SESSÕES E TRILHAS
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O primeiro passo para começar um projeto Pro Tools
consiste em criar uma sessão. As sessões se representam através de arquivos de
sessão que podem ser salvos, copiados e convertidos em templates (modelos).
Diálogo Quick Start
Ao iniciarmos o Pro Tools logo aparece o diálogo
Quick Start, que permite criar ou abrir uma sessão de maneira rápida e fácil.
Podemos optar se desejamos que o diálogo Quick Start seja mostrado ou não
quando iniciarmos o Pro Tools na página Operation do diálogo Preferences.
Ao iniciarmos pela primeira vez Pro Tools, o
diálogo Quick Start indica várias ações entre as quais podemos escolher:
· Criar uma sessão a partir de um template (modelo).
·
Criar uma sessão em branco.
·
Abrir qualquer uma das dez sessões mais recentes.
·
Abrir qualquer outra sessão que se encontre no
sistema.
Pressione Control+seta para Cima ou seta para
Baixo (Windows), ou então Command+seta para Cima ou seta para Baixo (Mac)
para selecionar as diferentes opções do diálogo Quick Start. Ainda podemos
utilizar as setas para Cima e para Baixo para selecionar diferentes elementos
da lista de sessões recentes e de templates (modelos) de sessão.
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Criação de uma sessão a partir de um template (modelo)
Para criar uma sessão a partir de um template
(modelo):
1 Selecione Create Session from Template.
2 No menu de templates (modelos) de sessão, selecione a categoria de
templates (modelos) de sessão que desejar.
Menu de templates
(modelos) de sessão, diálogo Quick Start
Podemos criar nossas próprias categorias
personalizadas. Para mais informação, veja “Templates de sessão”.
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3 Selecione na lista o template (modelo) de sessão que desejar utilizar
(à direita).
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Botões de zoom da janela Edit
A janela Edit também proporciona botões de zoom no
canto inferior direito e no canto superior direito do painel de trilhas.
Botões horizontais e verticais para ampliar e reduzir o zoom
Além dos controles de zoom na barra
de ferramentas, o Pro Tools proporciona botões de zoom horizontais e
verticais no canto inferior direito da janela Edit.
Botão
horizontal de zoom, janela Edit
Botão
vertical de zoom, janela Edit
Botões verticais de zoom Permitem aplicar zoom nas alturas de trilha
de forma proporcional na janela Edit.
Botões horizontais de zoom Aplicam zoom na linha de tempo do mesmo modo que os
controles de zoom horizontais na barra de ferramentas da janela Edit.
Botões para ampliar e reduzir o zoom de áudio e MIDI
O Pro Tools também proporciona botões para ampliar
e reduzir o zoom de áudio e MIDI no canto superior direito da janela Edit.
Esses controles funcionam exatamente igual aos controles de zoom de áudio e
MIDI da barra de ferramentas, e permitem ampliar e reduzir o zoom de maneira
vertical nas formas de onda do áudio e nas notas MIDI respectivamente.
Na janela Edit, o zoom MIDI vertical somente afeta as trilhas que não
estão na vista de regiões.
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Atribuição de entradas e saídas de áudio
É possível atribuir entradas de trilha de áudio,
entrada auxiliar e instrumento à canais da interface de áudio ou busses. Também
é possível atribuir saídas de trilhas de áudio, entrada auxiliar, master fader
e instrumento à canais de interface de áudio ou busses.
Atribuições de entradas e saídas para
três trilhas de áudio mono
Nas trilhas estéreo e surround multicanal, as
entradas e saídas aparecem como pares estéreo
y grupos multicanal. As entradas, saídas e busses
disponíveis são definidos como caminhos no diálogo I/O Setup (veja o capítulo “Configuração de
E/S”).
Atribuições automáticas de entradas e saídas
Quando adicionamos trilhas em uma nova sessão, as entradas são
atribuídas automaticamente em ordem ascendente. Por exemplo, se temos uma
interface de áudio com oito entradas, quando criamos quatro novas trilhas de
áudio mono, serão adicionadas automaticamente quatro trilhas de áudio com as
entradas atribuídas aos primeiros quatro caminhos definidos no diálogo I/O
Setup. Quando criamos trilhas estéreo, as entradas são atribuídas
automaticamente aos seguintes pares de entrada correspondentes.
O parâmetro New Track Default Output Bus, no diálogo I/O Setup,
determina as saídas atribuídas automaticamente às trilhas novas.
Atribuição de entradas de áudio
(trilhas de áudio, entrada auxiliar e instrumento)
Para atribuir uma entrada de áudio de uma trilha de
áudio, de uma entrada auxiliar ou de um instrumento:
1 Para atribuir entradas de trilhas de áudio na
janela Edit, selecione View > Edit Window > I/O.
2 Na janela Mix ou Edit, clique no seletor de
caminho de entrada da trilha e escolhe entre os busses e canais de interface de
áudio disponíveis. As trilhas estéreo e multicanal surround possuem entradas
disponíveis como pares e grupos multicanal.
O seletor de caminho de entrada permite dirigir
qualquer entrada de áudio ou bus interno do
Pro Tools para uma entrada auxiliar, trilha de
áudio,
ou de
instrumento. As opções disponíveis no menu são determinadas pela configuração
de Input Path do I/O Setup. As entradas utilizadas por outras trilhas são
mostradas em negrito no menu do seletor de caminho de entrada.
As trilhas de instrumento atribuem
automaticamente a saída de áudio do plug-in de instrumento inserido na trilha
à entrada de áudio da trilha.
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Botão de mostrar ou ocultar lista de trilhas ou de
grupos
Para mostrar a lista de grupos e a lista de
trilhas:
Clique no botão de mostrar ou ocultar lista de
trilhas o de grupos na janela Mix, Edit ou MIDI Editor.
ID de grupo
Cada nome da lista de grupos está precedido por uma letra que constitui
o ID de grupo (de “a” a “z”).
Símbolos de grupo
Cada ID de grupo (de “a” a “z”) está precedido por um símbolo que indica
se o grupo está selecionado na janela atual (janela Mix ou Edit). Existem três
tipos de símbolos de grupo, como se mostra na figura a seguir:
Símbolos de
grupo
Os símbolos de grupo representam o seguinte:
Círculo cheio Indica que
todos os membros do grupo se encontram selecionados e que não existe nenhuma
seleção que não pertença ao grupo.
Círculo vazio Indica que
somente alguns membros do grupo estão selecionados.
Círculo com um ponto Indica que todos os membros do grupo se encontram selecionados e que
também existem membros selecionados que não pertencem ao grupo.
Menu de lista de grupos
O menu existente na parte superior da lista de
grupos proporciona os seguintes comandos:
New Group Executa o comando
Track > Group.
Display Proporciona
comandos para mostrar unicamente os grupos de edição, mixagem ou todos os
grupos (edição, mixagem e mixagem/edição).
Suspend All Groups Suspende o comportamento de grupo de todos os
grupos de mixagem e de edição.
Modify Groups Abre o diálogo Group para modificar unicamente os grupos existentes.
Delete Ative Groups Somente elimina os grupos ativos.
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A janela Edit mostra todas as regiões de áudio,
regiões MIDI e grupos de regiões em uma única lista de regiões. Todas as
regiões de todos os tipos, gravadas, importadas ou criadas através de edição
aparecem na lista de regiões. É possível arrastar elementos da lista até as
trilhas e organizá-los na forma como se deseja. Na lista de regiões, também
podemos realizar ouvir e ver previews de regiões MIDI e grupos de regiões.
Visto que a informação de regiões pode ser bastante grande, podemos modificar o
tamanho da lista ou nos deslocarmos por ela de acordo com nossa conveniência.
Usamos a lista de regiões como um repositório, um “container” (bin)
para salvar nossos clips MIDI e loops de áudio favoritos. Salvamos a sessão
como template (veja ¨Templates (Modelos) de sessão” e as regiões ficarão
disponíveis para outras sessões no futuro.
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O ambiente DigiBase combina uma interface intuitiva
e de prática navegação com um motor de base de dados otimizado para o
gerenciamento de dados e media do sistema Pro Tools.
Os navegadores DigiBase oferecem um excelente e
amplo conjunto de ferramentas de base de dados para buscar, organizar, ouvir e
importar arquivos de configuração de áudio , MIDI, vídeo e plug-ins (.txf),
assim como arquivos de sessão. Podemos abrir e organizar vários navegadores,
assim como personalizar a configuração da visualização para otimizar o nosso
ambiente de trabalho.
Fluxo de
dados do DigiBase
A figura a seguir mostra o fluxo de dados de uma
sessão do Pro Tools e navegadores DigiBase, As setas mostram como podemos mover
os arquivos de um elemento para o outro.
Fluxo de dados entre uma sessão Pro Tools e os
navegadores DigiBase
Navegadores
DigiBase
O acesso
às bases de dados DigiBase se faz através dos navegadores DigiBase. Esses
navegadores oferecem uma interface intuitiva para as bases do DigiBase com muitas
funções úteis para as tarefas de gerenciamento de arquivos (por exemplo,
funções de busca e organização).
Os navegadores do Pro Tools se equivalem aos
navegadores do sistema operacional do computador, mas devemos considerar que os
navegadores do Pro Tools foram desenvolvidos para atender as necessidades de
quem opera o Pro Tools. Podemos ter vários navegadores abertos ao mesmo tempo,
e estes podem ser organizados de forma independente, bastando para isso ajustar
a configuração de cada um deles.
Os navegadores permitem realizar buscas e organizar
arquivos de áudio, arquivos de vídeo e sessões. Os arquivos de áudio, de vídeo
e de sessão que aparecem nos navegadores podem ser arrastados diretamente para
a sessão ativa no Pro Tools.
Qualidade de conversão da taxa de amostragem
O parâmetro Sample Rate Conversion Qualit e determinà qualidade da
conversão de taxa de amostragem que se usa ao converter e importar áudio em uma
sessão. Também pode ser aplicada ao exportar arquivos numa taxa de amostragem
diferente e ao exportar para disco. Existem cinco opções de qualidade de
conversão, que vão desde Low (a mais rápida, porém de qualidade mínima) até
Tweak Head (a mais lenta, porém com a qualidade máxima). Quando maior for a
qualidade de conversão da taxa de amostragem escolhida, mais tempo o Pro Tools
levará para processar o arquivo de áudio.
As opções de Sample Rate Conversion Qualit e estão disponíveis nos
diálogos Import Audio, Import Session Data, Export Regions as Files e Bounce to
Disk. Em cada caso, o parâmetro Sample Rate Conversion Qualit e é específico no
diálogo. A preferência Sample Rate Conversion Qualit e somente é aplicáv o na
conversão em que se utiliza o processo de arrastar e soltar.
Para definir a qualidade de conversão da taxa de amostragem ao importar
áudio arrastando:
1 Use o comando Setup > Preferences e clique na aba Processing.
2 No menu Sample Rate Conversion Quality, selecione uma opção de
qualidade. Na maioria das aplicações, os melhores resultados são obtidos com as
opções Good ou Better.
Preferência de
qualidade de conversão da taxa de amostragem
3 Clique em OK.
Os diálogos Import Audio, Import Session Data e Bounce To Disk possuem
controles locais para qualidade de conversão da taxa de amostragem.
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Arquivos perdidos
É considerado um arquivo faltante aquele que não é encontrado no local
onde se encontrava quando a sessão foi salva pela última vez.
Para abrir uma sessão com arquivos perdidos:
1 Abra a sessão Pro Tools. Caso existam arquivos perdido, o Pro Tools
avisa de forma pertinente.
Indicação de arquivos perdidos ao abrir
uma sessão
2 Escolha uma das seguintes opções:
Skip All Omite todos os fades e arquivos perdidos. Na
sessão, os arquivos perdidos ficam offline.
Manually Find Relink Abre a janela Relink, onde podemos buscar,
verificar e voltar a vincular os arquivos perdidos.
Automatically Find Relink Busca em todos os volumes de reprodução os
arquivos perdidos com o mesmo nome, ID de arquivo exclusivo, formato e duração;
e de forma automática, sempre que é possível, atribuir vínculos a esses
arquivos perdidos.
3 Para excluir fades do processo de vinculação de modo que voltem a ser
processados, selecione Regenerate Missing Fades Without Searquing.
4 Selecione Regenerate Missing Rendered
Files Without Searquing para excluir do processo de vinculação os arquivos
Elastic Audio renderizados e fazer com que voltem a ser gerados.
5 Clique em OK.
Para obter mais informação sobre
arquivos perdidos, veja ¨Vinculação de arquivos”.
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Arquivos renomeados e a pasta Renamed Audio Files
Os arquivos de áudio renomeados se encontram na pasta Renamed Audio
Files criada automaticamente dentro da pasta da sessão Pro Tools. O nome dos
arquivos pode ser alterado quando abrimos uma sessão que faça referência a
arquivos de áudio cujos nomes contenham caracteres incompatíveis. O nome dos
arquivos também pode ser alterado quando salvamos uma cópia de uma sessão em
uma versão do Pro Tools incompatível com nomes de arquivo que sejam muito
grandes.
Disk Support (solo Windows)
A opção Mac HFS+ Disk Support permite intercambiar sessões entre
sistemas Pro Tools em Mac e em Windows através do uso de unidades de disco
rígido locais HFS+ (Mac OS Extended).
Com a opção Mac HFS+ Disk Support instalada em um computador com
Windows, podemos montar uma unidade HFS+ em um sistema Pro Tools para Windows,
e gravar e reproduzir sessões do Pro Tools diretamente nessa unidade, como se
estivesse formatada originalmente para Windows.
Quando utilizamos a opção Mac HFS+ Disk Support para gravar ou
reproduzir em um sistema com Windows, o arquivo de sessão e todos os arquivos
associados (como arquivos MIDI e de áudio) devem estar armazenados em unidades
com formato Macintosh. Não se admite a gravação e reprodução de uma sessão de
um conjunto de unidades com formato Macintosh e Windows.
Caso utilizemos o comando Format Mac Disk que é instalado como parte da
opção Mac HFS+ Disk Support para inicializar ou criar partições em uma unidade
com formato Mac, esta não será reconhecida oficialmente como unidade de
reprodução/gravação. Ainda que o Pro Tools possa reproduzir e gravar na
unidade, somente serão admitidos para gravação e reprodução discos HFS+
formatados em um computador Macintosh com o Apple Disk Utility.
A opção Mac HFS+ Disk Support permitirá ao sistema ler e escrever em
discos HFS (formato padrão do Mac), mas as unidades HFS não são admitidas para
gravação/reprodução nem para transferências.
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