Match EQ - Visão Geral
Germano Lins
Usamos o Match EQ para analisar e armazenar uma média do espectro de frequências de um arquivo de áudio e assim poder usá-la como um template, um modelo de EQ. Essa é uma forma bem prática e rápida de deixar dois arquivos de áudio soando da mesma forma. Pelo menos, esse é o objetivo. Esta técnica é conhecida como
fingerprint EQ, onde uma impressão digital sonora de um sinal é aplicada em outro sinal.
O Match EQ permite combinar acusticamente a qualidade tonal ou som geral de diferentes músicas que pretendemos incluir em um álbum, por exemplo. Ou então para dar um determinado colorido originário de qualquer fonte de gravação em nossos projetos.
O Match EQ é um equalizador de aprendizagem que analisa o espectro de frequência de um sinal de áudio, como um arquivo de áudio, um sinal de entrada do canal, ou um template (modelo). A média obtida do espectro de frequências do arquivo de origem (o modelo) e do material atual (que pode ser o projeto inteiro ou trilhas individuais que nele estão contidas) é analisada. Estes dois espectros são então combinados, criando assim uma curva de filtro de EQ.
Esta curva de filtro se adapta à resposta do material atual para coincidir com o modelo de frequência. Antes de aplicar a curva de filtro, podemos modificá-la, aumentando ou cortando qualquer quantidade de frequências ou até mesmo inverter a curva.
O analisador permite comparar visualmente o espectro de frequências do arquivo de origem e a curva resultante, tornando mais fácil a tarefe de corrigir manualmente pontos específicos dentro do espectro.
Nota: Apesar do Match EQ ter a capacidade de fazer coincidir acusticamente as curvas de frequência de dois sinais de áudio, ele não faz coincidir nenhuma diferença de dinâmica entre os dois sinais.
Match EQ - Parâmetros
- Botão Analyzer: Liga/desliga o analisador.
- Botão Pre/Post: Usamos para determinar se o analisador irá analisar o sinal antes (Pre) ou depois (Post) do filtro de EQ ser aplicado.
- Menu View: Aqui determinamos como as informações serão apresentadas no display. As opções são:
- Auto: Apresenta a informação da função atual, de acordo com o botão que está ativado abaixo do display gráfico.
- Template: Apresenta o modelo de curva de frequência aprendida com o arquivo fonte. Isso é mostrado em vermelho.
- Current Material: Apresenta a curva de frequência do áudio aprendido como sendo o material atual. Isso é mostrado em verde.
- Filter: Apresenta a curva de filtro criada pelo processo de fazer coincidir o template (modelo) com o material atual. Isso é mostrado em amarelo.
- Botão View: Determina se curvas separadas são mostradas pelo analisador (L&R para estéreo, All Cha para surround) ou o nível máximo adquirido com a soma dos canais (LR Max para estéreo, Cha Max para surround).
Nota: Os parâmetros View não ficam disponíveis quando usamos esse equalizador em um canal mono.
- Botões Select: Aplicam alterações na curva de filtro (que foi criada com o processo de fazer coincidir o modelo com o material atual) em: left (L), right (R), ou ambos canais (L+R).
Nota: Os parâmetros Select não ficam disponíveis quando usamos esse equalizador em um canal mono.
- Menu Select (somente Surround): Aqui escolhemos um canal individualmente ou todos os canais. As alterações na curva de filtro afeta o canal escolhido quando um único canal é escolhido.
- Controle e campo Channel Link: Arrastamos esse controle para refinar os ajustes realizados com os botões Select ou as opções do menu Select.
- Quando ajustado em 100%, todos os canais (L e R em estéreo, ou todos os canais surround) são representados por uma curva de equalização comum à todos.
- Quando ajustado em 0%, uma curva de filtro em separado é mostrada em cada canal (escolhidos com os botões Select ou com as opções do menu Select).
- Ajustes entre 0 e 100% misturam esses valores com as alterações realizadas na curva de filtro de cada canal. O que resultará uma curva híbrida.
Nota: Os parâmetros Channel Link não ficam disponíveis quando usamos este equalizador em um canal mono.
- Botões LFE Handling (área de parâmetros extendida): Em instâncias surround, clicamos para processar ou ignorar (bypass) o canal LFE.
- Display Gráfico: Apresenta a curva de filtro criada pelo processo de fazer coincidir o modelo com o material atual. Podemos editar a curva de filtro (veja Editar a curva de filtro do Match EQ).
- Botão Template Learn: Inicia/interrompe o processo de aprendizagem do espectro de frequência do arquivo fonte.
- Botão Current Material Learn: Inicia/interrompe o processo de aprendizagem do espectro de frequências do projeto que queremos fazer coincidir com o arquivo fonte.
- Botão Current Material Match: Clicamos para fazer coincidir o espectro de frequências do material atual com o modelo.
- Menu Phase: Alterna os princípio operacionais da curva de filtro.
- Linear: Evita a alteração da fase do sinal, em decorrência aumenta a latência.
- Minimal: Altera a fase do sinal (um pouco), com latência reduzida.
- Minimal, Zero Latency: Não adiciona latência, mas exige um pouco mais da CPU do que as outras opções.
- Controle e campo Apply: Arrastamos esse controle para determinar o impacto da curva de filtro no sinal.
- Valores acima de 100% magnificam o efeito.
- Valores abaixo de 100% reduzem o efeito.
- Valores negativos (−1% a −100%) invertem os picos da curva de filtro.
- Valor em 100% não causa impacto na curva de filtro.
- Controle e campo Smoothing: Arrastamos para determinar a quantidade de suavização da curva de filtro, utilizando uma largura de banda constante em passos de semitons. Valor em 0.0 não causa impacto na curva de filtro. Valor em 1.0 implica em uma largura de banda suave de um semitom. Valor em 4.0 implica em suavização da largura de bande por 4 semitons (terça maior). Valor em 12.0 implica numa largura de banda de uma oitava, e assim por diante.
Nota: Smoothing não afeta nenhuma alteração manual que tenha sido feita na curva de filtro.
- Fade Extremes (área de parâmetros extendida): Marcamos esta opção para suavizar a curva de filtro em seus extremos no espectro de frequências.
Usando o Match EQ
A seguir apresento as técnicas mais comuns do Match EQ para coincidir o espectro de frequência de uma mixagem com o espectro de um arquivo de áudio fonte.
Aprender ou criar um modelo Match EQ
Podemos arrastar um arquivo de áudio para o botão Template Learn ou Current Material Learn para usá-lo como modelo ou material atual, respectivamente. É apresentada uma barra de progresso durante o processo de análise do arquivo. Também podemos carregar uma configuração do Match EQ que tenha sido salva anteriormente, ou então importar os ajustes de uma outra instância do Match EQ que ainda não tenha sido salva através da cópia e colagem.
Realize uma das seguintes ações:
- Arraste um arquivo de áudio do Finder para cima do botão Template Learn, e selecione o canal fonte como um sidechain.
- Use o Match EQ no canal fonte e salve a configuração. Importe a configuração salva na instância que deseja do Match EQ.
A curva de filtro é automaticamente alterada a cada vez que um novo modelo ou espectro de material corrente é aprendido ou carregado quando o botão Match está ativado. Podemos alternar entre a curva de filtro coincidida (e possivelmente escalonada ou manualmente modificada) e uma resposta flat ligando ou desligando o botão Match.
Fazer coincidir a equalização de uma mixagem com a EQ de um arquivo de áudio fonte
- No projeto que desejamos fazer coincidir com o arquivo de áudio fonte, inserimos o Match EQ (normalmente no canal Output 1-2).
- Arrastamos o arquivo de áudio fonte para cima do botão Template Learn.
- Posicionamos o cursor de reprodução no início do projeto de mixagem, clicamos no botão Current Material Learn, e reproduzimos o projeto (o material atual) do início ao fim.
- Chegando a reprodução no fim, clicamos em Current Material Match (isso irá desligar automaticamente o botão Current Material Learn).
Quando clicamos em um dos botões Learn, o parâmetro View é definido como Automático e o display gráfico mostra a curva de frequência para a função. Podemos rever qualquer uma das curvas de freqüência quando nenhum arquivo está sendo processado escolhendo uma das outras opções View.
Nota: Somente um dos botões Learn pode ser ligado por vez. Por exemplo, caso o botão Learn na seção Template esteja ligado e cliquemos no botão Learn da seção Current Material, a análise template é interrompida, e o status atual é usado como modelo espectral, e a análise do áudio entrante (material atual) é inciada.
Menu de contexto de edição de espectro
Este menu possui comandos que podem ser aplicados nos espectros do modelo e do material atual.
- Control-clique (ou clique-direito) em um dos botões Learn, depois escolha uma das seguintes opções no menu que é apresentado:
- Clear Current Material Spectrum: Limpa o espectro atual.
- Copy Current Spectrum: Copia o espectro atual para o Clipboard (isto pode ser feito em qualquer instância do Match EQ do projeto atual).
- Paste Current Spectrum: Cola o conteúdo do Clipboard na instância atual do Match EQ.
- Load Current Material Spectrum from setting file: Carrega o espectro de um arquivo de configuração que tenha sido salvo anteriormente.
- Generate Current Material Spectrum from audio file: Gera um espectro de frequências de um determinado arquivo de áudio escolhido.
Refinar a curva do Match EQ
A cada vez que coincidimos dois sinais de áudio, através de um carregamento ou de uma aprendizado, enquanto Match está ativado ou depois de um novo espectro ter sido carregado, qualquer alteração existente na curva de filtro é descartada e o parâmetro Apply é condifugrado em 100%.
Realize uma das seguintes ações:
- Arraste o controle Apply para abaixo do valor padrão de 100% para evitar alterações extremas no espectro da mixagem.
- Arraste o controle Smoothing para ajustar o nível de precisão espectral da curva de EQ gerada, se isso for necessário
Usar EQ coincidida em um canal
O Match EQ cria uma curva de filtro baseada nas diferenças entre o modelo e o material atual. Esta curva é automaticamente compensada nas diferenças de ganho entre o modelo e o material atual, resultando em uma curva EQ em 0 dB. Uma resposta curva de filtro amarela é mostrada no display gráfico, apresentando o espectro médio da mixagem. Esta curva aproxima (espelha) o espectro médio do arquivo de áudio fonte.
- Escolha o canal que deseja coincidir no menu Sidechain da janela Match EQ.
- Clique no botão Template Learn.
- Reproduza o arquivo de áudio fonte do início ao final. Para interromper o processo de aprendizagem, clique no botão Template Learn novamente.
- Retorne ao início da mixagem, clique em Current Material Learn, e reproduza a mixagem (o material atual) do início ao fim.
- Ao terminar, clique em Current Material Match (isso irá desligar automaticamente o botão Current Material Learn).
Editar a curva de filtro do Match EQ
Podemos editar a curva de filtro no display gráfico ajustando os vários pontos em cada banda. Conforme arrastamos um ponto, o valor atual é mostrado no display gráfico, o que nos permite alterações bem precisas.
Ajustar os valores de curva do Match EQ
Realize uma das seguintes ações:
- Para deslocar a frequência de pico da banda (em todo o espectro), arraste horizontalmente.
- Para ajustar o ganho da banda, arraste verticalmente.
- Para ajustar o fator Q, arraste verticalmente enquanto mantém a tecla Shift pressionada.
- Para restaurar o ganho em 0 dB, arraste enquanto mantém a tecla Option pressionada.
Nota: Caso modifiquemos manualmente a curva de filtro, podemos restaurá-la ao seu valor original (flat) arrastando enquanto mantemos a tecla Option pressionada pelo fundo do display do analisador. Clicando enquanto mantemos a tecla Option pressionada no fundo novamente restauramos a curva mais recente.
O fator Q do filtro é determinado (e ajustado) pelas distâncias verticais entre a posição clicada na curva.
Ajustar o fator Q no Match EQ
Realize uma das seguintes ações:
- Para ajustar o Q em 10, que é o valor máximo (no caso de filtros notch), clique na curva.
- Para diminuir o valor de Q, clique acima ou abaixo da curva. Quando mais afastado da curva clicar, menor será o valor ajustado (o mínimo é 0.3).
Alterar o intervalo da escala do Match EQ
As cores e os modos das escalas dB à esquerda e à direita da tela são automaticamente adaptadas para a função ativa. Se o analisador estiver ativado, a escala da esquerda exibe o espectro de média no sinal, enquanto que a escala da direita serve como uma referência para os valores de pico do analisador. A gama dinâmica de 60 dB é mostrada por padrão. Caso isso não seja suficientemente preciso para a edição, podemos aumentar o intervalo.
- Arraste em qualquer escala para ajustar valores acima de +20 dB e −100 dB.
Alterar o ganho do Match EQ com as escalas
- Arraste em qualquer escala para ajustar o ganho geral da curva de filtro de −30 a +30 dB.
A escala da esquerda — e a da direita, caso o analisador esteja inativo — apresenta os valores da curva de filtro em dB.