quarta-feira, 19 de junho de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL PRO TOOLS 10 - EDIÇÃO


EDIÇÃO

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Região Groups

Um grupo de regiões é uma coleção de qualquer combinação de regiões de áudio e MIDI que têm o mesmo aspecto e atuam como uma só região. Os grupos de regiões são essencialmente containers que incluem uma ou mais regiões. Os grupos de regiões podem ser criados numa única trilha ou em várias trilhas adjacentes de áudio, MIDI e instrumento. Os grupos de regiões nos permitem aninhar várias regiões em regiões “macro” para organizar, editar e manipular o tempo (veja “Região Groups”).

Regiões deformadas

As regiões em trilha habilitadas para Elastic Audio em tempo real podem ser deformadas. As regiões deformadas são identificadas com um indicador de deformação que aparece no canto superior direito das regiões nas trilhas e à esquerda dos nomes de regiões na lista de regiões. As regiões deformadas aparecem como consequência da aplicação do processamento Elastic Audio. O processamento Elastic Audio pode ser feito manualmente na vista de deformação ou através da opção TCE Trimmer na vista de forma de onda, ou ainda de forma automática através do ajuste de tempo, quantização ou de transporte (veja “Regiões deformadas”).

Regiões de áudio e formas de onda

Quando a vista de trilha de áudio está configurada em Waveform, o Pro Tools gera um diagrama de roma de onda do material de áudio. As formas de onda revelam diversos dados sobre o som gravado.


Forma de onda de uma trilha de percussão


Na figura acima, os picos representam posições na gravação em que o ataque do som provoca um aumento temporal do volume. Os picos estão seguidos de “vales”, pontos em que o volume diminui.

Os diferentes tipos de sons dão lugar a diferentes tipos de forma de onda. A bateria, por exemplo, costuma gerar formas de onda com transientes (picos de curta duração) pronunciados, claramente definidos. Um golpe de bateria tem ataque alto e pronunciado e uma extinção rápida.

Outros sons, como os das vozes ou sintetizadores com sustentação, produzem formas de onda bem diferentes. Esses sons têm picos menos pronunciados porque têm ataques mais suaves e extinções mais prolongadas.

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Ruídos não desejados
Caso uma região inicie ou termine em um ponto com amplitude grande, é possível que se ouça um estalo quando a reprodução no Pro Tools passar de uma região para outra. Para evitar tais ruídos, realize um destes procedimentos:

Certifique-se de que os pontos de início e final da seleção estejam o mais próximo possível do ponto em que a amplitude da forma de onda se aproxima da linha de zerocrossing (a linha no meio da imagem da forma de onda). Se for preciso, utilize as ferramentas de zoom da janela Edit (veja “Opções de zoom” ) para mostrar as formas de onda com todo o detalhe.


Pro Tools passar de uma região para outra. Para evitar tais ruídos, realize um destes procedimentos:

·         Certifique-se de que os pontos de início e final da seleção estejam o mais próximo possível do ponto em que a amplitude da forma de onda se aproxima da linha de zerocrossing (a linha no meio da imagem da forma de onda). Se for preciso, utilize as ferramentas de zoom da janela Edit (veja “Opções de zoom” ) para mostrar as formas de onda com todo o detalhe.

Seleção com início e final em zerocrossing 

·         Aplique um crossfade entre regiões quando algum ruído for produzido. Veja “Criação de crossfade”.
·         No Pro Tools HD e Pro Tools com Complete Production Toolkit 2, use a função AutoFade para aplicar fades-in e fades-out em tempo real em todos os limites de região que não toquem ou que se sobreponham em outras regiões. Veja “Uso de fades automáticos”.

Ediçao não destrutiva de áudio

Quando editamos uma lista de reprodução de uma trilha de áudio no Pro Tools, os fragmentos sonoros não são cortados nem movidos, como ocorre quando cortamos e colamos uma fita magnética. Ao invés disso, o Pro Tools gera um mapa de arquivo de áudio no disco rígido que indica a ordem em que devem ser reproduzidas as várias partes da trilha. Quando ajustamos regiões de áudio com alguma das ferramentas de recorte, ou quando editamos a colocação ou ordem de regiões dentro de uma trilha, podemos usar várias listas de reprodução para facilitar o regresso ao estado anterior de uma trilha. Para mais informação veja “Listas de reprodução”.

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Uso da alternância do zoom  
De acordo com as opções de alternância de zoom, o botão Zoom Toggle da janela Edit permite definir um estado de zoom e alternar entre este e o ativo, ou aplicar a configuração de zoom definida nas preferências de alternância de zoom. Quando está ativada a opção de alternância de zoom, a janela Edit mostra o estado de zoom salvo. Mesmo assim, qualquer alteração realizada na vista com a função de alternância de zoom ativada também se armazena no estado de zoom.   

Caso esteja desativada, a janela Edit volta ao último estado de zoom.  

Para salvar um estado de zoom com o botão de alternância:  
1 Estabeleça as preferências de alternância de zoom.  
2 Efetue uma seleção de edição.
3 Clique no botão Zoom Toggle. 

Este fica aceso para indicar que a alternância de zoom está ativada e o Pro Tools alterna o valor de zoom de acordo com as preferências de Zoom Toggle. 

                                                 Botão de alternância de zoom na janela Edit  

Caso a opção A st Used esteja selecionada para qualquer uma das seguintes funções, podemos ajustar o zoom, a altura ou a vista correspondente na janela Edit para atualizar o estado de zoom armazenado: 

 • Zoom vertical 
 • Zoom horizontal 
• Altura de trilha 
• Vista de trilha  

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Caso as seleções de edição e timeline estejam desvinculadas, a faixa da seleção de edição é indicada através de marcadores de edição na régua da base de tempo principal.   

Consulte “Vinculação e desvinculação de seleções de edição e timeline” para mais informação.   

Seleções e grupos de edição  
Quando realizamos seleções em trilhas pertencentes a um grupo de edição, todas as trilhas do grupo ficam selecionadas.   

Seleções e trilhas ocultas  
Quando formos editar trilhas que fazem parte de um grupo de edição ativo, as edições não afetam as trilhas ocultas. Para editar todos os membros de um grupo, devemos nos certificar que estejam visíveis realçando seus nomes na lista de trilhas.   

Seleções em várias trilhas
• Para efetuar uma seleção em várias trilhas: Com a ferramenta de seleção, arraste em sentido vertical para incluir trilhas adjacentes numa seleção (para selecionar a faixa de tempo, arraste em sentido horizontal).   

Seleção de regiões 
• Para selecionar parte de uma região: Com a ferramenta de seleção, arraste dentro de uma região (esquerda ou direita) para selecionar o material de apenas uma trilha. (A ferramenta de seleção também pode ser utilizada em várias trilhas adjacentes para efetuar seleções multitrilha)

                                                      Seleção de parte de uma região


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Arrasto de regiões e de trilhas estéreo e multicanal 

Arrasto de uma região estéreo para duas trilhas de áudio mono 

Quando arrastamos regiões desde ou para trilhas estéreo ou multicanal, são aplicadas as seguintes regras: 
• As regiões podem ser arrastadas entre trilhas multicanal e mono sempre e quando coincida a quantidade de trilhas e canais da fonte e do destino.  
• A fonte e o destino das regiões arrastadas podem ser mixadas. Por exemplo, podemos arrastar regiões de uma trilha 5.0 (com cinco canais) para uma trilha estéreo e três trilhas de áudio mono. 
• Quando arrastamos regiões multicanal para trilhas mono, as trilhas de destino devem ser adjacentes.  
• Quando arrastamos regiões de trilhas mono para trilhas multicanal, não é necessário que as trilhas de origem sejam adjacentes.  

Também é possível arrastar regiões multicanal da lista de regiões para trilhas multicanal do mesmo formato, para grupos de trilhas de áudio mono ou para uma combinação de ambas.   

Por sua vez, uma série de regiões mono individuais pode ser arrastada da lista de regiões para trilhas multicanal, sempre e quando a quantidade de regiões que se arrasta coincida com a quantidade de canais na trilha de destino. 

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Deslocamento de ativadores de pulso 
Ajuste a colocação dos ativadores para possibilitar o ataque do transiente correspondente, ou para compensar a posição de um transiente ligeiramente adiantado ou atrasado.   

Para deslocar um ativador de pulso:  
1 Com a janela Beat Detective aberta, escolha qualquer ferramenta em forma de mão localizada na janela Edit.  
2 Localize o ativador que deseja mover e o arraste para esquerda ou para direita.   

                                              Deslocamento de um ativador de pulso

Inserção de ativadores de pulso 
Se, devido ao seu baixo nível, não se detecte nenhum pulso ou subpulso importante, podemos inserir manualmente um ativador de pulso.  

Para inserir um ativador de pulso: 
1 Com a janela Beat Detective aberta, escolha qualquer ferramenta em forma de mão na janela Edit.  
2 Clique sobre a seleção onde deseja inserir o novo ativador. 

Depois de inserir um ativador de pulso, para ajustar sua colocação, arraste-o para a esquerda ou para direita (veja “Deslocamento de ativadores de pulso”).   

Caso clique muito próximo de um ativador, este se desloca para a nova posição.  


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