quinta-feira, 4 de abril de 2013

TUTORIAIS SOBRE MIDI


MIDI - Visão Geral

► O que é Midi? - Midi (Musical Instrument Digital Interface) é uma forma de armazenar em pequenos arquivos de computador, músicas que podem ser executadas pela placa de som de seu computador.

A placa de som é um sintetizador de instrumentos musicais, isto é, ela pode imitar vários som que normalmente é produzido por uma guitarra, piano, saxofone ou bateria. Os arquivos midi, apenas guardam as notações musicais, ou seja, a partitura da música, informações que a placa de som precisa para tocá-la. Sendo assim, os arquivos midi são extremamente pequenos e fáceis de se copiar via Internet, diferente de outros formatos de músicas como o MP3 que ultimamente tornou-se uma febre entre os internautas, inclusive eu. Um arquivo MP3 armazena a música original, copiada de um CD, portanto requer muito espaço, tornando o processo de cópia muito demorado através de uma conexão por linha discada. A única desvantagem de arquivos midi, é que eles não possuem a voz do cantor, normalmente substituída por um instrumento.




É possível converter música de CD ou MP3 em MIDI? - Não é possível converter qualquer formato de arquivo de onda sonora, como CD, mp3, wav, ra, etc. para midi. Como explicado na pergunta anterior, o arquivo midi não é onda sonora, e sim partitura musical, que a placa de som lê e toca. Daqui uns 50 anos talvez alguém consiga inventar um programa que ouça uma música cheia de baterias, teclados, guitarra, contrabaixo, saxofones, etc. e consiga transpor para uma partitura cada instrumento separadamente. Existem até alguns programas freeware, ou shareware que já encontrei na internet que se propõe a fazer isso, como o "Wav-2-Midi 1.0" procure o site www.downloads.com , este programa converte apenas algumas notas tocadas individualmente num arquivo wav para midi, mas não espere milagres.

O que são placas de som - As placas de som equipam computadores para que eles possam tocar sons e músicas e são capazes de reproduzir arquivos midi. A maioria dos computadores atuais já vem com um processador de som embutido (on-board), mas você pode adquirir separadamente placas adicionais para seu computador. As primeira placa de som para PC, normalmente as Sound Blaster, Sound Blaster 16/Pro, tem qualidade de sintetização inferiores a das placas atuais. Eu recomendaria placas como Sound Blaster AWE 64, Sound Blaster Live ou as recente Audigy, pois os sons reproduzidos por elas, foram criados a partir de gravações de instrumentos reais.

Em Quais programas eu posso ouvir arquivos Midi? - Os Players são os programas que você utilizará para ouvir as músicas em seu computador, mas não se preocupe, o Windows já possui um programa para isso, o Windows Media Player. Outros players são o Real Player e o Yamaha.

Emuladores de Som - Para quem possui computadores com placa de som antigas ou com placas on-board, isto é, placa de som integrada à placa principal do computador, geralmente tem um resultado sofrível ao ouvir arquivos midis.

Para melhorar a situação, você pode instalar um emulador de teclado como o da Yamaha, o emulador é um programa que desativa a sintetização da placa de som e substitui por arquivos de som gravados de um teclado, o resultado é inacreditável, você tem a impressão que trocou a placa de som por uma com tecnologia de Wave Table como as novíssimas SB Live. Isso é aconselhável somente para placas antigas como SB16 e também somente para ouvir os arquivos. Se você pretende criar arquivos midi com um teclado musical e seu computador, a sugestão é trocar a placa, pois a conversão do som gera um atraso de resposta, tornando impossível tocar através de um teclado.

Texto de: Laércio Antonio Novo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.