quarta-feira, 19 de junho de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL PRO TOOLS 10 - CONCEITOS E CONFIGURAÇÕES


CONCEITOS E CONFIGURAÇÕES
____________________________________________
MIDI
MIDI (Musical Instrument Digital Interface) é um protocolo de comunicação para instrumentos musicais. Este protocolo padrão possibilita efetuar conexões entre diferentes dispositivos de diferentes fabricantes. Bons exemplos desses equipamentos são os sintetizadores, módulos geradores de som, baterias eletrônicas, MIDI patch bays, processadores de efeitos, interfaces MIDI, superfícies de controle e sequenciadores MIDI.

Os dispositivos MIDI são equipados com conectores DIN de 5 pinos, IN, OUT ou THRU. Pela porta de saída MIDI ou MIDI OUT são transmitidas as mensagens. Pela porta de entrada MIDI ou MIDI IN são recebidas as mensagens. As portas THRU
 funcionam como um retransmissor, ou seja, pegam as mensagens que são recebidas pela porta IN e as retransmite. Os dispositivos MIDI são conectados através de cabos específicos que são facilmente encontrados nas lojas de instrumentos musicais. Mas hoje em dia cada vez está mais fácil encontrar dispositivos MIDI que são conectados através das interfaces USB ou FireWire.



  
Nem todos os dispositivos possuem as três portas MIDI (IN, OUT, e THRU).


O protocolo MIDI provê 16 canais por cada porta. Um único cabo MIDI pode transmitir 16 mensagens diferentes uma para cada canal. Estes 16 canais podem se corresponder cada um com um dispositivo MIDI diferente ou então com cada canal (dos 16) em apenas um único dispositivo (caso este seja multitimbral). Cada canal pode controlar um som de instrumento diferente. Por exemplo, baixo no canal 1, piano no canal 2, e bateria no canal 10. Da mesma forma como acontece em um gravador multicanal, um sequenciador MIDI pode gravar arranjos bem complexos, bastando apenas que seja controlado por um teclado multitimbral, por exemplo.
_____________________________________________

Para estabelecer a função de teclado, escolha uma das seguintes opções:

·       Clique no botão a–z para configurar a ação que desejar ativar.

- ou então-

·       Mantenha pressionada a tecla Control+Alt (Windows) ou Command+Option (Mac) e pressione uma das seguintes teclas: 1 (comandos), 2 (lista de regiões) o 3 (lista de grupos).

Mesmo que várias janelas de plug-in possam ter uma função de teclado ativada, somente a janela frontal recebe as entradas do teclado.

Toolbar Focus
Na janela Edit, além do painel Tracks pode ser apresentado o painel MIDI Editor (View > Other Displays > MIDI Editor). Quando se mostra o painel MIDI Editor, existem duas barras de ferramentas e linhas de tempo na janela Edit: uma para o painel Tracks e outra para o painel MIDI Editor.

Somente podemos utilizar uma barra de ferramentas e uma linha de tempo por vez para os comandos Menu e Toolbar (incluídos os atalhos de teclado pertinentes).  A barra de ferramentas selecionada fica com contorno amarelo.

Caso esteja habilitada a função Keyboard Focus para a janela Edit, esta seguirá a função Toolbar Focus que estiver selecionada.
_____________________________________________

Pro Tools|HD e Pro Tools|HD Native com Satellite Link
Sistemas Pro Tools|HD e Pro Tools|HD Native que tenham sido atualizados com a opção Satellite Link. Avid Satellite Link é uma opção que permite vincular até cinco sistemas Pro Tools (ou até quatro sistemas Pro Tools e um sistema Avid Media Composer®, Avid Symphony Nitris DX® ou Video Satellite LE) através de uma rede Ethernet, de modo que se possa situar, reproduzir e deter os “transportes”, realizar seleções de reprodução e por trilhas em solo em qualquer dos sistemas das estações de trabalho vinculadas.

Sistemas Pro Tools|HD e Pro Tools|HD Native com Video Satellite Link
Sistemas Pro Tools|HD e Pro Tools|HD Native que tenham sido atualizados com a opção Video Satellite Link. Video Satellite é uma opção de software que permite vincular um sistema Pro Tools|HD ou Pro Tools|HD Native com outro computador que execute o software Avid Media Composer ou Symphony Nitris DX para a reprodução, captura e conversão de material de vídeo sincronizado.

Sistemas Pro Tools|HD e Pro Tools|HD Native com Video Satellite LE
Sistemas Pro Tools|HD e Pro Tools|HD Native que tenham sido atualizados com a opção Video Satellite LE. Video Satellite LE é uma opção de software que utiliza outro computador onde se executa o software Pro Tools para a reprodução de material de vídeo QuickTime HD sincronizado.

Pro Tools com VENUE Link
Sistemas Pro Tools que tenham sido conectados à sistemas VENUE através de Ethernet. VENUE Link proporciona integração e interoperacionabilidade entre Pro Tools e o sistema VENUE.

Prestações de Complete Production Toolkit 2
Complete Production Toolkit 2 ativa as seguintes características no Pro Tools:


·       Automação, mixagem e edição surround até 7.1 (de acordos com as capacidades de saída da interface de áudio) 

Utiliza o plug-in de mixagem final Neyrinck SoundCodeTM Stereo para monitorar sessões surround em estéreo com interfaces de áudio que tenham menos de seis saídas.

·       Até um total de 192 trilhas de endereçamento de vozes (até 512 trilhas de áudio com endereçamento de voz disponível)
Pro Tools com Complete Production Toolkit 2 mostra até 512 trilhas, com limite de vozes simultâneas de 192 trilhas. As trilhas que superem o limite de vozes de 192 são desativadas.

_____________________________________________
Diálogo Playback Engine do sistema Pro Tools Mbox 2

Opção Current Engine
No diálogo Playback Engine, o 
Pro Tools permite selecionar o motor de áudio para utilizá-lo com a interface de áudio. As opções disponíveis vêm determinadas pelas interfaces de áudio que estão conectados e que possuam drivers compatíveis instalados.

Alterar a opção Current Engine pode resultar útil se tivermos várias interfaces de áudio conectadas ao computador com diferentes configurações de roteamento no estúdio, ou então se quisermos preparar uma sessão para seu uso com uma interface determinada em outro sistema (por exemplo, pode ser interessante preparar uma sessão criada no sistema HD para utilizá-la com as capacidades de áudio integradas de um notebook.

  
Para selecionar o motor de áudio que o Pro Tools utilizará com a interface de áudio:

1 Use o comando Setup > Playback Engine.

2 No seletor Current Engine, selecione a interface de áudio desejada:

·       Nos sistemas Pro Tools|HD e Pro Tools|HD Native, utilize o parâmetro pré-determinado de HD TDM ou HD Native.
·       No caso de interfaces de áudio Pro Tools e M-Audio admitidas (como Mbox Pro
o ProFire 2626), ao selecionar o nome da interface correspondente, o motor Direct I/O para Pro Tools é utilizado.
·       No caso de interfaces de áudio de outros fabricantes que admitam CoreAudio (Mac) ou ASIO (Windows), selecionamos o nome da interface de áudio CoreAudio correspondente (Mac) 
ou ASIO (Windows) compatível.
·       Nos sistemas Mac, caso utilizemos as capacidades de áudio integradas, selecionamos Pro Tools Aggregate I/O.

3 Clique em OK.

_____________________________________________
O diálogo I/O Setup proporciona ferramentas para etiquetar, dar formato e atribuir caminhos de sinal de áudio de busses, inserções, saídas e entradas do Pro Tools tanto para sessões individuais como para um sistema Pro Tools.

No diálogo I/O Setup também encontramos controles para caminhos de sinal PRE (Mic Preamp) e parâmetros de Delay Compensation para inserts de hardware.

Diálogo I/O Setup em um sistema Pro Tools|HD com HD OMNI e HD I/O
  
O diálogo I/O Setup mostra uma representação gráfica (matriz de ponto cruzado) do encaminhamento de sinal para os caminhos de entradas e saídas físicas para cada interface de áudio conectada. Como um patchbay virtual, os controles de I/O Setup permitem encaminhar entradas e saídas físicas da interface de áudio para canais de entrada e saída do Pro Tools. Nos sistemas Pro Tools|HD, alguns destes controles refletem os controles de encaminhamento do diálogo Hardware Setup; as alterações que são feitas no encaminhamento físico de um diálogo sempre se refletem no outro.

O diálogo I/O Setup também possui controles para criar busses de mixagem internos, assim como para criar e atribuir busses de saída.

Abrir o diálogo I/O Setup
O diálogo I/O Setup pode ser aberto na janela da aplicação (com a sessão fechada), ou a partir de uma sessão (quando a sessão está aberta).

Para abrir o diálogo I/O Setup:

1 As interfaces de áudio devem estar ativadas e configuradas corretamente no diálogo Hardware Setup. Veja “Configuração do hardware Pro Tools”.

2 Use o comando Setup > I/O.

_____________________________________________

As opções do diálogo Peripherals definem como funciona o Pro Tools com diferentes periféricos e dispositivos de sincronismo, controle de equipamento, superfícies de controle MIDI, superfícies de trabalho Ethernet, prés de microfone e satélites, assim como sistemas VENUE vinculados.

Para configurar as opções de periféricos do Pro Tools:
1 Use o comando Setup > Peripherals.
2 Clique na aba do tipo de periférico que deseja configurar.
3 Altere as opções.
4 Clique em OK para salvar a configuração e fechar o diálogo Peripherals.

Synchronization
A página Synchronization permite configurar Pro Tools para ser usado com código de tempo MIDI eum periférico de sincronismo.

Caso seja necessário mais informação sobre os periféricos de sincronismo, consulta o Manual do SYNC HD.


Leitor e gerador MTC
A opção MIDI Time Code (MTC) permite selecionar as portas de entrada e saída MIDI para MTC.

Porta de leitor MTC No menu MTC Reader Port, selecione a porta de entrada MIDI em que se conecta o dispositivo escravo MTC (a fonte de informação MTC do dispositivo escravo).

Porta de gerador MTC A opção MTC Generator Port permite selecionar a porta de saída MIDI em que se conecta o dispositivo principal (o destino da informação MTC do Pro Tools).

  
Dispositivo de sincronismo
(somente Pro Tools HD)
As opções de dispositivo de sincronismo permitem configurar um periférico de sincronismo, como SYNC HD ou SYNC I/O.
Enable SYNC Peripheral

Caso esta opção esteja ativada, podemos usar com o Pro Tools qualquer periférico de sincronismo que esteja conectado.
Current Firmware Version

Esta opção mostra a versão do firmware do periférico de sincronismo conectado, como SYNC HD. 

_____________________________________________
Configuração do estúdio MIDI (Windows)
Com o MIDI Studio Setup (MSS) são configurados os controladores MIDI e os plug-ins de som conectados ao sistema, e se controla o roteamento de dados MIDI entre o equipamento e o Pro Tools.


O MSS busca de forma automática interfaces MIDI e permite atribuir um nome apropriado para cada porta MIDI no documento MIDI Setup. Também permite usar nomes de arquivo de revisão baseados em XML para armazenar e importar nomes para seus dispositivos MIDI externos.

Podemos importar e exportar configurações inteiras criadas na janela de configuração de estúdio MIDI.

Para configurar tu estudio MIDI con MSS:

1 No Pro Tools, use o comando Setup > MIDI > MIDI Studio.

2 Configure as janelas do diálogo MIDI Studio Setup.

3 Terminada a configuração da janela MIDI Studio Setup, feche-a.

Janela MIDI Studio Setup
Esta janela está dividida em três seções. Na parte superior se encontram os controles de interface. Todos os instrumentos que foram definidos são mostrados na lista Name, no lado esquerdo da janela. A seção Properties, na parte direita, oferece detalhes dos parâmetros MIDI. 


_____________________________________________


Para conhecer nossa loja virtual e os nossos produtos - Clique Aqui.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.