sexta-feira, 14 de junho de 2013

LAÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL CUBASE 7 - CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA E PROGRAMA

PREVIEW - MANUAL CUBASE 7 - CONFIGURAÇÃO DO SISTEMA E PROGRAMA


Volume I
Configuração do sistema e programa.

www.musicaudio.net

__________________________________


Esta é provavelmente a configuração mais simples - quando tiver endereçado buses internos de entrada e saída você poderá conectar sua fonte sonora (por exemplo, um microfone) na interface de áudio e já poderá começar a gravar.

Entrada e saída multicanal

O mais provável, de qualquer forma, é que existam outros equipamentos que serão integrados ao Cubase, usando vários canais de entrada e saída. Dependendo do equipamento que você tenha disponível, existem dois procedimentos a seguir: usar uma mesa de mixagem externa, ou usar o MixConsole do Cubase.

·     Mixagem externa significa que será necessário um hardware de mixagens com um grupo ou sistema de bus com o qual alimentar as entradas da placa de áudio.

No exemplo a seguir são utilizados quatro buses para alimentar os sinais das entradas do hardware de áudio. As quatro saídas estão conectadas por sua vez no mixer para monitorar e reproduzir. As outras entradas do mixer podem ser usadas para conectar fontes sonoras, tais como: microfones, instrumentos, etc.

______________________________________________________


3. No menu Controlador ASIO, selecione seu driver de placa de áudio. Podem existir várias opções que façam referência ao mesmo hardware. Depois de um driver ter sido selecionado, ele será adicionado na lista de dispositivos.

Aviso
No ambiente Windows, recomendamos que acesse o seu hardware com um driver ASIO que tenha sido desenvolvido especificamente para o hardware. Caso não exista instalado nenhum driver ASIO, é recomendado que seja feita uma verificação se o fabricante do hardware de áudio não possua algum driver ASIO que possa ser baixado pela internet. Em último caso use algum driver ASIO genérico que esteja disponível.

4. Selecione o driver na lista de dispositivos para abrir os ajustes do driver da placa de áudio.
5. Localize o painel de controle da sua placa de áudio e realize os ajustes de acordo com as recomendações do fabricante da placa.

·     No Windows, abrimos o painel de controle clicando no botão Control Panel.
·     O painel de controle que é aberto é o que é fornecido pelo fabricante da placa de áudio - no Cubase (a não ser que esteja sendo utilizado um driver DirectX, veja mais à frente). Tudo depende da marca, modelo e fabricante da placa de áudio.
·     Os painéis de controle dos drivers ASIO DirectX e ASIO Genérico de baixa latência (somente Windows) são exceções, estes são fornecidos pela Steinberg e são descritos no próprio Help do diálogo, que é aberto quando se clica no botão Help do diálogo. Veja também as considerações sobre DirectX, mais à frente.
·     No Mac OS X, o painel de controle da placa de áudio é aberto quando se clica no botão “Open Config App” da página de ajustes da placa de áudio, no diálogo Device Setup.

______________________________________________________

·       Caso esteja sendo utilizado um teclado MIDI master – daqueles que não produzem nenhum tipo de som – o MIDI Thru do Cubase deve estar ativado da mesma forma, mas não devemos ter a preocupação de ajustar Local On/Off nos instrumentos.
·       O único caso em que o MIDI Thru deve estar desativado é caso utilizemos o Cubase com apenas um teclado e este não possa ser configurado em modo Local Off.
·       O MIDI Thru estará ativo somente para as trilhas MIDI que estejam preparadas para gravar e/ou não tenham o botão de monitoração ativado. Veja “Gravação” para obter mais informação.

Configurar as Portas MIDI no Cubase

O diálogo Device Setup permite configurar o sistema MIDI da seguinte forma:

=> Quando alteramos os ajustes de portas MIDI no diálogo Device Setup, as portas serão aplicadas automaticamente.

Mostrar ou ocultar Portas MIDI

As portas MIDI ficam listadas no diálogo Device Setup na página de MIDI Port Setup. Quando clicamos na coluna “Visible” de uma entrada ou saída MIDI, podemos especificar se será listada ou não nos menus MIDI do programa.

Se quisermos ocultar uma porta MIDI que já esteja sendo utilizada por alguma trilha ou dispositivo MIDI, aparecerá uma mensagem, que nos permite escolher entre ocultar – e desconectar – a porta ou cancelar a operação ou manter a porta visível.

______________________________________________________

VST Connections
Aqui iremos nos concentrar nos ajustes que podemos realizar na janela VST Connections. Nela podemos configurar os buses de entrada e saída, canais de grupo e efeitos, efeitos externos, e instrumentos externos. Além disso, podemos usar esta janela para configurar a Sala de Controle e acessar a Sala de Controle e acessar Sala de Controle por si só.

Já que os buses de entrada e saída são vitais para trabalhar no Cubase, boa parte desta seção se concentra nos buses e esta também é a razão porque esta seção se encontra logo no início deste manual. A forma de usar os buses é descrita com detalhes na seção “Configurar o Roteamento”.

A janela VST Connections


A janela VST Connections é acessada pelo menu Devices. Contém as seguintes abas:

- As abas de Inputs/Outputs permitem ajustar e configurar os buses de entrada e saída, veja “Configurar buses”.
- A aba Group/FX permite criar canais/trilhas de grupo e FX (efeitos), assim como realizar ajustes para as mesmas, veja “Configurar canais de grupo e FX”.
- A aba External FX permite criar buses de efeitos de envio/retorno para conectar efeitos externos, e que podem depois serem selecionados dentro do programa nos menus de efeitos. Para mais informação, veja “Instrumentos/efeitos externos” e “Usar efeitos externos”.
- A aba de External Instruments permite criar buses de entrada/saída para conectar instrumentos externos. Para mais informação, veja “Instrumentos/efeitos externos” e “VST Instruments e trilhas de instrumento”.
- A aba Studio é onde podemos ativar e configurar a Sala de Controle, veja “Configurar os canais da Control Room”.

______________________________________________________


2. Selecione uma configuração de canais no submenu “Add Child Bus”.

Como podemos observar, podemos criar sub-buses estéreo (dirigidos à vários pares de canais de alto-falantes no bus surround) ou também buses em outros formatos de bus surround (com menos canais que o bus superior).

O sub-bus criado fica disponível para roteamento no MixConsole. É uma parte do bus surround ¨pai¨, o que significa que não existe um canal independente para o mesmo.

Mesmo que os sub-buses sejam provavelmente mais úteis como buses de saída, também podemos criar sub-buses dentro de um bus de entrada surround - por exemplo, se quisermos gravar um par de canais estéreo (como esquerda e direita frontais) do bus surround em uma trilha estéreo separada.

Presets

Nas abas Inputs e Outputs encontramos um menu Presets. Nele temos três tipos diferentes de presets:
·       Uma quantidade de de configurações padrão de buses.
·       Presets criados automaticamente conforme a configuração específica de hardware.

A cada vez que for iniciado, o Cubase analisa as saídas e entradas físicas da placa de áudio, e cria uma quantidade de presets dependentes do hardware com as seguintes configurações possíveis: 
·       Um bus estéreo.
·       Várias combinações de buses mono e estéreo.
·       Uma quantidade determinada de buses mono.
·       Um bus 5.1 (caso possua 6 ou mais entradas).
·       Várias combinações de buses 5.1 e estéreo (caso possua 6 ou mais entradas).
·       Várias combinações de buses 5.1 e mono caso possua 6 ou mais entradas).
·       Seus próprios presets de usuário que podem ser salvos clicando no botão Store (símbolo “+”) para que possam ser utilizados posteriormente.

Para suprimir um preset salvo, selecione-o e clique no botão Delete (símbolo “-”).





Para conhecer nossa loja virtual e os nossos produtos - Clique Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.