dos transistores, as válvulas foram pouco a pouco sendo substituídas nos amplificadores, devido às vantagens, tais como: o menor consumo de energia, maior durabilidade, menor tamanho e um custo inferior. Os amplificadores de transistores têm um comportamento diferente dos amplificadores de válvulas, a distorção é diferente e não necessitam de transformadores de saída para se enquadrarem com as impedâncias doa altofalantes. Hoje os amplificadores de transistores podem ser construídos com transistores bipolares ou MOSFET’s ou ainda circuitos integrados.

Amplificadores operacionais

São amplificadores diferenciais DC de alto desempenho: alto ganho, alta impedância de entrada, baixa impedância de saída e grande (boa) resposta em frequência. Foram criados para serem implementados em computadores, executando operações matemáticas com valores de tensão como operandos e resultados. Podem ser construídos com transistores ou válvulas (hoje em dia são na forma de circuito integrado). São muito usados em instrumentação e equipamentos electrônicos em geral. 

Os amplificadores podem ser classificados em:
  • Amplificadores classe A - conseguem amplificar 360 graus de um sinal de entrada. 
  • Amplificadores classe B - conseguem amplificar apenas 180 graus de um sinal de entrada (apenas um semi-ciclo) 
  • Amplificadores classe AB - conseguem amplificar mais de 180 graus de um sinal de entrada, mas não na sua totalidade 
  • Amplificadores classe C - conseguem amplificar menos do que 180 graus de um sinal de entrada 


 ... e aqui terminamos esta série de artigos.

Germano Lins






 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.