EDIÇÃO
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Região Groups
Um grupo de regiões
é uma coleção de qualquer combinação de regiões de áudio e MIDI que têm o mesmo
aspecto e atuam como uma só região. Os grupos de regiões são essencialmente
containers que incluem uma ou mais regiões. Os grupos de regiões podem ser
criados numa única trilha ou em várias trilhas adjacentes de áudio, MIDI e instrumento.
Os grupos de regiões nos permitem aninhar várias regiões em regiões “macro”
para organizar, editar e manipular o tempo (veja “Região Groups”).
Regiões deformadas
As regiões em
trilha habilitadas para Elastic Audio em tempo real podem ser deformadas. As
regiões deformadas são identificadas com um indicador de deformação que aparece
no canto superior direito das regiões nas trilhas e à esquerda dos nomes de
regiões na lista de regiões. As regiões deformadas aparecem como consequência
da aplicação do processamento Elastic Audio. O processamento Elastic Audio pode
ser feito manualmente na vista de deformação ou através da opção TCE Trimmer na
vista de forma de onda, ou ainda de forma automática através do ajuste de
tempo, quantização ou de transporte (veja “Regiões deformadas”).
Regiões de áudio e formas de onda
Quando a vista de
trilha de áudio está configurada em Waveform, o Pro Tools gera um diagrama de
roma de onda do material de áudio. As formas de onda revelam diversos dados
sobre o som gravado.
Na figura acima, os
picos representam posições na gravação em que o ataque do som provoca um
aumento temporal do volume. Os picos estão seguidos de “vales”, pontos em que o
volume diminui.
Os diferentes tipos
de sons dão lugar a diferentes tipos de forma de onda. A bateria, por exemplo,
costuma gerar formas de onda com transientes (picos de curta duração)
pronunciados, claramente definidos. Um golpe de bateria tem ataque alto e
pronunciado e uma extinção rápida.
Outros sons, como
os das vozes ou sintetizadores com sustentação, produzem formas de onda bem
diferentes. Esses sons têm picos menos pronunciados porque têm ataques mais
suaves e extinções mais prolongadas.
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Ruídos não desejados
Caso uma
região inicie ou termine em um ponto com amplitude grande, é possível que se
ouça um estalo quando a reprodução no Pro Tools passar de uma região para
outra. Para evitar tais ruídos, realize um destes procedimentos:
Pro Tools
passar de uma região para outra. Para evitar tais ruídos, realize um destes
procedimentos:
·
Certifique-se
de que os pontos de início e final da seleção estejam o mais próximo possível
do ponto em que a amplitude da forma de onda se aproxima da linha de
zerocrossing (a linha no meio da imagem da forma de onda). Se for preciso,
utilize as ferramentas de zoom da janela Edit (veja “Opções de zoom” ) para
mostrar as formas de onda com todo o detalhe.
Seleção
com início e final em zerocrossing
·
Aplique um
crossfade entre regiões quando algum ruído for produzido. Veja “Criação de
crossfade”.
·
No Pro
Tools HD e Pro Tools com Complete Production Toolkit 2, use a função AutoFade
para aplicar fades-in e fades-out em tempo real em todos os limites de região
que não toquem ou que se sobreponham em outras regiões. Veja “Uso de fades
automáticos”.
Ediçao não destrutiva de áudio
Quando
editamos uma lista de reprodução de uma trilha de áudio no Pro Tools, os
fragmentos sonoros não são cortados nem movidos, como ocorre quando cortamos e
colamos uma fita magnética. Ao invés disso, o Pro Tools gera um mapa de arquivo
de áudio no disco rígido que indica a ordem em que devem ser reproduzidas as
várias partes da trilha. Quando ajustamos regiões de áudio com alguma das
ferramentas de recorte, ou quando editamos a colocação ou ordem de regiões
dentro de uma trilha, podemos usar várias listas de reprodução para facilitar o
regresso ao estado anterior de uma trilha. Para mais informação veja “Listas de
reprodução”.
Uso da alternância do zoom
Arrasto de regiões e de trilhas estéreo e multicanal
Arrasto de uma região estéreo para duas trilhas de áudio mono
Quando arrastamos regiões desde ou para trilhas estéreo ou multicanal, são aplicadas as seguintes regras:
• As regiões podem ser arrastadas entre trilhas multicanal e mono sempre e quando coincida a quantidade de trilhas e canais da fonte e do destino.
• A fonte e o destino das regiões arrastadas podem ser mixadas. Por exemplo, podemos arrastar regiões de uma trilha 5.0 (com cinco canais) para uma trilha estéreo e três trilhas de áudio mono.
• Quando arrastamos regiões multicanal para trilhas mono, as trilhas de destino devem ser adjacentes.
• Quando arrastamos regiões de trilhas mono para trilhas multicanal, não é necessário que as trilhas de origem sejam adjacentes.
Também é possível arrastar regiões multicanal da lista de regiões para trilhas multicanal do mesmo formato, para grupos de trilhas de áudio mono ou para uma combinação de ambas.
Por sua vez, uma série de regiões mono individuais pode ser arrastada da lista de regiões para trilhas multicanal, sempre e quando a quantidade de regiões que se arrasta coincida com a quantidade de canais na trilha de destino.
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