Como ligar um compressor?
Ligar um compressor é um processo simples que envolve um cabo de ligação. Este é um cabo de configuração Y com 1⁄4 TRS, que se divide em dois conectores 1⁄4. Um dos conectores é RS e outro TS (TRS é a sigla para TIP-RING-SLEEVE onde o TIP é o envio de sinal e o RING é o retorno. Desta forma o conector TRS permite ao sinal mover-se de um lado para outro, pois o conector TS permite ao sinal ser transmitido do compressor para a mesa de mistura e o RS o retorno do sinal da mesa de mistura para o compressor). O cabo TRS é ligado a um dos canais da mesa de mistura por um jack, o TS para o “send” compressor e o RS para o “return” do compressor. Vai assim criar um loop onde o sinal original sai da mesa de mistura para o compressor, onde se passa o processo de compressão e por último enviado de volta para a mesa mistura.O compressor e os diferentes instrumentos
Os parágrafos a seguir são apenas sugestões para os parâmetros que devemos usar conforme os diferentes instrumentos. Como já disse anteriormente o modo como quiser utilizar o compressor fica à sua escolha.Baixo
Experimente começar com uma relação de 4:1, com o attack rápido assim como o release. Se puder tente usar o tipo de compressão “hard-knee” já que o baixo tem muita orientação de “ataque”, mas se estiver tocando um baixo de jazz “smooth” então será melhor utilizar o modo “soft-knee” ou seja, depende do som que você quer obter do baixo.Guitarra/ Violão
Esta depende do tipo de som que estamos usando, mas de uma forma geral podemos começar com 2:1 para violão, e talvez 3:1 para guitarra com distorção (embora também possamos usar 4:1). Para obter um bom nível de “sustain”, experimente uma relação de 4:1, utilize um tempo de ataque mais rápido e um “release” mais lento. Em seguida toque a nota que quer obter mais “sustain” e vá subindo a relação até atingir o valor desejado.Bateria
O som da bateria geralmente é comprimido por causa do seu alto volume de “ataque”. Devemos comprimir o som da caixa pois é este que geralmente irá atingir picos mais altos que as restantes peças da bateria. Experimente começar com uma relação 3:1, utilize um tempo de “ataque” e um tempo de “release” rápido. Se o sinal continuar a atingir o vermelho tente uma relação de 4:1. Este método também é aplicável aos toms. Nos pratos, comece com uma relação 2:1 e vá aumentando até 3:1 conforme o necessário, utilize sempre um tempo de “ataque” rápido e um “release” lento (para preservar o “decay” natural dos pratos).Voz
Assim como na bateria, a compressão é muito utilizada na voz. A relação a ser utilizada irá depender de cada vocalista, já que alguns terão vozes fortes e altas e outros mais discretos que irão ter um intervalo dinâmico inferior. Utilize inicialmente uma relação 2:1, com um tempo de “ataque” rápido e um “release” médio. Continue a aumentar a relação até conseguir o som desejado.A compressão não é algo que se possa normalmente ouvir de forma clara. Podemos perceber uma compressão se girarmos os botões ao máximo, mas geralmente esta técnica é utilizada mais como um efeito do que propriamente para controlar o nível individual de um sinal. A compressão deve ser aplicada e monitorada considerando-se os medidores do compressor ou da mesa de mixagem. Como já foi dito anteriormente, o processo de compressão deve ser encarado como uma arte, e será necessário trabalhar com todas as opções para que se possa obter os resultados ideais, por isso, não tenha medo de experimentar todas as posições dos botões de forma a descobrir como cada uma afeta o som. Nunca se esqueça que dominar a arte da compressão irá tornar as suas gravações muito mais profissionais.
Amplificadores - Algumas Noções
(continua na próxima postagem)
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