quinta-feira, 4 de abril de 2013

TUTORIAIS SOBRE MIDI

MIDI - Ajustando pelo painel

Depois de ligados os instrumentos, às vezes é necessário algum ajuste em controles que se referem à comunicação MIDI. Além de ver se o volume do instrumento está num bom nível, veja que:
No caso de se tocar o primeiro teclado, lembre-se que ele vai enviar as informações por um canal MIDI, e que o outro deve estar "sintonizado" a receber as informações neste mesmo canal. Se o aparelho que recebe é um módulo, pode ser que ele esteja preparado para receber mensagens em qualquer canal. Apenas tome cuidado para que o painel mostre o mesmo canal, senão você acabará editando uma parte do módulo que não está tocando! Pode acontecer também que o instrumento que recebe esteja no modo Omni On (discutido adiante), e aí não fará diferença qual canal ele está sintonizado.

O parâmetro LOCAL


Este parâmetro conecta ou desconecta o som interno do instrumento. Note, portanto, que ele só existe em instrumentos em que colocamos a mão para tocar, e têm som próprio (estão fora, portanto, módulos, computadores e controladores MIDI). Podemos ligá-lo ou desligá-lo. Quando Local=ON, o teclado (ou outro sistema controlador, como as cordas de uma guitarra MIDI, ou ‘pads’ de uma bateria eletrônica) produz som e manda os comandos MIDI, que é o modo normal de se operar um sintetizador. Quando Local=OFF, o teclado manda apenas os comandos MIDI, mas não aciona o sintetizador ‘interno’, isto é, ele fica desligado deste circuito. Em que contexto usamos LOCAL=OFF? - Muitos programas de computador fazem da sua MIDI OUT uma MIDI Thru, para que aquilo que seja mandado possa ser monitorado por esta saída. No caso, ele mandará de volta o comando recebido pelo synth. Neste caso, o teclado do synth deveria apenas mandar os comandos MIDI sem acionar o som interno do próprio synth. Na situação descrita acima, deixamos Local=OFF, de modo que estaremos ainda ouvindo o som, mas via MIDI, sendo bastante prático na hora de tocar junto com o gravador. Observação: este controle (LOCAL) é ajustado normalmente na página GLOBAL ou MIDI do sintetizador.

Midi Modes
Estes modos têm a ver com o aparelho que recebe as mensagens, e definem a maneira com que ele as manipula. Note que, dependendo do aparelho, um dos modos é usado, podendo ser trocado por um ajuste no painel.


  • OMNI ON / POLY (MODE 1)

Este modo é muito usado quando se quer conectar um synth a outro e não se preocupar em qual canal o synth está sintonizado. O receptor ‘toca’ qualquer canal MIDI, polifonicamente. Porém no caso de uma música sequenciada com uso de vários timbres no mesmo aparelho, este modo caiu em desuso.

  • OMNI ON/ MONO (MODE 2)

Semelhante ao modo acima, só que responde monofonicamente.

  • OMNI OFF / POLY (MODE 3)

Este é o modo usado para que um mesmo teclado seja usado em conjunto com um sequencer ou computador. Cada parte responde a um único canal MIDI, polifonicamente. A maioria dos módulos MIDI também opera assim, bem como os sintetizadores multitimbrais.

  • OMNI OFF / MONO (MODE 4)


Este é o modo usado em instrumentos como guitarras MIDI. Nessas guitarras, cada corda (que, aliás, produz apenas uma nota) usa um canal MIDI distinto, e o aparelho receptor - que está no modo 4 - irá produzir o som. Note que, mais importante do que o timbre, neste caso, é a articulação de cada corda que pode ser diferenciada das outras.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.