Os
filtros do Logic Pro X – visão geral
Os filtros são usados para enfatizar
ou suprimir frequências no sinal de áudio, o que resulta em uma
alteração na tonalidade do áudio.
O Logic Pro X
contém uma variedade de efeitos baseados em filtros avançados que
podemos usar para modificar o áudio de uma forma criativa.
Esses
efeitos são mais frequentemente usados
para alterar radicalmente o espectro de frequência
de um som ou de uma mixagem.
Nota: Equalizadores
(EQs) são tipos especiais de filtros. Não são utilizados
normalmente como ¨efeitos”, porém são as ferramentas para
refinar o espectro de frequências de um som ou mixagem.
AutoFilter
AutoFilter – visão geral
O
AutoFilter (Filtro Automático) é um efeito de filtro versátil com
várias características únicas. Podemos usá-lo para criar efeitos
de sintetizador analógico, ou como uma ferramenta criativa de design
sonoro.
O efeito funciona através da análise dos níveis de
sinal de entrada através da utilização de um parâmetro de limite.
Qualquer nível de sinal que ultrapasse o limiar é usado como um
gatilho para um envelope ADSR moldado em um estilo sintetizador ou um
LFO (oscilador de baixa frequência). Essas fontes de controle são
utilizadas para modular a dinâmica do ponto de corte do filtro.
O
filtro automático permite que escolhamos entre os diferentes tipos
de filtro e formas, controlar a quantidade de ressonância, adicionar
distorção para obter sons mais agressivos, e misturar o sinal
original e seco, com o sinal processado.
As áreas de parâmetros principais da
janela do AutoFilter são a Threshold, Envelope, LFO, Filter,
Distortion, e
Output.
Controle Threshold:
Configura o nível de entrada, que se excedido, dispara o envelope
ou LFO que irá dinamicamente modular a frquência de corte do
filtro.
Parâmetros Envelope:
Define como a frequência de corte do filtro será modulada no
tempo.
Parâmetros LFO: Definem
como a frequência de corte do filtro é modulada pelo LFO.
Parâmetros Filter:
Controlam a tonalidade do som filtrado.
Parâmetros Distortion:
Distorce o sinal tanto antes como depois do filtro.
Parâmetros Output: Ajusta
o nível do sinal não processado e do sinal processado.
AutoFilter threshold
O parâmetro Threshold analisa o nível
do sinal entrante. Caso o nível do sinal exceda o nível threshold
configurado, o envelope e o LFO são redisparados.
Nota: O
redisparamento do envelope ou LFO somente ocorre se o botão
Retrigger estiver ativado.
Usamos o envelope e o LFO para modular
a frequência de corte do filtro.
AutoFilter envelope
O envelope é usado para formatar o
filtro cutoff. Quando o sinal entrante excede o nível de threshold
configurado, o envelope é disparado.
Parâmetros de envelope
Botão e campo Attack:
Giramos o botão para configurar o tempo de ataque para o envelope.
Botão e campo Decay:
Giramos o botão para configurar o tempo de decaimento do envelope.
Botão e campo Sustain:
Giramos o botão para configurar o tempo de sustentação do
envelope. Caso o sinal entrante caia abaixo do nível threshold
antes da fase de sustentação do envelope, a fase de decaimento é
disparada.
Botão e campo Release:
Giramos o botão para configurar o tempo de decaimento do envelope.
Isso é disparado assim que o sinal entrante caia abaixo do nível
threshold.
Botão e campo Dynamic:
Giramos o botão para determinar a quantidade de modulação do
sinal entrante. Podemos modular o valor de pico do envelope variando
esse controle.
Botão e campo Cutoff
Mod.: Arrastamos para determinar o impacto do envelope na
frequência de corte do filtro.
AutoFilter LFO
O LFO é usado como uma fonte de
modulação do filtro de corte.
Parâmetros LFO
Nota:
As etiquetas mostradas no botão Rate, controle
deslizante e campo são alteradas quando ativamos Beat Sync.
Somente o botão e campo Rate ficam
disponíveis.
Botão Fine Rate:
Giramos para configurar a modulação LFO. Usamos para dar um ajuste
fino na frequência LFO.
Botão Beat Sync:
Ligamos para sincronizar o LFO com o andamento do projeto. Podemos
escolher entre valores de compasso, quiálteras, e mais alguns
usando o botão e campo Rate.
Botão e campo Phase:
Giramos para configurar o relacionamento de fase entre a taxa do LFO
e o andamento do projeto — quando Beat Sync está ativado. Este
parâmetro fica indisponível quando Beat Sync
está desativado.
Botão e campo Decay/Delay:
Giramos para configurar o tempo em que o LFO sai de zero até o seu
valor máximo.
Botão e campo Rate
Mod.: Giramos para configurar a frequência LFO,
independentemente do nível do sinal entrante. Normalmente quando o
sinal entrante excede o nível threshold, a largura da modulação
do LFO aumenta de 0 até o valor Rate Mod.. Este parâmetro permite
que alteremos esse comportamento.
Botão e campo Stereo
Phase: Giramos para configurar o relacionamento de fase das
modulações LFO entre dois canais (somente estéreo).
Controle e campo Cutoff
Mod.: Arrastamos para determinar o impacto do LFO na frequência
de corte.
Botão Retrigger:
Giramos para iniciar a forma de onda LFO em zero toda vez que o
nível threshold for excedido.
Botões Waveform:
Clicamos para selecionar a forma da forma de onda do LFO: dente de
serra descendente, dente de serra ascendente, triangular, pulso de
onda, ou randômica.
Controle e campo Pulse
Width: Arrastamos para alterar a curva da forma de onda
selecionada.
AutoFilter filter
Os parâmetros Filter permitem que
formatemos precisamente a tonalidade.
Parâmetros Filter
Botão e campo Cutoff:
Giramos para configurar a frequência de corte do filtro. As
frequências altas são atenuadas enquanto que as frequências
baixas passam através de um filtro lowpass (passa-baixas). O
inverso é um filtro highpass (passa-altas). Quando State Variable
Filter está configurado no modo bandpass (BP), o filtro de corte
determina a frequência central da banda de frequências como a
banda que irá passar.
Botão e campo Resonance:
Giramos para aumentar ou cortar sinais na banda de frequências.
Valores muito altos filtram a oscilação inicial na frequência de
corte. Essa oscilação inerente ocorre antes que o valor máximo
Resonance seja encontrado.
Controle e campo Fatness:
Arratamos para aumentar o nível de baixas frequências. Quando
configuramos Fatness
em seu valor máximo, o ajuste Resonance não
causa nenhum efeitos nas frequências abaixo da frequência de
corte. Este parâmetro é utilizado para compensar o enfraquecimento
do sinal causado pelos altos valores de ressonância, quando usando
o modo de filtro lowpass.
Botões State Variable
Filter: Alterna a filtragem entre os modos highpass (HP),
bandpass (BP), ou lowpass
(LP).
Botões 4-Pole Lowpass
Filter: Clicamos para configurar o formato do filtro lowpass em
6, 12, 18, ou 24 dB
por oitava.
Nota: Quando clicamos
em um desses botões escolhemos automaticamente o filtro e formato
(LP),
substituindo assim qualquer botão
State Variable Filter que esteja ativado.
AutoFilter distortion
Os parâmetros Distortion são usados
para distorcer a filtragem na entrada e saída. Os módulos de
distorção na entrada e saída são idênticos, apenas diferem em
seu posicionamento no fluxo do sinal — antes e depois do filtro,
respectivamente — o que resulta em dissimulações sonoras
diferentes.
Parâmetros Distortion
AutoFilter output
Os parâmetros Output são usados para
configurar o equilíbrio entre o sinal processado e o não
processado.
Parâmetros Output
Controle e campo Dry
Signal: Arrastamos para configurar a quantidade do sinal
original, sem processamento, que é adicionado no sinal filtrado.
Controle e campo Main
Out: Arrastamos para configurar o nível geral. Isso permite que
compensemos os níveis muito altos causados pelo uso da distorção
ou pelo próprio processo de filtragem.