quinta-feira, 20 de junho de 2013

LANÇAMENTO MUSICAUDIO - MANUAL PRO TOOLS 10 - MIXAGEM


MIXAGEM

______________________

Mixar no Pro Tools significa trabalhar com elementos de fluxo do sinal de áudio, como entradas, saídas, busses, inserções e envios, para submixagens e mixagens finais.

No transcurso de uma sessão, além da mixagem final, podem ter lugar tarefas de mixagem.

Durante a mixagem, os plug-ins em tempo real e as inserções de hardware oferecem efeitos e processamento de sinal (veja o capítulo ¨Módulos adicionais e inserções de hardware¨). 

Conceitos sobre a mixagem

A mixagem comporta a tomada de decisões com respeito aos níveis de volumes, panorama de áudio e efeitos do estúdio. Ainda que seja possível controlar muitas variáveis no estúdio (por exemplo, os alto-falantes e a acústica ambiental), não podermos controlar o ambiente em que se ouvirá a mixagem final. As sugestões que são expostas a seguir lhe ajudarão a conseguir uma mixagem que soe bem para a maioria das pessoas:

Alto-falantes alternativos e monitores de referência Os engenheiros de mixagem ouvem a mixagem em diferentes alto-falantes para avaliar a qualidade da mixagem em diferentes sistemas de reprodução.

Mixagens de referência Devemos criar CDs de áudio e arquivos codificados Mp3 das mixagens provisórias e ouvir esses materiais fora do estúdio em diferentes ambientes de audição.

Monitoração de compatibilidade de formato Devemos nos certificar que as mixagens estéreo sejam compatíveis com os sistemas de reprodução mono, e que as mixagens multicanal surround sejam compatíveis com os sistemas de reprodução estéreo. 

Medição e calibragem

Os medidores oferecem uma apresentação visual de níveis de sinal. Indicam se um sinal entra em um canal e o medem com relação a ¨0¨ (acima ou abaixo).

Quando calibramos o equipamento nos níveis de referência padrão, poderemos obter um nível coerente (e medido) entre diferentes dispositivos de gravação em uma sala de gravação, em todo um estúdio ou em toda uma cadeia de produção. Pro Exemplo, um nível de -18 dBFS proveniente de um DAT deve ser reproduzido e medido no Pro Tools a -18 dBFS.
 ______________________

Criar e atribuir uma trilha a partir de uma envio

O Pro Tools permite criar uma trilha de entrada auxiliar, uma trilha de áudio ou uma trilha de instrumento com o seletor de envios, e atribuir automaticamente o envio à entrada da nova trilha através de um bus de mixagem interno.

Para criar uma trilha a partir de um envio:

1 Em ma trilha existente, clique no seletor de envios e selecione New Track.
2 No diálogo New Destination que é apresentado, selecione os valores de Width, Type e Time Base para a nova trilha.

 Diálogo New Destination


3 Digite um nome para a nova trilha. O nome digitado é utilizado para a trilha nova e para o bus de mixagem novo. (Por exemplo, se foi digitado o nome “Drum Sub”, será criada uma trilha de entrada auxiliar denominada “Drum Sub” e um bus de mixagem interno chamado “Drum Sub”.)
4 Selecione ou anule a seleção da opção pertinente caso deseje que a nova trilha seja criada junto com a trilha atual (com o envio) ou não.
5 Clique em OK.


É criada uma trilha com a saída do envio original que se encaminha de forma automática para a entrada da nova trilha através de um bus de mixagem interno.

______________________


Para que um envio fique inativo, realize um destes procedimentos: 

·       Mantenha pressionadas as teclas Control+Inicio (Windows) ou Command+Control (Mac) e clique na atribuição de envio.

– ou então –

·       Desative a trilha. 

Para alternar entre envios na mesma posição (A-J) e atribuídos à mesma rota em todas as trilhas ativas ou inativas: 

·       Pressione Control+Inicio+Alt (Windows) ou Command+Control+Option (Mac) e clique em um botão de envio na posição que deseja alternar.

Para alternar entre envios na mesma posição (A-J) e atribuídas à mesma rota em todas as trilhas ativas ou inativas selecionadas: 

·       Pressione as teclas Control+Início+Alt+Shift (Windows) ou Command+Control+Option+Shift (Mac) e clique em um botão de envio na posição que deseja alternar.

Mover ou copiar envios

Os envios podem ser movidos ou copiados para outras trilhas ou para outras posições na mesma trilhas através de uma operação normal de arrastar e soltar. Os envios podem ser arrastados para criar envios no ponto de destino ou serem arrastados sobre atribuições de envio existentes com a finalidade de substitui-las.

Os envios podem ser movidos e copiados para trilhas com formato de envio compatíveis (mono, estéreo ou outros). O Pro Tools nos alerta quando tentamos mover ou copiar um envio para um destino que seja incompatível.

Para mover um envio: 

·       Arraste o nome do envio para a nova posição na trilha original ou para uma trilha diferente.

Para copiar um envio: 

·       Pressione a tecla Alt (Windows) ou Option (Mac) para enviá-lo para uma nova posição. O translado ou cópia de um envio conserva todas as atribuições de rota, automações, configurações de nível/panorama/silenciamento e formato de saída.
______________________

Indicadores e vistas de envio individuais

Quando os controles de um envio individual são mostrados, também existirá a opção de mostrar os medidores de nível de envio.

Os medidores de nível de envio mostra valores de pico e indicam a aparição de clipping enquanto se mostra o medidor (caso ocorra um clipping antes do medidor ser mostrado, este clipping não será acusado). Se estivermos usando um computador lento, a ocultação dos medidores de nível de envio pode melhorar consideravelmente os tempos de regeneração da tela.

Para apagar um indicador de clipping de um medidor de envio: 

·       Clique no indicador de clipping. 

Caso queira eliminar todos os medidores, realize um destes métodos: 

·       Com a tecla Option pressionada, clique em qualquer indicador de clipping.
·       Use o comando Track > Clear All Clip Indicators.
·       Pressione as teclas Alt+C (Windows) ou Option+C (Mac).
  

Visualização do estado de envio

Quando todos os controles de um individual são mostrados, o estado do envio é visto diretamente nas janelas Mix ou Edit.

Na vista de atribuições, o estado de envio é mostrado do seguinte modo: 

·       Por padrão, o botão de envio aparece em cinza, indicando que o silenciamento não está ativado.
·       O texto do botão Send aparece em vermelho quando ocorre um clipping no envio.
·       O botão Send fica azul quando o envio está silenciado.
·       O botão de envio fica aceso sempre que uma janela de envio esteja aberta.

Indicação de silenciamento de envio, clipping e de estado da janela

Se estivermos usando uma superfície de controle (por exemplo, D-Control ou 003), os contornos coloridos que aparecem ao redor dos envios, insercoes e saidas indicam o controlador ativo.

______________________

Uso de uma entrada de tonalidade para o processamento externo de side-chain 

Para usar uma entrada chave para processamento de cadeias laterais (side chain) externas:

1 Clique no seletor de entrada chave de plug-in e selecione a entrada ou o bus portador do áudio que deseja utilizar para ativar o plug-in.


Seleção de uma entrada chave

2 Clique em External Key para ativar o processamento das cadeias laterais externas.
3 Pressione a barra espaciadora para iniciar a reprodução . O plug-in usará a entrada o o bus que seleções como entrada chave para ativar o efeito.
4 Durante a reprodução execute qualquer uma das seguintes ações para ajustar com precisão a ativação através da entrada chave:

·       Para ouvir a fonte de áudio que foi selecionada para controlar a entrada chave, ative Side-Chain Listen ou Key Listen (dependendo do plug-in). Ao terminar, desative Side-Chain Listen/Key Listen para voltar à monitoração normal do plug-in.
·       Para filtrar a entrada chave com a finalidade de especificar somente determinadas frequências como ativadoras do plug-in, use os controles de filtro (se estiverem disponíveis) para selecionar a faixa de frequência.

5 Ajuste o controle Threshold do plug-in (se estiver disponível) e outros controles conforme o necessário.
______________________

Botões da janela de automação

      Quando um tipo de automação grava automação em uma trilha da sessão, o botão correspondente da janela de automação mostra um texto vermelho em negrito.
      Quando um tipo de automação está ativado, porém não grava nenhum momento da sessão, o botão correspondente da janela de automação mostra um texto normal em vermelho.

A janela de automação mostra possíveis estados de automação

Procedimento de ativação de automação

As seguintes regras determinam se uma trilha foi ativada para automação:

      Ainda que o Pro Tools apresente um só modo de automação em cada trilha, todos os controles automatizáveis associados com essa trilha não se encontram necessariamente no mesmo modo de automação.
      Caso se suspenda a automação na janela de automação, todos os controles automatizáveis se comportam como se estivessem em modo Off, seja qual for o modo de automação da trilha.
      Caso se suspenda a automação de um controle com a tecla Control (Windows) ou Command (Mac) enquanto se clica em seu nome no seletor de vista de trilha, esse controle se comporta como se estivesse em modo Off, seja qual for o modo de automação atual da trilha.
      Caso se suspenda a automação de um controle na janela de automação, esse controle se comporta como se estivesse em modo Read quando a trilha está em modo de automação de gravação (modos Touch, Latch ou Write).

Eliminação de automação

Os dados de automação são mostrados de forma gráfica, com pontos críticos editáveis. A forma mais rápida de eliminar automação em uma trilha ou seleção é através da eliminação manual de pontos críticos na lista de reprodução de automação.

A eliminação de dados com este procedimento é diferente da eliminação com o comando Cut, que cria pontos críticos ancorados no limites dos dados restantes. Para mais detalhes, veja “Cortar, copiar e colar automação”.

Para eliminar os dados de automação, visualize a lista de reprodução de automação que deseja editar selecionando-a no seletor de vista de trilha ou aplicando nela uma rota de automação, e faça o seguinte:

Para eliminar somente um ponto crítico:

      Com a ferramenta lápis ou qualquer ferramenta em forma de mão, pressione a tecla Alt (Windows) ou Option (Mac) e clique no ponto crítico.

Para eliminar vários pontos críticos ao mesmo tempo:

      Use a ferramenta de seleção para selecionar uma faixa que contenha pontos críticos e pressione Backspace (Windows) ou Delete (Mac).

Para eliminar todos os dados de automação do tipo mostrado:

      Clique com a ferramenta de seleção na trilha e use o comando Edit > Select All; a seguir, pressione a tecla Backspace (Windows) ou Delete (Mac).

______________________




Para conhecer nossa loja virtual e os nossos produtos - Clique Aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.