quinta-feira, 4 de abril de 2013

TUTORIAIS SOBRE MIDI

MIDI - Problemas e limitações do padrão

Existem pelo menos três pontos fracos do protocolo MIDI:

  • Limitação na quantidade de informação simultânea. Apesar de rápida, a informação MIDI é transmitida por um cabo uma a uma, e se a densidade de notas fôr muito grande, isso poderá ser percebido. No ataque de um grande acorde, por exemplo, temos a tendência de ouvirmos um ‘arpejo’, ainda que rápido. Dependendo do propósito musical, isso pode ser inaceitável. Mesmo uma única nota pode causar um rápido congestionamento do sinal, se estivermos simultaneamente mexendo em algum controle contínuo, como a pitch wheel ou um pedal de volume. Usando-se vários canais MIDI num teclado apenas estes problemas têm maior chance de aparecer. O ideal seria trabalhar com cada canal MIDI sendo transmitido por um cabo independente, para diversos teclados. Uma situação financeiramente cara, decerto. Se fizermos isso, veremos a segunda desvantagem do sistema:

  • Limitação na confecção de conexões. Sendo simples como é, MIDI pode vir a se tornar um sistema com vários cabos, interfaces e outros dispositivos intermediários, necessários quando o sistema se torna muito grande. Na prática, ligar dois teclados é bem fácil; mas ligar três já torna a questão bem mais complicada. Como hoje em dia é comum ter módulos baratos que respondem aos 16 canais MIDI, fica fácil tornar o que era uma simples instalação numa complexa rede de ligações entre computador, uma interface com várias saídas MIDI e uma ‘macarronada’ de fios no meio disso. No tempo em que MIDI foi criado, sistemas alternativos, como LAN eram caríssimos, mas não é mais assim. Esses sistemas, hoje em dia, são baratos e oferecem uma série de vantagens em relação ao protocolo MIDI, se as ligações atingirem um mínimo de complexidade. Muitos dizem que é questão de tempo para este tipo de instalação se tornar um padrão alternativo.

  • Limitação na Representação de um Instrumento Musical. MIDI foi projetado por firmas que desenvolvem instrumentos comerciais para tocar músicas comerciais. Por músicas comerciais, entenda-se música ocidental, tonal, e que tem por referência, grosso modo, a estética dos instrumentos ‘acústicos’, por assim dizer. Parece que o principal problema está na falta de controle sobre o timbre. Como pôde ser visto, as mensagens MIDI disparam timbres relativamente prontos, e mudá-los em tempo real (na amplitude, conteúdo harmônico ou afinação) demanda uma enorme quantidade de informação a ser transmitida.

Como conclusão, o padrão MIDI tem limitações mas, pelo menos na música comercial, ele tem sido usado satisfatoriamente, até o dia de hoje. Não quer dizer que ele não sirva para outros tipos de música. A seu favor está seu uso e aceitação mundial, a um custo baixíssimo, se comparado com sistemas construídos exclusivamente para poucos usuários. Como ele vem sendo atualizado constantemente, sua ‘vida útil’ tem se estendido, e a criação de um novo padrão - e todas as dores de cabeça que isso traria -tem sido deixado de lado, pelo menos por enquanto.


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