domingo, 16 de fevereiro de 2014

Compressores - Resumo


Compressor
O compressor é essencial na mixagem, com ele facilmente controlamos a dinâmica de qualquer instrumento, e é com ele que realçamos um determinado instrumento ou voz na mixagem.
São várias as forma de compressão, e são vários os usos que damos ao compressor. Vamos ver os tipos de compressão e sua forma de utilização.
Primeiramente precisamos saber o que é compressor.
O Compressor nada mais é que um regulador de dinâmica do sinal de áudio. Dinâmica é a variação entre os trechos fortes e fracos de uma determinada passagem. Numa voz, por exemplo, sempre temos trechos fortes e fracos, que variam em volume. O compressor atua nessa variação, e com ele podemos deixar o volume mais homogêneo, diminuindo as variações de dinâmica, diminuindo os picos e aumentando os trechos fracos.
Vamos imaginar um piano que em determinadas partes da música fica alto, e em outras partes quase não aparece. Neste caso temos um problema de dinâmica, ou seja, o músico tocou determinadas notas de forma muito acentuada, e em outras partes tocou notas muito suaves. Dependendo do estilo da música, essa dinâmica pode ser até imprescindível, mas em outros estilos isso se torna um problema.
Usando um compressor de forma correta iremos reduzir esses picos, e automaticamente aumentar as partes fracas, fazendo com que o piano, ou qualquer outro instrumento, fique com o volume mais homogêneo do início ao final da música.
Existem diferentes tipos de compressores, cada tipo servindo para um uso específico.
Na maioria dos compressores podemos trocar o tipo de compressão.



Tipo de compressores
Os tipos de compressores são:
  • CLASS A_R e CLASS A_U
  • VCA
  • FET
  • OPTO
Conhecendo esses tipos diferentes de compressão saberemos qual o tipo melhor a ser utilizado em uma determinada tarefa.



CLASS A_R & CLASS A_U
  • Este tipo é encontrado nos compressores clássicos. Utilizam válvulas e deixam o áudio com uma compressão mais quente.



VCA
  • É um circuito que possui resposta rápida, e pode trabalhar com uma quantidade exagerada de volume. Este tipo de compressão é muito transparente, e é uma boa escolha para submixagens de bateria.
FET
  • Este é o tipo de compressor que mais se aproxima da característica valvulada. Com ataque muito rápido, este circuito não é a melhor escolha para quantidade exagerada de volume. Ele fica melhor aplicado em vozes.
OPTO
  • É um dispositivo eletrônico projetado para transferir sinais elétricos utilizando ondas de luz, proporcionando assim acoplamento com isolação elétrica entre a sua entrada e saída. Fica muito bem utilizado em guitarras, baixos e tem seu uso muito popularizado em tarefas de masterização.



Os controles do compressor

  • THRESHOLD: É com este controle que determinamos onde o compressor começa a atuar, sua regulagem é em dB. Para entender melhor, vamos supor que ajustamos o threshold em – 35 db, então quando o áudio chegar nesse nível a compressão terá início, caso o nível do áudio não chegue a – 35db o compressor não atua.
  • RATIO: Após ajustar o threshold, regulamos a sua intensidade. No ratio temos as razões 2:1 , 3:1 , 5:1, etc. Ou seja, no lado esquerdo da razão são mostrados os dB que estão entrando e no lado direito são mostrados os dB que estão saindo (a taxa de compressão). Como exemplo, vamos supor que temos 3 dB ultrapassando o nível estabelecido em threshold. Sendo assim, o compressor vai mandar para a saída apenas 1 db. Em outras palavras, quanto menor for o número esquerdo da razão (o número antes dos dois pontos), mais suave será a taxa de compressão, quanto maior for o número esquerdo da razão, mais forte será a compressão.
  • ATTACK: O Attack é o tempo que o compressor levará para começar a atuar depois que o nível do sinal ultrapassar o nível que está estabelecido em threshold. Na prática, para liberarmos os transientes (picos do sinal) devemos deixar o attack com um tempo lento. No entanto, se quisermos eliminar os transientes, usamos um tempo menor de attack. Esse ajuste é realizado em milissegundos.
  • RELEASE: O Release é o tempo que o compressor permanece ainda atuando depois que o nível do sinal cai abaixo do nível estabelecido em threshold. Na prática, para obtermos menos sustentação na nota usamos tempos curtos de Release. Para obter uma maior sustentação usamos tempos longos de Release, o que fará com que a nota seja comprimida por mais tempo. Por exemplo, nas guitarras usamos tempos de Release lentos.
  • REDUCTION: Aqui é mostrado a quantidade de redução que o compressor está fazendo no sinal. Isso é mostrado em dB.
  • IN – OUT: Aqui podemos analisar o quanto temos de entrada, e o quanto temos de saída no compressor, ou seja antes de ser processado, e depois de passar pelos parâmetros.
  • OUTPUT: Aqui na saída iremos compensar o que foi eliminado pelo compressor. Por exemplo, caso tenha sido eliminado 5 db, aumentamos 5 db no Output para termos mais ganho. Com isso fazemos com que o som tenha mais punch.
  • HARD KNEE – SOFT KNEE: Neste parâmetro escolhemos se queremos uma compressão forte ou suave.
    • HARD KNEE = Forte .
    • SOFT KNEE = Suave.
Lembrando que essa compressão inicia-se depois do nível estabelecido no threshold.






Dica para mixar voz (pop rock)


Dica para mixar voz (pop rock)
(Ponto de partida, não é ¨receita de bolo¨).

Compressor
1. Attack em torno de 20 ms, não muito rápido.
2. Release entre 70 a 80ms.
3. Ratio em 5:1.
4. Threshold em -8dB, para reduzir ao máximo.



Equalizador
1. Tudo depende de como foi gravada a voz. Mas, em pop rock devemos dar especial atenção às frequências em torno de 3KHz. Então iniciemos com +3db em 3KHz.
2. Usar um filtro passa-altas para eliminar as frequências indesejáveis que não estão soando bem na mixagem.



Efeitos
1. Delay estéreo: no canal esquerdo ajuste 200 ms, no canal direito ajuste 150ms.
2. Ajuste 10% de feedback. Use esse efeito com critério, pois ele serve apenas para dar um colorido na voz.
3. Considere a não utilização de reverb. Mas se quiser usar, então que ele seja curto. ¨Room¨ é a melhor opção.

Dica para mixar Bumbo de Bateria

Dicas para mixar bumbo de bateria
1. Devemos começar as mixagens pelo bumbo da bateria.
2. A frequência fundamental do bumbo geralmente está próxima de 60Hz e a dos harmônicos, perto de 4KHz.


¨O principal requisito para começar uma mixagem é conhecer as frequências de cada instrumento¨.



4. O grave, encontramos perto de 60Hz, já o ataque, perto de 4KHz.
Devemos lembrar que as frequências variam de acordo com o tamanho do bumbo, microfone utilizado para captar, etc. Mas, em um bom bumbo captado encontramos essas características mencionadas.
A grande dificuldade é conseguir deixar o bumbo em sintonia com o contrabaixo. Fazendo com que eles soem como um único instrumento, sendo o bumbo responsável pelo ataque e brilho, e o baixo sendo responsável pela ressonância.
Os dois instrumentos estão na mesma região de frequência, daí a grande dificuldade.
Porém, como na mixagem não ficamos presos em apenas determinada região de frequência, …
5. Podemos deixar o corpo do bumbo em 60Hz e o baixo trabalhando em 100Hz, (sempre de acordo com o que a música precisa).
É óbvio que o baixo tem que ter essa frequência de 60Hz, pois é aí que está seu corpo, mas podemos fazer com que ele trabalhe numa frequência mais acima, ou seja, em 100Hz.
6. Cortamos no bumbo as frequências acima de 8 kHz, de forma a atenuar o vazamento do hi-hat.
7. Se for necessário, inserimos um compressor para deixar o bumbo mais denso.
Eis algumas dicas de ajustes. Mas isso não é uma ¨receita de bolo¨, utilize como ponto de partida.


Equalização
+3dB em 60Hz
-5dB em 290Hz
+4dB em 4kHz


Compressão
Ratio: 4:1
Attack: 4ms
Release: 250ms
Threshold: Não reduzir mais que 8db.






sábado, 15 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - EVOC 20 Filterbank


EVOC 20 Filterbank

EVOC 20 Filterbank – visão geral

O EVOC 20 Filterbank se constitui de dois bancos de filtros formante. O sinal entrante passa através de dois bancos de filtros em paralelo. Cada banco possui faders de nível para até 20 bandas de frequências, o que permite controlar de forma independente o nível de cada uma dessas bandas. Quando ajustamos o nível do fader no mínimo suprimimos completamente os formantes na banda em questão. Podemos controlar a posição das bandas de filtro com o parâmetro Formant Shift. Também podemos aplicar crossfade entre dois bancos de filtro.

A interface do EVOC 20 Filterbank está dividia em três principais seções: a seção dos parâmetros Formant Filter que fica no meio, a seção de parâmetros Modulation que fica embaixo, e a seção de parâmetros Output que fica no lado direito.



  • Parâmetros Formant Filter: Controlam as bandas de frequência em dois bancos de filtros — o superior, azul, banco de filtro A, e o inferior, verde, banco de filtro B.
  • Parâmetros Modulation: Controlam como os parâmetros Formant Filter são modulados.
  • Parâmetros Output: Controlam o nível geral e o pan geral do EVOC 20 Filterbank.

O que são formantes?

Um formante é um pico no espectro de frequência de um som. No contexto das vozes humanas, formantes são o componente chave que permite que os seres humanos consigam distinguir entre diferentes sons de vogais, baseando-se unicamente nas frequências desses sons. Formantes na fala e no canto humano são produzidos pelo trato vocal, com a maioria dos sons de vogais, contendo quatro ou mais formantes.

EVOC 20 Filterbank Formant Filter

Os parâmetros desta seção nos possibilitam controlar precisamente o nível e a frequência dos filtros.


Formant Filter - parâmetros

  • Parâmetros High e Low: Arrastamos para determinar as frequências mais baixas e mais altas, constituindo assim uma faixa que será passada através dos bancos de filtros. As frequências que estiverem fora da abrangência dessa faixa serão cortadas.
    • O comprimento da barra azul horizontal na parte superior representa o intervalo de frequência. A alças nas extremidades esquerda e direita da barra azul definem os valores de baixa frequência e alta frequência, respectivamente. Podemos mover toda a faixa de frequência, arrastando a barra azul.

      Também podemos arrastar no campo numérico que estão abaixo da barra azul para ajustar os valores de frequência separadamente.
  • Faders Frequency: Arrastamos para configurar o nível de cada banda de frequência no banco de filtro A — os faders azuis — ou no filtro B — os faders verdes. Também podemos criar rapidamente curvas de níveis complexas arrastando horizontalmente, ou ¨desenhando¨ através das linhas e faders.
  • Botão Formant Shift: Giramos este botão para mover todas as bandas tanto no banco de filtro de cima como no de baixo no espectro de frequências.

Nota: O uso de Formant Shift pode resultar em geração de frequências de ressonância não desejadas quando usamos ajustes altos em Resonance.

  • Campo de valor Bands: Arrastamos para configurar a quantidade de bandas de frequência — até no máximo 20 — em cada banco de filtro.
  • Botão Lowest: Usamos para alternar a banda de filtro mais baixa entre as operações de bandpass (passa-banda) ou highpass (passa-altas). No modo bandpass, as frequências acima e abaixo da banda mais baixa são ignoradas. No modo highpass, todas as frequências abaixo da banda mais baixa são filtradas.
  • Botão Highest: Usamos para alternar a banda mais alta entre as operações bandpass e lowpass. No modo bandpass, as frequências acima e abaixo da banda mais alta são ignoradas. No modo lowpass, todas as frequências acima da banda mais alta são filtradas.
  • Botão Resonance: Giramos para determinar a característica sonora base para ambos os bancos de filtro. Ajustes altos em Resonance enfatizam a frequência central de cada banda e resulta numa sonoridade mais áspera, com característica de muito brilho. Ajustes baixos resultam numa sonoridade mais suave.

  • Botões Boost A e Boost B: Giramos para configurar a quantidade de aumento – ou corte – aplicada nas bandas de frequência nos bancos de filtro A ou B. Podemos usar esses botões para compensar a redução no volume que é causada pela atenuação do nível de uma ou mais bandas. Se usarmos Boost A e Boost B para configurar o relacionamento de mixagem entre os níveis dos bancos de filtro, podemos usar o Fade AB (veja abaixo) para alterar o colorido tonal, mas não os níveis.
  • Menu Slope: Aqui escolhemos a quantidade de atenuação aplicada em todos os filtros de todos os bancos de filtro. Podemos escolher 1, que suaviza o som por 6 dB/oitava, ou 2, que dá brilho no som por 12 dB/oitava.
  • Controle Fade AB: Arrastamos para aplicar crossfade entre os bancos de filtro A e B. Na posição mais acima, somente o banco A fica audível, na posição mais baixa, somente o banco B fica audível. Em uma posição mediana, os sinais passam através de ambos bancos, de forma mixada.

EVOC 20 Filterbank - modulação

A seção modulation contém dois LFOs. Os parâmetros Shift LFO à esquerda controlam o parâmetro Formant Shift, e os parâmetros Fade LFO à direita controlam o parâmetro Fade AB.




Parâmetros de modulação

  • Controle Shift LFO Intensity: Arrastamos para configurar a quantidade de modulação Formant Shift do Shift LFO.
  • Botões e campos Rate: Giramos para configurar a velocidade de modulação. Valores 1a esquerda são sincronizados com o andamento do projeto e incluem valores de compasso, valores de quiálteras, e assim por diante. Valores à direita não são sincronizados, são livres, e são mostrados em hertz — ciclos por segundo.

Nota: O fato de podermos usar valores de compassos sincronizados pode ser aproveitado para realizar deslocamentos de formantes em um trecho de percussão com duração de um compasso, por exemplo. De forma alternativa, podemos realizar o mesmo deslocamento de formante em todas quiálteras de colcheia dentro de um mesmo trecho. Ambos métodos podem gerar resultados muito interessantes.

  • Botões Waveform: Usamos para para configurar o tipo de forma de onda a ser usado pelo Shift LFO (coluna da esquerda) ou Fade LFO (coluna da direita). Podemos escolher as seguintes formas de onda para cada LFO:
    • Triangle
    • Falling and rising sawtooth
    • Square up and down around zero (bipolar, good for trills)
    • Square up from zero (unipolar, good for changing between two definable pitches)
    • Random stepped waveform (S&H)
    • Smoothed random waveform
  • Controle Fade LFO Intensity: Arrastamos para controlar a quantidade de modulação fade AB do Fade LFO.

Dica: As modulações LFO são a chave para obter efeitos muito interessantes. Configurando os dois completamente diferentes ou configurando como sendo complementares curvas de filtro em ambos os bancos de filtros. Podemos usar um material rítmico, como um loop de bateria como sendo um sinal de entrada, e criar modulações sincronizadas com o andamento, com taxas diferentes para cada LFO. Além disso, podemos experimentar inserir um efeito de delay sincronizado com o andamento, como um Tape Delay - após o EVOC 20 para produzir polirritmias únicas.

EVOC 20 Filterbank – parâmetros de saída

Os parâmetros de saída possibilitam controlar o nível geral e a largura estéreo. A seção output também possui um circuito de distorção (overdrive).

 Output - parâmetros

  • Botão Overdrive: Usamos para ligar e desligar o circuito de distorção.

Nota: Para ouvir o efeito de distorção, é necessário aumentar o nível de um ou de ambos bancos de filtro.

  • Controle Level: Arrastamos para configurar o volume do sinal na saída.
  • Menu Stereo Mode: Aqui escolhemos o modo input/output.
    • No modo s/s (estéreo input/estéreo output), os canais esquerdo e direito são processados por bancos de filtro separados.
    • No modo m/s (mono input/estéreo output), o sinal de entrada estéreo é primeiramente somado ao mono antes de ser roteado para os bancos de filtro.
  • Botão Stereo Width: Giramos para distribuir os sinais de saída das bandas de filtro no campo estéreo.
    • Na posição 0 à esquerda, as saídas de todas as bandas são centralizadas.
    • Na posição central, em cima, as saídas de todas as bandas ascendem da esquerda para a direita.
    • Na posição cheia, à direita, as bandas são mandadas para os canais esquerdo e direito de forma alternada.

Logic Pro X - Filtros - AutoFilter


Os filtros do Logic Pro X – visão geral
Os filtros são usados para enfatizar ou suprimir frequências no sinal de áudio, o que resulta em uma alteração na tonalidade do áudio.
O Logic Pro X contém uma variedade de efeitos baseados em filtros avançados que podemos usar para modificar o áudio de uma forma criativa. Esses efeitos são mais frequentemente usados para alterar radicalmente o espectro de frequência de um som ou de uma mixagem.

Nota: Equalizadores (EQs) são tipos especiais de filtros. Não são utilizados normalmente como ¨efeitos”, porém são as ferramentas para refinar o espectro de frequências de um som ou mixagem.

AutoFilter

AutoFilter – visão geral

O AutoFilter (Filtro Automático) é um efeito de filtro versátil com várias características únicas. Podemos usá-lo para criar efeitos de sintetizador analógico, ou como uma ferramenta criativa de design sonoro.
O efeito funciona através da análise dos níveis de sinal de entrada através da utilização de um parâmetro de limite. Qualquer nível de sinal que ultrapasse o limiar é usado como um gatilho para um envelope ADSR moldado em um estilo sintetizador ou um LFO (oscilador de baixa frequência). Essas fontes de controle são utilizadas para modular a dinâmica do ponto de corte do filtro.
O filtro automático permite que escolhamos entre os diferentes tipos de filtro e formas, controlar a quantidade de ressonância, adicionar distorção para obter sons mais agressivos, e misturar o sinal original e seco, com o sinal processado.

As áreas de parâmetros principais da janela do AutoFilter são a Threshold, Envelope, LFO, Filter, Distortion, e Output.

  • Controle Threshold: Configura o nível de entrada, que se excedido, dispara o envelope ou LFO que irá dinamicamente modular a frquência de corte do filtro.
  • Parâmetros Envelope: Define como a frequência de corte do filtro será modulada no tempo.
  • Parâmetros LFO: Definem como a frequência de corte do filtro é modulada pelo LFO.
  • Parâmetros Filter: Controlam a tonalidade do som filtrado.
  • Parâmetros Distortion: Distorce o sinal tanto antes como depois do filtro.
  • Parâmetros Output: Ajusta o nível do sinal não processado e do sinal processado.

AutoFilter threshold

O parâmetro Threshold analisa o nível do sinal entrante. Caso o nível do sinal exceda o nível threshold configurado, o envelope e o LFO são redisparados.

Nota: O redisparamento do envelope ou LFO somente ocorre se o botão Retrigger estiver ativado.

Usamos o envelope e o LFO para modular a frequência de corte do filtro.

AutoFilter envelope

O envelope é usado para formatar o filtro cutoff. Quando o sinal entrante excede o nível de threshold configurado, o envelope é disparado.

Parâmetros de envelope

  • Botão e campo Attack: Giramos o botão para configurar o tempo de ataque para o envelope.
  • Botão e campo Decay: Giramos o botão para configurar o tempo de decaimento do envelope.
  • Botão e campo Sustain: Giramos o botão para configurar o tempo de sustentação do envelope. Caso o sinal entrante caia abaixo do nível threshold antes da fase de sustentação do envelope, a fase de decaimento é disparada.
  • Botão e campo Release: Giramos o botão para configurar o tempo de decaimento do envelope. Isso é disparado assim que o sinal entrante caia abaixo do nível threshold.
  • Botão e campo Dynamic: Giramos o botão para determinar a quantidade de modulação do sinal entrante. Podemos modular o valor de pico do envelope variando esse controle.
  • Botão e campo Cutoff Mod.: Arrastamos para determinar o impacto do envelope na frequência de corte do filtro.

AutoFilter LFO

O LFO é usado como uma fonte de modulação do filtro de corte.


Parâmetros LFO

  • Controle e campo Coarse Rate: Arrastamos para determinar a velocidade da modulação LFO. Usamos para configurar a frequência LFO em hertz.

Nota: As etiquetas mostradas no botão Rate, controle deslizante e campo são alteradas quando ativamos Beat Sync. Somente o botão e campo Rate ficam disponíveis.
  • Botão Fine Rate: Giramos para configurar a modulação LFO. Usamos para dar um ajuste fino na frequência LFO.
  • Botão Beat Sync: Ligamos para sincronizar o LFO com o andamento do projeto. Podemos escolher entre valores de compasso, quiálteras, e mais alguns usando o botão e campo Rate.
  • Botão e campo Phase: Giramos para configurar o relacionamento de fase entre a taxa do LFO e o andamento do projeto — quando Beat Sync está ativado. Este parâmetro fica indisponível quando Beat Sync está desativado.
  • Botão e campo Decay/Delay: Giramos para configurar o tempo em que o LFO sai de zero até o seu valor máximo.
  • Botão e campo Rate Mod.: Giramos para configurar a frequência LFO, independentemente do nível do sinal entrante. Normalmente quando o sinal entrante excede o nível threshold, a largura da modulação do LFO aumenta de 0 até o valor Rate Mod.. Este parâmetro permite que alteremos esse comportamento.
  • Botão e campo Stereo Phase: Giramos para configurar o relacionamento de fase das modulações LFO entre dois canais (somente estéreo).
  • Controle e campo Cutoff Mod.: Arrastamos para determinar o impacto do LFO na frequência de corte.
  • Botão Retrigger: Giramos para iniciar a forma de onda LFO em zero toda vez que o nível threshold for excedido.
  • Botões Waveform: Clicamos para selecionar a forma da forma de onda do LFO: dente de serra descendente, dente de serra ascendente, triangular, pulso de onda, ou randômica.
  • Controle e campo Pulse Width: Arrastamos para alterar a curva da forma de onda selecionada.

AutoFilter filter

Os parâmetros Filter permitem que formatemos precisamente a tonalidade.

Parâmetros Filter

  • Botão e campo Cutoff: Giramos para configurar a frequência de corte do filtro. As frequências altas são atenuadas enquanto que as frequências baixas passam através de um filtro lowpass (passa-baixas). O inverso é um filtro highpass (passa-altas). Quando State Variable Filter está configurado no modo bandpass (BP), o filtro de corte determina a frequência central da banda de frequências como a banda que irá passar.
  • Botão e campo Resonance: Giramos para aumentar ou cortar sinais na banda de frequências. Valores muito altos filtram a oscilação inicial na frequência de corte. Essa oscilação inerente ocorre antes que o valor máximo Resonance seja encontrado.
  • Controle e campo Fatness: Arratamos para aumentar o nível de baixas frequências. Quando configuramos Fatness em seu valor máximo, o ajuste Resonance não causa nenhum efeitos nas frequências abaixo da frequência de corte. Este parâmetro é utilizado para compensar o enfraquecimento do sinal causado pelos altos valores de ressonância, quando usando o modo de filtro lowpass.
  • Botões State Variable Filter: Alterna a filtragem entre os modos highpass (HP), bandpass (BP), ou lowpass (LP).
  • Botões 4-Pole Lowpass Filter: Clicamos para configurar o formato do filtro lowpass em 6, 12, 18, ou 24 dB por oitava.

Nota: Quando clicamos em um desses botões escolhemos automaticamente o filtro e formato (LP),
substituindo assim qualquer botão State Variable Filter que esteja ativado.

AutoFilter distortion

Os parâmetros Distortion são usados para distorcer a filtragem na entrada e saída. Os módulos de distorção na entrada e saída são idênticos, apenas diferem em seu posicionamento no fluxo do sinal — antes e depois do filtro, respectivamente — o que resulta em dissimulações sonoras diferentes.



Parâmetros Distortion

  • Botão e campo Input: Giramos para configurar a quantidade de distorção aplicada antes do processo de filtragem do sinal.
  • Botão e campo Output: Giramos para configurar a quantidade de distorção aplicada depois do processo de filtragem no sinal.

AutoFilter output

Os parâmetros Output são usados para configurar o equilíbrio entre o sinal processado e o não processado.


Parâmetros Output

  • Controle e campo Dry Signal: Arrastamos para configurar a quantidade do sinal original, sem processamento, que é adicionado no sinal filtrado.
  • Controle e campo Main Out: Arrastamos para configurar o nível geral. Isso permite que compensemos os níveis muito altos causados pelo uso da distorção ou pelo próprio processo de filtragem.


Logic Pro X - Noise Gate

Noise Gate

Noise Gate - visão geral

O Noise Gate é o dispositivo mais utilizado para suprimir ruídos não desejados quando o nível do sinal está muito baixo. Podemos usá-lo para retirar ruídos de fundo, vazamentos de outras fontes sonoras, e várias outras coisas.

O Noise Gate trabalha permitindo que os sinais acima do nível estabelecido em threshold passem sem obstáculos, reduzindo os sinais que estejam abaixo do nível de trheshold. Isso efetivamente remove partes de baixo nível do sinal, permitindo que só fiquem as partes desejadas do áudio.

 

 

 

 

 

 

 

 

Noise Gate - parâmetros

  • Campo e controle Threshold: Arrastamos para configurar o nível threshold. Os sinais que estiverem abaixo desse nível serão reduzidos.
  • Campo e controle Reduction: Arrastamos para determinar a quantidade de redução do sinal.
  • Campo e botão Attack: Giramos o botão para configurar o tempo que o noise gate levará para atuar depois que o sinal ultrapassar o nível threshold estabelecido.
  • Campo e botão Hold: Giramos o botão para configurar o tempo que noise gate se mantém aberto após o nível do sinal ficar abaixo do nível estabelecido em threshold.
  • Campo e botão Release: Giramos o botão para configurar o tempo que o gate permanecerá atenuando no máximo após o sinal cair abaixo do nível estabelecido em threshold.
  • Campo e controle Hysteresis: Arrastamos o controle para configurar a diferença (em decibéis) entre os valores threshold abertos e fechados do noise gate. Isso evita que o gate seja aberto e fechado rapidamente.
  • Controle e campo Lookahead: Arrastamos para configurar a antecipação da análise que o Noise Gate efetua no sinal entrante, o que permite ao efeito responder mais rapidamente aos níveis de pico de sinal.
  • Botão Monitor: Ligamos para ouvir o sinal side-chain, incluindo o efeito dos filtros High Cut e Low Cut.
  • Controle e campo High Cut: Arrastamos para configurar a frequência de corte do filtro corta-altas do sinal side-chain.
  • Controle e campo Low Cut: Arrastamos para configurar a frequência de corte do do filtro corta-baixas do sinal side-chain signal.

Nota:  Quando nenhum side chain externo está selecionado, o sinal entrante é usado como side chain.


Usando o Noise Gate

Na maioria das situações, a configuração do controle Reduction em um valor mais baixo possível assegura que sons abaixo do nível estabelecido em threshold sejam completamente suprimidos. Ajustando Reduction em valores altos atenua sons de baixo nível, mas ainda lhes é permitido passar. Também podemos usar o Reduction para aumentar o sinal em até 20 dB, o que é útil para alguns tipos de efeitos.

O botões Attack, Hold e Release modificam a resposta dinâmica do Noise Gate. Se desejarmos que o gate seja aberto de forma muito rápida em sinais de percussão, como baterias, regulamos o botão Attack em um valor bem baixo. No caso de sons com ataques lentos, tais como pads, strings ou algo do gênero, regulamos o Attack em valores mais altos. Da mesma forma, quando trabalhamos com sinais que se dissipam gradualmente ou que possuam resquícios de reverb, definimos um valor mais alto no botão Release, o que irá permitir que o sinal desapareça de forma mais natural.

O botão Hold determina a quantidade mínima de tempo que o gate permanece aberto. Usamos este botão para evitar alterações abruptas no nível do sinal, chamadas de chattering.

O controle deslizante Hysteresis nos dá uma outra opção para a prevenção de chattering, sem a necessidade de definir um tempo mínimo de espera. Utilizamos este botão para definir a faixa entre os thresholds de abrir e fechar o gate. Isso é útil quando o nível de sinal fica em torno do nível de Threshold, fazendo com que o Noise Gate ligue e desligue repetidamente, produzindo o efeito chattering indesejável. O controle deslizante Hysteresis define essencialmente que o Gate seja aberto no nível Threshold e que permaneça aberto até o nivel cair abaixo de outro, mais baixo, nível. Contanto que a diferença entre estes dois valores seja suficientemente grande para acomodar o nível de flutuação do sinal de entrada, de noise gate para que funcione sem a criação de chattering. Esse valor é sempre negativo. Geralmente, -6 dB é um bom ajuste para começar.

Em algumas situações, podemos achar que o nível do sinal que desejamos manter e o nível do sinal de ruído estejam muito próximos, o que torna difícil separá-los. Por exemplo, quando estamos gravando um kit de bateria e usando Noise Gate para isolar o som da caixa, o som do hi-hat também poderá abrir o gate. Para remediar esta situação, usamos os controles de side-chain para isolar o sinal disparador desejado com os filtros High Cut e Low Cut filters.

Importante: O sinal de side-chain é usado apenas como um detector/gatilho nesta situação. Os filtros são usados ​​para isolar sinais de disparo particulares na fonte side-chaineles não têm nenhuma influência sobre o fechamento do sinal de áudio que está sendo encaminhado através do Noise Gate.

Usando os filtros side-chain

  1. Clique no botão Monitor para ouvir como os filtros High Cut e Low Cut estão afetando o sinal entrante que irá disparar o noise gate.
  2. Arraste o controle High Cut para configurar as frequências altas. Os sinais disparadores acima serão filtrados.
  3. Arraste o controle Low Cut para configurar as frequências baixas. Os sinais disparadores abaixo serão filtrados.
Os filtros somente permitem que picos de sinal muito altos passem. No exemplo acima do kit de bateria, podemos remover o sinal de hi-hat, que está nas frequências altas, com o filtro High Cut, permitindo assim que somente o sinal da caixa passe. Devemos desligar a monitoração para facilitar o encontro de um nível threshold mais adequado.



sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - Multipressor

Multipressor - Visão Geral

O Multipressor (abreviatura de multiband compressor) é uma ferramenta de masterização de áudio bastante versátil. Ele divide o sinal entrante em diferentes bandas de frequências - em até quatro - o que permite a compressão de forma independente de cada banda. Após a compressão ser aplicada, as bandas são combinadas em um único sinal de de saída.

A vantagem de comprimir diferentes bandas de frequência separadamente é que permite comprimir mais aquelas bandas que mais precisam e de comprimir menos, ou não comprimir aquelas que precisam de menos compressão, ou não precisam.

Devido ao uso de taxas de compressão mais elevadas em bandas de frequências específicas, com o Multipressor podemos conseguir um volume médio, sem causar artefatos sonoros.
Elevar o nível geral do volume pode resultar em um aumento correspondente no nível de ruído existente. Cada banda de frequências apresenta expansão para baixo, o que nos permite reduzir ou até mesmo suprimir esse ruído.

sábado, 8 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - Vocal Transformer

Logic Pro X - Vocal Transformer

Visão Geral

O Vocal Transformer pode ser usado para transportar a afinação de uma linha de vocal, para aumentar ou diminuir o alcance de uma melodia, ou até mesmo para reduzi-la à uma única nota espelhando as diversas afinações de uma melodia.



Não importa como alteremos as notas da melodia, as partes constituintes do sinal (formantes) permanecerão as mesmas.

Podemos alterar os formantes de forma independente, o que significa que podemos transformar uma trilha de vocal em uma voz de Mickey Mouse, mantendo a afinação original. Formantes são ênfases característicos de determinadas faixas de frequência. Eles são estáticos e não se alteram com o passo. Os formantes são responsáveis ​​pelo timbre específico de uma dada voz humana.

O Vocal Transformer é adequado para efeitos vocais extremos. Os melhores resultados são obtidos com sinais monofônicos, incluindo trilhas de instrumentos monofônicos. Ele não foi projetado para vozes polifônicas, como um coro.

O Vocal Transformer possui os seguintes parâmetros:

  • Botão e campo Pitch: Giramos o botão para determinar a quantidade de transporte aplicada no sinal de entrada.
  • Botão Robotize: Liga/desliga o modo Robotize. Este modo é usado para aumentar, diminuir, ou espelhar a melodia.
  • Controle e campo Pitch Base: Somente disponível no modo Robotize. Arrastamos o controle para transportar a nota de acordo com o parâmetro Tracking.
  • Controle, campo e botões Tracking: Disponível somente quando o modo Robotize está ativado. Arrastamos para controlar como a melodia será alterada.
  • Controle e campo Mix: Arrastamos o controle para definir a taxa de nível entre os sinais original e processado.
  • Botão e campo Formant: Giramos o botão para deslocar os formantes do sinal de entrada.
  • Controle e campo Glide (área de parâmetros estendida): Arrastamos o controle para determinar as todas de tempo do vocal, permitindo deslocar transições para determinar o valor Pitch.
  • Controle e campo Grain Size (área de parâmetros estendida): O algoritmo do Vocal Transformer é baseado em síntese granular. O parâmetro Grain Size permite que configuremos o tamanho dos grãos e como eles afetam a precisão do processo. Devemos testar para achar o melhor ajuste. Tente Auto primeiro.
  • Menu Formants (área de parâmetros estendida): Aqui escolhemos como o Vocal Transform processa os formantes.
    • Process always: Todos os formantes são processados.
    • Keep unvoiced formants: Somente os formantes de voz são processados. Isso retém sibilância numa performance vocal e produz uma transformação mais natural.
  • Controle e campo Detune (área de parâmetros estendida): Arrastemos o controle para desafinar o sinal de entrada pelo valor configurado.

Usando os parâmetros Pitch e Formant

  • Para transportar a afinação do sinal para cima ou para baixo: Giramos o botão Pitch. Os ajustes são feitos em semitons. As afinações entrantes são  indicadas por uma linha vertical abaixo do campo PitchBase.
Transportes de 5a acima (Pitch = +7), 4a abaixo (Pitch = −5), ou por uma oitava (Pitch = ±12) são os intervalos mais utilizados em harmonia.


  • Assim que o parâmetro Pitch é alterado, observamos que os formantes não são alterados.
O parâmetro Pitch é usado para alterar a afinação de uma voz, e não a sua característica. Caso ajustemos valores de Pitch negativos em uma voz de soprano, podemos transformar essa voz em mezzo soprano ou contralto sem alterar a característica da cantora.

  • Para deslocar os formantes — ou alterá-los de forma independente — da afinação: Giramos o botão Formant. Caso ajustemos este parâmetro em valores positivos, a voz do cantor ou cantora poderá se transformar numa voz de Mickey Mouse. Ao alterarmos este parâmetro para baixo, podemos transformar a voz do cantor ou cantora numa voz de Darth Vader.
Dica:  Se ajustarmos Pitch em 0 semitones, Mix em 50%, e Formant em +1 (como modo Robotize desligado), conseguimos colocar mais um cantor ou cantora próximo ao cantor ou cantora original. Os dois cantando à mesma voz, num dueto. Esta dobra de vozes é útil em muitos casos.

Usando o modo Robotize

1. Clique no botão Robotize para ligar o modo Robotize. Neste modo o Vocal Tranformer pode aumentar ou diminuir a melodia.

Podemos controlar a intensidade desta distorção com o parâmetro Tracking.

2. Clique em um dos seguintes botões para imediatamente ajustar o controle Tracking em um dos ajustes mais utilizados:

  • Botão −1: Ajusta o controle em −100%. Todos os intervalos são espelhados.
  • Botão 0: Ajusta o controle em 0%. Dando resultados interessantes em materiais de mesma afinação. Valores baixos transformam uma melodia em uma locução.
  • Botão 1: Ajusta o controle em 100%. A faixa da melodia é mantida. Valores altos aumentam, e baixos diminuem, a melodia.
  • Botão 2: Ajusta o controle em 200%. Os intervalos são dobrados.
O parâmetro Pitch Base é usado para transportar a nota que o parâmetro Tracking está seguindo. Por exemplo, com Tracking ajustado em 0%, ta afinação da nota falada é transportada para o valor base de afinação escolhido.











Logic Pro X - Plug-ins de afinação - Pitch Shifter

Logic Pro X - Pitch Shifter

Pitch Shifter - Visão Geral

Com o Pitch Shifter temos uma forma simples de combinar uma versão do sinal com afinação alterada com o sinal original. Com este plug-in alcançamos exceletentes resultados.

  • Campo e controle Semi Tones: Arrastamos o controle para determinar a afinação em semitons.
  • Campo e controle Cents: Arrastamos o controle para ajustar a afinação em centésimos de um semitom.
  • Botões Drums, Speech, e Vocals: Aqui escolhemos um dos três algoritmos disponíveis:
    • Drums: Mantém o groove (sentimento rítmico) o sinal fonte.
    • Speech: Fornece um equilíbrio entre os aspectos rítmicos e harmônicos do sinal. Muito bom para ser usado em materiais de locução, rap music, e outros sinais híbridos como uma guitarra ou violão de base rítmica.
    • Vocals: Mantém a entonação do sinal fonte. Bom para ser usado em materiais harmônicos ou melodiosos, como cordas, por exemplo.
  • Campo e controle Mix: Arrastamos o controle para determinar o grau de mistura entre o sinal original e o sinal processado com a afinação.
  • Menu Timing (área de parâmetros estendida): Aqui determinamos o timing derivado:
    • Preset: Segue o algoritmo selecionado.
    • Auto: Analisa o áudio entrante.
    • Manual: Aqui configuramos os ajustes de Delay, Crossfade, e Stereo Link.
Nota:  Os três parâmetros a seguir ficam ativos somente quando Manual está escolhido no menu Timing.

  • Controle e campo Delay (área de parâmetros estendida): Arrastamos o controle para determinar a quantidade de delay aplicada no sinal entrante. Quanto mais baixa a frequência do sinal de entradamais elevado o tempo de atraso deve ser definido — para que o processo de afinação possa ser efetivamente processado.
  • Controle e campo Crossfade (área de parâmetros estendida): Arrastamos o controle para configurar a faixa, expressa como uma porcentagem, do sinal original a ser analisado.
  • Botões Stereo Link (área de parâmetros estendida): Clicamos em Inv. para inverter os sinais estéreo, com o processamento do canal direito sendo aplicado no canal esquerdo, e vice versa. Clicamos em Normal para deixar o sinal como está.


Uso do pitch shift

  1. Para ajustar a quantidade de transporte, ou afinação, arraste o controle Semi Tones.
  2. Para determinar a quantidade de desafinação, arraste o controle Cents.
  3. Para selecionar o algoritmo que melhor se adequa ao material a ser processado, clique em um dos botões: Drums, Speech, ou Vocals.
Caso esteja trabalhando com material que não se encaixe em nenhuma das categorias, faça teste com cada um dos algoritmos (começando com o Speech), e vá comparando os resultados.

Dica:  Enquanto estiver ouvindo e comparando os diferentes ajustes, ajuste temporariamente o parâmetro Mix em 100%.










 

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Logic Pro X - Plug-ins para afinação

Plug-ins para afinação do Logic Pro X

Plug-ins de afinação - Visão Geral

O Logic Pro X possui plug-ins específicos para transporte e correção de afinação de sinais de áudio. Esses plug-ins também podem ser usados para a criação de trechos uníssonos ou ligeiramente mais espessos, ou até para criar harmonia com vozes.

Podemos definir uma escala para corrigir automaticamente algumas, não todas, notas de uma performance de vocal, por exemplo. Isso nos permite aperfeiçoar de uma forma bastante efetiva um take de vocal que esteja desafinado.

Também podemos usar os plug-ins de correção de afinação de uma forma criativa, modificando todas as notas de uma determinada afinação ou determinado tom em particular.


Pitch Correction

Pitch Correction - Visão Geral

Usamos o Pitch Correction para corrigir a afinação de sinais de áudio recebidos. Entoação inadequada é um problema comum com canais de vocal, por exemplo. Os artefatos sonoros que podem ser introduzidos pelo processo de afinação são mínimos e estão quase não aparecem quando realizamos correções moderadas.

O Pitch Correction trabalha acelerando a velocidade de reprodução do áudio, combinando o sinal de entrada (vocal cantado) com a nota corretamente afinada. Se estivermos tentando corrigir intervalos maiores, podemos criar efeitos especiais. Articulações naturais da performance, tais como ruídos de respiração, são preservadas.


Qualquer escala pode ser definida como uma referência de afinação (tecnicamente falando, isso é conhecido como uma grade de quantização de afinação). As notas desafinadas são corrigidas de acordo com essa escala.


O plug-in Pitch Correction pode ser totalmente automatizado. Isso significa que podemos automatizar os parâmetros de escala e de nota raiz para acompanhar a harmonia musical do projeto. Dependendo da precisão da entoação original,  a definição do tom adequado com o parâmetro de escala pode ser o suficiente. Entoações menos precisas podem precisar de mais alterações significativas com a escala e com os parâmetros de raiz.

Nota: Gravações polifônicas, como corais, e sinais muito percussivos com trechos ruidosos proeminentes não podem ser corrigidos para uma afinação específica. No entanto, podemos experimentar o plug-in em alguns sons de bateria e percussão como congas que costumam produzir resultados bem interessantes.


Pitch Correction - Parâmetros

  • Botão Use Global Tuning: Ligamos para usar a afinação do projeto no processo de correção de afinação. Desligamos para usar o parâmetro Ref. Pitch como referência de afinação.
  • Botões Normal e low: Usamos esses botões para determinar a faixa de afinação a ser analisada (as notas que necessitam de correção de afinação).
  • Campo Ref. Pitch: Arrastamos nesse campa para configurar uma referência de afinação em centésimos (com relação à nota raiz).
  • Menu Root: Aqui escolhemos a nota raiz da escala.
  • Menu Scale: Aqui determinamos uma grade quantização de afinação.
  • Teclado: Clicamos em uma nota para excluí-la da escala de afinação (grade de quantização de afinação). Isso faz com que as correções de nota sejam forçadas para a nota que estiver mais próxima na escala.
  • Botões Byp(ass): Usamos esses botões para excluir as notas correspondentes do processo de correção de afinação. Em outras palavras, todas as notas que coincidirem com esta afinação não terão sua afinação corrigida.
  • Botão Bypass All: Usamos este boão para comparar o sinal com afinação corrigido com o sinal não corrigido ou para alterações automáticas de afinação.
  • Botões Show input e show output: Usamos esses botões para que a afinação da nota entrante ou do sinal de saída seja mostrada, respectivamente, nas notas do teclado.
  • Display Correction Amount: Indica a quantidade de alteração de afinação que está ocorrendo. Um marcador vermelho indicada a quantidade média de correção sobre um determinado período de tempo. Podemos usar o display para verificar e otimizar a entoação vocal do cantor durante uma sessão de gravação.
  • Controle e campo Response: Com este controle determinamos o tempo de resposta da correção de afinação. Os cantores costumam usar portamento e outras técnicas. Se determinarmos um valor Response muito alto, portamentos corretos podem ser transformados em glissandos em semitons. Caso determinemos um valor Response muito baixo, a correção de afinação pode não acontecer em tempo hábil. O ajuste ótimo deste parâmetro depende do estilo do cantor, do andamento da música, da existência ou não de vibrato, e da precisão da performance original. 
  • Controle e campo Detune: Usamos este controle para desafinar o sinal de saída por um determinado valor.

Grade de quantização do Pitch Correction


Usamos os botões “normal” e “low” para determinar a faixa de afinação que desejamos analisar para as notas que precisam ter sua afinação corrigida. Normal é a faixa padrão e funciona bem com a maioria dos materiais de áudio. Low deve ser usado somente em materiais de áudio que possuam baixas frequências (abaixo de 100 Hz), que são muito difíceis de ter a afinação detectada. Esses parâmetros não afetam a sonoridade; são simples opções de otimização para o processo de detecção de afinação.

No menu Scale podemos escolher diferentes grades de quantização de afinação. A grade padrão é a chromatic.

A escala de usuário é aquela determinada pelos ajustes manuais realizados no teclado da interface do plug-in.

Se não tivermos a certeza os intervalos usados em uma determinada escala, escolhemos a escala no menu Scale e observamos o teclado na interface do plug-in. Podemos alterar qualquer nota na escala escolhida clicando nas teclas do teclado. Qualquer ajuste realizado substitui o ajuste anteriormente feito.

Somente podemos ter uma escala de usuário por projeto, no entanto, podemos criar várias escalas de usuário e salvá-las como arquivos de configuração para o plug-in Pitch Correction.



Dica:  A escala drone usa um intervalo de 5a. como grade de quantização. Uma única escala para definir uma única nota.

Nenhuma dessas escalas se destina a resultar em cantos realísticos, mas podemos utilizá-las para criar efeitos bem interessantes.

Escolhemos a nota raiz da escala no menu Root. Podemos transportar livremente para escalas maiores de menores que estão nomeadas depois dos acordes.

Nota:  Se escolhermos usar “scale” ou “chromatic” no menu Scale, as opções do menu Root ficam indisponíveis.

Excluir notas do processo de correção de afinação

Podemos usar o teclado na tela do plug-in para excluir notas do processo de correção de afinação.

Quando abrimos o plug-in pela primeira vez, todas as notas da escala cromática ficam selecionadas. Isso significa que cada nota de entrada é alterada para se ajustar ao mais próximo semitom da escala cromática. Caso a entoação do cantor seja ruim, isso poderá levar à uma análise correta para identifcar as notas consequentemente levando à uma correção errada ou indesejada. Por exemplo, o cantor pode ter tido a intenção de cantar uma nota Mi, no entanto a a entoação ficou mais próxima de um Ré #. Caso um Ré # não seja desejado na melodia, a tecla referente à nota Ré # pode ser desativada no teclado. Dessa forma a correção da nota será feita para um Mi.



NoteOs ajustes realizados no teclado da tela do Pitch Correction são válidos para todas as oitavas.

Ignorando temporariamente notas na escala

Para excluir notas do processo de correção, clicamos nos pequenos botões bypass (“byp”) que estão acima e abaixo das teclas.

Isso é muito útil no caso de blue notes. As blue notes  são notas que variam em afinação, como por exemplo uma nota terça menor em um acorde maior, o que dificulta em muito a sua identificação.

Cantores de blues abusam dessa característica, o que cria tensões muito interessantes entre as escalas.

A utilização dos botões bypass permitem a exclusão de determinadas notas do processo de correção de afinação.

Dica: Veremos que muitas vezes é melhor corrigir apenas as notas de maior gravidade harmônica. Por exemplo, escolhemos "sus4" no menu Scale, e definimos a nota raiz para coincidir com o tom do projeto. Isso limita a correção para a nota principal, o quarto e o quinto intervalos da escala raiz. Ligamos os botões bypass de todas as outras notas e apenas as notas mais importantes e significativas para a harmonia serão corrigidas, enquanto que todas as outras permanecerão intocadas.

Ignorar temporariamente todas as correções de afinação

Nem todos os materiais de áudio podem ser corrigidos de forma eficiente com o Pitch Correction. em alguns casos, será necessário utilizar outros recursos do Logic Pro X para efetuar tais correções. Quando isso acontecer clicamos no botão bypass all do Pitch Correction.


Usar referência de para correção de afinação

Ativamos o botão Use Global Tuning para usar as configurações de afinação do do programa host para o processo de correção de afinação. Isso certifica que todas as partes de soft synth e vocal ficarão corretamente afinadas.

Caso Use Global Tuning esteja desativado, podemos usar o campo Ref. Pitch para ajustar a afinação de referência com a nota raiz.

Como um exemplo de como Ref. Pitch pode ser efetivo, devemos considerar que a entoação de um linha de vocal nunca é precisa em toda uma música. Usamos o Ref. Pitch para atribuir esse comportamento na entrada do processo de detecção de afinação o que fará que a correção da afinação também conterá alguns desvios de centésimos. Isso permite que a correção de afinação fique mais precisa.

NotaAfinações diferentes do ajuste de instrumento de software podem vir a ser interessantes quando queremos corrigir individualmente as notas de cantores de um coro. Se todas as vozes são individualmente e perfeitamente corrigida para o mesmo passo, o efeito coro é parcialmente perdida. Você pode evitar isso, (de) ajuste as correções passo individualmente.

Configurar a afinação de referência do programa host

Realize uma das seguintes ações:

  • No Logic Pro: Para determinar uma afinação de de referência para todos os softsynths use o comando File > Project Settings > Tuning.
  • No MainStage: Para determinar uma afinação de referência para todos os softsynths, use o comando MainStage > Preferences > Tuning, depois clique na aba General.